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Investimento em marketing aumenta 9,5% em 2022, diz estudo

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Com a redução dos efeitos adversos da crise sanitária, diversos setores da sociedade têm apresentado alguns sinais de recuperação nos últimos meses. E, segundo a Pesquisa Anual de Gastos de CMO, da Gartner, os investimentos globais em marketing aumentaram em 2022 em comparação a 2021 e 2020. O estudo foi realizado em parceria com diretores e líderes de marketing de grandes companhias ao redor do planeta, e o valor investido na área cresceu em 9,5% neste ano, enquanto em 2021 o aumento registrado foi de 6,4%.

Apesar dos números animadores, os investimentos no setor ainda não alcançaram os índices vistos antes da crise sanitária. De acordo com a Gartner, em 2018, por exemplo, as companhias chegaram a investir aproximadamente 11,2% da sua receita total em ações de marketing.

Em 2022, diferentemente dos dois últimos anos, as empresas voltaram a investir cada vez mais em canais offline. De acordo com os dados da pesquisa, 44% dos aportes foram realizados em canais offline, enquanto 56% em canais online.

Dentre as ações que receberam mais apoio nos canais online está a publicidade através das redes sociais que angariou 10,1% dos recursos. Já os eventos de marketing focados na consolidação da marca foram as ações que receberam um maior investimento quando o assunto são os canais offline. O estudo conduzido pela Gartner entrevistou 405 diretores de marketing, e 76% deles trabalham para companhias que possuem uma receita anual superior a US$ 1 bilhão.

 

Identidade visual é o foco

 

De acordo com o designer Ádan Silva Santos, para empresas que ainda estão começando suas atividades, antes de separar um orçamento para a promoção online ou offline da companhia, é necessário investir primeiramente em uma identidade visual. Já que somente assim, a marca poderá permear o imaginário da clientela, colaborando para o reconhecimento da companhia.

“O mercado atual está cada vez mais competitivo e para as empresas se destacarem é necessário que elas sejam notadas pela qualidade de seus serviços/produtos e pelas características visuais que sinalizam e geram identificação, ou atuam na lembrança de que aquele é o mesmo produto ou serviço de alta qualidade já consumido anteriormente”,  aponta o designer.

Outra estratégia bastante utilizada para consolidar uma marca em determinado mercado é o oferecimento de mimos aos consumidores, que poderão testar o serviço e/ou produto de uma empresa gratuitamente ou a um baixo custo. Um exemplo, são as plataformas que disponibilizam bônus de cassino online aos seus usuários, os quais podem aproveitar a promoção para maximizar seu saldo e testar os serviços da operadora ou simplesmente se entreter por algumas horas sem qualquer custo, tendo ainda a chance de sacar os seus ganhos caso sigam as regras previstas.

Em relação à identidade visual, segundo Santos, ela permite que o público possa identificar e reconhecer uma experiência de consumo assim que põe os olhos em uma marca, seja através de uma propaganda na TV, um anúncio numa revista ou um post nas redes sociais. Contudo, o designer ressalta que a identidade visual precisa estar associada a um produto de qualidade, já que ela não opera milagres e nunca fará o consumidor  esquecer uma experiência ruim.

“É válido reforçar que identidade visual não faz milagres. Se o produto ou serviço não tiver qualidade, a retenção será prejudicada. Novos consumidores sempre serão atraídos por conta de uma forte e bem desenvolvida identidade visual, mas esse público não será fiel, não vai falar bem da sua marca, nesse caso afetando um dos meios de divulgação mais valiosos que existem: o boca a boca”, ressalta Santos.

O designer ainda afirma que um ponto importantíssimo ao priorizar uma boa identidade visual nos primeiros momentos de atuação de uma empresa é a longevidade, já que realizar um redesign no futuro pode acabar saindo muito caro, já que além de mudar a logomarca dos seus produtos, uniformes, site, entre outros, a companhia por perder a conexão e confiabilidade do público.

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APP oferece oportunidades de patrocínio para eventos em 2025

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A Associação de Profissionais de Propaganda (APP) apresenta ao mercado oportunidades exclusivas de apoio e patrocínio para eventos de grande impacto previstos para 2025. Com cotas modulares, as empresas podem alinhar seus interesses com uma entidade que fomenta a integração e o crescimento dos profissionais de comunicação e propaganda em todo o Brasil.

Entre os destaques para o próximo ano estão: o APPCast, com nova roupagem visual, mantendo o foco em debates e conteúdos sobre as principais tendências do setor; o Concurso TCC – Prêmio Prof. Ricardo Ramos, que reconhece e dá visibilidade aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da área; o Depósito de Ideias, serviço exclusivo da APP para registro e comprovação de anterioridade de campanhas, projetos e produções; e o tradicional Prêmio Contribuição Profissional, que celebra os talentos e realizações de impacto na indústria publicitária.

Outra grande oportunidade de patrocínio para 2025 é o Fest’UP. Em 2024, o evento reuniu a academia e o mercado publicitário em cidades como Vitória, Florianópolis, Taubaté, Campinas e São Paulo, com programações ainda previstas em Santos e São José dos Campos até o final de novembro. “Para o próximo ano, já estão confirmadas 11 edições em diversas regiões do país, oportunidade valiosa para marcas que desejam se conectar com estudantes que logo estarão ingressando no mercado de comunicação”, afirma José Maurício Pires Alves, conselheiro fiscal e responsável pela área comercial da APP. Mais um canal de exposição da marca será o novo site da entidade, que em breve será apresentado ao mercado.

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Vivo leva Gabriel Medina para surfar a Pororoca

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A Vivo convidou Gabriel Medina para realizar um sonho: surfar sobre as ondas da Pororoca, fenômeno que ocorre na região amazônica e é produzido pelo encontro das águas do mar com as do rio. As manobras do atleta nas ondas de Arari (MA) farão parte da nova campanha da marca, criada para conscientizar sobre a preservação da Amazônia, bioma crítico para equilíbrio do clima na Terra. A Africa Creative assina a campanha.

“O compromisso da Vivo com a sustentabilidade é parte central de nossos valores e temos consciência da nossa responsabilidade enquanto marca para amplificar a discussão sobre essa agenda. Por isso, convidamos Medina, um nome potente com uma conexão incrível com a natureza para fortalecer essa conversa. Estamos unindo responsabilidade ambiental a uma visão de mundo que preserva o futuro das próximas gerações”, comenta Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Com a ação, a Vivo dá o pontapé inicial na sua plataforma de sustentabilidade, um esforço que se inicia agora, mas durará todo o ano de 2025, para falar de sustentabilidade e reforçar o compromisso da marca com o tema. Nas redes sociais, a empresa vai publicar imagens do medalhista olímpico e embaixador da marca deslizando nas ondas criadas pelo encontro das águas do Rio Mearim com as do mar.

“A preservação ambiental já é uma das maiores preocupações dos brasileiros e marcas líderes têm o papel de inspirar mudanças positivas de comportamento. Nós, da Africa, estamos entusiasmados em comunicar o compromisso da Vivo com a sustentabilidade, que será o foco de sua comunicação até a COP 30, em Belém”, afirma Heloisa Pupim, co-COO da Africa Creative.

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