Empresa
Cerveja Cabaré chega ao mercado como um ‘Show De Cerveja’

Acaba de chegar ao mercado cervejeiro a Cerveja Cabaré.O novo rótulo, fruto de uma parceria entre o Grupo Petrópolis e o Engenho Dom Tapparo, é o primeiro do grupo a ser envasado em garrafa de vidro verde, somado a atributos de puro malte dourado e lúpulo alemão, no estilo American Lager, e produzido em baixa fermentação.
A campanha de lançamento, criada pela BETC HAVAS, traz um filme de 30” para TV. Por meio do conceito ‘Um Show de Cerveja´, o vídeo apresenta o cantor Leonardo como embaixador da marca e destaca, de forma descontraída, os diferenciais da Cabaré como a cerveja ideal para reuniões entre amigos, unindo os amantes da bebida. A campanha conta também com um conteúdo extra do filme em que, através de um QR Code, o consumidor poderá ter uma experiência exclusiva de estar inserido no filme. A ideia é que o telespectador se sinta como um dos convidados no churrasco do cantor. O filme foi produzido pela Madre Mia, com direção de cena de Kiko Lomba.
Além disso, a estratégia de comunicação desenvolvida pela agência envolve ainda ações com desdobramentos no digita e spots de rádio.
Ficha técnica campanha
Agência: BETC HAVAS
Cliente: Grupo Petrópolis – Cabaré
Campanha: Lançamento Cabaré
CCO: Erh Ray
CBO: Daniel Jotta
Diretor de Criação: Marcelo Ribeiro
Diretor de Criação Associado: Victor Castelo
Criação: Igor Freitas (Zaza), Lucas Madu e Raphú Oliveira.
Marcas & Negócios: Guilherme Rollemberg, Nathalia Moral e Maiara Bovo
Canais & Engajamento: Jairo Soares, Gabriel Roveri, Haroldo Paro, Nancy Vergara, Gabriela Pereira, Matheus dos Anjos e Sara Freitas
Estratégia: Agatha Kim e Silvia Paes.
Conteúdo: Daniela Lima, Fernando Cury, Fernanda Conceição e Fabio Santos
Produção: Anna Luisa Ferraz, Juliana Arantes, Rafael Paes.
Produção Gráfica: Gilmar Souza, Marcio Brusaferro, Plinio Alves e Carlos Valeriano
Produtora: Madre Mia Filmes
Produtor Executivo: Telma Silva
Atendimento: Gabriela Silva
Coordenação de produção: Liliam Lima
Direção: Kiko Lomba
Direção de Fotografia: Rambo
Direção de Arte: Joan Ibars Pallas
Pós-Produção: ColorBar Filmes
Diretor de Produção: Toninho Gomes
Produtora Áudio: Lira Música
Atendimento Produtora Aúdio: Marcio Espinosa
Aprovação do Cliente: Walter Faria, Giulia Faria, Eliana Cassandre, Nathalia Cajueiro, André Zanetti, Isabela Souza dos Reis, Douglas da Silva, Priscila da Fonseca e João Paulo dos Santos
Empresa
Minuano investe em mídia exterior em São Paulo, Goiás e Distrito Federal para celebrar 40 anos de marca

Para marcar as celebrações de quatro décadas de atuação no mercado, a Minuano expandiu sua estratégia de comunicação com uma nova frente de mídia out-of-home (OOH). A cobertura abrange os estados de São Paulo, Goiás e o Distrito Federal, visando reforçar o conhecimento de marca e incentivar a conversão de vendas em regiões próximas a estabelecimentos varejistas e atacadistas parceiros.
A veiculação é operada em parceria com a Eletromidia e reúne diferentes formatos de exibição, incluindo mobiliário urbano, telas em elevadores de edifícios residenciais e corporativos, além de circuitos no transporte metroviário. As peças trazem a identidade visual comemorativa de aniversário com a participação da jornalista e apresentadora Fernanda Gentil, embaixadora da marca.
A estratégia busca intensificar a presença nos mercados de maior volume comercial, conectando a mensagem de comunicação ao momento que antecede a decisão de compra nos supermercados e atacarejos. “Celebrar 40 anos é também olhar para o futuro e encontrar novas formas de estar presente na vida dos consumidores. A campanha amplia a presença de Minuano em mercados estratégicos e leva para as ruas a nossa comunicação de aniversário, com a Fernanda Gentil como parte importante dessa construção. Ao combinar a força da marca, a proximidade com o consumidor e uma presença relevante nos territórios onde temos grande amplitude comercial, somada a ações diferenciadas de execução, estimulamos a conexão de Minuano com variadas gerações e seguimos construindo os próximos capítulos dessa história”, afirma Nicole Mandil, diretora de marketing da Flora, indústria detentora da marca.
Empresa
Milano Beauty Week evidencia papel da inteligência artificial nas operações e resgata valor do presencial no mercado de beleza

A realização da Milano Beauty Week, entre 16 e 20 de setembro em Milão, ofereceu um panorama das novas diretrizes estratégicas que orientam o setor internacional de beleza. Projetado como um festival cultural e sensorial urbano, o evento serviu de plataforma para analisar a aplicação da tecnologia nas operações industriais, a arquitetura de espaços físicos e as transformações na dinâmica de consumo presencial.
Os debates foram acompanhados por executivos da agência Brand&Stories, especializada em estratégia, neurociência e experiências de marca. Na avaliação da sócia cofundadora e head de estratégia e gestão corporativa, Luciana Andrade, e do sócio e cientista de comportamento humano, Natanael Sena, os movimentos observados na Itália revelam uma separação clara entre a eficiência operacional no ambiente digital e a construção de relacionamento no universo presencial.
O uso de inteligência artificial consolida-se com relevância na análise de dados, na personalização de ofertas, no gerenciamento de estoque e na automação de conteúdo. Em contrapartida, no ponto de contato direto com o público, as marcas priorizam o atendimento consultivo, espaços de convivência e dinâmicas que exigem presença física. “O que vi em Milão é uma escolha consciente sobre onde colocar a tecnologia. Ela entra para resolver escala, repetição e análise, e sai de cena quando o objetivo é criar vínculo. Isso muda a lógica do investimento: não é sobre estar em todos os canais, é sobre decidir quais momentos merecem o custo de uma experiência presencial bem feita”, afirma Luciana Andrade.
A integração entre marcas concorrentes em praça pública foi apontada como um dos diferenciais do modelo europeu em relação às feiras corporativas tradicionais promovidas no Brasil. “Hoje no Brasil, as marcas trabalham seus objetivos de divulgação de forma separada. Cada uma em um evento, ativação ou espaço. Aqui as marcas se unem em um evento a céu aberto o que possibilita proporcionar ao consumidor final uma experiência única sem burocracias, credenciais e ingressos como normalmente acontece nas grandes feiras realizadas no Brasil”, explica Natanael Sena.
A exibição de processos produtivos em formatos didáticos também integrou a programação. “Além disso, as marcas conseguem mostrar ao consumidor final suas novas tecnologias na linha de produção com experiências lúdicas que traduzem todo o processo de forma didática ao consumidor. Não se trata apenas de visitar um stand e sair com uma amostra grátis. Esse processo promove inclusão, conhecimento e envolvimento profundo do público. Quando as empresas se reúnem em prol de um evento de um determinado segmento, ele ganha mais força e movimenta ainda mais a economia do setor e da cidade que ganha o palco do evento”, completa a empresária.
A análise aponta ainda para a importância de curadoria e medição de retorno financeiro. Para os especialistas, concentrar investimentos em ativações focadas gera maior retenção de memória do que pulverizar orçamentos em múltiplos pontos de contato. “Fazer menos e melhor é uma decisão estratégica, não uma limitação. Quando você concentra o investimento em um momento que realmente importa para o público, consegue medir, ajustar e repetir. Quando espalha, você entrega presença e não entrega memória”, declara Luciana Andrade.
Em relação à tropicalização dessas tendências ao ecossistema brasileiro de live marketing, a adequação exige atenção aos custos logísticos, à extensão geográfica e ao perfil cultural do consumidor local. “Copiar formato é o caminho mais rápido para gastar dinheiro sem resultado. O que se transfere é o raciocínio por trás da decisão, não o cenário. A pergunta não é como fazer aquilo aqui, mas qual problema aquilo resolveu lá e qual é o nosso problema equivalente”, conclui Natanael Sena.








