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Em ação inédita, Estação Espacial Internacional recebe 1.000 cartas de amor
Se é verdade que o amor não tem limites, uma ação inédita, que dura até o dia 1º de março, permitirá que pessoas façam as suas mensagens de amor viajarem para além dos limites da órbita terrestre. Isso porque o aplicativo de relacionamentos AdoteUmCara enviará 1.000 cartas de amor para o espaço. A ideia é que os românticos de plantão escrevam uma carta que viajará pelo espaço e que retornará à Terra repleta da magia do universo. No final dessa odisseia, a tão amada (e sortuda) pessoa destinatária receberá a mensagem na sua caixa de correio.
Cada carta viajará mais de 100 milhões de quilômetros pelo espaço – o equivalente a uma viagem de ida e volta do nosso planeta até Vênus, o planeta do amor.
O envio das cartas será realizado pelo foguete Falcon 9, da SpaceX, e está previsto para acontecer em novembro deste ano. O lançamento acontecerá no Cabo Canaveral, base espacial norte-americana de onde partiram os primeiros astronautas em direção à Lua, em 1969.
Durante a viagem, as cartas serão guardadas de uma forma bem particular, para protegê-las do ambiente espacial. Elas viajarão dentro de uma embalagem de 500 gramas, o que representa aproximadamente 0,002% da carga útil do foguete. Durante essa odisseia, o papel e a tinta das cartas devem receber raios ionizantes do sol e, por isso, poderão ser modificados, apresentando uma cor e estado únicos ao retornarem ao nosso planeta.
Após seis meses de estadia a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), as palavras de amor retornarão à Terra trazidas pela cápsula Dragon, que cairá no oceano Atlântico e será recuperada por uma equipe especial. Na sequência, as cartas serão, uma a uma, enviadas aos seus destinatários pelos correios.
Além de não causar danos ambientais por não gerar emissão de CO2, essa missão contribuirá com a pesquisa científica no espaço e o reabastecimento dos astronautas em órbita. Até hoje, 600 astronautas já viajaram pelo espaço. Mas, dentro de alguns meses, poderemos dizer que 1.000 cartas de amor fizeram o mesmo.
Como participar
A ação é aberta a todos e não é preciso abrir uma conta no AdoteUmCara para participar. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode enviar a sua carta por meio de uma plataforma dedicada para essa ação, no endereço adoteumcara.com.br/cosmic.
Os participantes poderão compartilhar as suas cartas cadastradas pelas redes sociais em busca do maior número possível de votos (pode ser de amigos, familiares e outras pessoas). Em seguida, um comitê de especialistas selecionará dentre as mensagens mais votadas as 1.000 que viajarão pelo espaço.
Fundado em Paris (na França) em 2007 e presente no Brasil desde dezembro de 2014, o AdoteUmCara é uma rede social descolada e divertida em que somente as mulheres podem começar a interação com os homens. Para iniciar uma conversa, elas devem puxar papo com eles ou, então, colocá-los no carrinho (como em uma compra online).
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APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
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Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.
Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para 26 de maio com término em 9 de junho.
As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.
A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.
A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.
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