Universo Live
MChecon cria projeto da Casa Brasil Belém 2025 para a COP30

A MChecon, uma das maiores empresas de cenografia do Brasil, será responsável pelo projeto da Casa Brasil Belém 2025, o espaço oficial destinado a apresentar ao mundo a diversidade cultural, econômica e ambiental do Brasil durante a COP30. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, com a expectativa de receber mais de 40 mil visitantes, incluindo cerca de 7 mil integrantes das delegações de países membros.
O projeto da Casa Brasil Belém 2025 foi idealizado para destacar a força do Brasil em várias áreas, como cultura, meio ambiente, economia e tecnologia. O espaço ocupará um total de 7 mil m², distribuídos entre estruturas terrestres e flutuante, e se tornará um ponto de encontro estratégico para os participantes da conferência.
“Projetamos uma casa que traduz o Brasil, nosso país de dimensões continentais, em algo palpável e passível de ser explorado. A Casa Brasil vai apresentar nossa cultura através de ambientes imersivos, evidenciando as ações brasileiras contra a mudança climática de maneira clara e objetiva, além de construir laços estratégicos e importantes com a sociedade civil, iniciativa privada internacional e autoridades políticas globais que passarem por lá”, destaca o CEO da MChecon, Marcelo Checon.
O espaço foi concebido para unir conteúdo, curiosidades, notícias, imagens e atrações culturais, proporcionando uma experiência imersiva e educativa. Incluirá ainda uma agenda de visitas às comunidades ribeirinhas, dentro das melhores práticas de sustentabilidade.
A Casa Brasil Belém 2025 será composta por três geodésicas projetadas para receber o público da COP30 com conforto e inovação. A entrada será gratuita, por meio de um QR Code gerado no site oficial – casabrasilcop30.com.br. Entre os ambientes planejados, destacam-se a Arena para Workshops, com foco no desenvolvimento do artesanato da Amazônia; Loja e Sala Central Imersiva, para comercialização de produtos locais e vivências culturais; Painel de Infográficos, com curiosidades e conteúdo informativo; Túneis Imersivos, com exposição fotográfica sobre medicina ancestral e lendas amazônicas; Exposição Fotográfica sobre Economia Sustentável, com destaque às iniciativas regionais; Auditório para painéis de conteúdo, dedicado às discussões climáticas e ambientais; e Lounge Flutuante, equipado com bar central, espaço de exposição, conteúdo e ativações.
Uma das experiências mais aguardadas será a Imersão Ribeirinha, na qual uma embarcação de 70 metros, movida a hidrogênio, levará personalidades e autoridades para visitar comunidades ribeirinhas, promovendo uma conexão direta com o ecossistema brasileiro. Todo o projeto foi criado e será executado pela MChecon que, durante a última COP29, em Baku, no Azerbaijão, assinou também o estande do Ministério do Turismo do Brasil.
Anunciada oficialmente no Brasil, a COP30 será um evento de grande importância global, reforçando o papel do país na transformação do clima e do meio ambiente. O evento discutirá questões essenciais sobre a Amazônia dentro da própria região amazônica, com um enfoque especial nos povos indígenas e ribeirinhos, proporcionando uma imersão em suas culturas e modos de vida.
A Conferência das Partes tem como objetivo debater mudanças climáticas, buscar soluções para problemas ambientais e negociar acordos globais. Nas últimas décadas, a comunidade internacional tem se empenhado em limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Universo Live
AMPRO Awards revela vencedores e bate recorde de agências

A 25ª edição do AMPRO Awards, principal premiação de Live Marketing do Brasil, reuniu ontem, 24 de novembro, os principais nomes do setor na Estação Motiva Cultural, em São Paulo. Com 509 cases inscritos e participação recorde de 108 agências, a edição histórica de 25 anos reforçou a relevância crescente da premiação no mercado.
A cerimônia foi conduzida por Bruna Calmon e Vinicius Nascimento, que anunciaram os vencedores das campanhas inscritas em quatro verticais e distribuídas em 40 categorias, com troféus de Ouro, Prata e Bronze – patrocinados pelo 2º ano consecutivo pela Hub4Pay.
Os vencedores dos Grand Prix foram a AKM Agência, na categoria ESG, e a PROS, na categoria criatividade. A Score Agency foi eleita Agência do Ano. Nas verticais Effectiveness, Activation, Experience e Business, os Grand Prix ficaram respectivamente para a FanClub Live & Digital Marketing, End To End, PROS e Score Agency, que lideraram seus segmentos com cases que combinaram estratégia, execução e inovação. A lista completa de vencedores de todas as categorias pode ser conferida neste link.
A noite também foi marcada pelas apresentações de Paula Lima e do Duo Divas, formado por uma violoncelista e uma violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP, que levaram ao palco performances especiais em celebração aos projetos mais criativos e impactantes do live marketing no último ano.
Padrão
FutureBrand São Paulo lança ‘Tá Quente, Brasil! 2025″

A FutureBrand São Paulo, consultoria de branding do McCann Worldgroup/IPG, acaba de lançar a segunda edição do Tá Quente Brasil! 2025, levantamento proprietário que mapeia o que está em alta no país. O mapeamento cultural, que contou com o apoio da Timelens para captação de dados, aborda os movimentos que estão moldando a visão e as atitudes dos brasileiros. Foram identificados mais de mil sinais comportamentais, a partir de uma ampla rede de coleta em diferentes regiões do país, reunindo 246,5 milhões de buscas no Google, 2,9 milhões de perfis analisados em redes sociais e 22,6 milhões de menções.
“Mais do que medir o que é relevante, o material apresenta oportunidades para impulsionar negócios país afora, a partir da interpretação estratégica de informações, análise comportamental e mapeamento de sinais criativos”, acredita Ewerton Mokarzel, CEO da FutureBrand.
A pesquisa revela quatro grandes contradições que traduzem o atual momento brasileiro e apontam novos caminhos de conexão e oportunidades para as marcas: Brasil Global x Brasil Local; Brasil da Esperança x Brasil do Desespero; Brasil dos Afetos x Brasil dos Desafetos; e Brasil Público x Brasil Privado.
O levantamento tem como ponto de partida o comportamento dos consumidores brasileiros, a fim de identificar maneiras para marcas criarem vínculos dentro do contexto atual. Entre os principais temas estão meio-ambiente, música, família, religião e finanças. “A partir desses assuntos, as marcas podem entender as oportunidades de negócio, e aproveitá-las de forma assertiva”, complementa o CEO da FutureBrand SP.
O report completo pode ser baixado neste link.








