Empresa
Outdoor Social Inteligência lança formato de pesquisas brand lift para campanhas em comunidades

Nas agências de publicidade ou em grandes marcas, o brand lift tem sido cada vez mais reconhecido como uma ferramenta eficaz para mensurar os resultados das campanhas publicitárias em diversos tipos de mídias e locais. Com perguntas estratégicas, o método possibilita conhecer a percepção que as pessoas têm das marcas, quanto as consideram e são favoráveis a elas e qual é a intenção de compra em relação aos seus produtos.
Em recente estudo para medir o brand lift de alguns anunciantes do Outdoor Social nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo, o OSI (Outdoor Social Inteligência), braço da holding Outdoor Social, identificou que as companhias que fizeram publicidade direcionada a essas comunidades, após aproximadamente duas semanas, foram lembradas 8% mais vezes como referência em suas categorias e aumentaram em 23% o conhecimento de suas marcas.
Além disso, a quantidade de pessoas que visualizaram essas publicidades cresceu 27% e, em alguns casos, elas foram até 30% mais impactadas por essas ações do que pelas realizadas em outras mídias, como outdoors de avenidas. A pesquisa também revelou que, ao comparar os índices antes e depois das campanhas publicitárias, a imagem positiva das marcas saltou 23%.
Apesar do grande potencial, a fundadora do Outdoor Social, Emília Rabello, deixa o alerta: “O número de empresas e marcas que anunciam e disponibilizam seus produtos nas comunidades, pode ser muito maior. A periferia e a favela são lugares de oportunidades incríveis para aumentar o awareness das marcas e consequentemente seus resultados comerciais. Os moradores esperam encontrar nas suas proximidades produtos e serviços de qualidade e pagam por isso, entretanto, é necessário que eles conheçam as opções”.
Outro levantamento feito pelo Outdoor Social e que reforça esse posicionamento mostrou que os públicos C, D e E, presentes em grande parte da periferia, representam 75% da população do país e têm potencial de consumo de R$ 9,9 bilhões/ano.
As pesquisas Brand Lift lançadas oferecidas aos anunciantes do Outdoor Social trazem dados qualitativos do impacto e da percepção das comunidades sobre as campanhas onde estas acontecem.
Empresa
Mootag assina ativação de Curaçao na Corrida das Estações em São Paulo

Com uma ação envolvente e cheia de cores, a ilha de Curaçao marcou presença na “Corrida das Estações” em São Paulo, reforçando o elo entre esporte, bem-estar e turismo. A ativação foi idealizada pela Mootag, agência de comunicação especializada em brandformance. A ação encantou o público com experiências imersivas e sensoriais que transmitiram toda a energia caribenha do destino turístico.
O espaço de 50 m² montado no local recebeu mais de 500 visitantes entre 5h e 11h da manhã, oferecendo uma série de atrações pensadas para proporcionar relaxamento, diversão e conexão com o estilo de vida de Curaçao. A proposta foi transformar o estande em uma verdadeira janela para o Caribe, despertando o desejo de viagem logo após a linha de chegada. O Curaçao Tourist Board patrocinou a Corrida das Estações em São Paulo.
Entre as principais experiências proporcionadas, mais de 300 pessoas participaram da gravação de vídeos em uma plataforma interativa com cenários paradisíacos de Curaçao, que podiam ser compartilhados nas redes sociais com moldura personalizada. Cerca de 210 visitantes também se inscreveram para concorrer a uma viagem completa para a ilha, com uma sortuda sendo contemplada com a oportunidade de viver de perto a experiência caribenha.
Segundo Ranieri Trecha, diretor de negócios da Mootag, a ação reforça o compromisso da agência em aproximar Curaçao do público brasileiro. “Nosso papel é mostrar a ilha de forma criativa e inspiradora, despertando o desejo de viagem e reforçando a conexão dos brasileiros com Curaçao. Mais um ano conseguimos levar essa experiência para um grande evento, aproximando cada vez mais o destino do nosso público”, destaca Trecha.
A presença de Curaçao na Corrida das Estações reforça o posicionamento da ilha como um destino completo, que vai além das praias e do clima tropical, oferecendo bem-estar, lazer e experiências autênticas para todos os perfis de viajantes. A ação também evidencia a força do turismo como ponte entre estilo de vida e desejo de consumo, especialmente quando bem trabalhado em eventos de grande visibilidade. Com essa iniciativa, Curaçao mostrou que o Caribe pode estar mais próximo do que se imagina.
Empresa
Ampla transforma gatos reais em memes para promover adoção de pets no Recife

Memes de gatos são sempre sucesso na internet, mas que tal fazer o próximo viral de um gatinho adotado? Essa é a proposta da nova campanha da Prefeitura do Recife, criada pela Ampla, para incentivar a adoção de felinos por meio do projeto Adota Pet. Batizada de “Adote um Meme”, a ação aposta no bom humor e na força da cultura digital para apresentar animais disponíveis, colocando-os como protagonistas, reforçando a importância da adoção responsável e transformando cada candidato a um novo lar em uma estrela pronta para conquistar corações (e curtidas).
“Memes, figurinhas e gifs de gatinhos são muito populares. Então pensamos: que melhor forma de fazer gatos prontos para adoção chegarem até os seus futuros tutores do que transformando cada um deles em meme? Cada compartilhamento se torna um ponto de contato e uma potencial adoção”, explica Rafael Nântua, diretor de Criação da Ampla.
Com estratégia 100% online, a comunicação conta com investimento em mídia para ampliar o alcance da ação, cards para redes sociais apresentando os gatos de forma lúdica, filme e stickers distribuídos pelo canal oficial de WhatsApp da Prefeitura, reforçando a comunicação divertida e participativa.
O Adota Pet permite aos interessados conhecerem os felinos disponíveis por meio do site adotapet.recife.pe.gov.br, onde estão fotos, informações sobre idade, temperamento e histórico de saúde. A ação busca acelerar adoções, tornando o processo mais acessível. Ao unir humor, mídia digital e engajamento online, Prefeitura do Recife e agência transformam a adoção em experiência positiva, aproximando a população da capital pernambucana dos bichinhos que esperam a oportunidade de encantar uma nova família.