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Feira EBS recebe mais de 1.000 visitantes na edição de 2021

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A 19ª Feira EBS | Evento Business Show e o 6º Congresso MICE Brasil finalizaram a edição de 2021 com sucesso, em São Paulo. De forma segura, o evento reuniu mais de 40 empresas expositoras e recebeu 1.027 visitantes presenciais em dois dias de atividades no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Além da exposição e do Congresso, os últimos dias 27 e 28 contaram também com as reuniões proporcionadas pelo Speed Meeting, a maior rodada de negócios do segmento MICE – Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions. Foram 65 empresas compradoras e fornecedoras reunidas na abertura de cada um dos dias, com oportunidades de negócios e networking para profissionais gestores de eventos, marketing, treinamento, incentivo e compras, organizadores de eventos técnicos e científicos, DMCs, agências de live marketing, eventos, viagens corporativas e incentivo.

A 20ª edição da Feira EBS, em 2022, já está com data marcada: será nos dias 1 e 2 de junho, no Centro de Convenções Rebouças.

Comunidades pós-festivais e metaverso abrem conteúdo do segundo dia

O segundo dia de atividades do 6º Congresso MICE Brasil, no último dia 28, abriu a agenda com o painel “Arte, Cultura e Conhecimento: As comunidades pós-festivais”, falando da importância da união destes três pilares e das experiências de três grandes cases durante a pandemia, o Hack Town, com Ralph Peticov, Co-fundador e Experience Designer do evento; o Menos 30 Fest, com Leticia Castro, especialista em Inovação da Globo; e a Virada Sustentável, com André Palhano, Fundador e Organizador. A moderação foi de Rodrigo Cordeiro, Criador e Diretor na Graffiti Pela Água.

“Essa retomada está sendo complexa, fomos um mercado muito machucado nesses últimos dois anos, mas vamos vencer. Para muitos é um recomeço. Nós, do Hacktown, optamos por não fazer versões digitais, não tivemos edição em 2021 porque nosso evento é presencial, onde as pessoas se falam, se misturam, é um evento feito para isso, com ênfase no público. E agora é o momento de entender como retomar e vai ser incrível. Eu acredito em readaptação, em evolução. Somos brasileiros, gostamos de andar junto, de fazer carnaval, e vamos nos preparar para aglomerar em 2022”, afirmou Ralph Peticov.

“Estamos voltando aos poucos, percebemos que nada substitui o encontro físico, ao mesmo tempo que nada vai ser como antes, o híbrido estará sempre presente a partir de agora. Neste ano, na Virada Sustentável, ainda fizemos 100% online, mas já conseguimos fazer algumas apresentações na parte cultural que ocuparam a cidade de um modo criativo e interessante. Fomos um dos primeiros eventos na capital que voltaram com presença de público, embora com espaço controlado”, pontuou André Palhano.

“Os eventos digitais ganham em escala, então a tendência dos festivais será mesmo o formato híbrido. O Menos 30 Fest acontece em novembro, dessa vez ainda todo digital em três dias, pelo Youtube do G1, mas já estamos pensando num modelo híbrido para a próxima edição, porque entendemos que o presencial tem um impacto importante”, complementou Letícia Castro.

Na sequência, o painel “Metaverso no Mundo dos Eventos” foi comandado pela MCI Brasil, com a participação de Theresa Oiticica Braconnot, Head of Planning na MCI; Karine Guimarães, Diretora de criação na MCI; Ney Neto, Business Innovation Director na MCI; e Hermano Pinto, diretor do Portifólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, que comentou sobre o uso do metaverso no case Futurecom deste ano.

“Passamos uma série de aprendizados nesses dois últimos anos, sobre a evolução dos eventos, que serão transformados em híbridos, com a junção das experiências presenciais, agregação de audiência e outras experiências virtuais, como a do metaverso. Ele é uma ferramenta que proporciona maior imersão dos clientes – e dos clientes dos clientes – num evento digital”, explicou Hermano Pinto.

Segundo ele, trata-se de uma grande ferramenta tecnológica que permite que as pessoas tenham a percepção de um mundo virtual, como se fosse real, permite experiências, imersão e ajuda no aprendizado. Esta será a experiência agregada na Futurecom Digital Week – junto com a tradicional grade de palestras do evento, participantes da vão poder protagonizar experiências dentro da plataforma, acessando o metaverso e serão conectados a quatro ilhas flutuantes, onde cada uma delas terá atividades que irão remetê-los aos mundos com as temáticas de Digital Divide (cidade inclusiva), Smart City, Agro World e Industry World.

 

Gamificação, gestão de pessoas, híbrido e 50+

Os palcos do Congresso seguiram com os painéis simultâneos. João Zaggia e Andressa Pinheiro, da Triunica Gamification, falaram sobre a importância da gamificação no engajamento da audiência, com o tema “Aperta O Play, Stop ou Pause – Gamificação Digital e/ou Presencial Para Esse Tal ‘Novo Normal’.

“Nosso assunto foi uma grande provocação: como está sendo essa volta? A gamificação chega para engajar, criar uma conexão mais significativa entre as pessoas, seja numa apresentação, num treinamento, numa aula. Então, o que é efetivo neste momento, que cuidados preciso ter neste retorno, quais são os melhores formatos, o que vai ser mais assertivo para o interlocutor”, explicou Andressa.  Ela também falou sobre o que é o “pause”, quais os caminhos a escolher, e o que é o “stop”, o que é preciso saber sobre o que é perigoso e arriscado para esse novo momento. “Será que eu testei a plataforma escolhida para gamificar? Será que meu interlocutor vai entender ou ela é complexa demais? Por isso nossa dica, dentro de gamificação para eventos, é: vá para a simplicidade. O simples já é complexo no jogo”, exemplificou.

Raul Costa, Head de Digital na Macfor, liderou o painel “Gestão de Pessoas começa na contratação”. “Acredito muito no modelo híbrido, inclusive para trabalho, e precisamos respeitar o momento de cada colaborador, tem aqueles que não podem trabalhar presencialmente e, ao mesmo tempo, muitos que sentem a falta do escritório. O que aprendemos é que faz falta conversar, estar próximo ajuda, o olho no olho, ao mesmo tempo que aprendemos que o home office traz muita qualidade de vida, aproxima as pessoas da família e as deixa mais feliz”, comentou. “O que mais gosto de fazer é montar times de alta performance, quais são as características que se busca em um gestor e o que temos que olhar no momento da contratação para que esse time possa performar bem, com pessoas felizes e dentro dos objetivos da empresa? Capacidade analítica, de resolver problemas. Responsabilidade, habilidade de negociação com o cliente é o que as agências precisam hoje e são atributos que, inclusive, não se aprende em faculdade, mas na prática”, complementou Costa.

“O híbrido é mais do que isso” foi o tema abordado por Vanessa Martin, Diretora na VM Consultoria, e por Silvana Torres, Presidente da MarkUp. “O processo do híbrido no Brasil e fora dele é absolutamente irreversível. Ele tem vantagens complementares ao virtual e ao presencial, para fazer entregas de maneira mais ampla, além de vantagens econômicas envolvidas. O evento híbrido é mais caro do que só presencial ou só virtual, por ser uma combinação entre eles e mais trabalhoso. Tem também complexidades operacionais, com atividades não sincronizadas, permite ser disponibilizado em qualquer horário, não apenas simultaneamente onde o presencial está acontecendo, e isso estende seu valor residual. Por esse motivo há mais interesse das marcas, que podem se perpetuar muito mais na cabeça das pessoas do que se tivesse apenas o evento presencial. Um ótimo cenário para ser trabalhado. Vai dar mais oportunidades para os profissionais e vai aumentar os resultados para quem faz a roda girar, que são os clientes, as associações, os patrocinadores”, explicou Vanessa Martin.

Dimas Moura, Fundador do Canal Sou Mais 50, falou sobre a experiência do canal e deu diversas dicas ao público 50+ no painel “De zero a 50 até que foi fácil. Quero ver dos 50 aos 100”. “Tenho 64 anos e muitas coisas precisam ser feitas para que você tenha uma vida mais plena após os 60. Do zero aos 50, até que foi fácil, porque tínhamos a juventude do nosso lado. Mas e dos 50 aos 100, o que as pessoas esperam da vida?”, comentou Moura. Foram abordadas 20 dicas para melhorar a qualidade de vida, como a importância da saúde, do tempo, do propósito, da parte financeira, da possibilidade de movimentação para outras cidades, a necessidade do engajamento da família, entre outros pontos, além de dicas sobre como se reinventar nessa fase.

Já Daiane Lima, Diretora Executiva da Facilitydoc falou sobre “Protocolos e Legalização de Projetos em Tempos de Pandemia” e Michelle Rodrigues, da GTD (Getting Things Done), abordou sobre o tema “Brainstorm, Prazos… como lidar com uma lista de tarefas que nunca termina?”.

Novidades da edição

Os palestrantes do Congresso participaram ainda do espaço Podcast, uma das novidades deste ano na Feira EBS – um estúdio completo, montado em parceria com a Hoffman, para entrevistas com convidados durante a programação dos dois dias. O espaço contou com sistema de transmissão online e em formato híbrido, para promover interação com o público presencial e online do evento.

O conteúdo do 6º Congresso MICE Brasil também pôde ser acompanhado ao vivo pela plataforma online do evento, com palestras divididas em três salas de transmissão. O acesso também pôde ser feito por meio de um APP exclusivo, desenvolvido para a Feira EBS pela Applaud, representante oficial no Brasil da Canadense Eventmobi, empresa líder mundial em tecnologia para eventos. O Congresso MICE Brasil é considerado o maior evento de conteúdo voltado ao segmento MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions) realizado no país.

A edição de 2021 da Feira EBS contou com o patrocínio do Centro de Convenções Rebouças, da Hoffmann e AM Gastronomia. Além do apoio dos fornecedores:  QRid, Inac Live, Cava Segurança, Facility Doc, Triart, Mchecon Locações, Applaud/Eventmobi, Primeiro Plano, All In Eventos, Premium Serviços Médicos. Também conta com apoio institucional do Visite São Paulo, Benefício SP, Unedestinos, AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing, APP Campinas, ABEOC Brasil – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, MPI e IMA Brasil.

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Demanda por eventos corporativos aumenta quase 20% e impulsiona mobilidade corporativa em 2025

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O setor de eventos corporativos no Brasil registrou um crescimento de 19,98% no número de eventos realizados entre janeiro e 10 de dezembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da DataEventos, ferramenta de inteligência de mercado da plataforma MeEventos. O estudo analisou mais de 50 mil solicitações de propostas e 20 mil eventos corporativos movimentados na plataforma.

O mercado corporativo de eventos passa por um momento de consolidação, no qual iniciativas antes vistas como ações de branding agora migraram para a estratégia comercial das empresas. A comparação entre 2024 e 2025 revela aumentos expressivos mês a mês na realização de eventos, com destaque para fevereiro, que apresentou alta de 72,6% no volume de eventos realizados. Outros meses também registraram crescimento relevante: março (+36,7%), maio (+35,3%), abril (+27,5%), junho (+26,7%) e janeiro (+26,4%) mostram um início de ano aquecido. No segundo semestre, a tendência de alta permaneceu, ainda que em ritmo mais moderado: outubro cresceu 28,2%, setembro 21,7%, julho 11,6%, agosto 9,7% e novembro 6,5%.

No entanto, a taxa média de conversão apresentou queda: passou de 66,22% em 2024 para 57,45% em 2025, ou seja, uma redução no número de propostas de eventos que efetivamente se concretizam em contratos fechados, um sinal de que o mercado está mais competitivo e exigente. A expectativa é de maior concentração de eventos entre os meses de agosto e dezembro, seguindo o padrão observado no ano anterior, um alerta para fornecedores e organizadores se prepararem com antecedência para atender à alta demanda.

“É um movimento que tem se intensificado desde 2023. Estamos observando um crescimento acelerado dos micro eventos corporativos, encontros estratégicos organizados pelas empresas para aproximar clientes atuais, conquistar novos, fortalecer parcerias e engajar fornecedores. Além de reforçar o relacionamento, esses eventos têm se mostrado uma excelente oportunidade para gerar negócios e atrair novas oportunidades. Os dados consolidados confirmam não apenas a retomada, mas a consolidação do setor de eventos corporativos como um pilar estratégico nas empresas. O salto na demanda e o aumento na concorrência mostram que o mercado está mais dinâmico e exigente”afirma Tiago Ferreira, CEO da MeEventos.

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Rock in Rio lança hub oficial de benefícios

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A partir de hoje, aqueles que compraram o Rock in Rio Card já podem aproveitar o melhor do estado do Rio de Janeiro! Nesta sexta-feira, entra oficialmente ao ar o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’, hub oficial de benefícios que transforma o ingresso do festival em um passaporte para vivenciar o melhor do Estado.

Até outubro de 2026, os titulares dos ingressos poderão acessar o site do Rock in Rio para encontrar todos os benefícios disponíveis e, ao escolher aquele que deseja, será redirecionado para o canal oficial do parceiro responsável para efetuar o resgate. Por meio do hub, o público poderá aproveitar o Rio em diferentes épocas do ano e em um período especialmente favorável para viajar, já que nove dos dez feriados nacionais de 2026 cairão em dias úteis, incluindo Réveillon de 2025, Carnaval, Semana Santa e o feriadão de 7 de setembro, quando o festival estará acontecendo. A plataforma conta com a parceria do Visit Rio, HotéisRIO, ABIH-RJ, Setur-RJ e TurisRio, disponibilizando diversos benefícios para os fãs, como descontos em atrativos turísticos do Rio e vantagens exclusivas em hotéis no estado do Rio, oferecendo promoções tanto em diárias, quanto nos restaurantes. Dessa forma, mais uma vez, o Rock in Rio reforça o seu compromisso em exaltar, movimentar e valorizar o Rio de Janeiro ao longo de todo o ano, gerando impacto positivo para o turismo, fortalecendo parceiros estratégicos e ampliando a experiência do fã para além da Cidade do Rock.

“Ao transformar o Rock in Rio Card em um passaporte de benefícios distribuídos ao longo do ano, convidamos os fãs a começarem sua jornada muito antes da abertura dos portões da Cidade do Rock, explorando o estado e a cidade, circulando pelos atrativos e fortalecendo esse vínculo afetivo que sempre existiu entre o festival e o Rio. Já observamos, inclusive, o reflexo desse movimento na própria venda do Card: tivemos um aumento de 20% no número de compradores de fora do estado em relação à edição anterior, alcançando 55% do público total. Esse dado reforça o quanto o festival segue expandindo fronteiras, atraindo visitantes e impulsionando a economia criativa e o turismo local. Para nós, é muito potente ver como essa conexão se renova e ganha novas camadas a cada edição.”, afirma Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio.

Em 2026, o ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ ampliou a variedade de benefícios para o festival após resultados potentes com a parceria realizada com a Visit Rio em 2024. A campanha desenvolvida em conjunto na época alcançou 20 milhões de pessoas, impulsionou a produção de mais de mil conteúdos por creators e levou mais de 8 mil visitantes a utilizarem benefícios em atrativos icônicos como o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Corcovado e o Museu do Amanhã apenas no mês de setembro, demonstrando o potencial de impacto e alcance da iniciativa.

Agora, a plataforma oficial de benefícios do festival chega ainda mais potente, reunindo informações, ofertas e vantagens disponibilizadas por parceiros turísticos e hoteleiros do estado. O hub integra pilares essenciais do ecossistema turístico e amplia o alcance do Rock in Rio para além da Cidade do Rock, estimulando hospedagens, visitas e circulação pelo estado ao longo de todo o ano. Esse movimento se fortalece em um cenário de crescente interesse do público de fora do Rio, evidenciado já na venda do Rock in Rio Card realizada na última terça-feira, quando os ingressos se esgotaram em 56 minutos. Benefícios em atrações turísticas, hotéis e experiências, somados aos shows exclusivos e ao feriadão em meio ao festival, foram alguns dos fatores determinantes para o aumento de 20% no número de compradores de outros estados em relação a 2024, totalizando 55% do público total que adquiriu o ingresso para 2026.

Para obter os benefícios dos atrativos turísticos, o processo é feito diretamente na loja online do Visit Rio: basta que o comprador utilize o Número do Pedido do ingresso do Rock in Rio 2026 – que pode ser encontrado no e-mail de confirmação de compra de ingresso enviado pela Ticketmaster ou na área “Meus Pedidos” do site –, para que os descontos sejam aplicados no momento da compra. Nesta etapa inicial, já é possível aproveitar 10% de desconto em experiências nos atrativos Parque Bondinho Pão de Açúcar® ️, Trem do Corcovado, Carnaval Experience, Roxy Dinner Show e Rio Boat Tour, e passeios completos guiados pela C2Rio com novos atrativos sendo adicionados progressivamente ao longo das próximas semanas.

Já para os hotéis parceiros, o comprador do ingresso recebe um cupom exclusivo, enviado diretamente ao e-mail usado na compra do ingresso. O cupom, pessoal e intransferível, garante condições especiais nos hotéis parceiros do HotéisRIO e ABIH-RJ e poderá ser utilizado diretamente no site de cada hotel. Já estão disponíveis para compra hospedagens em hotéis da cidade do Rio de Janeiro como o Hotel Nacional, em São Conrado, que disponibiliza 20% de desconto para reservas feitas para dezembro de 2025 e 10% nas reservas realizadas de janeiro a 19 de setembro de 2026; o Arena Ipanema Hotel, o Arena Copacabana Hotel e o Arena Leme Hotel, no Leme, que disponibilizam 15% de desconto sobre as tarifas públicas do site oficial durante o Rock in Rio e também em outras datas ao longo de 2026; o Radisson Rio de Janeiro Barra que oferece 15% de desconto em reservas realizadas entre março e agosto de 2026 diretamente pelo site; entre diversas outras ofertas espalhadas pela capital. Já em hospedagens em outras cidades algumas das opções são o Hotel Pousada Brava Club e o Costa do Sol Boutique Hotel, ambos em Búzios, que oferecem 10% de desconto na tarifa e drink de boas-vindas aos hóspedes.

“O Rock in Rio é uma marca que carrega o Rio no nome e unir atrativos turísticos à experiência do festival só reforça sua alma carioca. Para o turismo, principalmente para as atrações fora do eixo principal, é um grande reforço na promoção”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio Convention Bureau.

 

Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio, destaca: “Eventos e turismo andam de mãos dadas. Os eventos são um convite para que o visitante conheça a infraestrutura turística da cidade e desfrute de seus atrativos. A iniciativa da organização do Rock in Rio amplia essa oportunidade ao oferecer vantagens e condições especiais para quem já possui o seu ingresso para o festival. A cidade, o Brasil e o mundo reconhecem o Rock in Rio como um dos maiores eventos musicais do planeta e ações como essa só consolidam essa parceria estratégica com o Rio de Janeiro.”

“O ‘Viva o Rio com o Rock in Rio’ resgata e atualiza o conceito da campanha TurisRock, lançada em 2019, transformando o festival em uma porta de entrada para todo o estado e fortalecendo o posicionamento do Rio de Janeiro como um destino único e diverso. Ao levar o espírito e a energia do Rock in Rio para além da capital, o projeto se alinha à vocação turística do interior do estado, que oferece experiências autênticas em gastronomia, cultura, natureza e hospitalidade. Dessa forma, o visitante é convidado a ampliar sua conexão com o Rio de Janeiro, conhecendo destinos que refletem a mesma diversidade e criatividade que fazem parte da identidade do festival.”, pontua Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio.

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