Empresa
ESG passa a pautar a comunicação das empresas

A gestão com foco em ESG (Environmental, Social and Governance) vem ganhando força no mercado nos últimos anos, principalmente como métrica para nortear boas práticas de negócios. Um levantamento feito pelo Google Trends ajuda a reforçar isso. O estudo mostrou que a busca pelo termo cresceu 1200% entre os anos de 2020 a 2022. Esse aumento vem gerando uma série de transformações em todos os setores da indústria, inclusive nas empresas que atendem grandes corporações, onde esse direcionamento dos negócios tornou-se imprescindível.
Nesse cenário, os principais aspectos observados quando se fala em ESG são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, questões trabalhistas e de inclusão dos trabalhadores e a metodologia de contabilidade, dentre outras. Tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes empresas têm suas ações listadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que garantam a sobrevivência de uma empresa a longo prazo.
“O ESG é basicamente um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que vem sendo usada para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. Se você vem acompanhando as notícias do mercado, percebeu que essa sigla vem sendo cada vez mais citada e, que inclusive algumas empresas têm vinculado o bônus de seus executivos a essas metas” explicou Vinícius Ghise, CEO da Global AD, agência especializada em Digital Brand Reputation.
Implementar essa agenda não é mais um “modismo”, e ela também deixou de ser opção, esses compromissos tornaram-se um diferencial para empresas de qualquer porte. Um relatório feito pela Opinion Box revelou que 67% dos consumidores possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de fazer compras. Diante desse cenário, as empresas têm corrido para demonstrar suas campanhas e projetos dentro do tema — e, por meio disso, conectarem-se ainda mais com seus clientes.
Hoje em dia quem não é sustentável já enfrenta dificuldades no mercado. Um levantamento realizado no ano de 2020 pela Global Marketing Trends, da Deloitte, mostrou que as empresas orientadas por esses propósitos obtêm maiores ganhos de participação de mercado e crescem em média três vezes mais rápido do que seus concorrentes, além de aumentar a força de trabalho e a satisfação do cliente.
Até mesmo o mercado investidor passou a ter no ESG um diferencial na escolha de seus investimentos. Vale lembrar que a Black Rock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo, anunciou que somente investirá em empresas com estratégia clara de economia neutra em carbono.
“Adotar uma agenda ESG é se preocupar além de suas vendas. Temos certeza que, cada vez, esse hábito estará presente na forma como os negócios são realizados, e cremos que nossas ações de hoje impactam fortemente no amanhã”, finalizou Ghise.
Empresa
Feat lidera captação da Arena Brasileira 2026 e atrai marcas de peso para o Parque Ibirapuera

A Feat, agência especializada em estratégias de entretenimento e brand experience, consolida sua posição no mercado de grandes eventos ao assinar como a parceira oficial da Arena Brasileira 2026. A empresa lidera a captação de patrocínios e o desenvolvimento de projetos especiais da iniciativa, apontada como uma das principais plataformas de experiência e relacionamento com o consumidor durante o Mundial de futebol. O ecossistema comercial desenhado para esta edição engloba cotas master, apoios setoriais, naming rights de áreas exclusivas, conteúdo digital, ações de hospitalidade corporativa e ativações integradas com influenciadores e creators.
Sediada no icônico Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Arena Brasileira projeta um ambiente imersivo que combina a transmissão ao vivo das partidas da Seleção Brasileira a uma extensa agenda de shows musicais, experiências gastronômicas e ativações interativas. O conceito do projeto foi arquitetado justamente para fundir o fervor do torcedor brasileiro com o mercado do entretenimento ao vivo, gerando um território fértil e de alta visibilidade para anunciantes.
Para a temporada de 2026, o evento ganha uma infraestrutura ainda mais robusta, dimensionada para receber milhares de torcedores a cada exibição. Como reflexo direto do trabalho estratégico de captação conduzido pela Feat, grandes marcas já garantiram presença no gramado do Ibirapuera, incluindo o Grupo Bimbo (com as marcas Rap10 e Pullman), o Grupo DPSP, Tabasco, Lenovo e 3C. As confirmações referendam o potencial da arena como uma vitrine de posicionamento institucional durante um dos períodos de maior atenção midiática do planeta. “Futebol e entretenimento são duas das maiores paixões do brasileiro. Quando conectados de forma estratégica, criam um ambiente extremamente potente para as marcas gerarem relevância, emoção e relacionamento genuíno com o público. A Arena Brasileira traduz exatamente esse potencial, e estamos muito entusiasmados em contribuir para aproximar grandes empresas dessa experiência única”, destaca Priscila Metzker, fundadora da Feat.
A sinergia entre a agência e a Arena Brasileira é de longa data, remontando à edição inaugural do projeto, realizada em 2022 no mesmo Parque Ibirapuera. Naquela ocasião, o evento atraiu um público superior a 100 mil pessoas ao longo do calendário esportivo e mobilizou mais de 20 marcas patrocinadoras, consolidando-se na época como um dos principais cases nacionais de conexão entre esporte e branded experiences.
Empresa
TIM escala campeã do BBB para subverter o Dia dos Namorados com estratégia focada no desejo de consumo

A TIM decidiu chacoalhar as tradicionais estratégias de marketing para o Dia dos Namorados ao expandir o significado da data para além dos casais apaixonados. Protagonizada por Ana Paula Renault, a grande vencedora do BBB26, a nova campanha da operadora foca em um comportamento bastante comum dos consumidores modernos: o hábito de flertar com produtos de desejo. No topo da lista de sedução da temporada está o PlayStation 5, que desponta com condições agressivas de preço, acompanhado por um robusto portfólio de ofertas em smartphones, televisores e acessórios de última geração.
A linha criativa da comunicação apoia-se no conceito bem-humorado de que “todo mundo namora” algum objeto de consumo. Com esse insight, a marca inclui ativamente o público solteiro na conversa, um segmento que vem ganhando tração expressiva no varejo ao aproveitar a data para investir em mimos pessoais e no próprio bem-estar. A ação ganha vida de forma 100% digital, surfando na personalidade autêntica de Ana Paula, que costuma brincar abertamente sobre seu status de solteira nas redes sociais. Nos primeiros movimentos da campanha, a jornalista instigou os seguidores ao levantar suspeitas sobre um suposto novo romance por meio de publicações enigmáticas. O mistério gerou forte engajamento até a grande revelação: o novo affair da ex-BBB era, na verdade, um eletrônico que ela já cobiçava há tempos.
“Partimos de um insight simples: o desejo não se limita a relações amorosas. Todo mundo tem algo que está ‘namorando’, e a campanha traduz esse comportamento de forma leve e próxima da realidade do consumidor. A Ana Paula é uma escolha natural para dar vida a esse conceito, pela maneira direta e bem-humorada com que se conecta com o público”, explica Gabriela Derraik, diretora de communication strategy da TIM.
Desenvolvida a quatro mãos com a agência BETC HAVAS e a joint venture formada por Mynd e Stage, a estratégia de comunicação pulveriza-se em pílulas de conteúdo digital lideradas por grandes nomes da internet, como Pequena Lô, Pedro Bonvivant e o duo Diva Depressão. O ecossistema criativo ganha o reforço dos produtores de conteúdo da TIM House, plataforma própria da operadora desenhada para acelerar novos talentos digitais.








