Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

‘Brasil com S’ disponibiliza banco de fotos gratuitas de pessoas reais

Publicado

em

‘Brasil com S’ disponibiliza banco de fotos gratuitas de pessoas reais

Projeto da Lab 678 propõe uma solução para a falta de representatividade realmente brasileira nos bancos de imagens internacionais

Um banco de imagens brasileiro, de momentos reais, para pessoas iguais. Esse é o “Brasil com S”, projeto criado pelo Lab 678 lançado nesta segunda-feira (11) e estará disponível através do site do projeto. Ao todo, serão mais de 200 imagens, com três temáticas diferentes, que poderão ser adquiridas gratuitamente para fins editoriais no site do Brasil com S.

“O povo brasileiro ainda é tratado apenas como estereótipos na comunicação. E foi em cima desse vazio que surgiu a necessidade de criar o “Brasil com S”, um banco de imagens que mostre – e naturalize – as pessoas de verdade, em momentos reais, para além desses rótulos e bandeiras pré-definidas”, explica Hugo Gunzburger, diretor criativo do projeto e sócio do Lab 678.

Uma equipe diversa

Mais importante que o próprio Banco de Imagens, a escolha da equipe também é papel fundamental no projeto. Dos modelos aos responsáveis por figurino, beleza e fotografia, todos representam, na prática, o “Brasil com S”: pessoas reais, criativas, com corpos, gêneros, sexualidades e vivências diversas. Todos eles foram importantes na construção do projeto, inclusive os modelos, incentivados a acrescentar suas essências nas fotos.

Bel Corção é a fotógrafa responsável por capturar os momentos. “Foi uma honra participar desse projeto, acho essencial criarmos esse conteúdo com pessoas reais, não só em termos de modelo mas de equipe também”, explica. Ela ainda complementa “O trabalho ficou incrível com vários olhares construindo a mesma imagem. Espero que a partir daí outras marcas e outras produções aconteçam nesse formato, e que cada vez mais isso seja algo comum e não uma exceção”, finaliza a fotógrafa.

Por que “Brasil com S”?

O projeto visa retratar o Brasil, com s, de quem é brasileiro, e não o “Brazil”, com z, como é escrito em outros países.

A ideia é trazer mais cor às fotos de banco de imagens, além de objetos que sejam genuinamente brasileiros. Pedro Burger, diretor de arte do Lab 678, que também participou da criação do projeto, diz que sempre sentiu essa falta no mercado. “Temos muitos problemas com banco de imagens de fora, porque os objetos, os móveis são sempre urbanos, a luz das fotos é mais fria, sempre remete a outros países, nunca ao Brasil.”

A solução, então, foi apostar nos objetos de cena.  Ana Lucariny, designer do Lab 678 que também fez parte da criação, explica que todos os elementos dos cenários foram pensados para compor o conceito Brasil.

“São elementos que encontramos em vários cantos do país. Quisemos trazer muita cor, nosso país é um país com cores bem saturadas, misturado com objetos clássicos e presentes na nossa cultura, como por exemplo o Biscoito Globo, clássico aqui do Rio, a cervejinha gelada, a mesa de bar. Também queríamos retratar uma sujeira, essa poluição visual que faz parte do Brasil.”

Pessoas reais. Pessoas iguais.

Na beleza, criada e assinada por Fernanda Suzz, é possível observar a valorização dos traços, pintas e tons de pele de cada modelo. Fernanda retrata a beleza natural e a essência vibrante do brasileiro. O figurino é obra de Maria Angelina, mulher trans em transição, que reforça a importância do projeto. “Meu objetivo no projeto foi retratar os rostos e corpos reais de um Brasil descolonizado. Espero que também crie, nos profissionais da área, um certo incômodo e questionamento do quanto vemos de representatividade de verdade nas propagandas e mídias.”

Landara Marcelle, uma das modelos do Banco de Imagens, ainda explica a importância da representatividade que sua imagem traz neste projeto, principalmente quando retratada trabalhando, sendo a profissional que é, “Uma mulher negra, gorda e favelada se colocando em diferentes papéis possíveis e reais, acaba contrariando esses marcadores excludentes e limitantes do machismo, racismo e da gordofobia diante do meu corpo.” ainda completa, “O Brasil possui cerca de 56% da população negra (segundo IBGE) e mesmo ainda que possua tal percentual, esses corpos são invisibilizados, estereotipados e marginalizados.”

Ficha Técnica

Agência responsável: Lab 678

Título: Brasil com S

Direção criativa: Hugo Gunzburger

Criação: Alice Calzolari, Ana Lucariny, Camila Flor, Fernanda Barqueta, Guilherme Malfitano e Pedro Burger.

Fotografia: Bel Corção

Assistente de Fotografia: Bia Novaes

Maquiagem: Fernanda Suzz

Figurino: Maria Angelina

Modelos: Ana Lucariny, Landara Marcele, Jessica Volpi e Marlon Marinho.

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

Continue lendo

Empresa

NBA House 2024 entra para o calendário de eventos estratégicos de São Paulo

Publicado

em

A NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo”,  disse o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

Continue lendo

Empresa

Consultoria de inovação 16 01 adquire participação na D20 Culture, marcando expansão estratégica

Publicado

em

A consultoria de inovação Hub 16 01, fundada pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, está em processo de expansão e acaba de anunciar o investimento em participação na D20 Culture, uma produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais centradas na cultura geek, especialmente RPG (Role Playing Games) e jogos de tabuleiro. O objetivo é criar projetos inovadores que se integrem organicamente à cultura pop e ao entretenimento, para ampliar as fronteiras desse universo e trazer novas experiências e narrativas.

Além disso, a parceria promete explorar maneiras diferentes de engajamento com o público, aproveitando as tendências emergentes no mundo geek e na cultura pop, combinando o conhecimento especializado em inovação e criatividades da 16 01 com a referência e paixão da D20 Culture pela cultura nerd. O movimento também abre novas oportunidades para a expansão dos negócios do Hub 16 01 no campo do RPG, que já é trabalhado atualmente em projetos como o “O Portal”, o primeiro reality show RPG do Brasil.

Este formato inovador de reality show reúne um elenco diversificado, que inclui artistas, atletas, cantores e humoristas, todos eles mergulhando pela primeira vez no universo do RPG de mesa. A primeira temporada encontra-se atualmente em fase de produção. E a afinidade pela prática do Role-Playing Game (RPG) foi o elo que uniu a consultoria de inovação Hub 1601 à D20 Culture. ‘’Ao unirmos nossas forças, não apenas expandimos nossa capacidade de atuação neste universo, mas também redefinimos os limites do que é possível neste ramo ao oferecer nosso know-how em inovação. É o encontro de duas forças criativas, nós como negócios e inovação e a D20 como criadora de conteúdo’’ explica Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01.

Para Léo Brazão, a vertical é extraordinariamente poderosa e está experimentando um crescimento significativo no país. Os jogos de mesa e RPG estão ganhando destaque, especialmente com a chegada de novas franquias ao Brasil, como o RPG da Avatar. “Trata-se de uma febre em ascensão, com uma comunidade altamente engajada. Nossa parceria tem a intenção de não só possibilitar a democratização do mundo geek, mas também trazer consigo conteúdo e diversão de extrema relevância”, explica.

Fundada por Peterson Rodrigues, a D20 Culture surgiu com a missão de não apenas criar conteúdos de qualidade, mas também de inovar e explorar novas formas de entretenimento. Com Ricardo Wendel como sócio, a empresa reúne uma equipe diversificada, capaz de explorar os desafios e oportunidades do mercado. “A entrada recente de Fábio Porchat como sócio representou um marco importante em nossa caminhada, ao trazer consigo sua expertise no mundo do entretenimento. Agora é a vez de Léo Brazão e Edu Paraske se juntarem a nós com o repertório de marcas, criatividade e inovação”, diz o cofundador e CEO da D20 Culture, Peterson Rodrigues.

Continue lendo