Agências
Agência especializada em artes visuais fatura R$ 2,7 milhões em ano de retração no mercado

A pandemia acelerou o amadurecimento do mercado de arte brasileiro no que diz respeito a transição digital e ao universo de NFTs (non fungible token ou, traduzindo, tokens não-fungíveis). Um exemplo de empresa que vem se adaptando a este novo cenário é a Dionisio.Ag, agência full service especializada em arte que nasceu para unir empresas a artistas. Em 2021, ela apresentou crescimento de aproximadamente de 70%, fechando o exercício com faturamento superior a R$ 2,7 milhões.
No mês de agosto, a agência, que tem Caio Castro, Caito Maia (da Chilli Beans) e Carol Paiffer (da Atom S/A) no seu quadro de sócios, expandiu sua atuação no mercado artístico brasileiro e criou a Dionisio Store, um e-commerce voltado para colecionadores e amantes das artes. A primeira peça comercializada foi um print em fine art produzido pelo artista Pardal. Já a segunda obra, foi uma arte extremamente intimista criada por Clara Leff e disponibilizada em fine art e metacrilato. A Dionisio Store está preparando o próximo lançamento ainda para o começo deste ano e trará uma criação exclusiva que será assinada pelo artista Elvis Mourão.
Para Victor Barros, a arte foi fundamental no processo de comunicação das marcas nos períodos mais críticos da pandemia, principalmente no universo digital. “A arte foi uma ferramenta extremamente importante para a comunicação como um todo durante a pandemia. Houve um aumento na demanda por projetos artísticos mesclados com marketing por parte dos clientes que já estão aqui na casa e também de novos clientes que estão vendo, cada vez mais, a arte como ferramenta para gerar diferenciação e exclusividade para o consumidor e o público em geral.”, afirma o responsável pelos novos negócios da agência.
Em 2021, destacam-se alguns projetos. Entre eles, podemos citar a produção do zeppelin que voou nos céus do Rio de Janeiro feito em parceria com a Wieden+Kennedy para a Riot Games, com o objetivo de divulgar a série “Arcane” relacionada ao jogo League of Legends, a ação com a artista Crica Monteiro feita com a EnergyBBDO para a SEDA, marca da Unilever, que fez parte de uma ativação no reality show ‘A Fazenda’, da Record TV, além de duas empenas (fachadas de prédios) em formato de mídia OOH (out of home) pintadas para a Amazon, sendo uma para a Prime Video e outra para a Amazon Music, .
“As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis. Se tudo correr bem, as coisas voltarão ao ‘normal’ e os eventos e ativações também terão um retorno meteórico, o que é uma oportunidade excelente para trabalharmos experiências, entretenimento e eventos com nossos clientes”, afirma Jean Paschalis, responsável pelo atendimento da agência.
Para 2022, uma das grandes novidades do grupo é a inauguração oficial da Dionisio House, um espaço localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que será uma espécie de extensão ao Beco do Batman. A casa contará com uma área para exposições, eventos, experiências e um rooftop exclusivo, que apresentará uma grande surpresa ao público.
A receita da empresa advém de projetos voltados a street art, que representam cerca de 30% do faturamento bruto, além de outras frentes, como prestação de serviços para agências de publicidade, ilustrações, render, produções de vídeos, intervenções, eventos, exposições, intervenções, motion, 3D, fotografia, esculturas, live painting, pinturas em telas, projeções mapeadas e outras ações relacionadas ao universo da arte.
“Este ano foi desafiador devido às incertezas causadas pela pandemia, o que só torna o resultado obtido ainda mais satisfatório. Para o ano que vem, pretendemos ampliar nossas linhas de negócio através da expansão do nosso e-commerce, com a Dionisio House, um sonho que se tornará realidade, entrando forte no setor de NFTs e com projetos especiais que vão reforçar ainda mais nossa atuação no mercado da arte corporativa”, afirma Rafael Araujo, responsável pela parte de produção dos projetos.
Agências
Macunaíma.ag assina ativações de Sprite e Mixed no Rock the Mountain
A Macunaíma.ag marca presença no Rock the Mountain, um dos principais festivais de música e cultura do país, que aconteceu até o dia 09/11, com duas ativações que traduzem seu olhar criativo e expertise em experiências de marca: Sprite e Schweppes Mixed.
Para Sprite, a agência desenvolveu um lounge de descanso que se tornou um dos pontos mais disputados do festival. O espaço oferecia torres de carregamento de celular para o público recarregar as energias (e os aparelhos), além de uma roleta de brindes.
Já para Mixed, a Macunaíma.ag foi responsável pela operação dos carrinhos florais da marca e pela coordenação dos mochileiros que circularam pelo festival, em uma ação voltada ao lançamento do sabor de verão, Maracujá. A proposta combinou leveza, frescor e proximidade, levando a essência da marca diretamente ao público de forma criativa e afetiva.
Com essas duas entregas, a Macunaíma.ag reforça seu posicionamento como parceira estratégica na criação de experiências autênticas, imersivas e culturalmente relevantes, que conectam marcas e pessoas de forma genuína.
Agências
Tridente.ag assina a primeira campanha internacional da Skala Cosméticos

Skala Cosméticos está entre as 10 maiores marcas em volume de vendas nos Estados Unidos. Para reforçar sua posição no mercado mais exigente do mundo, ela lança agora sua primeira campanha internacional, assinada pela Tridente.ag.
A campanha se apropria de elementos como o funk, a feira de rua e a festa na laje para apresentar a brasilidade como valor da marca, que se orgulha de trazer ingredientes locais em suas fórmulas. “A criação desta linda campanha nasceu de um estudo profundo com mais de 2 mil consumidoras, que nos mostrou que a beleza brasileira é reconhecida e estimada no mundo todo”, explica Tarik Mohallem, CEO da Skala e Lola Internacional. “E com uma equação de valor imbatível no mercado, queremos continuar exportando esse cuidado com os cabelos que é tão brasileiro e torná-lo acessível a todos. Em ambos os filmes, mostramos que cada vez que a consumidora usa Skala, é como se ela fosse transportada para o Brasil e para seu modo único de celebrar a beleza”, completa o executivo.
Formam a campanha dois filmes produzidos pela Abajour Filmes, com trilha musical assinada pela Lua Nova. Com o conceito “Have a #BrazilHairDay, everyday”, os filmes brincam com o termo em inglês “bad hair day”, ou “dia de cabelo ruim”, prometendo um cabelo bonito como os dos brasileiros. Com versões em inglês e espanhol, os filmes devem alcançar também mercados da América Latina em breve.
“É uma honra e grande responsabilidade comandar a primeira campanha internacional da Skala”, exalta José Diniz, CEO da Tridente. “Ela já é uma love brand nos EUA. O desafio é potencializar esta paixão dos Skalovers para ampliar o alcance da marca no país.”








