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O impacto das novas atualizações do Google para o mercado de SEO

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Nos últimos meses, o Google tem realizado constantes atualizações em seu algoritmo de busca, impactando significativamente a classificação dos sites nos resultados de pesquisa. Essas mudanças visam aprimorar a relevância e a qualidade das informações apresentadas aos usuários, que ofereçam uma melhor experiência de navegação. 

E, claro, a comunidade de SEO tem relatado flutuações significativas nas classificações, tanto positivas quanto negativas. Segundo Marcos Alonso, sócio fundador da Curacautin, consultoria especializada em SEO, performance e marketing digital, os sites ou negócios que vêm trabalhando com uma cultura de SEO e seguindo as boas práticas, certamente não foram impactados negativamente com as atualizações. “As mudanças e atualizações do Google são sempre no sentido de melhorar a experiência do usuário. Em geral, se a estratégia está bem definida, se existem esforços buscando resolver problemas e mantendo o site com estruturas e tecnologias atualizadas, não haverá grandes mudanças a serem feitas na estratégia do negócio, como, por exemplo, o trabalho que realizamos com a Aurora Fine Brands, em que observamos um crescimento de 22% de tráfego orgânico em 2024 em comparação a 2023, mesmo diante destas mudanças no algoritmo.

Uma das principais mudanças foi a introdução de um algoritmo focado na experiência do usuário (UX), o que reforça a importância de elementos como a velocidade de carregamento das páginas, a navegação intuitiva e a compatibilidade com dispositivos móveis. Sites que oferecem uma experiência mais fluida e agradável tendem a ser melhor classificados. Esse enfoque na UX segue a tendência iniciada com a atualização “Core Web Vitals”, que avalia métricas de desempenho como LCP (Largest Contentful Paint), FID (First Input Delay) e CLS (Cumulative Layout Shift), que são, basicamente medidas utilizadas para avaliar o desempenho da página, para que o usuário não chegue nela e demore muito para abrir, o que vai frustrar sua experiência. Elas são fundamentais para entender como o site está performando nos resultados de busca e para identificar oportunidades de melhoria. 

Outra atualização significativa foi o aumento do uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina para compreender melhor a intenção de busca dos usuários. Com isso, conteúdos que respondem de maneira mais direta e abrangente às perguntas dos usuários ganham maior destaque. Além disso, trouxe mudanças no tratamento de conteúdos duplicados e de baixa qualidade. O Google aprimorou suas capacidades de detectar e penalizar práticas de SEO abusivas, como a criação de backlinks artificiais ou o uso excessivo de palavras-chave (keyword stuffing). Sites que priorizam a produção de conteúdo original, bem pesquisado e de alta qualidade são recompensados com melhores posições no ranking de buscas.  

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iD\ promove campanha Pré-Black Friday para o Nike App

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iD\, lidera uma ação inédita da Nike para a Black Friday, com foco em seus canais digitais e aplicativo. Entre os dias 21 e 24 de novembro, a marca oferecerá cupons com descontos exclusivos para produtos selecionados em cinco segmentos: Skate, Corrida, Futebol, Treino e Basquete. A ação distribuirá códigos promocionais de 15% a 25% OFF, ou de valores fixos de R$ 200,00 a R$ 300,00 em descontos para produtos selecionados.

O projeto contará com a participação de atletas e influenciadores parceiros da marca, que produzirão conteúdos especiais que serão compartilhados em suas redes sociais. Fazem parte da campanha, Kelvin Oliveira, atleta de futebol 7, Pâmela Rosa, duas vezes campeã mundial de skate, Karol de Souza, influencer com foco em basquete, Almir Jr, finalista olímpico no Salto triplo, e Ju Mamute, influenciadora do mundo fitness.

Para Camila Costa, CEO e sócia da iD\, abordar diferentes segmentos esportivos dentro da campanha é uma forma direta de inspirar os consumidores. “A grande sacada da ação é se apropriar da data comercial, trazendo uma importante reflexão ao consumidor de como o esporte é uma válvula importante em nossa rota. Portanto, a  busca e resgate de cupons de desconto de forma inédita e interativa, com a participação dos atletas e influenciadores, endossa ainda mais essa mensagem”, argumenta.

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APP oferece oportunidades de patrocínio para eventos em 2025

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A Associação de Profissionais de Propaganda (APP) apresenta ao mercado oportunidades exclusivas de apoio e patrocínio para eventos de grande impacto previstos para 2025. Com cotas modulares, as empresas podem alinhar seus interesses com uma entidade que fomenta a integração e o crescimento dos profissionais de comunicação e propaganda em todo o Brasil.

Entre os destaques para o próximo ano estão: o APPCast, com nova roupagem visual, mantendo o foco em debates e conteúdos sobre as principais tendências do setor; o Concurso TCC – Prêmio Prof. Ricardo Ramos, que reconhece e dá visibilidade aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de estudantes da área; o Depósito de Ideias, serviço exclusivo da APP para registro e comprovação de anterioridade de campanhas, projetos e produções; e o tradicional Prêmio Contribuição Profissional, que celebra os talentos e realizações de impacto na indústria publicitária.

Outra grande oportunidade de patrocínio para 2025 é o Fest’UP. Em 2024, o evento reuniu a academia e o mercado publicitário em cidades como Vitória, Florianópolis, Taubaté, Campinas e São Paulo, com programações ainda previstas em Santos e São José dos Campos até o final de novembro. “Para o próximo ano, já estão confirmadas 11 edições em diversas regiões do país, oportunidade valiosa para marcas que desejam se conectar com estudantes que logo estarão ingressando no mercado de comunicação”, afirma José Maurício Pires Alves, conselheiro fiscal e responsável pela área comercial da APP. Mais um canal de exposição da marca será o novo site da entidade, que em breve será apresentado ao mercado.

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