Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Infodemia e a construção de marcas: em um momento que existe tanta informação, como destacar a sua marca?

Publicado

em

Redes sociais, canais da internet, aplicativo de mensagens e jornais on-line, as origens são incontáveis; as fontes, nem sempre confiáveis e os pop-ups, obrigatoriamente alarmantes. A infodemia é uma realidade no nosso cotidiano. O termo é um neologismo para uma superabundância de informações que dificultam as pessoas a encontrarem orientação e fontes confiáveis quando precisam.

Somos incessantemente bombardeados com informação, do momento que acordamos até a hora que vamos dormir, mas nosso cérebro precisa de tempo para absorver tantos dados, para realizar conexões e firmar o conhecimento, tempo esse que não damos a ele. O resultado: confundimos a relevância das informações e prejudicamos a nossa capacidade de tomar decisões.

Na era do excesso de informação, credibilidade e relevância são recursos escassos. Muitas marcas têm se mostrado perdidas nesse cenário inédito, onde o excesso de informação tem levado à falta de credibilidade e prejudicado a tomada de decisão por parte do consumidor. Mas o que podemos fazer para que a balança comece a pender para a nossa marca? Não há uma receita a ser seguida, mas algumas ações que devem ser avaliadas no dia a dia do nosso trabalho.

A pandemia, inclusive, expôs toda a vulnerabilidade da sociedade, não apenas das pessoas, mas também de negócios, empresas e marcas. Naturalmente, em meio a uma crise com consequências financeiras para grande parte da população, surgem novas formas de consumir, novos produtos para testar e assim, com o alongamento indefinido da situação, novos hábitos são criados e, certamente, serão levados para o pós-pandemia. Estes novos hábitos devem ser observados pela indústria, inclusive a indústria da criação.

Nesse momento de instabilidade, ações de impacto social são muito bem vistas, as marcas precisam ir além de gerar valor para si próprias e seus clientes. É preciso pensar em toda comunidade, na prática e não só no discurso.

Uma marca empática, que demonstre em suas ações que entende o momento difícil do seu consumidor, é o início de conversa de um longo relacionamento de confiança.

O momento também é propício para repensar e expor o propósito da marca, ir além de simplesmente vender produtos. Pode-se gerar bem-estar, segurança e conforto. O propósito de uma marca precisa se aprofundar, pois as pessoas esperam mais do que consumir produtos, buscam por boas experiências.

Em outro nível, falando diretamente da questão de exposição da marca, é importante se associar às ideias que se alinham aos propósitos da empresa. Opte por fontes seguras, exponha sua marca em canais que a população confia. Mantenha a positividade nas mensagens divulgadas pela marca e humanize sua comunicação contando histórias reais. Estimule uma sociedade colaborativa e

sustentável, pois no mundo pós-pandemia novos tipos de consumo surgirão e o posicionamento social das marcas ganhará ainda mais relevância.

Conhecer melhor seu cliente e antecipar suas demandas mudam a forma de interagir com eles, adotando algumas tecnologias para aprimorar este relacionamento e uma grande possibilidade de a marca ser protagonista na vida das pessoas, fazendo parte de sua história.

A infodemia que estamos vivendo não será suprimida de forma eficiente e rápida, suas consequências para a saúde emocional das pessoas ainda não foram totalmente descobertas, mas é possível sim, em meio a esse mar de informação, manter um posicionamento coerente, tomar atitudes empáticas, assumir posturas que contribuam para a comunidade como um todo, e, assim, mais até do que fortalecer sua marca, ela pode se tornar referência quando o assunto for credibilidade. O retorno para a marca pode não ser totalmente mensurável por números, mas vem também na forma de confiança e estima social das pessoas, e estará presente mesmo após vencermos a pandemia.

Fernando Luiz Cezário, diretor de Atendimento e Novos Negócios da agência Quattromani Propaganda

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Stella Artois revisita história do tênis mundial com Gustavo Kuerten

Publicado

em

Guga Kuerten e Stella Artois agora jogam do mesmo lado da quadra. O tricampeão de Roland-Garros é o mais novo embaixador da cerveja premium da Ambev, reforçando a aposta da marca no universo do tênis em um ano simbólico para o esporte brasileiro: em 2025, Guga celebra os 25 anos da conquista do posto de número 1 do ranking mundial da ATP. A novidade chega em meio a um momento de forte desempenho do segmento premium da Ambev, do qual a marca faz parte, que cresceu mais de 20% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço financeiro divulgado pela companhia na última semana.

A parceria com Guga prevê a participação da lenda em ações de Stella Artois que toca em momentos de ouro do esporte e da trajetória do atleta. Tudo começa com um retorno a Paris, quando o ex-atleta volta a Roland-Garros 25 anos após o histórico bicampeonato e estará ao lado de outras celebridades e criadores de conteúdo brasileiros acompanhando o maior torneio de tênis do mundo. Na ocasião, a marca destacará Stella Pure Gold, que tem todo o sabor da versão original, com 17% menos calorias e sem glúten, em uma nova campanha e ativações com Guga.

“Para Stella, Guga é muito mais do que um ícone do esporte — ele é um símbolo de emoção e inspiração para os brasileiros. Juntos, vamos revisitar a história do tênis mundial em um momento muito simbólico, elevando nossa conexão com esse universo a um novo patamar. Dessa forma, damos ainda mais fôlego a uma estratégia de crescimento de Stella – que integra o segmento premium – e tem refletido a empolgação do público com esse momento incrível do tênis”, afirma Cinthia Klumpp, diretora de marketing de Stella Artois.

Continue lendo

Empresa

Fini e Froneri renovam parceria e prometem novidades para os próximos anos

Publicado

em

A Fini, que atua no segmento de balas de gelatina e regaliz e a Froneri, multinacional com grande experiência na fabricação de sorvetes, anunciam a renovação de sua parceria com os Sorvetes Fini. A colaboração, com licenciamento, que começou em 2018 e já transformou sabores icônicos em sorvetes, segue firme para trazer ainda mais inovação e experiências únicas aos consumidores brasileiros até 2034.

Juntas, as marcas já lançaram produtos de sucesso, como os sorvetes Fini Dentaduras, Tubes Azedinho e Torção – combinações que unem a diversão e o sabor inconfundível da Fini à cremosidade e qualidade da Froneri. Com a renovação da parceria, novas criações estão a caminho, além da ampliação da distribuição para alcançar ainda mais pontos de venda no Brasil.

O desempenho da linha ao longo dos anos reforça o apelo da marca no universo dos sorvetes. Desde o primeiro lançamento, em 2019, já foram vendidos quase 20 milhões de unidades. Só em 2024, os produtos responderam por 57% do portfólio kids/teens da Froneri, consolidando-se como uma aposta certeira no segmento.

Com a renovação até 2034, as empresas reforçam seu compromisso de oferecer experiências únicas, diferenciadas e, acima de tudo, divertidas para os consumidores. “A parceria com a Froneri prova que, quando duas marcas líderes unem criatividade e expertise, o resultado é uma experiência única para o consumidor. Temos novidades incríveis a caminho e estamos prontos para surpreender a cada verão”, afirma Thaís Carminato, gerente executiva de marketing da The Fini Company.

“A Froneri se orgulha de fazer parte dessa parceria de sucesso com a Fini. Temos o compromisso de levar ao mercado inovações que encantam os consumidores, e a parceria com a Fini é um exemplo disso. A renovação até 2034 nos permite seguir expandindo essa jornada de sucesso, trazendo novidades e ampliando nossa distribuição para alcançar ainda mais pessoas em todo o Brasil”, destaca Diana Sá head de marketing da Froneri.

Continue lendo