Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Campanha inédita com influenciadores de educação incentiva a cultura maker

Publicado

em

 A unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo, em parceria com LEGO® Education convidaram 50 professores e influenciadores digitais apaixonados por educação e robótica para participarem do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil, um programa global de experimentação do novo produto que visa estimular o ensino de STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) com alunos do Ensino Fundamental.

A campanha iniciada em junho contou com professores e influenciadores de todas as regiões do país, que receberam conjuntos SPIKE™ Prime em casa para testarem a solução educacional e todas as aplicações. A ação teve duração de 8 semanas e envolveu a realização de tarefas e desafios com o uso do kit que foram compartilhados nas redes sociais dos participantes. O segundo grupo já está recebendo o material e deve começar as mostrar os projetos em breve.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais da educação e torná-los influenciadores do aprendizado da metodologia STEAM”, diz Alex Paiva, gerente de produtos da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia. “Ao mesmo tempo, queremos incentivar o inventor que habita em cada um de nós por meio dos influenciadores digitais, que podem gerar curiosidade nas suas audiências por meio da troca de experiências e conhecimentos em seus vídeos e postagens”.

Segundo o executivo, o Brasil precisa investir cada vez mais no desenvolvimento do pensamento científico, uma deficiência importante do país quando se analisa rankings globais de Educação. Alex Paiva explica que as competências mais relevantes podem ser trabalhadas a partir da ciência, entre elas a habilidade de resolver problemas, inclusive os cotidianos, tomada de decisão e criatividade.


O SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção de robôs e dispositivos dinâmicos de forma rápida e prática. “O kit é muito amigável e intuitivo para o uso do aluno e do professor. Um dos objetivos dele é estimular a confiança dos estudantes no processo de aprendizagem das disciplinas que envolvem ciência, robótica e tecnologia, que nesse momento estende a sala de aula para a sala de casa e segue proporcionando momentos curiosos de criatividade enquanto os conceitos são assimilados naturalmente,” explica Paiva.

O professor Vandinei Nascimento, do SESI – Serviço Social da Indústria de Altamira, no Pará, foi um dos selecionados para o programa e conta que a experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas formas de ensinar. “No decorrer das atividades descobrimos novas oportunidades e funções do SPIKE™ Prime, que permite ensinar programação de uma forma diferente. Assim é possível transformar as disciplinas mais complexas em conteúdos simples e de fácil compressão, além de deixar as aulas muito mais dinâmicas e atrativas para os alunos”.

A campanha foi estruturada no Brasil com um conceito muito estratégico e lógico do que a empresa entende por influência digital efetiva. Foram selecionadas pessoas com real impacto sobre grupos importantes para adoção da nova solução, portanto, os critérios considerados para o título de influencer foram relacionados ao envolvimento das pessoas no movimento MAKER, STEAM, estímulo ao pensamento científico e, naturalmente, a paixão por criar e por construir projetos robóticos, ingrediente fundamental nessa fórmula.

“Nossa conceituação de influenciador digital reforça a tendência das marcas em identificar micro e nano influenciadores que tenham efetiva influência. Pessoas que fomentam ideais, debates e são incentivadores do processo de aprendizagem nos mais diversos ambientes”, comenta Bianca Vieira, gerente de Marketing e Vendas da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

O jovem Eduardo Brízida, do canal Universo da Robótica no YouTube e estudante de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-RJ, é uma das figuras mais conhecidas do assunto e foi um dos nomes integrar a campanha. Dono de uma didática muito interessante para abordar projetos com robôs, Eduardo já conhecia o kit desde o lançamento global em 2019, “imediatamente, eu fiquei muito impressionado e curioso para testá-lo. Naquela época mal se passava na minha cabeça a possibilidade de eu ter o SPIKE Prime e muito menos de participar de um projeto dessa magnitude”, comenta o youtuber.

De acordo com Eduardo, a iniciativa proporcionou um conhecimento mais aprofundado e o domínio necessário para desenvolvimento dos projetos de forma mais fluida e segura.

“O sentimento é uma mistura de orgulho e felicidade. Buscarei de alguma forma continuar trazendo conteúdo desse kit porque o seu potencial é incrível e a diversão é garantida”, conta Eduardo, que criou um perfil no TikTok para seguir com vídeos de projetos de uma outra perspectiva.

Adriana Bini, professora e coordenador de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Campinas, é uma das influenciadoras que recebeu o material e pode desenvolver projetos cada vez mais elaborados ao longo de oito semanas. “Foram dois meses intensos de construções e programações. Oportunidade maravilhosa poder participar desse programa envolvendo dedicação, superação, partilha e aprendizado com feras do país inteiro, o que fez dessa experiência um período único”, comemora Adriana, que confirma que o material é completo para programação intuitiva, tem modelos de planos de aula que oportunizam o desenvolvimento de habilidades eficazes na solução de problemas e pensamento lógico compõe o software utilizado, além de informações online para suporte de professores e alunos. “Apaixonante, desafiador e autêntico! Impossível não se apaixonar pelo LEGO® Education SPIKE Prime! Que venham outras oportunidades!”, diz Adriana.

A vice-diretora de Tecnologia Educacional na Rede de Ensino Caminho do Saber (Caxias do Sul – RS), Alessandra Colvara, relata que participar do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil foi muito importante, agregou novos conhecimentos, experiências e até amizades. “A rede de SPIKE™ Prime Influencers – Brasil está apenas começando”, alerta positivamente Alessandra.

Durante a campanha, os participantes também ganharam capacitação sobre o kit e sobre a metodologia LEGO® Education, por meio de videoconferência. Além disso, aqueles que atingiram percentual cumprido nas etapas recebem um certificado. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil podem ser acompanhados pelo site https://spibr.criatividade.digital/ ou nas as redes sociais da Tecnologia Educacional, no Instagram Facebook.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

Flywheel, retail tech do Omnicom, anuncia integração completa de Mercado Ads em sua plataforma proprietária

Publicado

em

A Flywheel, retail tech do Omnicom, dá mais um passo importante na expansão de suas capacidades de Retail Media na América Latina e anuncia a integração de Mercado Ads, unidade de negócios em publicidade do Mercado Livre, para Brasil e México à sua plataforma proprietária Flywheel Commerce Cloud (FCC). A plataforma permite que marcas e anunciantes passem a ter dados unificados de Share of Voice e Media Reporting em um único ambiente, cobrindo o maior marketplace da região.

“Com esse anúncio, a Flywheel reafirma seu compromisso em oferecer a plataforma mais completa e estratégica para gestão de mídia em marketplaces. O FCC fortalece a capacidade das marcas de operar de forma mais inteligente e competitiva no Brasil e no México, com acesso a insights dinâmicos e de alta frequência sobre a performance de Ads”, afirma Janaina Reimberg, Managing director da Flywheel LATAM.

Ao trazer Mercado Ads para o ecossistema do FCC, a Flywheel habilita decisões de mídia mais inteligentes, rápidas e competitivas em escala multinacional.

“Hoje, somos o terceiro maior player de mídia digital na América Latina e a     maior player de Retail Media da região. Trabalhamos com uma gigante base de dados primários que nos permite gerar bilhões de sinais de audiências para que as marcas possam alcançar os consumidores certos no momento certo da jornada. Mais do que um avanço tecnológico, a integração representa um marco estratégico para a parceria da Flywheel e Mercado Ads.”, afirma Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.

Continue lendo

Empresa

UNICEF lança a campanha “Estufa Improvável” com alerta sobre o impacto da crise climática na educação em diversas partes do mundo

Publicado

em

Com o intuito de chamar a atenção para as condições de calor extremo enfrentadas por estudantes em diversas partes do mundo, o Fundo das Nações Unidas (UNICEF) criou, em Brasília, a instalação “Estufa Improvável”. Trata-se de uma sala de aula cenográfica que simboliza um ambiente escolar, em um momento de onda de calor. Criação da agência Artplan, o projeto é um alerta sobre como as mudanças climáticas afetam o desempenho de crianças e adolescentes nas escolas em diferentes partes do mundo.
A estrutura conta com circulação de ar limitada e sensação térmica semelhante à enfrentada em escolas durante períodos de ondas de calor. A proposta é permitir que o público vivencie, por alguns minutos, uma realidade que já faz parte da rotina de milhões de alunos em todo o mundo.
A ação foi realizada no dia 10 de novembro, quando se iniciava a 30ª Conferência das Partes (COP30) com o propósito colocar luz sobre o problema, quando líderes mundiais, cientistas e sociedade civil estão no Brasil, debatendo soluções e medidas para conter os avanços da crise climática. “As crianças são mais vulneráveis ​​aos impactos das crises relacionadas com o clima, incluindo ondas de calor, tempestades, secas e inundações mais fortes e mais frequentes. O calor excessivo compromete a capacidade de concentração de crianças e o conforto climático para que elas e seus professores se envolvam com qualidade em atividades pedagógicas. Além disso, muitas não conseguem chegar à escola se o caminho estiver inundado, se os rios estiverem secos, ou se as escolas forem destruídas ou usadas como abrigos”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
“A ‘Estufa Improvável’ parte de uma pergunta objetiva: como traduzir um dado científico em uma experiência que gere compreensão imediata? Em vez de depender exclusivamente da linguagem verbal, propusemos uma vivência concreta, uma sala de aula que permite sentir, fisicamente, o impacto de uma onda de calor. Este recurso aproxima o público do problema e apoia na estruturação de um debate com base em evidência e percepção real”, pontuam Pedro Rosas e Pedro Galdi, Diretores de Criação da Artplan.
Além da experiência imersiva, crianças e adolescentes que visitaram a estufa, no dia 10 de novembro pela manhã, participaram de atividades educativas sobre os impactos das mudanças climáticas no cotidiano escolar.
Continue lendo