Universo Live
ELOOH nasce líder e integra as maiores empresas de OOH do Brasil

Fruto da união da Sinergy, empresa líder em mobiliário urbano no Sul, e a Favretto, uma referência em painéis no mercado nacional, a ELOOH inicia operação como uma potência regional no segmento de mídia exterior. A empresa assume sua posição entre as maiores do país e tem meta de ultrapassar 50% de share nos mercados locais, ampliando em 40% a sua presença no mercado nacional, em dois anos.
Com sede em São Paulo, a ELOOH conta com portfólio multiplataforma e é a única do país com ativos digitais de mídia exterior nos três estados do Sul. Possui inventário composto por mais de 5 mil faces, totalizando cerca de 100 mil² de espaços publicitários, que geram acima de 150 milhões de impactos potenciais por semana.
A nova empresa será liderada pelos sócios Eduardo Ferreira, presidente-fundador da Sinergy, e Janete e Juracy Favretto, sócios da Favretto, que formam o conselho, e a publicitária Luciana Schwartz, que assume como CEO da operação. Juntas, Favretto e Sinergy possuem uma carteira de clientes com centenas de anunciantes, entre grandes marcas globais, nacionais e regionais.
O empresário Eduardo Ferreira explica que a ELOOH se tornou possível graças às sinergias das duas empresas, que detêm profundo conhecimento da alma das ruas, acumulado ao longo de mais de 40 anos de atuação em OOH, somado aos constantes investimentos em inovação e com desenvolvimento de ativos exclusivos.
“O resultado dessa nossa união oferece ao mercado um inventário imbatível em termos de possibilidades para os potenciais clientes. Além da maior cobertura nos três estados, vamos contar com o talento estratégico da Luciana Schwartz e equipe que, em parceria com os nossos clientes, vão buscar as melhores práticas e soluções de mídia, conectando marcas com a audiência desejada, na hora certa”, comenta o empresário.
Os sócios Janete e Juracy Favretto acrescentam que as duas empresas são comprometidas com metas de sustentabilidade – reciclagem, redução de emissão de carbono e o respeito à diversidades, estão entre as prioridades – e com o embelezamento dos espaços públicos nas cidades, com arquitetura e paisagismo.
“Uma honra e um grande desafio integrar o time Elooh, fruto da união de duas empresas referências em mídia exterior no Sul, em um momento tão importante para o segmento de OOH que, além de ter se consolidado junto ao digital como o maior meio de consumo de mídia do país, está em plena expansão com digitalização de ativos e geração de dados para potencializar ainda mais seu impacto no dia a dia das marcas”, acrescenta Luciana Schwartz.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
Universo Live
APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais.
“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.
Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.
A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação.
A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.
“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.
Universo Live
Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.
Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para 26 de maio com término em 9 de junho.
As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.
A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.
A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).
As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.