Eventos
MCM Brand Experience e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizam o projeto 101010

Lançado em março de 2021, o Projeto 101010 traz presidentes das empresas signatárias do Fórum de Empresas e Direitos LBGTI+ falando sobre cada um dos dez compromissos de respeito e promoção dos direitos desta comunidade, dentro e fora do ambiente empresarial. São 10 presidentes falando, a cada mês, de um dos 10 compromissos, por cerca de 10 minutos, exibido pelo canal do Youtube do Fórum.
A visão dos presidentes das empresas signatárias enriquece o entendimento sobre os compromissos assumidos, mostra práticas de algumas delas e serve de referência para lideranças empresariais agirem em favor dos direitos humanos de pessoas LGBTI+ na gestão.
A MCM Brand Experience, agência de comunicação integrada e marketing, signatária do Fórum desde 2017, conta culturalmente com compromissos em prol da promoção dos direitos LGBTI+ desde sua fundação. Possui o selo Lado B, uma certificação que atesta os compromissos como agência por meio de melhores práticas e assegura ao cliente suas escolhas a favor da diversidade, inclusão e sustentabilidade, nas estratégias de comunicação, live marketing e eventos.
Neste ano, a agência dá continuidade na parceria junto com o Fórum LGBTI+ para o desenvolvimento da segunda edição do Projeto 101010 e ficará responsável por coordenar as atividades operacionais do evento. Nesse sentido, a MCM Brand Experience também terá a missão de organizar o roteiro, para que o tempo seja aproveitado da melhor maneira e com qualidade de transmissão.
A proposta para 2022 é continuar valorizando o que as empresas signatárias estão fazendo e pensando, de modo a trazer mais didática na aplicação de cada compromisso, tendo em vista orientar a gestão inclusiva em um plano de ação guiado por indicativos de ação e indicadores de profundidade, dentro de cada compromisso.
“É papel do Fórum produzir referências para que o meio empresarial realize práticas consistentes na promoção dos direitos humanos LGBTI+ e impactos positivos na sociedade. Há alguns anos, eram poucas as empresas que, mesmo consistentes em seus programas de diversidade, expunham publicamente suas jornadas. Consideramos uma boa evolução de gestão quando temos a alta liderança como ponto primordial no protagonismo de uma empresa frente ao respeito e a promoção dos direitos humanos, transformando o ambiente empresarial”, diz Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
“Nosso desejo é que esse movimento seja adotado por cada vez mais empresas e que essas discussões possam gerar ações mais efetivas dentro das companhias. A MCM acredita que o primeiro passo é implementar uma pauta com esses temas periodicamente dentro das empresas para promover a consciência entre todos os colaboradores e assim evoluírem para um plano de ação efetivo, premissa constante de todos os compromissos do Fórum”, conclui Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience.
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.
Eventos
Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.
Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.
A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.
“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.
Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.