Universo Live
Conheça o shortlist do Ampro Globes Awards

A Ampro – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, acaba de divulgar a shortlist do Ampro Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil. Foram selecionadas 58 campanhas de 28 agências nas 19 categorias da premiação. Os premiados com Ouro, Prata e Bronze serão revelados na cerimônia do 21º Ampro Globes Awards, marcada para o dia 15 de dezembro, em evento híbrido que ocorrerá em paralelo ao Congresso de Live Marketing.
“Depois da boa surpresa com o recorde na quantidade de cases inscritos em tempos de pandemia, veio ainda a qualidade dos cases classificados. O feedback do júri não poderia ser melhor. O Ampro Globes Awards 2021 é um retrato vivo da maturidade e resiliência do mercado brasileiro de Live Marketing. As agências finalistas estão de parabéns.”, avalia o presidente executivo da Ampro, Alexis Pagliarini.
As agências finalistas poderão inscrever seus cases para a etapa internacional do The Globes.
Realizado há 21 anos pela Ampro, o Ampro Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing criado pela MAA Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. Por aqui, os cases inscritos são avaliados nacionalmente e podem ser aprovados também para concorrerem internacionalmente.
Confira a shortlist na íntegra, por ordem alfabética de cases:
- MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
A CERVEJA MAIS ESPERADA DO PIAUÍ | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
A PÁSCOA ATREVIDA DE BAILEYS | ARC | DIAGEO |
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
BAUDUCCO – PROMO FAMÍLIA DO SEU JEITO | BULLET | PANDURATA ALIMENTOS |
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
FUTEBOL BRAHMA 2020 | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR IDEIA OU CONCEITO
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
ISOPOR | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
ENCONTROS TROPICAIS: IZA CONVIDA – EDIÇÃO CONSCIÊNCIA NEGRA | ATENAS | DEVASSA |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
TERRITÓRIOS BOHEMIA REGIÃO NORDESTE | BEM | AMBEV -BOHEMIA |
- MELHOR CAMPANHA B2B
PIT STOP | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
PROMOÇÃO ENTREGA PREMIADA | MKT HOUSE | 99FOOD |
VB – 4WORK | SALLERO | SEM PARAR – VB |
W CLUBE | EAÍ!? LIVE MARKETING | WHIRLPOOL |
- MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
HEINEKEN 0,0% OUTDOOR | SHERPA42 | HEINEKEN |
HEINEKEN 0,0% UCL | SHERPA42 | HEINEKEN |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NATAL DE SONHO E LUZ | GRUPO PHOCUS | EQUATORIAL ENERGIA |
- MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO OU FIDELIDADE DE MARCA
#TRÂNSITORESPONSA | SIOUX 1876 | IFOOD |
CAMPANHA PDV MEMEMORÁVEL | ARGUMENTO | CARGILL AGRÍCOLA |
MEU MUNDO LANCÔME LIVE SHOP | DIA DAS MULHERES | V3A | L’ORÉAL |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PROGRAMA MAIORES & MELHORES CORAL 2020 | LIVE PROMO & INCENTIVE | AKZONOBEL |
PROMOSHELL JUNTE E TROQUE | SCORE GROUP | SHELL / RAIZEN |
- MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO
A CERVEJA MAIS ESPERADA DO PIAUÍ | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
COLORADO / TIM MAIA | BFERRAZ | AMBEV |
GERAÇÃO BOTIK | PROS | O BOTICÁRIO |
HEINEKEN 0,0% OUTDOOR | SHERPA42 | HEINEKEN |
NO PASSINHO DO BEBÊ | PROS | HUGGIES / KIMBERLY-CLARK |
- MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
GERAÇÃO BOTIK | PROS | O BOTICÁRIO |
STELLA & ABRACCIO – PANETONE & PIZZA | SCORE GROUP | AMBEV / STELLA E ABRACCIO |
- MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL(ESG)
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
CASE DOAÇÃO DO LOGO | GRUPO END TO END | GLOBO |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
PRIDE DAY – LGBTQIA+ | THE GROUP | LATAM |
- MELHOR AÇÃO LOW BUDGET
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
ENTREGA SURPRESA CASA&VÍDEO | V3A | CASA&VÍDEO |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
PRIDE DAY – LGBTQIA+ | THE GROUP | LATAM |
STELLA & ABRACCIO – PANETONE & PIZZA | SCORE GROUP | AMBEV / STELLA E ABRACCIO |
- MELHOR USO DE MÍDIA
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
JOHNSON’S TWITTAÇO DE SAIAS | TRACYLOCKE BRASIL | JOHNSON & JOHNSON |
- MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
SÃO JOÃO | MARCATIVA FLOW | SHOPPING DA BAHIA |
TANG NO TANK | PROS | TANG |
- MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO
BECK’S VILLAGE | CERVEJA BECKS | BFERRAZ | AMBEV |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HEINEKEN 0,0% UCL | SHERPA42 | HEINEKEN |
HEINEKEN 0.0% – ARENA SESSION | SALLERO | HEINEKEN |
KITKAT – WESG LATAM 2021 | V3A | KITKAT |
- MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CUBO BECKS | SCORE GROUP | AMBEV / BECKS |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PÁSCOA | MARCATIVA FLOW | SHOPPING DA BAHIA |
PIT STOP – ABASTECE E VAI | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
TEM BOA NA TAMPINHA / CERVEJA ANTARCTICA | BFERRAZ | AMBEV |
- MELHOR EVENTO VIRTUAL OU HÍBRIDO
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
BECK’S VILLAGE | CERVEJA BECKS | BFERRAZ | AMBEV |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO NOVA LINHA F VOLVO CAMINHÕES – NOSSA EVOLUÇÃO É POR VOCÊ | AVANTGARDE BRASIL COMUNIC | VOLVO CAMINHÕES |
LIVE #CADASONHOIMPORTA | ESTALO AGENCIA PROMOCIONAL | NATURA |
W HUB | EAÍ!? LIVE MARKETING | WHIRLPOOL |
WESG LATAM 2021 | V3A | V3A |
- MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA
#VIVAOCORSO | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CARNAVAL INVISÍVEL | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
- MELHOR PROMOÇÃO
BAUDUCCO – PROMO FAMÍLIA DO SEU JEITO | BULLET | PANDURATA ALIMENTOS |
BRAHMA IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV / BRAHMA |
PROMOÇÃO ELMA CHIPS NUMA MÃO, GRANA NA OUTRA | AKTUELLMIX | PEPSICO/ELMA CHIPS |
PROMOSHELL JUNTE E TROQUE CURTA A VIDA NO SEU RITMO | SCORE GROUP | RAIZEN / SHELL |
TEM BOA NA TAMPINHA / CERVEJA ANTARCTICA | BFERRAZ | AMBEV |
- CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PIT STOP | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
Universo Live
Leão e Housi promovem ação criada pela Fri.to Publicidade

A Leão, marca de chás, se uniu a Housi, startup especializada no segmento de moradia por assinatura, para convidar os paulistanos a ficarem “de boa”. A iniciativa faz parte da campanha de inverno de 2025 e convida o público a desacelerar o ritmo urbano agitado e estabelecer uma conexão emocional consigo mesmo.
Uma cabine foi instalada em frente a Housi Paulista. Quem passar pelo local poderá selecionar, em um tela, a opção “Tô de boa” e escolher um sabor de chá, quente ou frio. Em alguns minutos, um compartimento irá se abrir e entregar a bebida.
A ação criada pela Fri.to Publicidade especialmente para a Leão faz parte do conceito “Fica de Boa” e busca oferecer momentos de descontração, autocuidado e bem-estar. Enquanto isso, os consumidores experimentam os diferentes sabores de Chá Leão que mais combinam com seu estilo de vida em cada momento. A ativação traz a Housi como parceira porque as duas marcas têm valores em torno do bem-estar, da leveza e do equilíbrio emocional.
“A Housi tem buscado, cada vez mais, marcas conectadas com o cuidado e o bem-estar. Acreditamos que Leão está neste caminho e conectada com o que acreditamos. Mais do que uma proptech, também queremos ser um espaço de autocuidado”, pontua Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Universo Live
A indústria brasileira de som reforça protagonismo na regulação da IA

O avanço da inteligência artificial tem provocado transformações profundas em diversos setores da economia criativa. Na indústria de som, esse movimento desperta tanto expectativas quanto preocupações. A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som) está na linha de frente desse debate, articulando propostas e acompanhando o Projeto de Lei 2338/2023, que estabelece diretrizes para o uso da IA no Brasil.
Na última semana, foi realizada a primeira audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o PL 2338/2023. Na ocasião, a Apro+Som, junto a mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, apresentou uma carta reforçando a importância do marco regulatório que assegura transparência no uso de obras e protege os interesses de criadores artísticos e intelectuais.
Segundo Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som, a urgência desse debate está na preservação dos direitos de quem cria obras autorais. “Todos que fazem parte da cadeia criativa precisam continuar protegidos. Se uma obra é utilizada no input de mineração de dados para treinamento da IA e gera algo novo no output como resultado final, é justo que haja remuneração. Nenhum setor pode se apropriar, de forma gratuita, dos recursos produtivos de outro setor com a justificativa de que é preciso deste insumo para crescer”, relata.
A dirigente explica que, embora a regulação seja essencial para todos, há uma diferença perceptível no impacto entre grandes e pequenas empresas do setor criativo.. As corporações de maior porte têm se beneficiado ao reduzir custos com serviços em escala, enquanto as empresas menores utilizam a IA de forma pontual, sem substituir a mão de obra criativa. “No fim, todas perdem sem a regulação. O direito autoral é constitucional e precisa ser resguardado, independentemente do porte da empresa”, afirma.
Outro ponto levantado por Bia Ambrogi é a tendência de agências e anunciantes ampliarem o uso da IA para assumir etapas da produção que antes eram delegadas às empresas especializadas. Para ela, trata-se de um processo de adaptação, mas não de substituição. “Não existe uma única pessoa ou tecnologia capaz de pensar, criar, executar, sonorizar, distribuir e medir resultados de uma campanha inteira. Especialistas continuarão sendo necessários, ainda que em formatos diferentes.”
A Apro+Som reforça que a regulação trará benefícios tanto para grandes quanto para pequenas empresas, além de profissionais autônomos. Com regras claras, haverá segurança jurídica e reconhecimento pelo uso de suas obras. A ausência de regulação, por outro lado, traz insegurança jurídica a quem usa e amplia o risco de concentração de poder nas mãos de big techs enfraquecendo o mercado nacional.
O PL 2338/2023, já aprovado no Senado, segue em tramitação na Câmara dos Deputados e, posteriormente, retornará ao Senado para votação final. O movimento IA Responsável, do qual a Apro+Som é uma das lideranças, acompanha de perto cada etapa, inspirando-se em modelos regulatórios já implementados em países da União Europeia.
Esse movimento também fortalece o posicionamento internacional do Brasil no debate sobre IA. “Quanto maior o alinhamento entre os países, mais eficiente será a regulação. A tecnologia não conhece fronteiras, por isso precisamos falar a mesma língua quando o tema é uso de dados protegidos por Direitos Autorais. A Apro+Som acompanha o cenário nacional e internacional e integra a frente IA Responsável, formada por cerca de quarenta associações dos setores criativos.”Um trabalho coletivo, com diferentes focos mas com o mesmo objetivo: preservar o direito autoral, um princípio constitucional, aplicando-o com regras adaptadas à realidade da inteligência artificial”, reforça Bia.