Universo Live
RD3 Digital cria monstros que saem de latas para o Halloween da Fanta

Monstros do Halloween prometem criar experiências assustadoras e divertidas a quem comprar Fanta e baixar o aplicativo oficial da marca a partir do dia 05. Desenvolvido pela RD3 Digital, uma das referências do Brasil em Realidade Aumentada (RA), o programa permite a interação com a lata, “dando vida” a personagens, além de conter mini games e cenários para tirar fotos instagramáveis. “O lançamento do aplicativo visa relacionar a marca à data e impactar os jovens, que ocupam a maior parte do share no mercado de tecnologia, sendo o principal público de aplicativos e responsáveis por gerar as “viralizações” nas redes sociais”, explica Raphael Magri, sócio da RD3 Digital.
A interação por meio de fotos e vídeos curtos, os “reels” e vídeos do “TikTok”, criam a curiosidade nos usuários, aumentando o engajamento com o aplicativo. “O público jovem cada vez mais está ligado nas novidades dos smartphones e sente essa necessidade de experimentar e conhecer o ‘novo’, tentando também ser pioneiro e influenciar outras pessoas”, completa o sócio da RD3 Digital.
Funcionalidades
Quem baixar o app “Fanta Halloween”, disponível em iOS e Android, terá acesso a várias funcionalidades. A primeira, ativada apontando a câmera para a lata ou garrafa, apresenta uma fog saindo da embalagem e, após alguns segundos, se dispersando, surgindo o cenário e o monstro ancorado, de acordo com o produto. Isso também pode ser ativado na superfície, para que o usuário possa entrar no universo. Outra função é a possibilidade de se criar fotos “instagramáveis” com os personagens e compartilhá-las nas redes sociais, gerando engajamento com o público e impulsionando o aplicativo. Além disso, para quem gosta de jogos no mobile, o app também trará três mini games. São eles: o Runner com o Vampiro, Jogo das Tumbas e Jogo da Memória.
O aplicativo também é acessível para deficientes visuais, com áudio descrição das cenas, e pessoas com baixa visão, com um layout diferente e fontes maiores. “A preocupação da Fanta, da qual compartilhamos, é a inclusão, e temos um aplicativo completo nesse sentido”, completa Magri.
Universo Live
Ampro apresenta novo Guia Referencial de Valores para o marketing de experiência no Brasil

A Ampro – Associação de Marketing Promocional – anuncia a atualização do Guia Referencial de Valores (GRV), documento oficial que estabelece parâmetros para a prestação de serviços de marketing de experiência no país. Desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional abrangente, o material tem como objetivo garantir práticas de remuneração sustentáveis para toda a cadeia de valor do setor.
A iniciativa é liderada pela diretoria setorial de relações institucionais da Ampro e está alinhada às formas lícitas de remuneração em vigor. O GRV orienta empresas e profissionais do setor na formação de valores que assegurem equilíbrio entre contratantes e contratados, promovendo a qualidade na entrega dos serviços e a sustentabilidade financeira dos negócios.
“Ao adotar esses parâmetros, promovemos um mercado mais justo, competitivo e comprometido com a excelência na entrega”, destaca Heloísa Santana, presidente executiva da entidade, reforçando o papel da Associação na construção de um setor mais forte e estruturado.
Os valores referentes a serviços digitais foram incorporados a partir do Guia da Abradi, fruto de uma parceria estratégica que contribui para o alinhamento com as melhores práticas do mercado digital. Essa colaboração garante a atualização dos parâmetros frente às transformações do ambiente online.
Além de servir como referência para empresas e profissionais, o GRV reconhece o valor estratégico das agências, oferecendo diretrizes que permitem manter a competitividade e a inovação na entrega de soluções aos clientes.
“O objetivo é que o GRV, além de servir como referência para a precificação de projetos nas agências, contribua para a isonomia de processos em todo o mercado, abrindo caminho para que as soluções estratégicas e a criatividade possam ser mais valorizadas na relação agência-cliente”, ressalta Valdeck Junior, diretor de relações institucionais da AMPRO. O novo Guia Referencial de Valores já está disponível nos canais oficiais da Ampro.
Universo Live
MAPFRE plantará três árvores para cada gol na CONMEBOL Libertadores

A MAPFRE, companhia global de seguros e patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, vai transformar cada gol marcado na edição da competição deste ano em uma ação concreta de restauração ambiental. Desde a fase preliminar, iniciada em 4 de fevereiro, até a grande final, em novembro, em Lima (Peru), cada bola na rede representará o plantio de três mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.
Ao final do torneio, a estimativa é que mais de 1.600 mudas sejam plantadas, volume suficiente para recuperar um hectare, área equivalente a um campo de futebol. Esse número foi calculado com base na média histórica de gols da competição e no tamanho da área destinada à recuperação.
O plantio ocorrerá no Parque Estadual do Jurupará, no Vale do Ribeira, em São Paulo, região que concentra a maior área contínua de Mata Atlântica do país e é reconhecida pela diversidade de fauna e flora. A execução técnica ficará a cargo da Reservas Votorantim, parceira da MAPFRE na restauração de áreas degradadas, responsável desde a seleção das espécies até o monitoramento do crescimento das mudas.
Mais de 300 gols já foram marcados até o momento, e a expectativa é de que a ação envolva o público durante toda a competição numa contagem pública nas redes sociais. A iniciativa será oficialmente lançada no programa ‘Os Donos da Bola’, da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
“A vinculação ao número de gols aproxima o torcedor da causa ambiental. É uma métrica simples de acompanhar e que conecta a emoção do futebol a um impacto ambiental concreto. Mesmo que o placar final seja menor que o estimado, vamos plantar as 1.600 mudas. O objetivo é restaurar a área, não apenas contabilizar gols. Queremos aproveitar a visibilidade da nossa marca na CONMEBOL Libertadores para gerar um legado positivo e associar a paixão do futebol a causas que importam para toda a sociedade, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da MAPFRE.