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McDonald’s traz famílias para Fórmula 1

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O McDonald’s, patrocinador regional oficial da Fórmula 1, se prepara para curtir esse momento junto com os fãs do esporte. Por isso, a marca preparou uma campanha voltada para o evento esportivo que contempla filme para TV, ações com influenciadores e cobertura exclusiva do GP de São Paulo. A iniciativa ainda conta com ativações exclusivas no icônico Méqui 1000 na Avenida Paulista, durante o mês de outubro, e no autódromo de Interlagos nos dias 1, 2 e 3 de novembro.

O projeto, criado pela agência GALERIA.ag, traz filme de 30” com veiculação na TV aberta, que mostra dois pilotos de F1 em seus carros de corrida do McDonald’s disputando pelo pódio. Com transição de cena, os pilotos se transformam em dois consumidores entrando no Drive e realizando pedidos para toda a família. Já a equipe do Méqui, que está preparando o pedido, faz um paralelo à excelência de entregas digna de um time de pit stop.

“Vimos na Fórmula 1 a oportunidade perfeita para nos aliar a um esporte que compartilha valores fundamentais com o Méqui, como excelência, trabalho em equipe, inovação e agilidade. Mas além disso, vemos como o esporte tem o poder de unir as pessoas, algo que também acontece nos nossos restaurantes diariamente, o que reforça ainda mais essa sinergia. Assistir a uma corrida é um momento que reúne famílias e amigos em torno da adrenalina, e o Méqui entra nessa experiência, trazendo sabor e diversão. Nossa campanha celebra justamente essa conexão”, destaca Sergio Eleuterio, diretor de marketing do McDonald’s no Brasil.

O projeto ainda conta com outros quatro filmes que serão exibidos exclusivamente em outros 18 países da região latam, como México, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Chile e Argentina, entre outros.

“Com este projeto, nosso objetivo é resgatar a magia dos momentos em família que as corridas de F1 sempre proporcionaram, onde todos se reuniam para acompanhar a emoção da largada, das 50 voltas e da linha de chegada. E, para tornar isso ainda mais especial, celebramos essas experiências com a companhia de um Méqui. Por isso, para nossas peças, desenvolvemos o mote ‘A Fórmula é… ‘curtir em família’, ‘…aproveitar juntos’, para potencializar ainda mais os laços que as corridas de F1 podem nos proporcionar”, explica Rodrigo Marangoni, diretor executivo de criação da GALERIA.ag.

Acelerando com o Méqui

A partir desta semana, o público que estiver passando pela Avenida Paulista, em São Paulo, vai se deparar com o restaurante Méqui 1000 completamente repaginado. A fachada da unidade traz elementos que remetem aos autódromos, com bandeiras e pista de corrida. O espaço é pensado para os fãs garantirem registros e se sentirem verdadeiros campeões: além de backdrop com taça e capacete, a parte externa do restaurante também conta com o pódio dos vencedores, além de um carro igual aos da competição, também usado na produção dos filmes. Na área interna do Méqui 1000, as paredes estão adesivadas para trazer a cara da Fórmula 1® para dentro do ambiente.

O Drive-Thru, que também está de cara nova, simula a partida das provas de automobilismo, transformando em pilotos os clientes que optam por aproveitar a facilidade de fazer um pedido sem sair do carro. O percurso do Drive traz pinturas com as curvas das pistas, grid de largada e até detalhes dos Pit Stops.

Levando o espírito das corridas para outros restaurantes da rede, as áreas externas trazem elementos que remetem à Fórmula 1® e os colaboradores terão uniformes especiais.

A marca também está preparando uma série de ativações para o fim de semana da competição em Interlagos, incluindo um stand interativo, área de descanso e distribuição de brindes personalizados.

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APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

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Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais. 

“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.

Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.

A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação. 

A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.

“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.

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Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

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Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.

Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para  26 de maio com término em 9 de junho.

As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.

A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.

A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo –  gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.

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