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Agência Digi desenvolve para Coca-Cola Brasil plataforma digital de apoio a microempreendedores e ambulantes de alimentação

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O número de vendedores ambulantes e microempreendedores na área de alimentação deu um salto para driblar o desemprego ou buscar um aumento de renda durante a pandemia. Só no primeiro semestre de 2020, houve acréscimo de 10,2% ou 1 milhão de novos microempreendedores individuais (MEIs) no país, de acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal.

O Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de MEIs (microempreendedores) no ano passado e a categoria que mais cresceu durante a pandemia foi justamente a de fornecimento de alimentos, que avançou 10,4% entre março e junho, segundo levantamento feito pela ferramenta Easymei.

Para dar suporte e ajudar esses pequenos empreendedores e os ambulantes de alimentos e bebidas, a Coca-Cola Brasil apresenta o programa “Crescendo Juntos Microempreendedores”, a maior plataforma de relacionamento, parceria e fidelização do Brasil voltada para microempreendedores de alimentação. A agência Digi, uma das mais influentes agências de Incentivo e Relacionamento do mercado, é responsável, em conjunto com a Coca-Cola Brasil, pelo desenvolvimento e gestão operacional do programa.

A plataforma oferece benefícios exclusivos da companhia de bebidas e cursos de capacitação e profissionalização desenvolvidos pelas entidades-parceiras como Sebrae e Aliança Empreendedora. O objetivo é cadastrar os microempreendedores e ambulantes que vendem produtos do portfólio Coca-Cola Brasil nas ruas, barraquinhas, trailers, carrinhos, nas suas comunidades, entre outros, e oferecer o resgate de prêmios e treinamentos.

Para acessar o programa, o microempreendedor ou ambulante deve baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Apple Store ou Google Store para celulares com IOS ou Android), cadastrar a nota fiscal dos produtos Coca-Cola Brasil comprados nas lojas e canais participantes, juntar pontos e trocar por prêmios exclusivos da marca, como guarda-sóis, bonés, tênis, geladeirinhas de isopor, mesas e cadeiras etc.

Os participantes têm acesso digital aos conteúdos, dicas e treinamentos exclusivos para vender mais e desenvolver o negócio; às soluções para abrir uma loja online e aumentar as vendas de forma simples e rápida; e a microcrédito e parcerias para turbinar o negócio. O programa Crescendo Juntos já firmou parceria com o Atacadão, maior rede atacadista do país, com mais de 200 unidades em todo Brasil.

Os benefícios valem para compras de produtos de todo portfólio da Coca-Cola Brasil (refrigerantes Coca-Cola, Fanta, Sprite; água Crystal; sucos Del Valle; e chá Matte Leão), que geram pontos que podem ser resgatados no app.

Até o final de abril a expectativa é mobilizar até 110 mil microempreendedores e ambulantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A expectativa é que o programa seja expandido para até 15 estados do Brasil ainda este ano.

Para apoio nas ações de mobilização, diálogo e engajamento, a iniciativa estabeleceu parcerias com duas associações de microempreendedores: a ABAM (Associação Nacional de Baianas do Acarajé, de Salvador); e a Acor-SP (Associação de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo).

“O programa, que tem uma preocupação social relevante, trabalha em dois pilares: o de capacitação e profissionalização dos microempreendedores, ambulantes e vendedores autônomos por meio de parcerias com instituições, como Sebrae e Aliança Empreendedora; e suporte com infraestrutura e materiais para potencializar suas vendas, através de fidelização, com resgates de materiais funcionais da marca e oferta de benefícios e prêmios. O slogan do programa é ‘Dê um gás no seu negócio com a Coca-Cola”, explica Marina Morato, diretora de Business Strategy da Digi. O time da agência levou seis meses para desenvolver o programa para a multinacional de bebidas.

“Se hoje a Coca-Cola já atende e distribui para mais de 1 milhão de pontos de venda no Brasil, temos milhões de microempreendedores de alimentação com quem ainda não nos relacionamos diretamente. São pessoas batalhadoras que foram muito impactadas pelos efeitos da pandemia ou iniciaram pequenos negócios em função do desemprego e empreendem para garantir o sustento de suas famílias. O que queremos com esta iniciativa é nos aproximar, apoiar e contribuir da forma mais relevante e com os melhores parceiros e soluções possíveis. Queremos crescer juntos”, diz Rodrigo Brito, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Mais informações no site: www.crescendojuntosme.com.br

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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