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Campanha inédita com influenciadores de educação incentiva a cultura maker

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 A unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo, em parceria com LEGO® Education convidaram 50 professores e influenciadores digitais apaixonados por educação e robótica para participarem do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil, um programa global de experimentação do novo produto que visa estimular o ensino de STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) com alunos do Ensino Fundamental.

A campanha iniciada em junho contou com professores e influenciadores de todas as regiões do país, que receberam conjuntos SPIKE™ Prime em casa para testarem a solução educacional e todas as aplicações. A ação teve duração de 8 semanas e envolveu a realização de tarefas e desafios com o uso do kit que foram compartilhados nas redes sociais dos participantes. O segundo grupo já está recebendo o material e deve começar as mostrar os projetos em breve.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais da educação e torná-los influenciadores do aprendizado da metodologia STEAM”, diz Alex Paiva, gerente de produtos da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia. “Ao mesmo tempo, queremos incentivar o inventor que habita em cada um de nós por meio dos influenciadores digitais, que podem gerar curiosidade nas suas audiências por meio da troca de experiências e conhecimentos em seus vídeos e postagens”.

Segundo o executivo, o Brasil precisa investir cada vez mais no desenvolvimento do pensamento científico, uma deficiência importante do país quando se analisa rankings globais de Educação. Alex Paiva explica que as competências mais relevantes podem ser trabalhadas a partir da ciência, entre elas a habilidade de resolver problemas, inclusive os cotidianos, tomada de decisão e criatividade.


O SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção de robôs e dispositivos dinâmicos de forma rápida e prática. “O kit é muito amigável e intuitivo para o uso do aluno e do professor. Um dos objetivos dele é estimular a confiança dos estudantes no processo de aprendizagem das disciplinas que envolvem ciência, robótica e tecnologia, que nesse momento estende a sala de aula para a sala de casa e segue proporcionando momentos curiosos de criatividade enquanto os conceitos são assimilados naturalmente,” explica Paiva.

O professor Vandinei Nascimento, do SESI – Serviço Social da Indústria de Altamira, no Pará, foi um dos selecionados para o programa e conta que a experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas formas de ensinar. “No decorrer das atividades descobrimos novas oportunidades e funções do SPIKE™ Prime, que permite ensinar programação de uma forma diferente. Assim é possível transformar as disciplinas mais complexas em conteúdos simples e de fácil compressão, além de deixar as aulas muito mais dinâmicas e atrativas para os alunos”.

A campanha foi estruturada no Brasil com um conceito muito estratégico e lógico do que a empresa entende por influência digital efetiva. Foram selecionadas pessoas com real impacto sobre grupos importantes para adoção da nova solução, portanto, os critérios considerados para o título de influencer foram relacionados ao envolvimento das pessoas no movimento MAKER, STEAM, estímulo ao pensamento científico e, naturalmente, a paixão por criar e por construir projetos robóticos, ingrediente fundamental nessa fórmula.

“Nossa conceituação de influenciador digital reforça a tendência das marcas em identificar micro e nano influenciadores que tenham efetiva influência. Pessoas que fomentam ideais, debates e são incentivadores do processo de aprendizagem nos mais diversos ambientes”, comenta Bianca Vieira, gerente de Marketing e Vendas da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

O jovem Eduardo Brízida, do canal Universo da Robótica no YouTube e estudante de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-RJ, é uma das figuras mais conhecidas do assunto e foi um dos nomes integrar a campanha. Dono de uma didática muito interessante para abordar projetos com robôs, Eduardo já conhecia o kit desde o lançamento global em 2019, “imediatamente, eu fiquei muito impressionado e curioso para testá-lo. Naquela época mal se passava na minha cabeça a possibilidade de eu ter o SPIKE Prime e muito menos de participar de um projeto dessa magnitude”, comenta o youtuber.

De acordo com Eduardo, a iniciativa proporcionou um conhecimento mais aprofundado e o domínio necessário para desenvolvimento dos projetos de forma mais fluida e segura.

“O sentimento é uma mistura de orgulho e felicidade. Buscarei de alguma forma continuar trazendo conteúdo desse kit porque o seu potencial é incrível e a diversão é garantida”, conta Eduardo, que criou um perfil no TikTok para seguir com vídeos de projetos de uma outra perspectiva.

Adriana Bini, professora e coordenador de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Campinas, é uma das influenciadoras que recebeu o material e pode desenvolver projetos cada vez mais elaborados ao longo de oito semanas. “Foram dois meses intensos de construções e programações. Oportunidade maravilhosa poder participar desse programa envolvendo dedicação, superação, partilha e aprendizado com feras do país inteiro, o que fez dessa experiência um período único”, comemora Adriana, que confirma que o material é completo para programação intuitiva, tem modelos de planos de aula que oportunizam o desenvolvimento de habilidades eficazes na solução de problemas e pensamento lógico compõe o software utilizado, além de informações online para suporte de professores e alunos. “Apaixonante, desafiador e autêntico! Impossível não se apaixonar pelo LEGO® Education SPIKE Prime! Que venham outras oportunidades!”, diz Adriana.

A vice-diretora de Tecnologia Educacional na Rede de Ensino Caminho do Saber (Caxias do Sul – RS), Alessandra Colvara, relata que participar do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil foi muito importante, agregou novos conhecimentos, experiências e até amizades. “A rede de SPIKE™ Prime Influencers – Brasil está apenas começando”, alerta positivamente Alessandra.

Durante a campanha, os participantes também ganharam capacitação sobre o kit e sobre a metodologia LEGO® Education, por meio de videoconferência. Além disso, aqueles que atingiram percentual cumprido nas etapas recebem um certificado. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil podem ser acompanhados pelo site https://spibr.criatividade.digital/ ou nas as redes sociais da Tecnologia Educacional, no Instagram Facebook.

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Aviator e o novo território do marketing digital: como estratégias de engajamento moldam o futuro das apostas online

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Nos últimos anos, o setor de apostas online tornou-se um dos ambientes digitais mais dinâmicos e competitivos, impulsionado por transformações tecnológicas, novos hábitos de consumo e o crescimento contínuo da economia digital em diversos mercados emergentes. Entre os formatos que mais chamam a atenção nesse cenário, os crash games se consolidaram como uma tendência global – e dentro deles, o Aviator destaca-se como um fenômeno cultural, social e mercadológico.

Logo no início dessa discussão, é impossível ignorar a crescente procura por aviator apostas online, acessível em plataformas internacionais. O jogo, que combina decisões em tempo real, simplicidade de interface e um forte apelo visual, tornou-se um case interessante para profissionais de marketing, justamente por sua capacidade de construir comunidades, gerar engajamento e criar experiências digitais altamente compartilháveis.

Para um público especializado em marketing, comunicação e inovação, compreender o impacto cultural e estratégico do Aviator é essencial para entender o comportamento do consumidor contemporâneo, especialmente em setores altamente competitivos como o de jogos online, casino digital e entretenimento interativo.

O fenômeno Aviator: por que esse formato conquistou o público?

O Aviator surgiu como uma proposta simples: um gráfico que sobe continuamente enquanto o jogador decide o melhor momento para “sacar”. Se esperar demais, corre o risco de perder. Se sair cedo, perde a chance de multiplicadores maiores. Essa dinâmica cria um cenário de engajamento constante, típico de modelos gamificados de alta intensidade.

O que chama a atenção dos analistas de marketing é como essa estrutura favorece:

1. Microdecisões rápidas

O jogador interage constantemente, o que aumenta o tempo de permanência e a sensação de “protagonismo digital” – elementos valiosos em qualquer produto online.

2. Acessibilidade visual

A interface minimalista é um exemplo de UX eficaz: poucos elementos, leitura clara e ação objetiva. Isso facilita retenção e reduz barreiras para novos usuários.

3. Viralização orgânica

A estrutura de risco e recompensa gera momentos dramáticos que são altamente compartilháveis, especialmente em redes sociais e streams de entretenimento.

4. Construção de comunidade

A chat box ao vivo e a visualização das apostas de outros usuários criam um ambiente social, algo especialmente valorizado em plataformas digitais atuais.

Para o marketing, esses fatores mostram como uma jornada simples pode gerar profundidade emocional e altos níveis de engajamento, algo que marcas de todos os segmentos buscam replicar.

O impacto no marketing digital: o que o Aviator ensina?

O crescimento dos crash games como o Aviator não acontece por acaso. Ele é sintomático de uma mudança mais ampla nas preferências do consumidor digital, especialmente entre adultos jovens que valorizam experiências rápidas, interativas e flexíveis.

A partir desse contexto, alguns aprendizados tornam-se especialmente relevantes.

1. Experiências interativas superam conteúdos passivos

A lógica do Aviator mostra que o usuário quer participar, decidir, sentir que a ação depende dele. Isso abre portas para:

  • marketing interativo,
  • campanhas baseadas em decisões,
  • ativações gamificadas,
  • experiências imersivas.

Cada vez mais, o consumidor espera esse tipo de envolvimento.

2. A simplicidade continua sendo poderosa

Mesmo com tecnologias avançadas, o público responde bem a formatos simples, intuitivos e imediatos. Um excesso de informação ou complexidade pode afastar o usuário, o que é algo importante para campanhas digitais, anúncios e plataformas de serviços.

3. O fator social é essencial

A interação ao vivo, mesmo em contextos virtuais, desperta senso de comunidade e pertencimento. Para o marketing, isso reforça o papel das experiências compartilhadas, lives, transmissões colaborativas e campanhas coletivas.

4. Mobile-first não é tendência – é realidade consolidada

A maioria dos usuários acessa plataformas de apostas online via smartphone. Isso reflete um comportamento que abrange todo o ecossistema digital: quem não projeta para mobile perde relevância.

Marketing para plataformas de apostas: profissionalização e responsabilidade

O setor de apostas online, especialmente em mercados africanos como Moçambique, vem passando por um processo acelerado de profissionalização em termos de comunicação, experiência de usuário e posicionamento digital.

Isso significa que marcas e plataformas precisam adotar:

  • linguagem clara, responsável e informativa;
  • estratégias digitais que priorizem transparência;
  • segmentação bem construída;
  • ações de marketing que eduquem o usuário sobre funcionamento das plataformas.

Enquanto o Aviator cresce como produto, ele também abre discussões sobre como marcas desse setor podem comunicar valor sem recorrer a promessas ou tom excessivamente promocional. É justamente nesse equilíbrio, entre entretenimento, informação e clareza, que o marketing digital pode atuar de forma mais eficaz.

Aviator e o marketing de influência: um casamento inevitável

Influenciadores de nichos como entretenimento, esportes e lifestyle digital começaram a incorporar o Aviator em seus conteúdos, não apenas pelo jogo em si, mas pelo dinamismo visual, que rende bons vídeos, lives e interações.

O formato é ideal para:

  • demonstrações,
  • reacts,
  • desafios,
  • transmissões em tempo real,
  • conteúdo educativo sobre apostas online.

Essa combinação cria um terreno fértil para campanhas estruturadas, onde a narrativa é orgânica e o engajamento, alto.

Para o marketing, isso reforça o papel dos microinfluenciadores, que muitas vezes têm mais credibilidade e conexão com comunidades específicas.

O futuro: o que esperar da evolução desse tipo de jogo?

Crash games tendem a se expandir muito além do Aviator, incorporando elementos de:

  • realidade aumentada,
  • gráficos evoluídos,
  • interações sociais avançadas,
  • modos colaborativos,
  • novos sistemas de recompensas.

Quanto mais essas plataformas evoluem, mais oportunidades surgem para profissionais de marketing desenvolverem estratégias de engajamento inovadoras, orientadas por dados e sensíveis aos novos comportamentos digitais.

O Aviator como reflexo de um novo consumidor digital

O crescimento do Aviator e das apostas online é, acima de tudo, um reflexo de transformações profundas no comportamento do consumidor: preferência por experiências rápidas, envolventes, móveis e sociais.

No Brasil, o avanço da regulamentação das apostas online tem buscado estabelecer regras claras para operadores e consumidores, promovendo maior transparência e segurança no mercado.

Para profissionais de marketing, o jogo representa um laboratório vivo de tendências:

  • interatividade,
  • simplicidade,
  • viralização,
  • comunidade,
  • mobile-first.

Estudar esse fenômeno permite compreender melhor não apenas o setor de apostas, mas todo o ecossistema digital contemporâneo – onde atenção é um ativo disputado e engajamento, a métrica que define resultados.

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Ogilvy cria plataforma de comunicação para divulgação da parceria entre Nestlé e Netflix

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A Ogilvy assina uma plataforma de comunicação única e integrada para a Nestlé promover a temporada final de Stranger Things, da Netflix. Intitulada “O melhor dos dois mundos”, a iniciativa vai além do tradicional filme publicitário e traz formatos diferenciados que dialogam diretamente com os fãs da série em diversos canais.

A estratégia criativa explora a dualidade presente tanto nos produtos da linha Chocobakery, que combinam chocolate e biscoito quanto na narrativa da série – uma das mais populares de Netflix. O conceito central, desenvolvido pela agência, é: “Chocolate ou biscoito? É o melhor dos dois mundos”. O posicionamento estratégico destaca o portfólio composto por Choco Trio, Choco Cookie, Choco Biscuit e a novidade Choco Pretzel.

A plataforma se materializa em um conjunto de filmes com três durações, com produção da Pródigo Filmes, que poderão ser conferidas no Netflix Ads, além das versões de 15 segundos especialmente desenvolvidas para as redes sociais. Com estética cinematográfica e referências visuais que homenageiam o universo da série, o filme principal se passa em um cenário cotidiano de Stranger Things e traz os produtos de Nestlé como a solução para o embate das dualidades: “Não é chocolate. Não é biscoito. É o melhor dos dois mundos”.

“No momento em que Stranger Things entra em sua última temporada, criamos uma série de narrativas, tudo pensado para agradar aos fãs, a partir de conversas que poderiam ter saído dos encontros entre os protagonistas”, explica Valéria Desideri, head de conteúdo e influência da Ogilvy. “Cada uma das iniciativas parte de códigos do fandom e ganha vida em sketches rápidos feitos para as redes”, complementa.

Ainda com foco em engajamento dos fãs da séria, a campanha também inclui uma série de conteúdo out of home que ocupa os principais endereços da cidade, como Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Brigadeiro Luis Antônio, Praça da Luz, Praça Charles Miller, entre outros 200 locais. Os totens em pontos de ônibus iniciaram recentemente a exibição de imagens que remetem à dualidade entre o mundo real e o invertido.

 

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