Universo Live
AMPRO e Secretaria da Cultura firmam parceria para capacitação no setor de eventos

A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) anuncia parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e outras 10 entidades do setor para o lançamento do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, um projeto que oferecerá cursos gratuitos para capacitar profissionais no setor de eventos. A proposta visa fortalecer a economia criativa em São Paulo, gerar empregos e desenvolver uma força de trabalho qualificada.
As aulas serão ministradas online por renomados profissionais do mercado e conta com cursos de Design de Experiências e Eventos de Marca, oferecido pela AMPRO e ministrado por Heloísa Santana e Valdeck Junior (líder da diretoria de relações institucionais), Importância dos Eventos no Desenvolvimento de um Destino, Captação de Patrocínios para Eventos B2B e B2C e Montagem de Estruturas Cenográficas em Eventos. As inscrições terão início no dia 10 de março e as aulas, que estão previstas para começar em abril, terão duração de 16 a 30 horas.
“Desenvolver novos profissionais qualificados é fundamental para a construção de um mercado sólido. É uma honra contribuir para esse processo e espero que seja a primeira de muitas iniciativas para atender à demanda da sociedade”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da AMPRO.
A iniciativa também traz um curso de Mercado de Eventos: Oportunidades e Carreira, com curadoria de Juan Pablo de Vera, CEO da Diex Mídia e membro da Academia Brasileira de Eventos. Essa trilha abordará assuntos como eventos corporativos, congressos, feiras, esportes, cultura e entretenimento. As aulas ocorrerão de 8 de abril a 1º de julho de 2025, com inscrições abertas a partir de 17 de março. Ao longo do ano serão criados novos cursos com a curadoria das entidades participantes.
“O programa visa atender à demanda por mão de obra especializada, oferecendo qualificação e inserção profissional no mercado de eventos, impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a economia criativa dentro da cidade”, reforça Marilia Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo,
Universo Live
Carta de Conduta MICE: Um marco para o futuro do setor de eventos

Foi divulgado no último dia 13 o texto final da Carta de Princípios e Conduta do Segmento MICE, lançada durante o segundo dia do Lacte 20, em São Paulo. O documento, assinado por seis entidades do setor — ABEOC BRASIL, ABRACE, ALAGEV, AMPRO, MPI e UBRAFE — estabelece diretrizes essenciais para promover ética, transparência e boas práticas na indústria de eventos, incentivos, congressos e feiras.
De acordo com as entidades, a carta vai muito além de um simples código de conduta. Ela se apresenta como um guia estratégico para o futuro do setor, reforçando a importância da segurança jurídica, financeira e sustentável de toda a cadeia produtiva. A elaboração do documento reflete a necessidade de adequação do setor aos novos tempos, em que a transparência, a responsabilidade social e a sustentabilidade são exigências cada vez mais presentes.
A iniciativa ressalta o papel crucial das entidades na construção desse mercado mais profissional, ético e sustentável, promovendo mudanças estruturais e estabelecendo um padrão de excelência. A Carta de Conduta MICE convida todos os profissionais e empresas do setor a adotarem os princípios estabelecidos, contribuindo ativamente para um ambiente de negócios mais justo e colaborativo.
Destaques da Carta de Conduta MICE:
Integridade: Atuar com honestidade e responsabilidade.
Transparência: Garantir clareza nas informações e comunicações.
Sustentabilidade: Práticas que equilibram o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental.
Qualidade nos Serviços: Assegurar altos padrões técnicos e éticos.
Responsabilidade Social: Promover inclusão, combater a discriminação e valorizar a diversidade.
A íntegra do documento, detalhando cada capítulo e reforçando o compromisso do setor com práticas responsáveis e transformadoras, segue no link.
Universo Live
Show de drones da Ipiranga surpreende cariocas com rosto de Narcisa no céu do Rio

Quem passeava pela Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) na noite do último domingo foi surpreendido por uma ação inusitada da Ipiranga: a marca, que já é conhecida pela linguagem bem-humorada em suas ações de marketing, decidiu ir além. Com o uso de 600 drones, a Ipiranga apresentou ao público o rosto de sua “garota propaganda aditivada”, Narcisa Tamborindeguy, que também foi surpreendida com a ação.
Durante a projeção, spoilers da nova campanha, além do já conhecido vira-lata caramelo e um chapéu de cowboy azul, com cerca de 200 metros, iluminaram a noite do Rio. Assim como o público que passava pelo local, Narcisa, parceira da marca desde 2023, assistiu ao vivo ao show de drones e fez uma cobertura irreverente no seu perfil do Instagram. Ao final, foi possível assistir ao novo comercial da Ipiranga, por meio de um QR Code no céu. A ação foi desenvolvida pela agência Mutato.