Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Encontro de Montagem reúne grandes nomes do cinema nacional e internacional

Publicado

em

Evento conta com a participação de montadores consagrados, como Willen Dias, de “Meu Nome É Bagdá”; Eduardo Serrano, de “Aquarius” e “Bacurau”; Karen Harley, de “Que Horas Ela Volta?”; Leticia Giffoni, de “Última Parada 174” e “Flores Raras”, além de executivos do setor de streaming , como Haná Vaisman, da Netflix; e Tetel Queiroz, da Disney

A Associação de Montadores de Cinema da São Paulo (AMC) e a Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (edt.), se uniram para realizar um grande evento nos próximos dias 21 e 22 de março, na Unibes Cultural, em São Paulo. Com o objetivo de discutir e trocar experiências acerca de técnicas de montagem, além de debater o mercado de audiovisual brasileiro, o 1º Grande Encontro de Montagem irá reunir nomes de peso da montagem e do segmento audiovisual como um todo.

Um dos nomes presentes no evento é Willem Dias, de “Meu Nome É Bagdá”, filme de Caru Alves de Souza recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano. Destacam-se ainda Eduardo Serrano, de “Aquarius” e “Bacurau”; Karen Harley, de “Que Horas Ela Volta?”; Leticia Giffoni, de “Última Parada 174” e “Flores Raras”; Lucas Gonzaga, de “Marighella” e a série “O Mecanismo”; Karen Akerman, de “Simonal – Ninguém Sabe O Duro Que Dei”; além dos executivos do setor de streaming Haná Vaisman, Creative Manager da Netflix; e Tetel Queiroz, Senior Manager Content and Development da Disney, entre muitos outros.

“Esse encontro tem a intenção de abrir um espaço de debate não apenas para profissionais da edição, como também para todos os membros da cadeia criativa do audiovisual. O objetivo é promover a troca de ideias sobre montagem, tanto do ponto de vista da criação, mas também mercadológico e técnico. Queremos criar pontes entre as ilhas de edição e o mercado”, afirma Karina Vilela, presidente da AMC.

Karina acrescenta ainda que o encontro não é somente voltado a profissionais já consolidados no mercado, mas sobretudo, é uma oportunidade para quem está começando. “É um evento aberto e gratuito mas ainda estamos na etapa de financiamento coletivo. Queremos criar ponte entre os jovens que desejam entrar nesse mercado e os profissionais mais experientes e que já estão consolidados”.

Para o presidente da edt., Pedro Bronz, o evento é extremamente importante não só para reunir os profissionais do setor, como também para a atualização e qualificação dessas pessoas. “Nossa profissão necessita de uma renovação constante, técnica, tecnológica e artística. Tanto a AMC quanto a edt. estão comprometidas com esse propósito e já haviam realizado eventos isoladamente com esse objetivo. Agora, estamos muito felizes por promover um grande encontro de forma coletiva. A ideia é que esse seja o primeiro de muitos e que consigamos, uma vez por ano, promover um encontro como esse em uma capital diferente do País”, comemora.

Tendência internacional

A organização de congressos voltados especificamente ao mercado de montagem não é um fenômeno restrito ao Brasil. Segundo Vilela, há fortes movimentos na Europa e nos Estados Unidos. De maneira geral, esses encontros procuram não apenas promover debates sobre o setor, mas especialmente sinalizam um posicionamento a favor das artes e da cultura.

“Todo encontro que visa fortalecer a cultura é um ato político e o nosso não poderia ser diferente. A montagem é o coração do filme, do vídeo, da série, da peça publicitária. E os montadores e editores do Brasil precisam saber que não estão sozinhos e que esse não é um movimento exclusivamente brasileiro, ou mesmo latino- americano, mas mundial. A título de exemplo, no ano passado, foi fundada na Alemanha a Associação Internacional de Editores, a TEMPO, da qual a EDA – Asociación Argentina de Editores Audiovisuales – faz parte como parceira fundadora. Essa instituição reúne associações e sindicatos de todo o mundo, unindo forças para os objetivos comuns que temos em cada associação: defesa e visibilidade do nosso ofício. Então o setor está se integrando em escala global e estamos orgulhosos em participar disso”, detalha.

Outro evento programado para esse ano é o 1° Congresso Iberoamericano de Editores Audiovisuais que acontecerá em Buenos Aires de 14 a 17 de Agosto e tanto o AMC quanto edt. foram convidados a participar. “Esse será o primeiro de muitos, pois ano que vem ele acontecerá no Rio de Janeiro e quem sabe em outra capital no ano subsequente. Queremos que este seja o primeiro de muitos”, finaliza Karina.

Serviço

1º Grande Encontro de Montagem

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire 2500, Sumaré, São Paulo

$: entrada é gratuita. Os interessados devem se inscrever no site https://unibescultural.byinti.com/#/ticket/ e aguardar a confirmação por e-mail, pois as vagas são limitadas. A expectativa da organização é que cerca de 300 pessoas compareçam aos dois dias de evento.

Evento no facebook: https://web.facebook.com/events/144641996576757/

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO: DIA 21/03*

10h: Abertura do evento

11h: Debate Desafios de Montagem

Convidados: Willem Dias, AMC, montador; Karen Harley, edt., montadora e Lucas Gonzaga, AMC, montador

Mediação: Leticia Giffoni, montadora (“Última Parada 174″e “Flores Raras”)

13h: Almoço

14h30: Mini Palestras | Momento Tecnologia e Futuro da Edição I

Planos da Avid para o futuro – Cristiano Moura, instrutor certificado da Avid e Carlos Moura, especialista técnico em vendas.

Novas tecnologias – novos desafios. A necessidade de atualização permanente – Horácio Velasquez, Sócio-diretor Proclass SP

15h30: Debate Montagem de séries na era VOD

Convidados: Haná Vaisman – Netflix, Tetel Queiroz – Disney, Marcia Vinci – Coiote Films Mediação: Helena Maura, AMC, montadora (séries “O Negócio”, “Carcereiros” e “Sintonia”)

17h30: Coffee Break

18h30: Mini Palestras | Momento Tecnologia e Futuro da Edição II

Inovações Adobe em Edição e Pós-produção com Luis Bechthold, gerente estratégico da Adobe

Obsolescência programada – Thiago Taboada, montador e consultor técnico (Canal Woohoo e Polo do audiovisual do Velho Oeste)

Sorteios de licenças e cursos

19h30: Entrevista com Eduardo Serrano

Pofessora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará Milena Szafir, entrevista o montador de “Bacurau” e “Aquarius”

20h30: Coquetel

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO: DIA 22/03* **

14h30 – 16h30: Masterclass I com Karen Akerman, edt.

16h30 – 17h30: Coffee Break

17h30 – 19h30: Masterclass II com Giba Assis Brasil, edt.

19h30 – 20h: Encerramento

*A programação está sujeita a alteração

** Haverá prioridade de entrada na sala para associados AMC e edt. com as anuidades em dia.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Guaraná Antarctica e PlayStation fecham parceria inédita e lançam torneio nacional de EA SPORTS FC™

Publicado

em

O futebol sempre foi um dos pilares históricos de conexão do Guaraná Antarctica com o público brasileiro. Atenta à migração dessa paixão esportiva para o ambiente virtual, a marca da Ambev acaba de anunciar sua entrada oficial no universo dos eSports por meio de uma parceria inédita com a PlayStation. A iniciativa inaugura uma plataforma de atuação multicanal que tem como grande destaque a Liga Guaraná, um campeonato nacional proprietário realizado dentro do ecossistema PlayStation Tournaments no jogo EA SPORTS FC™ — uma das franquias de simulação de futebol mais populares do mundo.

O projeto de co-branding envolve uma estratégia 360 graus com ativações de live marketing presenciais, transmissões ao vivo, promoções integradas a aplicativos de delivery e sorteios de consoles PlayStation 5 de última geração. Guilherme Poyares, diretor de marketing de Guaraná Antarctica, destaca o valor estratégico do movimento. “Estamos muito felizes de estrear oficialmente no universo gamer. Em Guaraná Antarctica, estamos sempre acompanhando o comportamento do consumidor, e a parceria com a PlayStation é um encontro perfeito de ecossistemas, já que nos permite falar diretamente com as novas gerações, enquanto Guaraná Antarctica leva para essa conversa sua brasilidade e os momentos de diversão que fazem parte da cultura do país.”

O grande campeão da Liga Guaraná receberá o inédito console PlayStation 5 Pro. O segundo colocado será premiado com um console PlayStation 5 tradicional, o terceiro lugar levará um controle premium (DualSense Edge) e o quarto colocado receberá um headset sem fio Pulse 3D.

Para tracionar o sell-out e conectar a campanha ao momento de consumo de bebidas em casa, a primeira fase do projeto foi integrada ao Zé Delivery,  aplicativo de entrega de bebidas. Até o dia 10 de agosto de 2026, a cada R$ 12,00 em compras de produtos Guaraná Antarctica na plataforma, o usuário ganha uma chance de concorrer a prêmios instantâneos (como vouchers da PlayStation Plus, cartões-presente Netshoes e cupons de desconto) e participa de sorteios semanais de consoles PS5.

Antecedendo a grande final do torneio, o Shopping Cidade São Paulo abrigará uma arena temática e gratuita entre os dias 8 e 15 de agosto de 2026. O espaço contará com estações de jogos para o público experimentar o catálogo da PlayStation, ativações físicas de chute a gol e uma dinâmica interativa em parceria com o Zé Delivery, que distribuirá brindes e picolés Kibon sabor Guaraná Antarctica. O visitante que cravar a maior pontuação no ranking de jogos da arena ao longo da semana também será premiado com um PlayStation 5.

Rafael Stival, diretor de marketing na Sony Interactive Entertainment, celebra o impacto da colaboração voltada ao mercado local. “Na PlayStation, buscamos constantemente novas formas de aproximar nossa comunidade das experiências que tornam a gameplay ainda mais especial. A parceria com Guaraná Antarctica amplia esse compromisso ao conectar entretenimento com experiências presenciais em uma iniciativa pensada especialmente para os jogadores brasileiros com uma marca essencialmente brasileira.”

Continue lendo

Empresa

Fini aposta em macrotendência global e lança “Crunchy Kisses”, linha de balas de gelatina com dupla textura

Publicado

em

A Fini, que atua no segmento de balas de gelatina e regaliz no Brasil, acaba de anunciar o lançamento de sua mais nova linha de produtos: a Crunchy Kisses. A novidade foi desenhada para inaugurar uma categoria focada na experiência de consumo multissensorial, combinando dois extremos de texturas e sabores em uma única mordida — o produto entrega uma camada crocante e azedinha por fora com um recheio macio e doce de gelatina por dentro.

A estratégia visa manter a marca na vanguarda da inovação e ditar o ritmo de crescimento do setor no país, apostando em atributos sensoriais complexos que estimulam a experimentação e despertam a curiosidade de novos perfis de consumidores.

O projeto de desenvolvimento do Crunchy Kisses foi estruturado a partir de pesquisas profundas de mercado e monitoramento de macrotendências globais. O departamento de inteligência da multinacional mapeou que as gerações Z e Alpha demandam cada vez mais produtos que entreguem contrastes físicos e experiências interativas na hora do consumo.

Esse movimento de mercado já se encontra maduro nos Estados Unidos e na Europa (com destaque para a Espanha), onde a fusão entre balas de gelatina e acabamentos drageados conquistou relevância expressiva nas gôndolas de varejo de doces. A vinda da linha para o Brasil faz parte da estratégia corporativa de internalizar tendências globais de sucesso.

Neste primeiro estágio de distribuição de trade marketing, o produto chega ao mercado brasileiro em duas versões de sabores: Cereja Azedinha e Framboesa. Os pacotes estarão disponíveis inicialmente e com exclusividade na rede de franquias e quiosques da Fini instalados em shoppings de todo o país, com expansão programada para o grande varejo (supermercados e farmácias) em uma etapa posterior.

Gabriela Guerreiro, diretora de marketing Brasil da The Fini Company, explica a visão analítica por trás da introdução da nova tecnologia de alimentos no país. “As transformações culturais costumam acontecer antes das transformações de mercado. Por isso, na Fini, buscamos compreender constantemente como os comportamentos estão evoluindo e quais experiências passam a ser valorizadas pelos consumidores. Hoje, observamos uma busca crescente por produtos que combinem surpresa, experimentação e diferentes estímulos sensoriais. Como líder da categoria, entendemos que nosso papel vai além de acompanhar tendências. Temos a responsabilidade de identificar movimentos emergentes, traduzir comportamentos em inovação e impulsionar a evolução do mercado. Foi a partir dessa leitura que identificamos a oportunidade de trazer Crunchy Kisses para o Brasil.”

Continue lendo