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Campanha inédita com influenciadores de educação incentiva a cultura maker

A unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo, em parceria com LEGO® Education convidaram 50 professores e influenciadores digitais apaixonados por educação e robótica para participarem do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil, um programa global de experimentação do novo produto que visa estimular o ensino de STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) com alunos do Ensino Fundamental.
A campanha iniciada em junho contou com professores e influenciadores de todas as regiões do país, que receberam conjuntos SPIKE™ Prime em casa para testarem a solução educacional e todas as aplicações. A ação teve duração de 8 semanas e envolveu a realização de tarefas e desafios com o uso do kit que foram compartilhados nas redes sociais dos participantes. O segundo grupo já está recebendo o material e deve começar as mostrar os projetos em breve.
“Nosso objetivo é preparar os profissionais da educação e torná-los influenciadores do aprendizado da metodologia STEAM”, diz Alex Paiva, gerente de produtos da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia. “Ao mesmo tempo, queremos incentivar o inventor que habita em cada um de nós por meio dos influenciadores digitais, que podem gerar curiosidade nas suas audiências por meio da troca de experiências e conhecimentos em seus vídeos e postagens”.
Segundo o executivo, o Brasil precisa investir cada vez mais no desenvolvimento do pensamento científico, uma deficiência importante do país quando se analisa rankings globais de Educação. Alex Paiva explica que as competências mais relevantes podem ser trabalhadas a partir da ciência, entre elas a habilidade de resolver problemas, inclusive os cotidianos, tomada de decisão e criatividade.
O SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção de robôs e dispositivos dinâmicos de forma rápida e prática. “O kit é muito amigável e intuitivo para o uso do aluno e do professor. Um dos objetivos dele é estimular a confiança dos estudantes no processo de aprendizagem das disciplinas que envolvem ciência, robótica e tecnologia, que nesse momento estende a sala de aula para a sala de casa e segue proporcionando momentos curiosos de criatividade enquanto os conceitos são assimilados naturalmente,” explica Paiva.
O professor Vandinei Nascimento, do SESI – Serviço Social da Indústria de Altamira, no Pará, foi um dos selecionados para o programa e conta que a experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas formas de ensinar. “No decorrer das atividades descobrimos novas oportunidades e funções do SPIKE™ Prime, que permite ensinar programação de uma forma diferente. Assim é possível transformar as disciplinas mais complexas em conteúdos simples e de fácil compressão, além de deixar as aulas muito mais dinâmicas e atrativas para os alunos”.
A campanha foi estruturada no Brasil com um conceito muito estratégico e lógico do que a empresa entende por influência digital efetiva. Foram selecionadas pessoas com real impacto sobre grupos importantes para adoção da nova solução, portanto, os critérios considerados para o título de influencer foram relacionados ao envolvimento das pessoas no movimento MAKER, STEAM, estímulo ao pensamento científico e, naturalmente, a paixão por criar e por construir projetos robóticos, ingrediente fundamental nessa fórmula.
“Nossa conceituação de influenciador digital reforça a tendência das marcas em identificar micro e nano influenciadores que tenham efetiva influência. Pessoas que fomentam ideais, debates e são incentivadores do processo de aprendizagem nos mais diversos ambientes”, comenta Bianca Vieira, gerente de Marketing e Vendas da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.
O jovem Eduardo Brízida, do canal Universo da Robótica no YouTube e estudante de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-RJ, é uma das figuras mais conhecidas do assunto e foi um dos nomes integrar a campanha. Dono de uma didática muito interessante para abordar projetos com robôs, Eduardo já conhecia o kit desde o lançamento global em 2019, “imediatamente, eu fiquei muito impressionado e curioso para testá-lo. Naquela época mal se passava na minha cabeça a possibilidade de eu ter o SPIKE Prime e muito menos de participar de um projeto dessa magnitude”, comenta o youtuber.
De acordo com Eduardo, a iniciativa proporcionou um conhecimento mais aprofundado e o domínio necessário para desenvolvimento dos projetos de forma mais fluida e segura.
“O sentimento é uma mistura de orgulho e felicidade. Buscarei de alguma forma continuar trazendo conteúdo desse kit porque o seu potencial é incrível e a diversão é garantida”, conta Eduardo, que criou um perfil no TikTok para seguir com vídeos de projetos de uma outra perspectiva.
Adriana Bini, professora e coordenador de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Campinas, é uma das influenciadoras que recebeu o material e pode desenvolver projetos cada vez mais elaborados ao longo de oito semanas. “Foram dois meses intensos de construções e programações. Oportunidade maravilhosa poder participar desse programa envolvendo dedicação, superação, partilha e aprendizado com feras do país inteiro, o que fez dessa experiência um período único”, comemora Adriana, que confirma que o material é completo para programação intuitiva, tem modelos de planos de aula que oportunizam o desenvolvimento de habilidades eficazes na solução de problemas e pensamento lógico compõe o software utilizado, além de informações online para suporte de professores e alunos. “Apaixonante, desafiador e autêntico! Impossível não se apaixonar pelo LEGO® Education SPIKE Prime! Que venham outras oportunidades!”, diz Adriana.
A vice-diretora de Tecnologia Educacional na Rede de Ensino Caminho do Saber (Caxias do Sul – RS), Alessandra Colvara, relata que participar do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil foi muito importante, agregou novos conhecimentos, experiências e até amizades. “A rede de SPIKE™ Prime Influencers – Brasil está apenas começando”, alerta positivamente Alessandra.
Durante a campanha, os participantes também ganharam capacitação sobre o kit e sobre a metodologia LEGO® Education, por meio de videoconferência. Além disso, aqueles que atingiram percentual cumprido nas etapas recebem um certificado. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil podem ser acompanhados pelo site https://spibr.criatividade.digital/ ou nas as redes sociais da Tecnologia Educacional, no Instagram e Facebook.
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Brahma celebra 70 anos da Festa do Peão de Barretos com latas comemorativas e experiências exclusivas

De 21 a 31 de agosto, a cidade de Barretos será novamente o centro da cultura sertaneja com a realização da 70ª edição da Festa do Peão de Barretos, o maior festival de rodeio da América Latina. E como já faz há 41 anos, Brahma estará presente como patrocinadora oficial, reforçando seu papel como a cerveja anfitriã dos momentos de celebração, da sofrência à resenha. Para marcar a edição de 70 anos, Brahma lança sete latas comemorativas que homenageiam a tradição e a energia única da festa, cada uma representando um marco importante de cada década do festival. A edição especial está disponível em pontos de venda do interior de São Paulo, levando o clima de Barretos para além das arquibancadas e dos camarotes.
“Barretos é parte da nossa história. Estamos lado a lado com a festa há mais de quatro décadas, sempre celebrando a música, a cultura e o estilo de vida sertanejo. As latas especiais são uma forma de eternizar essa conexão, permitindo que o público guarde ou compartilhe um objeto que se transforma em memória. Na prateleira de um colecionador ou no freezer antes de um churrasco, as latas especiais sempre mantêm a paixão pelo sertanejo e por Barretos acesa”, diz Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.
Edição limitada: sete latas para brindar!
Ao todo, são sete latas especiais de Brahma que representam uma década diferente de Barretos. O design das embalagens traz elementos icônicos, como na década de 20, quando o Recinto Paulo de Lima Correia passou a sediar a Festa do Peão de Barretos; na década de 40, quando a festa do Peão virou cenário da novela das nove em rede nacional; ou até mesmo na década de 60, marcando a inauguração do Jeromão, o monumento histórico do Peão que é um dos principais símbolos e cartão-postal de Barretos.
Tudo pensado para que os frequentadores de Barretos em 2025 possam guardar um registro daquilo que se vive na festa que é a maior do gênero na América Latina. Só pra se ter uma ideia, nos dias do evento em 2024, o Parque do Peão recebeu 900 mil pessoas.
“No Brasil, a cerveja tem uma relação profunda com a cultura, pois reflete a alegria e característica acolhedora do brasileiro, conectando as pessoas na forma de celebrar e compartilhar bons momentos. A cerveja está ligada à variedade de ocasiões de consumo, estilos e momentos. Neste lugar, Brahma está conectada às paixões nacionais, buscamos fazer parte da cultura e das paixões dos brasileiros, criando conexões verdadeiras e oferecendo experiências únicas”, comenta Cerchiari.
Experiências inesquecíveis
Além da edição exclusiva das latas de Brahma, a marca promete surpresas para o público do festival, elevando a experiência no Parque do Peão com camarotes Brahma, rancho gastronômico e mega shows. Neste ano, a marca terá um palco exclusivo de Brahma, chamado de “Momentos”, que fica em meio ao público, e vai oferecer shows e atrações especiais durante todos os dias do festival.
Além disso, uma das ativações da Ambev durante a festa será o “Minuto da Moderação”, em que a cia chama a atenção para o consumo responsável. Na última década, a Ambev investiu mais de R$ 1,4 bilhão em seu programa sobre o tema. Líder da categoria cervejeira no país, a cia também aposta em inovações, na diversificação de portfólio, com destaque para as cervejas zero, e em novas ocasiões de consumo para mostrar que a cerveja é a bebida mais versátil para moderar sem abrir mão do sabor e da diversão
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Aço Gerdau estará presente no The Town 2025

Pela segunda edição consecutiva, o aço Gerdau estará presente no The Town 2025, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. A renovação da parceria entre a maior produtora brasileira de aço e a Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio, contempla a reutilização de mais de 330 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável em estruturas fixas e temporárias presentes no Autódromo de Interlagos.
“Estamos orgulhosos de retornar como o aço oficial do The Town para sua segunda edição. As melhorias implementadas na estreia do maior festival de música, cultura e arte de São Paulo serão reutilizadas, reforçando a importância do aço como material 100% e infinitamente reciclável, e reafirmando o nosso compromisso com sustentabilidade, inovação e legado. O mesmo aço Gerdau, que tem um papel essencial na geração de empregos e renda na cadeia da reciclagem de sucata metálica e é parte das soluções para os desafios da construção, mobilidade e sustentabilidade do mundo, segue presente em um dos espaços mais simbólicos da capital paulista, o Autódromo de Interlagos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.
As mais de 330 toneladas de aço Gerdau, equivalentes à fabricação de mais de 400 carros populares, foram aplicadas em equipamentos de entretenimento, fundações de edificações e infraestrutura, incluindo as torres de retorno de som do palco principal do festival. Todo esse material foi originalmente utilizado na edição de 2023 do The Town e é 100% e infinitamente reciclável, podendo passar por sucessivos ciclos de reaproveitamento sem perder suas propriedades. Essa característica contribui diretamente para a mitigação das mudanças climáticas, ao poupar recursos naturais, reduzir o consumo de energia e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
A renovação da parceria celebra a continuidade de uma união de propósitos baseada em sustentabilidade e inovação. O aço que moldará a nova edição do festival resulta de um processo que inclui a reciclagem de sucata ferrosa, atividade que envolve mais de 1 milhão de pessoas no Brasil, incluindo catadores e cooperativas.
A história de parceria entre a Gerdau e a Rock World completa quatro anos de sucesso, com a participação em duas edições de cada festival. No Rock in Rio, mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável foram utilizadas na construção da nova cenografia do Palco Mundo, o maior da história do festival, em uma edição comemorativa dos seus 40 anos.
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