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Relatório da Macfor revela tendências e comportamentos de compra da geração Z

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A Macfor, agência full service especializada em criatividade e estratégias digitais, divulgou um estudo inédito sobre o comportamento dos consumidores jovens em relação ao Dia dos Pais de 2024. Entre as datas afetivas que celebram relacionamentos amorosos e familiares, é a segunda que gera maior interesse dos usuários.

O levantamento revela que, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, os jovens preferem presentear os pais com mimos e lembrancinhas, enfatizando o valor sentimental e emocional da data. O estudo monitorou a busca por lembrancinhas do dia dos pais, presentes criativos e personalizados, como canecas e cestas temáticas, entre 2020 e 2024, e concluiu-se que há um aumento crescente de procura pelos termos, que se alinham com as preferências do público jovem.

Estes itens, muitas vezes personalizados, são escolhidos para demonstrar carinho e afeto, reforçando os laços familiares. A análise também destaca a importância das redes sociais na formação de opinião e nas decisões de compra da geração Z, com o TikTok e Instagram sendo as plataformas mais influentes. “O alcance em social media em relação à data é de 1 bilhão, com interações que se aproximam do 1 milhão”, observa Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.

Outro ponto de destaque é o impacto dos influencers, que têm grande poder na formação do mindset dos jovens consumidores. O relatório identifica que, embora o Dia dos Pais gere menos motivação para impressionar com presentes de alto valor, o envolvimento emocional é profundo. Posts nostálgicos de grandes influencers têm se mostrado eficazes em gerar interações positivas, que representam 80% das menções, evidenciando a conexão afetiva com a data.

Marcas como O Boticário, Natura, Nike, Adidas e Hering, destacam-se por suas estratégias de engajamento emocional. Para além da categoria “lembrancinhas”, entre os presentes mais populares este ano, de acordo com as buscas, estão itens de perfumaria e calçados como tênis, um dos hypes sendo o maior interesse em corridas, com 15,5% das menções nas redes sociais relacionadas ao Dia dos Pais. Isso porque, algumas marcas estão explorando o timing dos grandes eventos esportivos para engajar o público masculino.

Para acessar o estudo, basta clicar em: https://universidade.macfor.com.br/dia-dos-pais-2024

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SBT leva cadeira do The Voice Brasil ao Shopping Center Norte

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O SBT promoveu uma ação especial de esquenta para o The Voice Brasil no Shopping Center Norte, zona Norte de São Paulo. A emissora levou, diretamente dos estúdios até o local a famosa cadeira do The Voice Brasil, e contou ainda com um dos técnicos do reality musical em pessoa para tirar foto com os fãs: Mumuzinho. Um dos quatro técnicos da atração, o artista cumprimentou o público, posou para fotos e cantou junto, avisando ali entre os que arriscaram cantar junto para quem ele viraria a cadeira ou não. A nova temporada do The Voice Brasil estreiou em 6 de outubro no Disney+ e no SBT.

A cadeira do The Voice Brasil é um símbolo do programa e ficará em exposição no Shopping Center Norte até o dia 9 de outubro. A ação organizada pelo SBT visa gerar identificação com a atração e aproximá-la ainda mais do público, que pode aproveitar a oportunidade para sentar na cadeira icônica e tirar fotos, vivenciando e registrando a experiência de se sentir parte do The Voice Brasil.

“Estou muito feliz com essa repercussão, encontrar esse shopping lotado, esta cadeira, tirar foto com todo mundo, ver o sorriso das pessoas (…) Eu já sinto a energia do programa, que vai ser de muita emoção”, afirmou Mumuzinho no local. Para ele, o The Voice Brasil será “o programa de TV brasileira”: “O The Voice é uma esperança para o povo sonhar, poder mostrar seu trabalho, poder se jogar, se divertir. A gente está ali para orientar, não está para julgar, e para revelar esses artistas”, afirmou, sobre a importância da atração na descoberta de novos talentos.

Em continuidade a esta ação, o SBT levará, a partir de 10 de outubro, a cadeira do The Voice Brasil ao Shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP). Lá também o público poderá sentar-se e tirar fotos para se sentir ainda mais dentro do programa.

Com novo palco, cenário renovado e dinâmica inédita, com exibição ao vivo pelo SBT e Disney+ e mais 20 minutos de conteúdo exclusivo no streaming, o The Voice Brasil contará com um time de técnicos de peso. Além de Mumuzinho, também formam o grupo de técnicos a dupla Matheus & Kauan, Duda Beat e Péricles. Gaby Cabrini será encarregada de mostrar tudo o que acontece nos bastidores do reality musical, com apresentação de Tiago Leifert.

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Entenda ação de marketing com Vampeta que agitou as redes sociais nesta semana

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A BETesporte realizou, nesta semana, uma ação de conscientização sobre o jogo responsável em parceria com o ex-jogador Vampeta, embaixador da marca. A parte inicial da campanha de marketing gerou grande repercussão nas redes sociais e na imprensa, quando o ídolo anunciou em seu perfil oficial que faria seu segundo ensaio +18, mas sem dar muitos detalhes.

A foto da divulgação em questão foi inspirada no ensaio sensual feito por ele em 1999, quando atuava pelo Corinthians e posou para a revista “G Magazine”. Dado o tom do post – que já tem cerca de 800 mil views -, e as referências usadas, muitos pensaram que se tratava de uma nova edição do feito realizado por ele há 27 anos. No entanto, a revelação veio nesta quinta-feira, quando o ex-atleta postou um vídeo sobre a campanha junto à BETesporte.

Com o mote de “Nem tudo é o que parece”, a marca buscou chamar a atenção para o fato que as apostas e jogos online são restritas para maiores de 18 anos, ao mesmo tempo em que reforçou a importância do jogo responsável.

“Nosso objetivo foi mostrar que, assim como na vida, no universo das apostas é preciso olhar além da primeira impressão. Jogar é divertido, gera emoção, mas desde que seja com responsabilidade, consciência e segurança. Se esses conceitos não são respeitados, deixa de ser diversão. A ideia de trabalhar essa comunicação com o Vampeta foi por sabermos do grande alcance que ele tem. De fato, conseguimos transmitir uma mensagem importante, de forma leve, e que impactou milhares de pessoas”, explica Heitor Melo, Chief Marketing Officer (CMO) da BETesporte.

Já para Vampeta, a experiência também foi marcante: “Quando propuseram essa ação, achei a ideia genial. Desde o post inicial venho recebendo centenas de mensagens, mas o recado final é claro: jogo é diversão, mas precisa ser feito com consciência, e apenas para maiores de idade”, acrescenta.

 

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