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Indústria de bebidas: como se preparar para oferecer a melhor experiência de compras no comércio online

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O e-commerce no Brasil vem registrando um crescimento rápido ao longo dos anos. Em 2022 atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas, só no primeiro semestre, de acordo com o relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ | Ebit, em parceria com a Bexs Pay. O valor corresponde a uma alta de 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o valor foi de R$ 111,8 bilhões. O destaque se manteve nas categorias de alimentos e bebidas e produtos de giro rápido. E para as datas comerciais de fim de ano, que são as mais aguardadas pelos varejistas, a perspectiva, especialmente para o Natal, é de crescimento no comércio on-line.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Natal de 2022 movimente R$ 65,01 bilhões em vendas, acima dos R$ 64,25 bilhões de 2021. Já a MindMiners, em uma pesquisa para a Globo, revela que 8 em cada 10 pessoas pretendem comemorar a data de alguma maneira e que cerca de 68% delas pensam em presentear alguém. Entre as categorias de produtos com mais intenção de compra, podemos destacar roupas, calçados, chocolates, brinquedos, perfumes, cosméticos, acessórios, roupas, decoração, games e bebidas. Este último, por exemplo, é um dos setores que possuem boas oportunidades de vendas em razão das celebrações de fim de ano.

Uma das representantes dessa vertical que despertou para a nova forma de consumo do seu potencial shopper é a Moët Hennessy, detentora das marcas de vinho e destilados mais sofisticadas do mundo. “No fim do ano as pessoas desejam brindar a vida, a família, as amizades, por isso sabemos que as borbulhas voltam a ganhar destaque, assim como os vinhos também participam dos brindes em muitas casas. Tendo em vista essa realidade, a ampliação do canal digital significou para nós uma oportunidade de explorar ainda mais o potencial do período e antecipar o calendário para ampliar a janela de vendas, para que o shopper possa encontrar os produtos que deseja com antecedência e, assim, ter seu produto quando precisar”, explica André Tomaspolsky, E-business e E-retail Manager da Moët Hennessy Brasil.

Investir em ações para melhorar a experiência de compra do consumidor para a época de festas é essencial para garantir a satisfação dos clientes no e-commerce, afinal, 41% deles farão as compras de forma online, segundo pesquisa da Boa Vista.

Diversificar e dar opções

Segundo o executivo da Moët Hennessy Brasil, um diferencial para as vendas no comércio on-line, é a personalização e uma boa experiência do consumidor. Ter opções no portfólio enquanto sugestões de presentes também é uma saída. A empresa conta com uma coleção exclusiva de champagne com embalagens mais emblemáticas, agora reeditadas de forma sustentável, como por exemplo o Champagne Veuve Clicquot Brut 750ml New Ice Jacket, que acompanha uma “roupa” de neoprene que conserva a temperatura por até duas horas. Já o Champagne Veuve Clicquot Brut 750ml Fridge está embalado numa geladeira inspirada nos designs dos anos 1950, além de ser totalmente sustentável. Possuem também o Champagne Veuve Clicquot Brut 750ml Ice Box que acompanha um balde de gelo, inspirado em um origami japonês.

Outra aposta da marca para celebrar os momentos especiais com um espumante, é a edição especial do Kit Chandon Signature com três garrafas Chandon de 750ml e um jogo de marcadores de taças. As ações foram pensadas exclusivamente para as lojas online dentro dos principais  marketplaces como forma de atrair os consumidores e chamar a atenção para o momento.

Conhecimento x consumo

Segundo pesquisa da Globo, 38% dos brasileiros buscam mais conhecimento sobre as melhores combinações entre bebidas e alimentos nas festas de fim de ano. Tendo em vista esse dado, é importante investir em uma comunicação que contempla, por exemplo, a história, dicas de harmonização e de preparação de drinks.

E diante da oportunidade de aquecer as vendas no período, existem maneiras para atrair os consumidores no intuito de potencializar os resultados. O caminho pode estar em táticas que ainda podem ser adotadas para tirar o máximo proveito das datas.

Listamos alguns exemplos de como preparar o seu e-commerce para ter uma estratégia voltada no oferecimento de uma experiência memorável, tanto no momento da compra quanto na consumação. Confira a seguir:

  • Distribuição do conteúdo para os varejos foco, com objetivo de garantir a loja perfeita

No comércio eletrônico é essencial que seu produto esteja exposto na gôndola digital com todas as informações necessárias para que o consumidor se sinta seguro com a compra – uma descrição completa, títulos coerentes, imagens em diversos ângulos, com o máximo de detalhes possíveis e em excelente qualidade. Se possível, inclua vídeos do momento de consumo e que desperte o desejo de consumir a marca. ‘’Lembre-se sempre que o shopper não está interagindo fisicamente com seu produto, por isso, quanto mais informações forem fornecidas, mais seguro ele ficará em realizar a compra. Ofereça o maior número de informações possíveis’’ indica André Santa, head de novos negócios e marketing para América Latina na Intellibrand, empresa especialista em estratégias de varejo digital para ajudar as marcas a venderem mais e melhor nos canais digitais por meio de tecnologia e inteligência.

  • Mapeamento da disponibilidade dos produtos para garantir o abastecimento correto

Monitore a disponibilidade dos seus produtos. É importante garantir um espaço privilegiado na gôndola virtual, assim irá impactar diretamente na performance de vendas. ‘’Com a oportunidade no aumento de vendas devido as festas de fim ano, busque garantir uma gestão de vendas e estoque, além de planejamento para visibilidade e previsibilidade de demanda, é ideal para garantir maior acuracidade de vendas’’ completa o especialista da Intellibrand.

  • Análise de Sell Out para mensurar a evolução das vendas

Dispor de informações e dados, como o sell-out (vendas ao consumidor final) garante dados sobre a performance do mercado e dos hábitos do consumidor. É essencial para que a indústria consiga definir melhor as suas estratégias com previsão e evolução das vendas.

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Votorantim Cimentos convoca Luva de Pedreiro para disputa inusitada com craque do futebol Society

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Em linha com o conceito “É bom demais”, presente em toda sua comunicação e que ficou popular na voz do cantor Leonardo, a Votorantim Cimentos traz de volta o “Desafio da Betoneira”, ação realizada em parceria com o Desimpedidos e que, em sua primeira edição, tornou-se um dos vídeos mais assistidos do canal no último ano, com cerca de 1,6 milhão de visualizações.

Criada pela agência OMZ, a iniciativa – que desafia craques a acertar a bola dentro de betoneiras posicionadas nos ângulos das traves, e teve em sua primeira versão a participação do apresentador Fred e do ex-jogador Neto – chega a um novo patamar com a disputa entre Luva de Pedreiro, um dos maiores influenciadores do mundo no universo do futebol; e o craque Kelvin Oliveira, eleito o melhor jogador do mundo de Futebol7 em 2021.

Comandado pelo jornalista Danilo Souto, do Desimpedidos, o duelo foi transformado em uma peça – destacada como parte dos vídeos do canal, seguindo a linguagem dos demais materiais editoriais. Com isso, a ação insere a Votorantim Cimentos de forma mais espontânea dentro do contexto, dando protagonismo aos talentos envolvidos e ao conteúdo em si.

“Com inspiração no sucesso da ação anterior, a ideia desta vez é que a iniciativa tenha uma cauda mais longa. Para isso, tivemos foco em uma grande peça principal de conteúdo que retrata a disputa central, mas que será desdobrada em uma série de pílulas e formatos para ampliar o alcance e as oportunidades de engajamento com a audiência”, afirma Mayra Cordeiro, CCO da OMZ, agência responsável pela criação das campanhas de Votorantim Cimentos.

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Extra lança campanha para retomar a relação da marca com os consumidores

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O Extra lança uma nova campanha institucional com a assinatura “Mais que Mais Barato”, que resgata as fortalezas da marca ao mesmo tempo que busca deixar mais claro para os clientes que a relação vai além de preço, mas, também, oferecer qualidade, variedade, economia e um atendimento próximo. A campanha destaca os momentos dos consumidores durante suas compras nas lojas da rede e nos canais online, reposicionado a marca Extra como supermercado de bairro e próximo das famílias brasileiras.

Maria Cristina de Amarante Merçon, diretora de marketing, fidelidade e growth do GPA, grupo controlador do Extra, conta que a ideia foi trazer força ao novo momento da rede varejista e reposicionar a marca como um parceiro próximo e confiável em todos os momentos. “A história do Extra se conecta com a história de milhões de famílias brasileiras há mais de 35 anos, e, por isso, essa retomada da marca é tão importante para nós. Estamos nos reconectando com os nossos clientes a partir de um novo formato vizinho, que reflete a proximidade no dia a dia para oferecer a melhor experiência de um supermercado de bairro, combinando conveniência, qualidade, preços competitivos e atendimento próximo”, comenta.

Com a nova assinatura ‘Mais que Mais Barato’, o Extra, que sempre teve em seu território de marca a alegria, reafirma seu compromisso em ser o supermercado que oferece o melhor custo-benefício para seus clientes, o que vai além da economia, garantindo uma experiência de compra muito próxima. O jingle do filme destaca assets como se a marca fosse um vizinho, por ser o supermercado que está nos bairros das famílias; mais vantagens, como o programa de fidelidade Clube Extra e o cartão próprio, que oferecem descontos personalizados e vantagens. A música que embala a campanha também fala do Extra como o mais completo, por oferecer o melhor e mais selecionado sortimento, ideal para encher o carrinho.

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