Agências
Batux leva grandes marcas para as maiores festas juninas do Nordeste

As festas de São João no Nordeste prometem atingir recordes de participantes e arrecadação em 2024. Cidades como Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, são sedes das duas maiores festas do Brasil e esperam receber mais de 4 milhões de visitantes durante os dias de celebração. Esses eventos evidenciam a expertise da Batux em ativar marcas com conceitos regionais. Uma das cinco maiores agências do mercado, a Batux é focada em inovação no live marketing, ações promocionais e campanhas de incentivo, contando com sede em São Paulo e bases coligadas em todo Brasil. Nesse sentido, para suas ações durante ambos os festejos, marcas como Americanas, Elo e Cielo e Maggi escolheram a agência que tem grande conhecimento em festas regionais, conseguindo negociações com cotas especiais, trazendo maior visibilidade e melhor custo-benefício para seus clientes.
“De fato, falamos a língua do São João e das grandes festas regionais em todo o País. Nosso diferencial é entender bem cada festa. Assim, conseguimos direcionar nossos clientes para atuar de forma mais efetiva, com maior visibilidade. Como sou pernambucana, trouxe a tradição das festas juninas para agência, juntando com a qualidade e eficiência de uma agência que tem know-how nacional, mas consegue ter operacionalização com bons parceiros locais”, afirma Chris Bradley, CEO da Batux.
Americanas – A Americanas está pela primeira vez em Caruaru – também como patrocinadora oficial do evento. Toda estratégia de ativação de marca, com ações em estande e palco, foi desenvolvida e produzida pela Batux, dentro do conceito “Passô, cestô, arraiô” (criado pela WMcCann).
“O estande é o grande ‘cartão de visita’ da ativação. Em formato de cestão, o espaço é totalmente interativo, valorizando ainda mais o símbolo da varejista. O desafio foi criar uma estratégia regional em cima de um dos principais ícones da Americanas, desenvolvendo e inserindo diversas atividades ligadas ao tema no local”, conta Chris.
Segundo ela, o estande conta com o game digital “Forró Hero”, disponível gratuitamente para diversão do público e embalado pelo jingle da campanha executado com instrumentos típicos, como sanfona e triângulo. A tradicional “barraca do beijo” ganha versão modernizada e digital, a Vitrine do Beijo, com envio de fotos dos participantes para uma página online e o beijo realizado por meio de animação em gif. Já a “Cesta do Amor Americanas”, releitura do “correio elegante”, circula pelo evento, dando às pessoas oportunidade de deixar recados e presentear seus pares amorosos ou possíveis candidatos a um romance com bombons de chocolate.
Com apoio da Americanas, a Batux conseguiu levar uma estratégia de visibilidade de marca ao palco do evento e, ao mesmo tempo, fomentar importante ação social. A Orquestra Sinfônica dos Meninos e Meninas de São Caetano, formada pelo maestro Mozart com crianças em situação de vulnerabilidade do município pernambucano de São Caetano, sobe ao palco principal do evento para apresentar o jingle da campanha “Passô, cestô, arraiô”, criado pela Batux e produzido especialmente para a festa. No total, serão três apresentações, e a última está marcada para o dia 29 de junho. A agência também foi responsável pela intermediação de parceria com influenciadores regionais e das ações em mídias sociais.
“Em 95 anos, a Americanas cresceu para todos os cantos do Brasil. Nossa chegada ao São João de Caruaru concretiza o interesse constante da companhia em estar ainda mais próxima dos brasileiros, conhecendo seus diferentes perfis e costumes, e entregando uma experiência ainda mais customizada”, afirma Washington Theotonio, CMO da Americanas.
Maggi – A Maggi marca presença em Campina Grande, na Paraíba, pela terceira vez consecutiva. A “Vila dos Sabores”, espaço criado e desenvolvido pela Batux, tem área ainda maior. São 20 barracas caracterizadas com o objetivo de fomentar a venda dos barraqueiros locais, por meio de parceria com a marca. Na Vila, esses locais vendem comidas feitas com tempero Maggi e os consumidores ainda participam de promoções com diversos prêmios. O espaço conta com a famosa “Galinha Azul” da Maggi, que também sobe no palco principal com jingle e vídeo. A agência, em acordo com a prefeitura local, transformou Maggi no Caldo Oficial do evento paraibano. Além de Campina Grande, Maggi também está presente no São João de Caruaru.
Elo e Cielo – Batux ativa cartão Elo e máquinas Cielo, em uma ação conjunta, como meio oficial de pagamento e máquina de cartão oficial da festa de São João de Campina Grande. Por meio da promoção “Boa Demais da Conta”, o consumidor, juntando 300 reais em comprovantes de pagamento com cartão Elo na maquininha da Cielo, ganha um copo térmico exclusivo da ação, criada para incentivar o uso do cartão do brasileiro nos restaurantes dentro do Parque do Povo.
“Vale destacar que o grande diferencial dessas ações foi que conseguimos customizar as cotas dos clientes, levando maior visibilidade, mas dentro de uma ótima relação custo-benefício. Nossa experiência nessas celebrações nos permite entender o público desses eventos de maneira ímpar, de forma a fazer com que nossos clientes sejam parte efetiva dessas festividades, bem como as necessidades e expectativas das marcas. Quem patrocina uma festa regional se insere em um contexto afetivo com seus participantes e desfruta dos benefícios não somente nos dias das festividades, mas de forma contínua, aumentando visibilidade e fortalecendo a reputação”, conclui Chris Bradley.
Agências
gen_c é a nova agência de marketing de influência da Samsung no Brasil

A Samsung escolheu a gen_c, agência de marketing de influência do Grupo Dreamers, para liderar sua frente de influenciadores para a área de Mobile Experience no Brasil. A parceria já se inicia com a estreia das campanhas de lançamento do Galaxy Z Fold7 e Z Flip7, smartphones dobráveis da marca.
O escopo da operação contempla o apoio a todas as iniciativas da Samsung na área de influenciadores de Mobile Experience, cobrindo as divisões de celular, tablet, wearables e notebooks, do planejamento à execução. A gen_c será responsável por gerenciar um ecossistema diverso de criadores, em uma abordagem Always-On, que une relacionamento contínuo e estratégias sob medida, com foco em performance e resultados.
A agência também ficará à frente da curadoria criativa, roteirização, cocriação de conteúdos e relatórios analíticos, apoiando a identificação e o desenvolvimento de comunidades engajadas e de criadores que tenham sinergia com a marca em todo o país.
Um dos diferenciais da atuação é o uso da gen_IA, plataforma proprietária de inteligência artificial da agência, que fortalece todo o processo de análise e seleção dos criadores de conteúdo. “Essa ferramenta nos permite identificar, comparar e medir de forma precisa o real efeito da influência, indo além das métricas convencionais. Ela traz eficiência, assertividade e transparência para o cliente. Além disso, é importante destacar que o marketing de influência não deve ser entendido apenas como um desdobramento de campanha: o ponto de partida é o próprio influenciador e sua relevância. É a partir dele que conseguimos construir vínculos mais genuínos e efetivos entre marca e consumidor”, afirma Eder Redder, CEO da gen_c.
Agências
Lean Agency conquista a conta nacional da rede de restaurantes Camarada Camarão

A Lean Agency adiciona ao seu portfólio um novo cliente de peso: a rede de restaurantes Camarada Camarão, que vem ganhando destaque no setor gastronômico por sua “Experiência Camarada” — que envolve a criação de memórias muito além da qualidade e do sabor. A agência será responsável por desenvolver estratégias de comunicação para a marca, que possui forte presença em espaços gourmet de grandes shoppings em todas as regiões. “Estamos em forte expansão no país, com o objetivo de abrirmos 80 operações nos próximos anos. Um crescimento acelerado, que exigirá ainda mais velocidade e entendimento das transformações do mercado e do perfil dos nossos consumidores em cada canto desse país. Acreditamos que os ativos da Lean serão importantes para nos auxiliar a consolidar a Experiência Camarada no coração dos brasileiros”, diz Sylvio Drummond, CEO do Grupo Drumattos.
Fundada em 2005, em Recife, e pertencente ao Grupo Drumattos, a rede consolidou-se ao proporcionar uma ambientação moderna e rústica, evocando memórias do mar e do Nordeste brasileiro. “Escolhemos a Lean pela sua abordagem criativa e inovadora, combinada com uma forte expertise em dados, inteligência de mercado e ampla presença nacional. A agência se destacou pela capacidade de entender nosso momento de negócio e pela proposta de estratégias integradas, que vão além do tradicional”, explica Adriana Sampaio, head de marketing & trade.
Com o novo cliente, a Lean Agency fortalece seu conhecimento em campanhas de âmbito nacional. “Estamos entusiasmados em trabalhar com uma rede tão autêntica e cheia de identidade como o Camarada Camarão”, comenta Danilo França, VP de estratégia e dados da Lean. “Nosso objetivo é criar estratégias que não apenas ampliem a visibilidade do restaurante, mas que reforcem a conexão do público com a experiência única que eles oferecem”, completa. A parceria reforça a expertise da agência em branding e construção de experiências de marca, um diferencial importante para impulsionar a presença e a identidade de seus clientes de forma nacional.