Gente
Africa Creative anuncia três co-COOs

Após um 2023 com diversas novidades estratégicas em sua estrutura, com o retorno de Sergio Gordilho e Márcio Santoro na sociedade da agência, a criação de cargos de Co-CCOs, ocupados por Joanna Monteiro, Mariana Sá e Nicholas Bergantin, a Africa Creative anuncia uma movimentação importante na área de gestão e negócios: Heloisa Pupim, Renato Broggin e Veronica Gordilho Araujo assumem posições como co-COOs da agência. O trio vai impulsionar a liderança, redistribuir as contas, desenhar e personalizar as operações de cada cliente da casa.
Heloisa Pupim, trabalha na Africa desde 2010, vindo da Fischer America, e é graduada em Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero. Entrou na agência como supervisora e teve passagem significativa por diversos clientes da casa, como Itaú e Ambev, por exemplo. “Ambição criativa, foco em resultado e capacidade de realização é o que nos une e o que nos move. Esse movimento é reflexo dessa parceria e desses valores compartilhados. Estou feliz e honrada de dar mais esse passo importante dentro da Africa e empolgada para os próximos capítulos dessa história, principalmente ao lado de pessoas que eu confio e admiro”, afirma.
“Um enorme compromisso em dar continuidade a grandes e duradouras relações que temos com nossos clientes. Somar nossas experiências nesse novo núcleo que se forma, com a visão de distribuir as melhores soluções para cada marca com agilidade, eficiência e acima de tudo com o desafio em continuar inovando em um mercado em constante transformação”, complementa Renato Broggin. Graduado em Comunicação, e Pós-Graduado em Administração, Broggin soma mais de 20 anos em agências de propaganda multinacionais, com passagens pelas agências Oglivy, Leo Burnett, Dentsu e Talent, ingressou na Africa em meados de 2019 para liderar a operação de Itaú.
Veronica Gordilho Araujo antes de assumir o cargo atual na Africa, onde trabalha desde abril de 2017, já passou pelas agências Lew’lara\TBWA, DPZ Propaganda e McGarryBowen Brasil. “A Africa é um lugar de pessoas apaixonadas e ambiciosas. Uma agência que tem a capacidade de reunir as melhores pessoas e formar o melhor time. E como resultado, além da consistência criativa que tanto pregamos, uma relação sólida com nossos clientes, de crescimento ano após ano, como Natura, por exemplo. Ano passado anunciamos a criação do BIOMA, núcleo exclusivo para atender a conta que triplicou de tamanho. Esse é o objetivo sempre crescer dentro de nossos clientes com relevância, resultado e criatividade”, comenta.
“É uma movimentação que vem desde o ano passado, mas somente agora que resolvemos anunciar o cargo de alta liderança que Veronica, Heloisa e Renato adquiriam. Os três são profissionais sênior muito capacitados que têm décadas de experiência, cresceram junto à agência, estão com a gente há anos e foram promovidos a co-COOs. Cada um tem sua cultura e maneira de lidar com os clientes, mas todos estão alinhados ao DNA da Africa e conhecem muito bem a agência. Eu como copresidente e CEO posso afirmar que confiamos muito no trabalho deles, todos têm desempenhado um papel brilhante na liderança de operações de negócios e conseguem dar atenção total e única aos nossos clientes, concretizando o jeito Africa de ser”, finaliza Márcio Santoro, sócio, copresidente e CEO da Africa Creative.
Gente
Gotcha nomeia Bernardo Bastos como CEO e reestrutura operação com foco em crescimento e dados

A Gotcha anunciou a contratação de Bernardo Bastos para o cargo de chief executive officer (CEO), marcando o início de uma nova fase institucional da agência. Com mais de 20 anos de atuação nos mercados de comunicação e transformação de negócios, o executivo assume a liderança com o objetivo de posicionar a empresa como uma parceira estratégica de crescimento para marcas e acelerar a evolução de seu modelo operacional.
A reestruturação busca superar a entrega por disciplinas isoladas, adotando uma abordagem que integra análise de dados, inteligência de negócios e mapeamento da jornada do consumidor. Como parte desse movimento, a Gotcha reforçou o processo de integração da Datamines — unidade de inteligência e dados do grupo — para conectar análises comportamentais à construção e gestão de jornadas multicanais.
“Os clientes têm desafios de mídia, criatividade, dados, tecnologia e operação. O problema é quando tentamos resolvê-los de forma isolada, dentro de um modelo de agência ainda muito organizado por disciplinas e entregas. Queremos inverter essa lógica: partir do negócio e das oportunidades de crescimento para, então, conectar as competências necessárias para capturá-las. É essa visão que está orientando a construção da próxima Gotcha”, pontua Bernardo Bastos.
Gente
Smollan contrata Lilian Carelli como consultora estratégica de shopper marketing e gestão de categorias

A multinacional Smollan, especializada em soluções para o varejo e inteligência de trade marketing, anunciou a contratação de Lilian Carelli para o cargo de consultora estratégica de shopper marketing e desenvolvimento de categorias na operação brasileira. O movimento visa expandir a oferta de inteligência de mercado e eficiência de execução nas gôndolas para marcas e varejistas.
Graduada pela PUC-SP e pós-graduada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a executiva reúne uma trajetória profissional de mais de três décadas na América Latina. Sua experiência inclui liderança nas áreas de trade em companhias do setor alimentar e de bens de consumo, a exemplo de Unilever, Kimberly-Clark, PepsiCo e Grupo Pão de Açúcar, além de reconhecimentos do setor como o Prêmio POPAI.
Na nova função, Carelli atuará no desenvolvimento de projetos de gerenciamento de categoria, diagnósticos de comportamento do comprador, pesquisas de campo e estratégias de ponto de venda (PDV).
“Não basta entender o que o cliente compra, é preciso compreender como ele escolhe e o que influencia essa decisão. A execução é onde a estratégia ganha vida. Quando categoria, shopper e operação são trabalhados de forma integrada, construímos soluções muito mais aderentes à realidade do varejo”, destaca Lilian Carelli.








