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União entre estratégias offline e online: caminho para o sucesso das marcas

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Estamos em 2023, imersos na era digital da informação e das estratégias. No entanto, não devemos ignorar as metodologias que abriram caminho para essa evolução. As abordagens de marketing offline desempenham um papel crucial no cenário digital atual. Elas não apenas reforçam a presença da marca junto aos clientes, mas também geram novas oportunidades de negócios. Com a crescente digitalização do marketing, pode-se pensar naturalmente que o único caminho a ser seguido é o mundo virtual. Entretanto, a solução mais completa é a integração inteligente das estratégias offline e online que permite criar experiências únicas e personalizadas para diversos públicos-alvo.

Os principais fatores que orientam um planejamento estratégico bem-sucedido são o estabelecimento de objetivos claros e a compreensão do público-alvo. Uma vez que esses elementos estejam devidamente delineados, torna-se possível a identificação das estratégias a serem empregadas e as ações para alcançá-las.

A integração harmoniosa dos canais offline e online, juntamente com a implementação de estratégias transmídia, surge como um fator que potencializa o desempenho da marca no mercado, resultando em um impacto mais preciso e eficaz. “A importância da aplicação de estratégias híbridas se manifesta na capacidade de uma empresa alcançar resultados mais significativos e duradouros. Essa integração permite criar experiências mais personalizadas e impactantes para o público-alvo, além de permitir que as empresas atinjam um desempenho mais preciso e eficaz no mercado, se destacando em um cenário digital altamente competitivo”, explica o CEO do Grupo Alpes, conglomerado de agências de performance do Brasil, Silvio Cesar Sauerbier.

A manutenção de estratégias físicas mantém um papel essencial na construção da imagem e reputação de uma marca no cenário empresarial . Desde a distribuição de panfletos até a realização de eventos e anúncios em mídia impressa, essas táticas tradicionais continuam a ser fundamentais, desde que estejam alinhadas com as estratégias digitais.

A chave para o sucesso está na coerência entre os canais de divulgação de uma marca. Esta consistência é o pilar que define o posicionamento da empresa no mercado. Portanto, a harmonia entre ideias, estética e valores deve ser sempre mantida em direção ao mesmo objetivo. Por exemplo, na criação de uma campanha publicitária, a linguagem e mensagem devem ser consistentes em todos os canais, desde os anúncios em TV e rádio até as postagens em redes sociais e email marketing.

Segundo Silvio, esta consistência garante que os consumidores recebam uma mensagem unificado fortalecedora da identidade da marca. “A mensuração de resultados também é essencial. Utilizar ferramentas de análise de dados tanto para campanhas online quanto offline permite avaliar o desempenho de cada canal e fazer ajustes estratégicos. Assim, a empresa pode direcionar seus recursos de maneira mais eficiente e maximizar o impacto de suas ações em ambos os mundos, online e offline”, acrescenta.

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Nova campanha do Mercado Pago deixa Anitta “sem fazer nada”

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O Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, lança sua nova campanha “Anitta Parada”, estrelada pela embaixadora da marca, Anitta. No filme, a artista fica em silêncio, em uma alusão a “deixar dinheiro parado”.
A campanha atiçou a curiosidade de todo mundo – iniciando com uma estratégia unbranded. Tudo começou com uma live no perfil da Anitta nesta segunda-feira (25/08), onde a cantora ficou parada sem fazer absolutamente nada, intrigando os milhares de seguidores que estavam assistindo. Nesta mesma segunda, no intervalo da novela 2 da Globo, um filme de 30″ sem aparição de marca trouxe novamente a cantora parada sem explicação. Até que, na novela 3, um filme de 60″ revelou apenas no final com uma locução do ator Milhem Cortaz que “Chamar a Anitta para ficar parada no nosso comercial, é um desperdício. Deixar seu dinheiro em uma conta que não rende, também. Traga seu dinheiro para a conta que mais rende do Brasil, do Mercado Pago.”

“Por que as pessoas ainda deixam seu dinheiro em instituições que não oferecem benefícios, em contas em que o dinheiro rende pouco ou até mesmo nada? Convocamos a Anitta para exemplificar o desperdício de ficar com dinheiro parado: contratar a maior pop star do Brasil para deixar ela ‘sem fazer nada’, em vez de aproveitar todo o potencial da artista, é como deixar o dinheiro parado em contas que não rendem, perder por não utilizar um cartão de crédito com cashback em Meli Dólar ou ver o dinheiro render menos do que na poupança. O Mercado Pago vai na contramão do que o sistema tradicional prega. Transformamos uma relação histórica em que o cliente sai perdendo, numa relação de ganha-ganha”, comenta Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago.

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Omo e Globo levam Usain Bolt para ação da marca em ‘Vale Tudo’

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Omo, marca de cuidados com as roupas da Unilever, apresentou ação de conteúdo para o lançamento do novo Omo Ciclo Rápido, produto que garante limpeza e perfume imbatíveis em 15 minutos. Como parte de sua estratégia de comunicação, em campanha 360º idealizada pela Globo, pela agência criativa MullenLowe e pela Initiative – unidades de negócios da IPG Mediabrands – para lançamento do produto no Brasil, a marca rompeu barreiras ao trazer Usain Bolt, celebridade internacional, para as telas da TV Globo na novela Vale Tudo’.

A cena, exibida, coincidentemente no mesmo dia em que o atleta também celebrou seu aniversário, mostra os personagens César (Cauã Reymond) e Olavo (Ricardo Teodoro) se preparando para uma corrida na praia quando se deparam com Bolt promovendo o novo Omo Ciclo Rápido em um quiosque à beira-mar. Com bom humor, o atleta interage com os personagens e destaca a performance do produto, unindo entretenimento e publicidade de forma natural e coerente com a história da novela.

“Omo sempre buscou inovar na forma de se conectar com os consumidores, e esta ação mostra como a comunicação pode ir além das telas digitais, criando momentos marcantes na vida real e na ficção. Trazer um ícone como Usain Bolt para a TV brasileira reforça nosso compromisso com campanhas relevantes, criativas e de alto impacto”, afirma Mayara Aliprandi, gerente de marketing de Omo Líquidos.

A participação de Bolt pegou não só o público de surpresa, como também os próprios atores. Cauã Reymond comentou sobre a experiência de contracenar com o ídolo: “Gravar com o Bolt foi uma surpresa enorme! Sou fã do seu trabalho e de tudo que ele representa. Ter a oportunidade de contracenar com ele para essa cena foi demais”, comenta o ator.

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