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Como a inteligência artificial pode ajudar o seu e-commerce?

Publicado

em

*Rafael Ataide

Quando paramos para considerar o poder computacional que a IA oferece, dá para entender porque ela é um ponto de virada na sociedade. Ela atua com quantidades imensuráveis de dados a um tempo extremamente reduzido. Atualmente, as maiores companhias do planeta estão trabalhando para aprimorar as possibilidades dessa tecnologia cada vez mais — além da OpenAI, empresa vinculada à Microsoft que criou o ChatGPT, o Google também já lançou a sua própria versão do mesmo tipo de ferramenta de IA de linguagem natural, chamado Bard.

Neste contexto, empreendedores dos mais diversos setores buscam entender de que maneira essa tecnologia pode ajudar nos negócios e com o setor de e-commerce não é diferente.

O primeiro ponto é lembrar que este mercado é altamente adepto às novas tecnologias, inclusive à própria inteligência artificial. Os chatbots de atendimento mais simples, agora presentes em inúmeros negócios e ativados até mesmo no WhatsApp, foram implementados nas lojas virtuais há anos, quando ainda eram novidades em fase de testes.

Ou seja, é importante para qualquer empresa ficar de olho nas possibilidades que a IA oferece agora e deve oferecer em breve para os negócios. Alguns exemplos valem ser destacados:

Monitoramento de comportamento

No marketing digital, já existem maneiras de acompanhar o comportamento dos usuários no site da sua marca. Quanto tempo os visitantes passam em determinadas páginas, quais produtos têm mais cliques, taxas de abandono do carrinho de compras, entre outras métricas importantes.

Atualmente, a coleta desses dados é automatizada, mas a análise deles não é. A inteligência artificial pode agilizar consideravelmente essas análises e criar sugestões de ações a partir delas. Os resultados podem se tornar muito mais precisos.

Por exemplo, a automação poderia avisar à empresa que determinado produto teve um pico na quantidade de acessos, e rapidamente será possível trabalhar uma campanha de marketing específica para aproveitar o momento. Ou, ainda, a IA poderia informar quais itens causam mais abandonos de carrinhos e o e-commerce terá como focar neles para estimular mais a compra. Dentro disso, a tecnologia poderia, inclusive, sugerir exatamente o que fazer na campanha ou na resolução do problema com base no que já deu certo no site anteriormente ou em outros e-commerces similares, caso possua esses dados.

Recomendação de produtos

As recomendações de produtos para os clientes de e-commerces podem e vão ser aprimoradas com o tempo.

Esse é um sistema que já funciona muito bem em várias plataformas, como na área de streaming, mas que ainda comete erros. A IA está evoluindo e um dos efeitos será uma recomendação altamente personalizada, aumentando as chances de sucesso de vendas.

Otimização de custos

Como é o objetivo de toda aplicação de tecnologia, a ideia da inteligência artificial nos negócios é reduzir custos e aumentar a receita, de uma maneira ou de outra.

Com as mudanças citadas acima e tantas outras que ainda podem se apresentar ao mercado, os e-commerces passarão por otimizações significativas e o impacto financeiro será cada vez maior.

Não podemos deixar de aproveitar novidades como as que estão surgindo, seja o ChatGPT ou outras ferramentas com tecnologias similares. Assim como o atendimento humanizado e ágil se torna mais possível e potencializado com a IA, há outros setores a serem melhorados.

Acredito que os e-commerces, mais uma vez, serão alguns dos pioneiros no uso das novas tecnologias da Indústria 4.0. E mal posso esperar para seguir acompanhando essa revolução.

*Rafael Ataide – Diretor e Associate Partner da agência Adtail

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Governança digital é o pilar invisível por trás de uma boa campanha de marketing

Publicado

em

*Adalberto Generoso

Não é de hoje que as empresas passaram a realizar mudanças bruscas em suas campanhas de marketing. Atualmente, companhias de praticamente todos os segmentos estão apostando em metodologias impulsionadas por novas tecnologias e formatos para colocar essas ações em prática, visando um crescimento acelerado no mercado.

É dentro dessa realidade que a governança digital emerge como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Mas, para entender essa importância, precisamos recapitular um pouco a principal finalidade das campanhas de marketing: atrair a atenção do público-alvo diante da abundância de canais e conteúdos. Trata-se de um grande desafio, que pede por alguns protocolos.

O maior deles é a necessidade de reunir materiais digitais em uma só plataforma de maneira organizada e estruturada, permitindo que o acesso aos arquivos seja controlado e mapeado, de modo que a empresa domine o uso de imagens, vídeos, apresentações, documentos, dentre outros elementos.

Assim, o time de marketing poderá ter uma visão ampla do seu campo de ação, executando com uma maior precisão projetos que tragam valor ao negócio. Ou, em outras palavras, campanhas impactantes que conversam com o cliente e geram a conversão.

Como uma plataforma DAM contribui para a governança digital
De todos os modelos e soluções presentes no mercado que podem ajudar uma marca a alcançar a governança digital, o DAM (Digital Asset Management) se destaca. A partir do momento que uma plataforma como essa se torna o acervo histórico da empresa, todos os seus materiais de comunicação são armazenados e distribuídos de modo seguro e assertivo.

Primeiramente, esse benefício se deve à sua capacidade de estabelecer padrões de segurança rigorosos. Todas as atividades que estão sendo realizadas dentro dos sistemas das companhias são controladas integralmente, o que não apenas garante um tratamento adequado dos arquivos, como também impulsiona a eficiência operacional e o levantamento de insights estratégicos.

Por exemplo, se olharmos para profissionais de marketing que possuem um salário médio de R$ 5 mil e uma carga horária de trabalho de 160 horas/mês, com uma plataforma de gestão de ativos digitais, a empresa pode economizar cerca de 80% do tempo e R$ 7 milhões nos processos de produção de campanhas. Consequentemente, os projetos tendem a trazer um Retorno Sobre Investimento (ROI) maior, podendo chegar a até 200%.

Inclusive, um relatório do Mordor Intelligence demonstra que as organizações estão atentas a esses atributos. A estimativa é que o mercado de DAM atinja cerca de US$ 5,2 bilhões este ano e dobre até 2029, trazendo uma taxa de crescimento anual de mais de 15,2%.

Vantagens de incorporar a IA ao DAM
Ao debatermos o setor de marketing na atualidade, também não podemos deixar de pensar na Inteligência Artificial (IA), principalmente no que se diz respeito às IAs Generativas. Essa tecnologia vai auxiliar cada vez mais as equipes de marketing a olharem para além do óbvio e, de fato, atribuírem à marca uma personalidade forte em suas campanhas.

Basicamente, em um futuro próximo, a tecnologia será capaz de criar conteúdos de base qualificados, permitindo que os profissionais tenham tempo para pensar “fora da caixa” e executem planos de ação complexos. Por outro lado, isso só será possível se esse recurso obter acesso a uma base histórica estruturada e categorizada da empresa.

Estamos falando de campanhas antigas, publicações, imagens de produtos ou qualquer outro material de comunicação que possa ser útil para o processo criativo de novos projetos. É nesse sentido que a incorporação dessa tecnologia ao DAM entra como um divisor de águas.

A plataforma já qualifica todos os ativos digitais da empresa, possibilitando que, eventualmente, uma IA Generativa seja utilizada de forma alinhada aos seus objetivos. Logo, cria-se um ciclo de produção organizado e consciente, sem um uso limitado desse recurso tecnológico.

Essa é a prova definitiva de que a governança digital não é só um conceito abstrato, mas sim um alicerce por trás das campanhas de marketing bem-sucedidas. Implementar as respectivas tecnologias corretamente – inclusive com a ajuda de parceiros especializados – deve ser uma das prioridades das marcas que pretendem construir crescer de maneira sustentável na realidade atual.

*Adalberto Generoso – Cofundador e CEO da Yapoli, referência em gestão de ativos digitais do Brasil.

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Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

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*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

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