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Itaú lança coleção de livros infantis que promove a igualdade de gêneros
Kidsbooks da série “Garotas Incríveis” trazem obras com recursos audiovisuais e integram o projeto “Leia para uma criança”.
Como parte do projeto “Leia para uma criança”, o Itaú Unibanco lança neste mês de abril a coleção digital “Garotas Incríveis”. Serão três livros no formato kidsbook, que contam com recursos audiovisuais e podem ser lidos por meio de aplicativo e nas redes sociais. Em comum, as histórias foram criadas por mulheres e dão voz a personagens femininas fora do comum, trazendo uma importante mensagem de promoção à igualdade de gêneros pela perspectiva feminina.
“Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. Escolhemos esses livros e autoras porque são novas histórias para as crianças de hoje, com personagens que quebram os estereótipos femininos, criadas por mulheres”, diz Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “São histórias para crianças de uma sociedade mais igualitária e plural, que integram e reforçam dois assuntos que são pilares no Itaú: educação e diversidade”.
O primeiro livro é Meu Amigo Robô, que conta a história de uma menina que sonha em ter um amigo de lata e pede para que um “faz tudo” o construa. O homem fica intrigado, pensando em como atender o pedido da garota, até que em um sonho visualiza o projeto. O livro foi escrito por Giselda Nicolelis, com ilustrações de Dika Araujo, e tem como base o filme da campanha de divulgação do projeto Leia para uma criança de 2018, criado pela agência DPZ. De forma lúdica, ‘Meu Amigo Robô’ traz a mensagem de que é possível sonhar e, mais que isso, concretizar os sonhos com foco e dedicação.
Também fará parte da coleção Malala, a menina que queria ir para a escola, com a história da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que se tornou famosa ao redor do mundo por sua luta em prol da igualdade de gêneros no acesso à educação e por ressaltar o poder da leitura na vida das pessoas. Em julho de 2018, ela participou de um evento realizado pelo Itaú em São Paulo que debateu educação e empoderamento feminino. A obra é uma adaptação do livro original de mesmo nome, de Adriana Carranca, e as ilustrações são de Bruna Assis.
O terceiro título é As Bonecas da Vó Maria, escrito por Mel Duarte e com ilustrações de Giovana Medeiros, é inspirada na história de três empreendedoras de sucesso. Ele conta a trajetória de três irmãs e a relação delas com a avó, que estimulava a imaginação das netas por meio da leitura de forma lúdica, contando com um desfecho inspirador.
As três histórias reforçam o propósito da campanha de incentivo à leitura do banco – que desde sua criação promove que “imaginar é o primeiro passo para uma criança ser o que quiser”. Meu Amigo Robô já está disponível para download no site www.itau.com.br/leiaparaumacrianca; os outros dois títulos serão publicados nas próximas semanas.
Leia para uma criança
Lançado em 2010 junto à Fundação Itaú Social, o programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente. Mais de 54 milhões de unidades de livros físicos já foram distribuídas, além de mais de 12 mil obras em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual. Na edição 2018, 1,6 milhão de kits foram enviados para famílias de todo o país. Os livros ficam disponíveis em outubro.
No meio digital, a coleção conta atualmente 11 títulos de autores renomados como Fernando Veríssimo, Marcelo Rubens Paiva, Tulipa Ruiz e Zeca Baleiro, entre outros.
As histórias da série KidsBook Itaú Criança – assinadas por autores e ilustradores convidados pelo banco – são idealizadas para serem lidas por adultos para crianças em sua primeira infância, pelo celular ou tablet. Unem a simplicidade da leitura com a tecnologia e as funcionalidades do Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile.
A iniciativa do Leia para uma Criança integra uma das causas que o Itaú Unibanco apoia, a da Educação.
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Caravana de Natal Coca-Cola exige seis meses de preparação
A Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil rodará o país até o dia 23 de dezembro. O show itinerário encanta o público por onde passa. Ao todo, a Caravana de Natal percorrerá 19 mil quilômetros, visitando 85 municípios, distribuídos por 7 Estados, e impactará mais de 62 milhões de pessoas. A empresa paranaense de marketing PromoPlus Live Marketing, responsável pela ação há mais de 10 anos, faz a magia acontecer através de muito trabalho e dedicação. Para que tudo isso seja possível, a empresa conta com profissionais de vários estados contratados temporariamente. “São seis meses de preparação todos os anos para fazer a caravana em várias cidades do Brasil, geramos mais de 150 empregos diretos e indiretos na execução desta campanha que é uma de referência mundial na Coca-Cola”, explica a sócia fundadora da PromoPlus, Ana Paula Barbosa.
Nos bastidores da Caravana de Natal da Coca-Cola FEMSA Brasil, a equipe de produção trabalha com 3.200 metros de mangueiras luminosas e 1.000 pontos de fibra óptica para compor o cenário visual. Um dos elementos principais é a instalação de 40 metros de painéis de LED em formato de lata de Coca-Cola, que exigem programação detalhada para apresentar vídeos com ícones da marca, simulações do líquido da bebida e elementos desenvolvidos com inteligência artificial. A montagem e sincronização dessas estruturas são realizadas por equipes especializadas, garantindo a execução de cada detalhe técnico. “Essa caravana representa o resultado de meses de planejamento e trabalho em equipe, com profissionais de diversas áreas alinhados para criar uma experiência que vai além do visual. Nosso foco está em unir tecnologia e criatividade para transmitir a mensagem da marca de forma impactante e memorável, sempre considerando os desafios de logística e produção que um projeto dessa magnitude exige. É um orgulho ver o conceito ganhar vida e se transformar em um espetáculo que envolve e emociona o público”, comenta Ana Paula.
Todo ano há uma novidade, mas neste ano a Caravana traz uma simbologia duplamente especial. Com o tema “Desperte o Papai Noel que há em você”, a caravana terá ações e atrações especiais quando passar pelo Rio Grande do Sul. Um caminhão extra no comboio traz a mensagem “Unidos Pelo Rio Grande do Sul” e um jingle gaúcho foi criado para celebrar a região. A ação também irá envolver doações de 900 cestas básicas, que serão entregues para 18 ONGs de diversas cidades, além de visitar clientes da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A iniciativa é uma das mais aguardadas em todo o território da Coca-Cola FEMSA Brasil, e este ano ela ganha um significado ainda mais especial. Após os desafios enfrentados pelas comunidades do Rio Grande do Sul, devido às recentes enchentes, decidimos expandir nossa Caravana de Natal e criar uma ação pensada especialmente para o Estado, com o objetivo de levar mais esperança e alegria às localidades afetadas. Além disso, vamos atender duas rotas simultaneamente, ampliando o número de cidades contempladas e levando a magia do Natal a ainda mais pessoas, especialmente àquelas que enfrentaram momentos de dificuldade”, afirma Luciano Sá, gerente de Experience & Prestige Accounts da Coca-Cola FEMSA Brasil.
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