Conecte-se com a LIVE MARKETING

Eventos

Feira EBS discute soluções factíveis em sustentabilidade no setor de eventos

Publicado

em

A 21ª FEIRA EBS reuniu 196 compradores e 59 fornecedores de soluções para os segmentos MICE e de Treinamento e Desenvolvimento para fomentar negócios e parcerias que deverão impactar o mercado de eventos corporativos e incentivos nos próximos meses. Mais do que isso, o encontro teve como diferencial a composição do layout do espaço expositivo em tecido, o que otimizou o descarte de materiais.

Negócios

Considerado estratégico para negociações, parcerias e networking, o evento teve como um dos destaques nesta edição a participação de novos expositores, a diversidade de empresas e a busca por soluções inovadoras.

No tradicional Speed Meeting, rodadas de negócios com três minutos de duração, foram realizadas 7.012 reuniões que movimentaram 111 empresas compradoras e 59 fornecedores com foco nas apresentações de destinos, produtos e serviços voltados para eventos corporativos, incentivos, feiras, congressos e treinamentos.

“A feira se consagrou como uma oportunidade para o setor conferir soluções diversas, inovadoras e completas, possibilitando aos visitantes encontrar tudo o que precisam para a organização do um evento, diante da variedade de empresas participantes. Esta edição comprovou, novamente, o papel da EBS em fomentar excelentes parcerias e contribuir para o crescimento do mercado”, disse Marcello Baranowsky, fundador e CEO do Grupo EBS, idealizador e organizador do encontro.

ESG

Sob responsabilidade da TES cenografia, unidade de negócios do Grupo R1, a montagem do evento, incluindo os estandes, foi feita em tecidos que, depois do encerramento da feira, foram para o Grupo Primavera, projeto social de Campinas que atua, principalmente, no atendimento de crianças e jovens, de 6 a 18 anos, em programas de educação complementar, cultural e profissional.

“Essa parceria com a TES é longa e todo o tecido usado na cenografia é destinado para a confecção de roupas de bonecas, panos de pratos, cortinas, toalhas de mesa e lençóis no projeto que temos de oficina de costura para mulheres em situação de vulnerabilidade”, conta Josiane Pinto, representante da instituição.

As práticas de ESG também pautaram a grade de programação de palestras. Na abertura, foi realizado o primeiro debate público sobre como o mercado MICE pode caminhar para a neutralização de carbono, que reforçou a necessidade da criação de protocolo de atuação e métricas para o setor, com Marcelo Chanoft, co-fundador da TES Cenografia; Regina Silva, diretora de portfólio da Fiera Milano Brasil; Lawrence Reinisch, consultor do Grupo Águia BR e mediação de Paulo Octávio de Almeida, diretor-executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de negócios (UBRAFE). O tema marcou a abertura do Congresso MICE Brasil, uma das atrações da feira.

Ao fim do primeiro dia, Chanoft apresentou números de performance em sustentabilidade desta edição da EBS. Entre os índices, houve 93% a menos de geração de resíduos do que a forma tradicional, na montagem de estruturas e backdrops e 54% na comunicação visual impressa. “De um modo geral em um evento, é preciso planejar o objetivo, o design, como as pessoas estarão inseridas, a logística, o funcionamento, a operação e o cronograma. Acrescentamos na lista o que fazer com o resíduo dessa realização. Precisamos minimizar o impacto do material utilizado, da pegada de carbono. Isso tem que fazer parte do planejamento”, explicou.

No segundo dia, a mesa redonda “ESG em hotéis – a visão dos envolvidos”, que reuniu Alexis Pagliarini, Fundador da ESG4, e os convidados Carolina Gaete, diretora global de vendas da Accor, Juliana Patti, head de eventos e conformidade na Bayer, Raffaele Cecere, CEO e co-fundador do Grupo R1, e Patricia Bonetti, diretora comercial Meetings & Events no Club Med Brasil, destacou como os critérios estão sendo aplicados pelas empresas do ramo hoteleiro e os resultados obtidos.

Já temas como “Eventos são feitos por pessoas para pessoas, certo?” e “Inteligência Artificial transformará completamente os eventos e o papel do gestor para sempre” trouxeram um olhar da importância dos debates sobre desenvolvimento humano e tecnologia no setor.

A Feira EBS é realizada anualmente e aguardada com expectativa pelos profissionais que atuam na cadeia produtiva de eventos. A 22ª edição já tem data para acontecer. Será nos dias 5 e 6 de junho de 2024.

Mais detalhes sobre as atrações e expositores podem ser conferidos em https://www.feiraebs.com.br/.

 

Continue lendo

Eventos

UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

Publicado

em

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos.  Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.

“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.

Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.

Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.

“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.

Continue lendo

Eventos

Nova plataforma facilita organização de eventos corporativos para PMEs

Publicado

em

Pequenas e médias empresas que desejam promover eventos corporativos com qualidade profissional, mas não dispõem de orçamento para contratar uma agência especializada, agora podem contar com a plataforma Brilhar Eventos. Trata-se de um marketplace criado pela Joia – Experiências que Transformam, desenvolvido justamente para democratizar o acesso a experiências corporativas bem planejadas, com praticidade, transparência e controle de custos.

Com poucos cliques, é possível montar um evento completo e simular orçamentos personalizados, com base no tipo de ação, número de participantes, data, horário, local e serviços agregados, como buffets, mobiliário, decoração e brindes. Voltada inicialmente para eventos internos na capital e Grande São Paulo, a Brilhar também permite que fornecedores se cadastrem diretamente na plataforma, ampliando sua visibilidade e criando novas conexões comerciais.

A proposta atende especialmente empresas que não têm equipe ou verba dedicada exclusivamente para eventos, mas desejam realizar treinamentos, encontros com clientes, ativações de marca, convenções ou confraternizações com até 100 pessoas.

“Queremos que toda empresa, independentemente do porte, tenha acesso a eventos bem estruturados e com qualidade profissional. A Brilhar foi pensada para facilitar esse caminho, tornando o processo mais simples, ágil e acessível para quem nem sempre tem tempo ou estrutura para planejar”, afirma Flávia Morizono, diretora de planejamento e operações da Joia.

Com quase 13 anos de atuação no mercado de live marketing e eventos corporativos, a Joia compartilha sua expertise com empresas que desejam crescer e fortalecer sua cultura organizacional por meio de experiências memoráveis, e aposta no aquecimento do setor de eventos para impulsionar um crescimento de 40% em 2025.

Continue lendo