Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

Estudo revela otimismo cauteloso no setor de consumo e varejo

Publicado

em

Se nos últimos anos, empresas de consumo e varejo focavam em inovação substancial, os executivos agora estão cautelosamente otimistas e propensos a regressar a modelos operacionais mais tradicionais, visando a perenidade dos negócios a longo prazo. A conclusão é do estudo CEO Consumer Review 2023, realizado pela Russell Reynolds Associates, referência global em busca, consultoria e desenvolvimento de lideranças. A pesquisa revela ainda o uso da cultura corporativa como motor de crescimento emergindo no centro das estratégias apontadas pelos executivos. No entanto, a Russell Reynolds alerta para a importância de se acompanhar de perto o clima organizacional para construir a resiliência necessária e alcançar os resultados desejados.

“Para o setor de consumo e varejo, incerteza econômica é um estado permanente. Sempre existirá uma crise impactando os negócios direta ou indiretamente. Não é uma questão de qual será o próximo gatilho, nem de quando ela virá, mas do quanto as empresas estão preparadas para enfrentar qualquer situação e sair ainda mais fortes dela”, explica Henrique Carneiro, sócio-diretor da Russell Reynolds Associates.

De acordo com os executivos entrevistados, embora o cenário seja preocupante, as condições de mercado estão mais favoráveis em relação aos últimos anos, especialmente com a estabilização de empregos e aumento do poder de compra dos consumidores. Para preservar a saúde financeira das empresas, os líderes apontaram como prioridades redução de custos, investimentos em tecnologia, cumprimento de metas em ESG e retenção de talentos críticos.

Carneiro ressalta que a cultura de uma empresa tem o poder de aproximar as pessoas ou afastá-las e, em um cenário de escassez de talentos e desafios imprevisíveis, os líderes devem pensar em maneiras diferenciadas para medir o clima da organização. No entanto, é preciso se atentar à abordagem utilizada no monitoramento e oferecer segurança psicológica, garantindo a confidencialidade da pesquisa, para obter respostas reais, não apenas o que os colaboradores acham que seus líderes querem ouvir.

A Russell Reynolds reforça que empresas com forte comprometimento em todos os níveis organizacionais, estarão mais bem preparadas para enfrentar futuros desafios. Os líderes precisam compreender que a cultura corporativa é um sistema operacional complexo em constante evolução e lembrar que a capacidade de avaliar regularmente o engajamento dos colaboradores e repensar as intervenções necessárias é quase tão importante quanto obter informações precisas em primeiro lugar.

Continue lendo

Universo Live

MAPFRE plantará três árvores para cada gol na CONMEBOL Libertadores

Publicado

em

A MAPFRE, companhia global de seguros e patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, vai transformar cada gol marcado na edição da competição deste ano em uma ação concreta de restauração ambiental. Desde a fase preliminar, iniciada em 4 de fevereiro, até a grande final, em novembro, em Lima (Peru), cada bola na rede representará o plantio de três mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

Ao final do torneio, a estimativa é que mais de 1.600 mudas sejam plantadas, volume suficiente para recuperar um hectare, área equivalente a um campo de futebol. Esse número foi calculado com base na média histórica de gols da competição e no tamanho da área destinada à recuperação.

O plantio ocorrerá no Parque Estadual do Jurupará, no Vale do Ribeira, em São Paulo, região que concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do país e é reconhecida pela diversidade de fauna e flora. A execução técnica ficará a cargo da Reservas Votorantim, parceira da MAPFRE na restauração de áreas degradadas, responsável desde a seleção das espécies até o monitoramento do crescimento das mudas.

Mais de 300 gols já foram marcados até o momento, e a expectativa é de que a ação envolva o público durante toda a competição numa contagem pública nas redes sociais. A iniciativa será oficialmente lançada no programa ‘Os Donos da Bola’, da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.

“A vinculação ao número de gols aproxima o torcedor da causa ambiental. É uma métrica simples de acompanhar e que conecta a emoção do futebol a um impacto ambiental concreto. Mesmo que o placar final seja menor que o estimado, vamos plantar as 1.600 mudas. O objetivo é restaurar a área, não apenas contabilizar gols. Queremos aproveitar a visibilidade da nossa marca na CONMEBOL Libertadores para gerar um legado positivo e associar a paixão do futebol a causas que importam para toda a sociedade, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.

Continue lendo

Universo Live

Disney+ leva experiência imersiva da nova série do FX a São Paulo e Rio de Janeiro

Publicado

em

A nova série dramática de ficção científica do FX Alien: Earth, criada pelo produtor vencedor do Emmy Noah Hawley, estreia seus dois primeiros episódios na terça-feira, 12 de agosto, às 21h exclusivamente no Disney+. Em seguida, um novo episódio será lançado toda terça-feira no mesmo horário. Mas para já entrar no clima, assim como Wendy (Sydney Chandler) tenta desvendar a misteriosa nave de pesquisa espacial USCSS  Maginot que cai na Terra na nova série, o Disney+ desafia o público brasileiro a visitar a nave que despencou na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e o Ovomorfo que está exposto no meio da Avenida Paulista, em São Paulo, neste mês de agosto.

Tudo começou com um vídeo nas redes sociais do Disney+ mostrando a queda da nave USCSS Maginot, da corporação fictícia Weyland-Yutani, no Rio de Janeiro. No local foi possível ver destroços expostos ao público em um espaço cenográfico montado na Orla de Copacabana (próximo ao Posto 4), entre os dias 7 e 12 de agosto. Para ilustrar a queda da nave, alinhado com o time do Disney+, cariocas reagiram ao acontecimento postando  vídeos nas redes sociais.

Já em São Paulo, a ativação assumiu uma nova fase. No dia 9 de agosto, um misterioso caixote da Weyland-Yutani surgiu em frente ao Shopping Cidade São Paulo, ponto tradicional da Avenida Paulista. A ação simulou uma operação de contenção da Prodigy Corp e convidou o público paulista que tivesse coragem e curiosidade a se aproximar do objeto desconhecido.

A Rádio Disney Brasil marcou presença como parceira oficial da ação, com chamadas no ar e transmissões ao vivo diretamente dos locais onde as naves foram encontradas.

No último domingo (10), durante a partida no Mineirão, em Minas Gerais, entre Cruzeiro e Santos, torcedores de ambos os times foram surpreendidos por uma experiência imersiva inspirada no universo da produção. O espetáculo começou antes mesmo do apito inicial, com a entrada dos mascotes do Cruzeiro, acompanhados por figurantes caracterizados como seguranças, vestindo roupas amarelas e carregando misteriosos ovos alienígenas iluminados.

Na sequência, uma projeção a laser no gramado trouxe vida à ação, criando um momento cinematográfico inédito para o estádio. O público também conferiu, no telão, 30 segundos de uma locução temática que narrava a chegada da ameaça extraterrestre.

Ao longo do jogo, 14 “Ovomorfos” ficaram posicionados à beira do campo como suportes para as bolas da partida, integrando-se ao sistema multibolas e reforçando a atmosfera de suspense e ficção científica.

 

 

 

Continue lendo