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Eventos

Levantamento revela expectativa de crescimento para o setor de eventos em 2023

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A UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios acaba de divulgar, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), os resultados do Barômetro Eventos B2B, primeiro levantamento quantitativo sobre o setor de Eventos com foco na geração de negócios – feiras, congressos e convenções, pós-pandemia. O trabalho analisa um semestre inteiro sem a interferência da pandemia. Com o balanço positivo no segundo semestre de 2022 e as boas expectativas para 2023, o setor comemora o retorno das atividades após dois anos de cancelamentos e adiamentos.

De acordo com o barômetro UBRAFE, com o avanço da vacinação os eventos e feiras de negócios puderam ser retomados, porém de maneira tímida no primeiro semestre de 2022, mediante os desafios da variante Ômicron. A retomada aconteceu, de fato, nos meses de maio e junho, com um segundo semestre registrando cerca de 5,4 milhões de visitantes nos eventos B2B de portes grande (acima de 700 pessoas) e mega (acima de 5000 pessoas), nas principais venues (locais para eventos) da capital paulista.

Do perfil dos visitantes, os dois principais grupos são de 70% residentes no estado de São Paulo, enquanto 30% são de fora do estado. Foram contabilizados um total de 650 eventos considerados de porte grande e mega.

Expectativas 2023

Segundo a UBRAFE, a expectativa para 2023 é que sejam realizados, pelo menos, 1.500 eventos B2B de porte grande ou mega durante o ano e, se forem atualizados os números no segundo semestre de 2022, os 5,5 milhões de pessoas poderão atingir 12 milhões na capital paulista – número igual ao atual número de habitantes.

Com toda essa movimentação, a entidade estima receber uma média de 4 milhões de turistas de negócios (30% do total de participantes), somente nos eventos realizados nas principais venues. Considerando que cada turista deva passar em média três dias na capital e investir cerca de R$ 3,5 mil em transporte, alimentação e hotel, a cidade de São Paulo deverá ter um impacto de R$ 14 bilhões somente com o turismo de negócios relacionados com os eventos B2B.

“Se as projeções forem alcançadas, e estamos trabalhando arduamente para isso, o impacto estimado será de R$ 14 bilhões. Se somarmos a isto os gastos de quem já vive aqui em São Paulo e participa de eventos com foco em negócios – uma média de R$ 500 por pessoa -, seríamos capazes de acrescentar mais R$ 4 bilhões na economia. O impacto total dos eventos B2B na cidade de São Paulo em 2023 pode chegar, então, a R$ 18 bilhões, ou seja, superando os valores pré-pandemia. O Brasil está entre os países mais empolgados com o retorno dos eventos a níveis normais em todo o mundo”, comemora o diretor-executivo da UBRAFE, Paulo Octávio Pereira de Almeida.

Segundo Gustavo Pires, presidente da SPTuris, o retorno dos eventos fará com que São Paulo tenha o melhor ano da história, com o crescimento dos eventos de todos os formatos. “No segundo semestre de 2022 já havíamos recuperado os índices de pré-pandemia. O calendário de 2023 é o principal ativo de impacto turístico que teremos, revertendo-se em taxas de ocupação hoteleira mais elevadas, movimento em restaurantes e comércio em geral, além da geração de empregos, principal resultado a ser perseguido”. Em 2022 as atividades vinculadas ao turismo tiveram um resultado positivo de 36.700 postos de trabalho formal (fonte: Caged/Governo Federal).

A indústria de Eventos impacta, sozinha, mais de 50 setores da economia. Dados relativos ao número de Feiras e Eventos de Negócios pré-pandemia indicam mais de 2.000 eventos contabilizados em todo o país durante o ano.  Somente no Estado de São Paulo, são, em média, 8,2 milhões de visitantes em Feiras e Eventos de Negócios ao ano, o valor do impacto anual na Economia Brasileira na geração de resultados para as empresas expositoras dos eventos é de R$ 305 bilhões – considerando as mais de 2.000 feiras e eventos pelo Brasil, o impacto é de cerca de R$ 1 trilhão, nacionalmente. O volume de investimentos no setor de Eventos chega a R$ 16,3 bilhões ao ano.

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Eventos

Maizena estreia no Comida di Buteco com desafio para bares participantes

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Pela primeira vez, Maizena , marca da Unilever Alimentos , participa como patrocinadora do Comida di Buteco , o mais tradicional concurso de botecos do Brasil que completa 25 anos nesta edição com o tema “Paixão pelo Buteco”. O concurso, que acontece entre 11 de abril e 11 de maio, reúne cerca de 1.100 bares em 27 circuitos espalhados por mais de 50 cidades brasileiras. Só no estado de São Paulo, são 290 bares participantes, todos desafiados a criar petiscos autorais com preço fixo de R$ 35,00. O público poderá votar, junto com um júri técnico, avaliando os critérios em termos de sabor, atendimento, temperatura da bebida e higiene.

Como parte de sua estreia no concurso, Maizena lança uma iniciativa para deixar o concurso ainda mais atrativo e especial: o desafio Maizena . Os 221 bares das regiões de São Paulo capital, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas aceitaram participar do desafio e criar receitas exclusivamente para a competição, com foco no uso criativo de Maizena na cozinha. A avaliação dos pratos do desafio Maizena será feita exclusivamente por jurados selecionados pelo Comida di Buteco, e os estabelecimentos vencedores do ganharão prêmios em dinheiro, exposição nas redes sociais da marca e consultoria exclusiva com chef especialista da Unilever. A proposta é destacar as detalhes do produto que fornece diferentes texturas aos petiscos além de revelar que o segredo por trás dos petiscos mais crocantes, mais fofinhos e mais cremosos que fazem sucesso nos cardápios dos bares de São Paulo, é Maizena.

A marca também marcará a presença em todos os bares participantes do concurso nas regiões da capital e interior de São Paulo, com materiais personalizados que trazem a identidade visual da icônica caixinha amarela, do porta-guardanapo ao papel manteiga que embala os petiscos, reforçando a presença de Maizena na experiência dos consumidores.

“Estamos muito entusiasmados em fazer parte da celebração dos 25 anos do Comida di Buteco, um evento que valoriza a cozinha brasileira raiz, com uma marca que, por sua vez, tem mais de 150 anos de história. Essa é uma oportunidade para contar ao público sobre o poder transformador de texturas de Maizena. Afinal, seja em casa ou nos butecos, receitas mais crocantes, mais cremosas ou mais fofinhas não têm segredo, têm Maizena”, afirma Marina Ballini, líder de marketing culinários da Unilever Alimentos no Brasil.

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Eventos

Beauty Fair anuncia rebranding e apresenta sua nova identidade visual

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A Beauty Fair anuncia o rebranding de sua marca, refletindo sua evolução e expansão além da feira anual. A atualização, que vai além de uma mudança estética, representa a expansão das soluções oferecidas ao setor de beleza, consolidando um portfólio robusto e integrando diversas frentes de atuação, que agora passa a ser uma plataforma de soluções para os serviços, eventos e feiras de beleza.

A plataforma a Beauty Fair CO. apresenta, como novo conceito visual, a letra B como elemento principal de identidade, que passa a ser o símbolo nos produtos e nas ações da marca, iniciando pela principal, a Beauty Fair , maior evento de beleza das Américas, que ocorre sempre em setembro.

Esse símbolo expressa a evolução da empresa, a integração de suas iniciativas e a dedicação contínua ao desenvolvimento do mercado de beleza, além de destacar o papel da marca em apoiar o crescimento de empreendedores e profissionais do setor, com ênfase na inovação e no fortalecimento do mercado. O novo visual é apenas o início da concretização de um processo maior. “Estamos apresentando ao mercado uma marca renovada, integrada e proposta para oferecer um ecossistema de soluções para o setor de beleza como um todo”, afirma Deborah Huff, gerente de marketing na Beauty Fair Co.

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