Universo Live
Conheça o shortlist do Ampro Globes Awards

A Ampro – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, acaba de divulgar a shortlist do Ampro Globes Awards, a maior premiação do Live Marketing no Brasil. Foram selecionadas 58 campanhas de 28 agências nas 19 categorias da premiação. Os premiados com Ouro, Prata e Bronze serão revelados na cerimônia do 21º Ampro Globes Awards, marcada para o dia 15 de dezembro, em evento híbrido que ocorrerá em paralelo ao Congresso de Live Marketing.
“Depois da boa surpresa com o recorde na quantidade de cases inscritos em tempos de pandemia, veio ainda a qualidade dos cases classificados. O feedback do júri não poderia ser melhor. O Ampro Globes Awards 2021 é um retrato vivo da maturidade e resiliência do mercado brasileiro de Live Marketing. As agências finalistas estão de parabéns.”, avalia o presidente executivo da Ampro, Alexis Pagliarini.
As agências finalistas poderão inscrever seus cases para a etapa internacional do The Globes.
Realizado há 21 anos pela Ampro, o Ampro Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing criado pela MAA Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. Por aqui, os cases inscritos são avaliados nacionalmente e podem ser aprovados também para concorrerem internacionalmente.
Confira a shortlist na íntegra, por ordem alfabética de cases:
- MELHOR CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA
A CERVEJA MAIS ESPERADA DO PIAUÍ | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
A PÁSCOA ATREVIDA DE BAILEYS | ARC | DIAGEO |
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
BAUDUCCO – PROMO FAMÍLIA DO SEU JEITO | BULLET | PANDURATA ALIMENTOS |
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
FUTEBOL BRAHMA 2020 | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR AÇÃO DE BRANDED CONTENT, SOCIAL OU INFLUENCER
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR IDEIA OU CONCEITO
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
ISOPOR | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
- MELHOR CONSTRUÇÃO DE MARCA
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
ENCONTROS TROPICAIS: IZA CONVIDA – EDIÇÃO CONSCIÊNCIA NEGRA | ATENAS | DEVASSA |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HIT ESTOURADO | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
SKOL MÚSICA | CALIFORNIA | SKOL (AMBEV) |
TERRITÓRIOS BOHEMIA REGIÃO NORDESTE | BEM | AMBEV -BOHEMIA |
- MELHOR CAMPANHA B2B
PIT STOP | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
PROMOÇÃO ENTREGA PREMIADA | MKT HOUSE | 99FOOD |
VB – 4WORK | SALLERO | SEM PARAR – VB |
W CLUBE | EAÍ!? LIVE MARKETING | WHIRLPOOL |
- MELHOR EXPERIÊNCIA DE MARCA
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
HEINEKEN 0,0% OUTDOOR | SHERPA42 | HEINEKEN |
HEINEKEN 0,0% UCL | SHERPA42 | HEINEKEN |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NATAL DE SONHO E LUZ | GRUPO PHOCUS | EQUATORIAL ENERGIA |
- MELHOR CAMPANHA DE INCENTIVO OU FIDELIDADE DE MARCA
#TRÂNSITORESPONSA | SIOUX 1876 | IFOOD |
CAMPANHA PDV MEMEMORÁVEL | ARGUMENTO | CARGILL AGRÍCOLA |
MEU MUNDO LANCÔME LIVE SHOP | DIA DAS MULHERES | V3A | L’ORÉAL |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PROGRAMA MAIORES & MELHORES CORAL 2020 | LIVE PROMO & INCENTIVE | AKZONOBEL |
PROMOSHELL JUNTE E TROQUE | SCORE GROUP | SHELL / RAIZEN |
- MELHOR LANÇAMENTO DE PRODUTO
A CERVEJA MAIS ESPERADA DO PIAUÍ | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
COLORADO / TIM MAIA | BFERRAZ | AMBEV |
GERAÇÃO BOTIK | PROS | O BOTICÁRIO |
HEINEKEN 0,0% OUTDOOR | SHERPA42 | HEINEKEN |
NO PASSINHO DO BEBÊ | PROS | HUGGIES / KIMBERLY-CLARK |
- MELHOR USO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
GERAÇÃO BOTIK | PROS | O BOTICÁRIO |
STELLA & ABRACCIO – PANETONE & PIZZA | SCORE GROUP | AMBEV / STELLA E ABRACCIO |
- MELHOR CAMPANHA DE INCLUSÃO SOCIAL, DIVERSIDADE E CAUSA AMBIENTAL(ESG)
AMOR RARO | AGÊNCIA 947 | SAREPTA THERAPEUTICS |
CASE DOAÇÃO DO LOGO | GRUPO END TO END | GLOBO |
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
PRIDE DAY – LGBTQIA+ | THE GROUP | LATAM |
- MELHOR AÇÃO LOW BUDGET
CLICKBUS IDA-E-VOTA | TRACYLOCKE BRASIL | CLICKBUS |
ENTREGA SURPRESA CASA&VÍDEO | V3A | CASA&VÍDEO |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
PRIDE DAY – LGBTQIA+ | THE GROUP | LATAM |
STELLA & ABRACCIO – PANETONE & PIZZA | SCORE GROUP | AMBEV / STELLA E ABRACCIO |
- MELHOR USO DE MÍDIA
CENTAURO – UNIFORME QUE NUNCA EXISTIU | TRACYLOCKE BRASIL | CENTAURO |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
JOHNSON’S TWITTAÇO DE SAIAS | TRACYLOCKE BRASIL | JOHNSON & JOHNSON |
- MELHOR AÇÃO DE ENTRETENIMENTO
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
SÃO JOÃO | MARCATIVA FLOW | SHOPPING DA BAHIA |
TANG NO TANK | PROS | TANG |
- MELHOR ATIVAÇÃO DE PATROCÍNIO
BECK’S VILLAGE | CERVEJA BECKS | BFERRAZ | AMBEV |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
EUROLAMPIONS | CALIFORNIA | BRAHMA (AMBEV) |
HEINEKEN 0,0% UCL | SHERPA42 | HEINEKEN |
HEINEKEN 0.0% – ARENA SESSION | SALLERO | HEINEKEN |
KITKAT – WESG LATAM 2021 | V3A | KITKAT |
- MELHOR CAMPANHA DE TRADE MARKETING
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
BRAHMA – IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV/BRAHMA |
CUBO BECKS | SCORE GROUP | AMBEV / BECKS |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PÁSCOA | MARCATIVA FLOW | SHOPPING DA BAHIA |
PIT STOP – ABASTECE E VAI | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
TEM BOA NA TAMPINHA / CERVEJA ANTARCTICA | BFERRAZ | AMBEV |
- MELHOR EVENTO VIRTUAL OU HÍBRIDO
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
BECK’S VILLAGE | CERVEJA BECKS | BFERRAZ | AMBEV |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO NOVA LINHA F VOLVO CAMINHÕES – NOSSA EVOLUÇÃO É POR VOCÊ | AVANTGARDE BRASIL COMUNIC | VOLVO CAMINHÕES |
LIVE #CADASONHOIMPORTA | ESTALO AGENCIA PROMOCIONAL | NATURA |
W HUB | EAÍ!? LIVE MARKETING | WHIRLPOOL |
WESG LATAM 2021 | V3A | V3A |
- MELHOR SOLUÇÃO/AÇÃO/CAMPANHA OU EVENTO DURANTE PANDEMIA
#VIVAOCORSO | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CARNAVAL INVISÍVEL | GRUPO PHOCUS | AMBEV |
CARNAVARANDA TROPICAL | ATENAS | DEVASSA |
CONTOS DE NATAL PARA ACREDITAR / SANTANDER NATAL | BFERRAZ | SANTANDER |
DRIVE IN CCBB | TERRUA | BANCO DO BRASIL |
LANÇAMENTO SINGLE GUETO – IZA | ATENAS | DEVASSA |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MINI ARRAIÁ TERRUÁ | TERRUA | AGÊNCIA TERRUÁ |
NÃO PERCA A SEGUNDA | AKTUELLMIX | DOMINO’S |
- MELHOR PROMOÇÃO
BAUDUCCO – PROMO FAMÍLIA DO SEU JEITO | BULLET | PANDURATA ALIMENTOS |
BRAHMA IMC FUTEBOL | SCORE GROUP | AMBEV / BRAHMA |
PROMOÇÃO ELMA CHIPS NUMA MÃO, GRANA NA OUTRA | AKTUELLMIX | PEPSICO/ELMA CHIPS |
PROMOSHELL JUNTE E TROQUE CURTA A VIDA NO SEU RITMO | SCORE GROUP | RAIZEN / SHELL |
TEM BOA NA TAMPINHA / CERVEJA ANTARCTICA | BFERRAZ | AMBEV |
- CREATIVE BUSINESS TRANSFORMATION
BOTECO BOHEMIA | QUINTA DO CARANGUEJO | CALIFORNIA | BOHEMIA (AMBEV) |
CINE VISTA JK IGUATEMI | JUST LIVE | IGUATEMI |
MANTO DA MASSA | GRUPO END TO END | CLUBE ATLÉTICO MINEIRO |
MY HEINEKEN | INTEGER\OUTPROMO | HEINEKEN |
PIT STOP | SCORE GROUP | AMBEV / DTC |
Universo Live
Apro+Som e entidades do setor criativo se mobilizam pela proteção cultural e autoral

A ascensão da inteligência artificial (IA) na indústria da dublagem tem gerado preocupações importantes entre profissionais do setor, especialmente no que tange aos direitos autorais e de personalidade. A capacidade da IA de replicar vozes humanas levanta questões sobre identidade, pagamentos e preservação da cultura nas produções audiovisuais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2.338/2023, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, busca diretrizes para o uso da IA, incluindo a proteção dos direitos autorais contra utilizações não autorizadas em sistemas de IA generativa. “A dublagem de inteligência feita por artificial envolve questões de direito autoral e direito de personalidade. Hoje, no Brasil, um dos principais usos da IA nesse mercado é a recriação da voz original em inglês para que soe em português com o mesmo timbre”, explica Bia Ambrogi, presidente da Apro+Som.
A Apro+Som (Associação Brasileira das Produtoras de Som), juntamente com mais de 40 entidades da indústria criativa, musical, jornalística e de comunicação, inveja uma carta ao Senado em defesa do projeto de lei, no ano de 2024. O documento enfatiza a necessidade de um marco regulatório que assegure a transparência no uso de obras e proteja os interesses dos criadores de conteúdos artísticos, intelectuais e jornalísticos no contexto da IA.
Dubladores brasileiros vêm conscientizando que a utilização indiscriminada dessa tecnologia pode comprometer a qualidade das adaptações culturais e ameaçar postos de trabalho no setor. “A dublagem vai muito além da simples reprodução de uma voz. O trabalho dos diretores de dublagem, locutores e dubladores inclui a adaptação do roteiro à cultura local, ajustando piadas, expressões e referências para tornar a experiência mais natural. Além disso, há um cuidado técnico para garantir que a sincronização labial seja precisa. Com a IA, grande parte desse processo se perde, resultando em uma dublagem que muitas vezes não se adequa à realidade cultural do país”, alerta Bia Ambrogi.
A clonagem de voz por meio de IA também gera debates jurídicos. Atualmente, a legislação brasileira de propriedade intelectual não abrange especificamente a proteção da voz isolada, isso faz parte dos direitos de personalidade protegidos pelo Código Civil e relacionados com a proteção à dignidade humana que está na Constituição Federal, sendo estes direitos extrapatrimoniais, o que deixa uma lacuna na tutela dos profissionais da voz, que utilizam este recurso como fonte de renda contra usos não autorizados de suas identidades vocais. “Diante desse cenário, estamos trabalhando em conjunto com diversas associações que representam dubladores e profissionais de voz, como o Movimento Dublagem Viva, Clube da Voz e Interartis, associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros, para ampliar o debate sobre a regulamentação da IA. Isso inclui a participação em fóruns, seminários e festivais, além do diálogo constante com o legislativo para avanço na construção do marco regulatório da IA e na tramitação do PL 2338”, ressalta.
A Apro+Som, em conjunto com outras entidades, segue atuando na frente “IA Responsável”, acompanhando as comissões especiais da Câmara dos Deputados que analisam o projeto de lei. “Estamos em uma campanha de conscientização para a população sobre o impacto do uso da IA na dublagem e promovendo conversas com assessores e deputados para garantir que compreendam os desdobramentos dessa tecnologia. Como o PL 2338 tramita há quase dois anos no Senado, é essencial o processo de conscientização para todos os envolvidos na Câmara dos Deputados, para que se aprofundem no tema e considerem suas implicações para o Brasil antes das votações”, explica Bia.
“Além disso, associações de gestão coletiva, como a Abramus, Interartis e a UBC, têm espaços abertos de discussão para que entidades do setor contribuam com perspectivas e demandas. Nesse contexto, o papel da Apro+Som é acompanhar o PL de perto, garantindo que os diferentes recortes sejam contemplados e que as constantes adaptações e atualizações sigam os desdobramentos do tema de forma eficaz”, completa.
A luta reforça a necessidade de que a tecnologia não avance em detrimento dos direitos dos profissionais das indústrias criativas e da integridade cultural. A preocupação vai além da garantia de remuneração justa aos profissionais de identidade vocal: trata-se de proteger a produção das produções audiovisuais brasileiras. A mobilização coletiva dessas organizações tem sido fundamental para garantir que a regulamentação da IA ocorra de maneira ética e responsável, garantindo que os interesses dos profissionais e da cultura nacional sejam devidamente contemplados no processo legislativo.
Universo Live
Heineken apresenta ativação que reúne diferentes espaços de São Paulo

A Heineken apresenta o Single Night Bar, ativação proprietária que reúne em um só prédio, no centro de São Paulo, ambientes e bares, destacando algumas das pluralidades de espaços icônicos da capital paulista. A iniciativa faz parte da campanha Bar Dating e do lançamento do Hei App, ambos co-criados pela LePub São Paulo e Milão.
O Hei é um aplicativo da marca com curadoria exclusiva sobre a noite paulistana, com a finalidade de ajudar os consumidores a descobrirem mais locais na cidade. Segundo uma pesquisa realizada pela marca em parceria com a Onepoll, a maioria (68%) da Geração Z e Millennials afirma que costuma frequentar sempre o mesmo bar para socializar. No entanto, outro dado relevante é que 66% dos entrevistados afirmam que o desejo de explorar mais lugares, ter novas experiências e conhecer novas pessoas é mais forte agora do que há cinco anos. Com os aplicativos de namoro já incorporados ao dia a dia, a Heineken está unindo os mundos do swiping e da socialização – oferecendo uma maneira inteligente e descomplicada de “combinar” com um bar e renovar sua vida social.
A entrada para o evento é gratuita com ingressos limitados mediante apresentação de ingresso gerado por QR Code. Para garantir o seu, basta baixar o aplicativo Hei. Após o download, é necessário fazer um rápido cadastro. Em seguida, é só acessar o banner do Single Night Bar dentro do app, escolher a data, o horário da reserva e a quantidade de ingressos desejada (limitada a dois por pessoa). Os ingressos ficam disponíveis automaticamente no aplicativo.
O Single Night Bar está localizado no coração da cidade, no edifício Misericórdia, no Centro Histórico de São Paulo. O edifício terá quatro andares dedicados ao evento. Toda a ação foi criada e desenvolvida pela ATENAS.ag – agência de brand experience e parceira no planejamento, criação e execução de projetos da marca Heineken no Brasil – e conta com a curadoria de Facundo Guerra, um dos principais pioneiros da vida noturna e da cena cultural paulistana — também embaixador do projeto.