Universo Live
Mais da metade dos consumidores percebe ações de sustentabilidade das marcas como enganosas, mostra novo relatório da Kantar

O Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, estudo da Kantar que revela as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade, mostra que as questões relacionadas ao tema se tornaram prioridade para o público. Entretanto, ainda existe espaço para as marcas trabalharem oportunidades e se adaptarem a essa nova realidade. De acordo com o relatório, as preocupações ligadas ao greenwashing – ato de divulgação falsa sobre sustentabilidade – são altas e abrangem diversos segmentos de mercado.
Segundo o estudo global, mais da metade dos entrevistados acredita que marcas de todas as áreas não estão sendo honestas ao divulgarem suas ações de sustentabilidade. Os participantes afirmam que os setores de social media (60%), carne e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%) são os que mais espalham informações incorretas ou não críveis sobre o assunto.
Na percepção dos brasileiros, as áreas que mais se destacam negativamente são carne e produtos à base de carne (65%), skin care (65%), e fast food e restaurantes (65%).
Por outro lado, na visão global, os segmentos de comida para animais de estimação (42%), produtos de higiene para bebês (46%) e cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas (46%) são percebidos como os que têm maior credibilidade nas ações de sustentabilidade que comunicam aos consumidores. Enquanto no Brasil se destacam os segmentos de veículos híbridos e elétricos (43%), produtos de higiene para bebê (46%) e comida para animais de estimação (46%).
Contudo, mesmo no que diz respeito a esses segmentos, cinco em cada 10 entrevistados acreditam que as empresas divulgam materiais falsos ou imprecisos sobre desenvolvimento sustentável.
Ainda de acordo com o levantamento, quanto mais os consumidores buscam novas soluções sustentáveis, mais encontram situações de greenwash. Com isso, 50% das pessoas diminuem o consumo ou deixam de comprar os produtos e serviços de negócios que podem impactar negativamente o meio ambiente ou a sociedade. Em contrapartida, as marcas que trabalham ativamente em atividades de sustentabilidade ou estão abertas à mudança são buscadas por 63% dos entrevistados.
No Brasil, 56% dos consumidores pararam de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. 77% dos entrevistados brasileiros ainda acreditam que os negócios têm a responsabilidade de tornar a sociedade mais justa, e 67% defendem que as marcas devem se responsabilizar e resolver os problemas climáticos e sociais.
Além disso, aqueles que são mais afetados pelas questões ambientais sentem mais o descaso e as mentiras das empresas. Isso gera um abalo na confiança dos clientes com as marcas. De acordo com o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023, é essencial que as instituições sejam honestas em suas campanhas e mudanças, para gerar mais credibilidade e promover integridade, inclusão e identificação.
Universo Live
Mercado Pago estreia no Rio Carnaval com “Camarote Suspenso” e oferece perspectiva inédita da Sapucaí

O Mercado Pago, instituição financeira do Grupo Mercado Livre, acaba de anunciar uma das ativações mais audaciosas do live marketing para o Rio Carnaval 2026. Estreando como patrocinador oficial da festa, o banco digital apresenta o “Camarote Suspenso”, uma estrutura elevada inédita que promete mudar a forma como o público interage com os desfiles na Marquês de Sapucaí.
Pela primeira vez em 42 anos de história do Sambódromo, o público terá acesso a um terceiro ponto de vista para acompanhar o espetáculo. Elevada a aproximadamente 25 metros de altura, a estrutura será instalada no Setor 9, estrategicamente ao lado do segundo recuo da bateria. A localização privilegiada garante não apenas uma visão panorâmica e imersiva, mas também a experiência sensorial da vibração sonora dos ritmistas.
A ativação, que funcionará durante os quatro dias de desfiles, foi desenhada para ser exclusiva e controlada: cada subida comportará dez pessoas, com seis operações por noite. Segundo Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing Latam do Mercado Pago, a iniciativa materializa a ambição da marca de unir inovação e proximidade. “O Mercado Pago chega à Sapucaí com a vontade de fazer diferente. O Camarote Suspenso é uma aposta inédita, que oferece um novo ponto de vista dos desfiles com segurança e tranquilidade, ao mesmo tempo em que materializa nossa estratégia de transformar momentos de presença em experiências relevantes. Ao desenvolvermos um formato proprietário que une entretenimento, visibilidade e imersão, criamos uma forma mais próxima e envolvente de viver o Carnaval”, afirma a executiva.
A concepção e a produção da experiência, bem como toda a arquitetura de ativações do Mercado Pago na Sapucaí, levam a assinatura da agência Haute. Com este movimento, o Mercado Pago não apenas marca seu território em um dos maiores palcos culturais do mundo, mas utiliza a engenharia e o entretenimento para reforçar sua identidade como uma marca capaz de oferecer novas perspectivas e facilitar experiências memoráveis para seus clientes.
Universo Live
LATAM Airlines aterrissa no MorumBIS com ativações que conectam o ritual do futebol à experiência de voo

Dando sequência à sua entrada estratégica no território do futebol como patrocinadora oficial das transmissões do Paulistão e do Brasileirão na CazéTV em 2026, a LATAM Airlines realizou neste final de semana, dias 07 e 08 de fevereiro, uma série de ativações especiais no estádio do MorumBIS. As ações, que transformam rituais clássicos do esporte em experiências de marca, reforçam o novo posicionamento global da companhia sob o mote: “Bem-vindo a ir mais alto é viajar em cada lance”.
As ativações são assinadas pela Graphene Brasil, estrutura composta pelas agências WMcCANN e MRM Brasil, e ocorrem durante as partidas válidas pelo Paulistão Casas Bahia. Um dos momentos de maior simbolismo aconteceu já no pré-jogo, com a entrada em campo de 12 colaboradores da LATAM — entre pilotos, copilotos e comissários — ao lado dos jogadores. A iniciativa busca criar um paralelo direto entre a hospitalidade da companhia e o ritual sagrado que antecede o apito inicial.
Para garantir alto impacto visual tanto para o público presente quanto para a audiência da CazéTV, a marca instalou um túnel inflável totalmente envelopado com a identidade da LATAM, posicionado estrategicamente no caminho dos atletas para o gramado. Além disso, em uma parceria estratégica com a BIS, a companhia realiza a entrega de BIS Xtra aos torcedores, simulando o serviço de bordo e reforçando a atenção aos detalhes que elevam a jornada do cliente.
“Mais do que patrocinar, queremos participar da experiência do torcedor. As ativações no MorumBIS traduzem a presença da LATAM nesse território, conectando a emoção do jogo com atributos da marca e ampliando nossa relação com os torcedores”, afirma Mariana Karrer, head de marketing da LATAM Brasil.
Este movimento consolida a aposta da LATAM no esporte como um território de conexão emocional e relevância cultural. A estratégia não é isolada: a companhia vem ampliando sua presença em grandes plataformas, tendo sido a aérea oficial do The Town 2025 e da iniciativa “Todo Mundo no Rio”, que trouxe Lady Gaga ao Brasil. Com o início do calendário esportivo de 2026, a LATAM sinaliza que as experiências memoráveis serão o motor para sustentar sua assinatura “Bem-vindo a ir mais alto” ao longo de todo o ano.








