Empresa
Casas Bahia lança e-commerce de produtos ecológicos e sustentáveis em parceria com a Pangeia

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e extra.com.br, e a Pangeia, ecossistema de negócios sustentáveis, caracterizado por criar e abraçar iniciativas baseadas no desenvolvimento social, econômico e ambiental, se unem em um projeto de aceleração da jornada ESG da companhia. Como primeira iniciativa, a partir do dia 27 de janeiro, o site e app da Casas Bahia passam a ter a plataforma como a loja sustentável oficial.
A Pangeia chega ao e-commerce da Casas Bahia com um sortimento variado de produtos de categorias como alimentos, utensílios, acessórios e cuidados pessoais, todos produzidos com práticas sustentáveis por tribos indígenas da Amazônia, cooperativas rurais e florestais, de artesãos e de fabricantes verdadeiramente empenhados na promoção de um ciclo produtivo sustentável.
Além disso, todas as transações são carbono zero, com compensação automática assegurada pela Moss, climatech pioneira e líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain. Isso significa que, independentemente da modalidade de entrega escolhida para receber o produto, as emissões de carbono serão compensadas, ajudando na preservação da Floresta Amazônica.
A loja sustentável adota também a iniciativa 1% pelo Planeta, convertendo as vendas em ações práticas em ESG, ou seja, a cada compra, 1% da receita bruta com a venda de produtos é diretamente reservada – e repassada trimestralmente – para ações em prol da melhora da qualidade de vida e a geração de renda regular em comunidades rurais e florestais.
No site e no app da Casas Bahia, o ecossistema de produtos sustentáveis abrirá a oferta de produtos, estruturados nas quatro macrocategorias da Pangeia:
– Da Terra, junto com o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), organização sem fins lucrativos que trabalha para ativar o ecossistema de negócios comunitários rurais e florestais para aumentar a renda dos pequenos produtores e fortalecer a conservação dos ecossistemas naturais. São mais de 1.100 cooperativas mapeadas pela Conexsus em todo o Brasil;
– Da Floresta, com enfoque em produtos desenvolvidos por povos originários, feitos com a essência brasileira;
– Ecoshop, voltado para fabricantes e artesãos de produtos ecológicos e sustentáveis orientados ao consumo consciente;
– Causas, com iniciativas criadas e geridas em prol do desenvolvimento social e ambiental.
Rede de Sustentabilidade
A loja da Pangeia no e-commerce da Casas Bahia é a primeira de uma série de iniciativas, previstas ao longo dos próximos meses, com a união da experiência do ecossistema de práticas sustentáveis aos compromissos de ESG da Via.
“Estamos falando de como utilizar o nosso negócio para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente e diante disso temos dois pontos importantes: a oferta de possibilidades sustentáveis para um consumidor preocupado com o meio ambiente e questões sociais, e a produção de conteúdo para disseminar boas práticas de responsabilidade social e ambiental. A nossa jornada de ESG junto com a Pangeia está só começando”, destaca Luciana Pacheco, Gerente Executiva de Comunicação e Sustentabilidade/ESG da Via.
A próxima fase do projeto prevê a utilização da infraestrutura da Via – a maior malha logística do país – em prol dos agentes da sociobiodiversidade do Brasil, facilitando o acesso a mercados e otimizando os processos administrativos relacionados à logística.
“Nosso maior propósito é a conexão. Temos como missão facilitar, acelerar e conectar pessoas, empresas, produtores e consumidores interessados em traçar uma jornada mais responsável com o meio ambiente e a sociedade de forma a trilhar o que chamamos de ESG na prática. Quando nos unimos a uma marca como a Via, comprometida com essa aceleração, contamos com um parceiro poderoso, não só quando falamos de logística e tecnologia, bem como a vitrine que nossos parceiros passam a ter. A nossa jornada é longa e esse é o primeiro passo para juntos, avançarmos para um Brasil mais verde, mais integrado e mais justo.”, destaca Carla Espindola, Diretora de Comunicação da Pangeia.
ESG na Via
A estratégia de crescimento da Via está atrelada ao seu plano de ESG. A companhia tem estruturado e realizado ações de impacto socioeconômico em comunidades brasileiras, bem como de impacto ambiental, como a logística reversa.
Em novembro, o marketplace da empresa passou a abrigar a Feira Preta, que é uma porta de desenvolvimento para empreendedores negros. No último trimestre, em conjunto com a EqualWeb, lançou o primeiro marketplace acessível do Brasil. A ferramenta de acessibilidade conta com mais de 30 soluções para pessoas que precisam de adaptação visual ou auditiva. O projeto surgiu no âmbito de um movimento de acessibilidade para todas as plataformas e sites da companhia, reafirmando o compromisso da Via com a inclusão.
A Via também conta com o Reviva, maior programa de reciclagem do varejo brasileiro, que há mais de 10 anos atua na destinação correta dos materiais recicláveis gerados nas operações da Companhia. Os resíduos recicláveis beneficiam 250 famílias ligadas às 11 cooperativas parceiras, que promovem a reciclagem dos materiais. A empresa também atua na logística reversa de eletroeletrônicos, garantindo o descarte e a destinação correta desses equipamentos.
Hoje, já são 500 coletores de eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, que estão distribuídos nas lojas do grupo. Também foram inseridos 10 veículos elétricos na frota da empresa para a realização das entregas de última milha aos clientes. Os carros já realizaram um percurso de cerca de 155 mil quilômetros até o momento, evitando a emissão de 65 toneladas de CO2.
Empresa
Coca-Cola e Eletromidia se unem para trazer de volta a magia do Natal na avenida Paulista

A Coca-Cola e a Eletromidia anunciam parceria com objetivo de devolver à avenida Paulista seu protagonismo histórico nas celebrações de fim de ano. Desde o dia 16 de dezembro, a via mais emblemática da capital paulista recebe o projeto “A Magia do Natal de volta à Paulista”, uma intervenção urbana conjunta em 12 abrigos de ônibus, que transformará a jornada diária da população em uma experiência imersiva, unindo a memória afetiva da data à inovação em mídia exterior (OOH).
O projeto eleva o padrão de mídia urbana ao integrar cenografia física e as soluções digitais proprietárias da Eletromidia. A inovação é impulsionada pela tecnologia MUB+, que cria uma narrativa visual contínua ao combinar elementos estáticos presentes no teto dos abrigos com painéis digitais. Um dos principais atrativos é a interatividade via realidade aumentada, que convida o público a mergulhar no espírito natalino: seja ‘vestindo’ acessórios icônicos como o gorro e a barba do Papai Noel, ou registrando o momento em uma foto digital ao lado do bom velhinho em tempo real.
“A Coca-Cola tem uma conexão histórica com o Natal. Para nós, a data é um convite ao encantamento e ao compartilhamento de bons momentos com a família e pessoas queridas, brindando com uma Coca-Cola bem gelada. Ao levar a magia do Natal para a Avenida Paulista, buscamos resgatar memórias afetivas que fazem parte da história da cidade e, ao mesmo tempo, reinterpretá-las com inovação e criatividade. Estar ao lado da Eletromidia, uma parceira que entende o espaço urbano como um lugar de encontro e emoção, nos permite transformar o trajeto cotidiano das pessoas em uma experiência viva, capaz de aproximar, inspirar e celebrar o espírito do Natal”, conta Catarina Lopes, diretora de marketing da marca Coca-Cola no Brasil.
A iniciativa surge do desejo mútuo de revitalizar o tradicional ritual natalino que, por anos, movimentou a cidade, mas, nos últimos tempos, perdeu sua força. A parceria de sucesso combina o que cada empresa tem de melhor: a Coca-Cola contribui com seu legado emocional e a magia da narrativa, enquanto a Eletromidia garante a execução, utilizando sua expertise em transformar o mobiliário urbano em verdadeiras plataformas de conexão e entretenimento. Juntas, as empresas visam reescrever essa história, criando um ambiente memorável e “compartilhável” no coração de São Paulo.
Segundo Giovanni Rivetti, head do eletroLAB – braço de inovação da Eletromidia –, o projeto se concentrou em equilibrar a inovação trazida pela tecnologia e a tradição de uma data tão especial. “Nossa missão foi traduzir a magia do Natal em engenharia, transformando estruturas estáticas em plataformas vivas de interação. Ao integrarmos o MUB+ com cenografia e recursos imersivos, conseguimos entregar uma intervenção urbanística que respeita a estética da cidade e oferece uma experiência sensorial inédita para quem passa pela avenida.”
Empresa
Novo filme da Neoenergia sobre Natal reforça presença da marca com clientes

Estreiou em plataformas digitais o filme de Natal da Neoenergia, “Enfeites de Natal”. Inspirado na campanha publicitária “Mais por você”, a nova peça traz personagens natalinos que ganham vida em uma animação divertida e criada por inteligência artificial. Papai Noel e sua turma decoram uma árvore de Natal de uma casa até que todos começam a transpirar com o calor do verão brasileiro e, em seguida, unem forças para ligar um ventilador.
Com uma abordagem humanizada e emocional, a publicidade valoriza a importância da energia no dia a dia ainda mais em momentos tão especiais. “O Natal é a data comemorativa mais popular do Brasil. Queremos reforçar a conexão da marca Neoenergia com as pessoas, mostrando que a empresa está presente em todas as ocasiões. Por isso, nada melhor do que falar com criatividade e leveza sobre a relevância da energia na vida de todos”, afirma Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.
Criado em parceria com a agência Propeg, “Enfeites de Natal” será veiculado nas plataformas digitais – Meta, Tiktok, Youtube – e nas mídias sociais próprias da Neoenergia, garantido ampla cobertura e engajamento com diferentes públicos. A animação mostra os enfeites pendurados em uma árvore. Eles começam a se mexer ao notarem que a casa está tranquila. Todos começam a transpirar. Papai Noel, bonecos de neve e demais enfeites se balançam em sincronia, ganhando cada vez mais força e impulso, até que o biscoito de gengibre consegue, por fim, acionar um interruptor de energia na parede, e ligar o ventilador para alegria geral.








