Empresa
BibliON comemora dois anos com novidades na plataforma

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, celebra seu segundo aniversário e continua a expandir os serviços oferecidos à população. Originada de um projeto piloto iniciado em janeiro de 2020, que disponibilizou pouco mais de mil obras, a plataforma agora oferece aos seus usuários um acervo com mais de 20 mil itens, incluindo livros digitais, audiolivros, podcasts e, a partir deste mês, jornais e revistas. Além disso, a influenciadora e apresentadora Tatiany Leite se junta ao seleto grupo de mediadores do Clube de Leitura BibliON, trazendo ainda mais dinamismo e engajamento para os leitores.
Tatiany Leite, jornalista e criadora do projeto Vá Ler um Livro, já atuou como mestre de cerimônias e mediadora em mais de uma centena de eventos. Além disso, trabalhou como colunista e apresentadora em importantes plataformas. Atualmente, é curadora de uma coleção de clássicos pela editora Planeta e roteirista, apresentadora do podcast Quarta Capa, da editora Todavia.
BibliON em números
Desde o projeto piloto (2020 a 2024), a plataforma já soma:
315.206 cadastrados
774.051 empréstimos
Mais de 4 milhões de visitas
Os 5 livros mais emprestados:
1. Eu e esse meu coração, de C. C. Hunter
2. O peso do pássaro morto, de Aline Bei
3. O amor não é óbvio, de Elayne Baeta
4. O poder da ação, de Paulo Vieira
5. Tudo sobre o amor novas perspectivas
Além das obras queridinhas, temos os 5 escritores que mais marcaram presença nestes 2 anos:
1. C. C. Hunter
2. Aline Bei
3. Machado de Assis
4. Gabriel Garcia Márquez
5. Amanda Lovelace
E para a programação cultural (clubes de leitura, bate papos literário, oficinas e palestras), a plataforma já contabiliza mais de 10 mil participantes.
Junho/22 até maio/24 = 10.200
2022 = 2097
2023 = 7465
2024 = 638
Entre os clubes de leitura, merecem menção especial o Clube de Leitura da BibliON e o Clube de Leitura 60+, que consistentemente atraem um número de participantes acima da média dos demais clubes realizados na plataforma.
Ainda na esteira da programação cultural, foram realizadas 14 edições do Bate-papo Literário, recebendo nomes importantes da literatura nacional, como Daniel Munduruku, Letrux, Geni Núñez entre outros.
E nas atividades de capacitação com maior público, destacam-se as Oficinas de Escrita Literária, que contaram com um total de 453 participantes em suas duas edições.
“Estamos muito orgulhosos em celebrar os dois anos da BibliON. Desde o início, nossa missão tem sido democratizar o acesso à leitura e à informação, e ver a plataforma crescer de pouco mais de mil obras, durante o projeto piloto, para mais de 20 mil itens é um grande marco. A inclusão de novos formatos, como jornais e revistas, e a constante atualização da programação cultural são testemunhos do nosso compromisso em oferecer uma experiência rica e diversificada aos nossos usuários”, comemora Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras, organização da cultura gestora da BibliON.
A BibliON também faz parte do ecossistema das bibliotecas públicas vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, funcionando como uma extensão digital desses espaços. Essa integração permite que os equipamentos públicos do SisEB ampliem seu alcance e impacto, oferecendo mais opções de leitura e recursos informacionais por meio de um ambiente digital moderno e acessível.
Como funciona a plataforma?
O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou editora. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
Já os periódicos estarão acessíveis diretamente na plataforma da BibliON. Ao clicar para abrir, os usuários serão redirecionados para a plataforma da PressReader, no entanto não será exigido um novo cadastro. Além disso, o acesso será ilimitado por usuário.
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.
A BibliON
A iniciativa nasceu como forma de aperfeiçoar um projeto piloto, lançado em 2020, no qual buscava oferecer um serviço cultural digital e gratuito à população, como opção ao isolamento social ao qual todos atravessavam na época. Até o momento, a biblioteca já soma mais de 774 mil empréstimos e mais de 315 mil cadastros .
Empresa
BR Mania inaugura loja conceito na temporada de inverno em Campos do Jordão

A BR Mania, rede de conveniência dos Postos Petrobras e marca licenciada à Vibra, escolheu uma temporada de inverno em Campos do Jordão para inaugurar sua primeira loja conceito. No meio ao clima aconchegante da Serra da Mantiqueira (SP), turistas e moradores ganham uma nova parada para incluir no roteiro da estação, um espaço que une conveniência, ambiente criativo e parcerias com marcas que elevam a experiência do cliente.
Uma unidade no formato padrão foi planejada para ser inaugurada no inverno e representa um movimento estratégico da Vibra de expansão da rede. O projeto impressiona pela experiência de marca: um envelopamento completo, desenvolvido em parceria com a cervejaria Black Princess e postos da Rede 28, que transformou o espaço em uma vitrine de estilo de vida e criatividade. A ambientação temática, com destaque para os rótulos da Black Princess, como o Puro Malte, convida os visitantes a vivenciarem a marca em um ambiente que inclui elementos instagramáveis e comunicação visual impactante.
A loja conceito reflete a evolução da BR Mania em sintonia com os novos hábitos de consumo, ao oferecer uma experiência cada vez mais completa, personalizada e alinhada às expectativas do consumidor moderno. Com um portfólio que reúne mais de 150 itens de marca própria, a rede aposta na diversidade e nas características da oferta de produtos, seja para uma pausa rápida ou uma parada mais prolongada. No local, os visitantes poderão experimentar delícias como chocolate quente, cafés, cappuccinos e outras bebidas cremosas.
“Em parceria com grandes marcas, criamos ambientes que vão além da conveniência, com identidade visual marcante e propostas inovadoras. Queremos que cada loja seja também um ponto de experiência — um espaço que surpreenda, convide e gere conexão com o consumidor. Afinal, é na BR Mania que o Brasil se todos encontram os dias”, destaca Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do Cliente da Vibra.
Empresa
Parceria inédita do McDia Feliz com Shopee mira nova geração de doadores no combate ao câncer infantojuvenil

Em um movimento estratégico para oxigenar a arrecadação e alcançar uma nova geração de doadores, o Instituto Ronald McDonald anuncia uma parceria inédita com a Shopee para o McDia Feliz 2025. Pela primeira vez, a campanha de combate ao câncer infantojuvenil terá seus tíquetes digitais disponíveis diretamente no aplicativo da gigante do e-commerce, com um atrativo de 50% de cashback (limitado a R$ 50,00) para os consumidores. A aposta visa não apenas ampliar o alcance, mas também modernizar a forma de doação em um cenário de crescentes desafios para o terceiro setor.
“Nos últimos anos, percebemos uma mudança no perfil do doador, cada vez mais conectado. Essa união fortalece nossa missão de oferecer apoio a milhares de crianças e adolescentes com câncer em todo o Brasil, cujas necessidades não param de crescer”, afirma Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.
O acordo reflete uma tendência de mercado e o reconhecimento do poder da tecnologia para conectar causas relevantes a um público vasto e ativo. “A união entre setor privado e terceiro setor tem um grande potencial de gerar resultados em larga escala. Acreditamos no poder da tecnologia para conectar pessoas a causas relevantes, incorporando ao consumo digital novas formas de doar”, destaca Felipe Piringer, head de marketing da Shopee.
A campanha do McDia Feliz está marcada para 23 de agosto. Os vouchers, no valor de R$ 20,00 cada, comprados na Shopee poderão ser trocados por sanduíches Big Mac em qualquer restaurante McDonald’s participante do país.