Eventos
Bob Burnquist, Fê Garay, Rubinho Barrichello e mais atletas campeões marcam presença no 1º Summit de Esportes do Rio2C

O mercado esportivo movimenta bilhões de dólares anualmente no mundo e tem aproximado mais marcas e público durante os últimos anos. De olho na tendência, o Rio2C, maior evento de criatividade e inovação da América Latina, em parceria com a NWB e o Grupo SBF, que junto com Centauro, Nike, FitDance, OneFan e X3M, formam o maior ecossistema esportivo do Brasil, lançam o Sports Innovation, primeiro summit voltado ao segmento no festival.
O evento, que é realizado no Cidade das Artes/RJ, reuniu em 2022 quase 40 mil participantes, sendo 1.100 empresas brasileiras e estrangeiras, mais de mil palestrantes em 15 palcos. O summit, que será realizado no dia 11 de abril, contará com 18 painéis e mais de 70 palestrantes convidados, em três salas exclusivas. Um line up completo de temas que envolvem discussões sobre todo o ecossistema, que vão de debates sobre estratégia, passam pelo de desempenho de atletas e até os benefícios que o esporte traz para a saúde.
A potência das mulheres no esporte é uma das marcas da programação. Isabel Swan, ex-atleta medalhista olímpica de vela e atual coordenadora de esportes femininos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), fala sobre o impulsionamento da popularidade no setor. Atleta da Seleção Brasileira de Vôlei e patrocinada pela Nike, Fê Garay conversará sobre a relação entre foco e performance para vencer as disputas.
Além disso, o Summit de Esportes conta com atletas multi medalhistas, de alta performance e de alcance mundial. Maior vencedor da história do X Games, o skatista Bob Burnquist estará presente em um painel sobre esportes de rua e a influência na cultura jovem. Rubinho Barrichello, o piloto brasileiro mais experiente de Fórmula 1 e atual campeão de Stock Car, compartilhará sua trajetória na mesa sobre performance e foco. O ex-judoca Flavio Canto, que também já foi apresentador da TV Globo e presidente do Instituto Reação, debaterá sobre o impacto da prática de esportes para um estilo de vida saudável.
Os grandes players do mercado não ficaram de fora. CEOs, diretores e executivos de empresas com o core no esporte como Nike, NBA Brasil, ESPN, FitDance, Cruzeiro, UFC, Botafogo, Cazé TV, Livemode, Fla TV, e aquelas que apostam nesse nicho, como Warner Discovery/TNT, Youtube, TikTok, Amazon Prime, Facebook, Paramount, trarão suas experiências e insights sobre o momento e o futuro do setor.
“A Copa do Mundo de 2022 aqueceu o mercado esportivo, e o Mundial Feminino deste ano fez a relevância do setor se manter em alta. A visão de todos esses grandes profissionais será de grande valia para que marcas distantes desse nicho vejam valor e repensem suas estratégias para se conectar com milhões de criadores e fãs pela paixão por esportes”, comenta Vanessa Costa, gerente executiva de marketing da NWB.
A parceria entre Rio2C, NWB e Grupo SBF foi essencial para a curadoria do Sports Innovation. “Estamos muito animados com essa parceria com a NWB para desenvolver o 1ª Summit de Esportes do Rio2C. Ter empresas que conhecem por dentro o ecossistema esportivo tornou possível construir uma programação robusta, com grandes nomes e temas super relevantes. Estamos felizes pelo que criamos em conjunto e temos certeza que o público vai gostar também”, finaliza Rafael Lazarini, CEO do Rio2C.
Eventos
JCDecaux e MIS fazem exposição em relógios de rua no Dia da Fotografia

A JCDecaux, que atua no mercado de mídia out of home (OOH), e o Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, firmaram uma parceria para levar uma exposição de fotografia contemporânea para as ruas de São Paulo. A ação, que marca o Dia da Fotografia (19 de agosto), vai exibir 20 imagens selecionadas do projeto Nova Fotografia, iniciativa anual do MIS que revela novos talentos da cena fotográfica brasileira.
Idealizada pela Euphoria Creative, a campanha ocupará, a partir de 18 de agosto, relógios digitais da JCDecaux em pontos estratégicos da cidade, funcionando como uma galeria de arte a céu aberto. Além de promover visibilidade para fotógrafos, a ação reforça o uso do mobiliário urbano como meio de aproximar a cultura do cotidiano de milhões de pessoas.
O projeto contará com obras de sete artistas que retratam diferentes perspectivas da capital paulista. As imagens, acompanhadas de convite para visitar o acervo completo no MIS, estarão distribuídas em 156 relógios digitais, com estimativa de 1,5 milhão de impactos ao longo do período de veiculação.
“Queremos que as pessoas se surpreendam ao encontrar arte no caminho para o trabalho, para casa ou durante um passeio. É uma maneira de mostrar que a fotografia está viva na cidade e dialoga com todos”, afirma André Sturm, diretor geral do MIS.
Para a JCDecaux, a parceria reforça o potencial do OOH como plataforma para experiências culturais e de marca. “O mobiliário urbano é parte da vida da cidade e pode ir além da comunicação comercial. Ao integrar cultura e mídia, criamos oportunidades únicas de engajamento e inspiração no espaço público”, destaca Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.
Eventos
UBRAFE divulga balanço sobre o recorde na realização de eventos B2B em São Paulo no 1º semestre 2025

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), única entidade que representa oficialmente o setor de feiras e centros de eventos B2B no Brasil, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), acaba de apresentar o levantamento quantitativo semestral de 2025 sobre o setor de eventos voltado à geração de negócios, o Barômetro UBRAFE SP TURIS – incluindo feiras, congressos, convenções e eventos corporativos. Ao longo dos primeiros seis meses do ano, os participantes dos eventos B2B foram responsáveis por um impacto econômico total de R$ 5,4 bilhões na cidade de São Paulo.
“Se compararmos esse valor ao mesmo período do ano passado, observamos um crescimento de R$ 1 bilhão, o que evidencia o fortalecimento do setor de eventos na capital paulista. Esse barômetro reforça o quanto o segmento de eventos B2B está em constante crescimento, contribuindo positivamente para o mercado de negócios em São Paulo”, aponta Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.), diretor executivo da UBRAFE.
Dados registrados de janeiro a junho de 2025 mostram um total de 612 eventos B2B com foco em geração de negócios, todos com pelo menos 700 participantes cada — um aumento de 19% em comparação com o mesmo período de 2024, que contou com 516 eventos. A análise deste primeiro semestre revelou ainda um total de 3,2 milhões de visitantes únicos — 14% a mais do que no 1º semestre de 2024 —, dos quais 70% são moradores do estado de São Paulo, representando 2,2 milhões de pessoas. Os outros 30% são turistas de negócios, moradores de outros estados e do exterior, representando 1 milhão de pessoas que vieram a São Paulo para participar de eventos B2B na cidade.
Do total de eventos realizados, 69% foram voltados ao segmento Corporativo, reunindo, porém, apenas 15% do número de visitantes. As Feiras Setoriais de Negócios correspondem a 13% do total dos eventos realizados, mas concentram 70% dos visitantes realmente comprovando que são o principal formato de eventos presenciais com foco em negócios. Por sua vez, os Congressos representaram 10% da quantidade total de eventos, atraindo 5% do público. Já as Convenções correspondem a 8% do total, recebendo 10% dos participantes B2B.
“Com base nas projeções que temos, nossa expectativa é encerrar o ano de 2025 com uma movimentação econômica estimada em R$12bilhões na cidade de São Paulo, com a realização de mais de 1200 eventos de grande porte e a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas”, destaca Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da Ubrafe.