Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

MKT House lança pesquisa inédita que aponta mudanças de perfis e diferentes formas do consumidor brasileiro se relacionar com promoção

Publicado

em

MKT House lança pesquisa inédita que aponta mudanças de perfis e diferentes formas do consumidor brasileiro se relacionar com promoção

PROMO NÃO TEM IDADE: MKT HOUSE LANÇA PESQUISA INÉDITA QUE APONTA MUDANÇAS DE PERFIS E DIFERENTES FORMAS DO CONSUMIDOR BRASILEIRO SE RELACIONAR COM PROMOÇÃO

A MKT House lança pesquisa inédita que analisa a forma como pessoas de diferentes faixas etárias se relacionam com ações promocionais. O estudo, desenvolvido pelo MKT House Lab, hub data driven formado pelas áreas de inteligência, promoção e planejamento, em parceria com o Portal da Promo, contou com a participação de 1.023 respondentes com idades entre 18 e 65 anos, de norte a sul do Brasil, e foi realizado por meio de uma metodologia exclusiva em que os consumidores, expostos a cards de promoções fictícias, indicavam as suas preferências.

O estudo identificou uma importante mudança de cenário – pessoas de todas as idades, em alguma medida, se interessam e participam de ações promocionais. “Historicamente, as ações promocionais vinham tendo maior adesão de um target muito específico – as donas de casa 30+. Em um movimento muito recente, estão ganhando cada vez mais protagonismo e um variado perfil de adeptos com alguns interesses em comum – a busca por vantagens, experiência de compra e relacionamento com as marcas”, afirma Claudia Rocha, CEO da MKT House.

Não é à toa que a ferramenta vem sendo adotada de forma recorrente como estratégia de comunicação com o consumidor. O brasileiro gosta de participar de promoção. De acordo com o estudo, 97% dos respondentes afirmam gostar de participar de promoções, enquanto 35% declararam já ter participado de ao menos uma promoção nos cinco primeiros meses do ano.

Outra constatação é que quem mais compra é quem mais participa. Ou seja, quanto maior o percentual, por faixa etária, de pessoas que fazem compras em lojas físicas, maior é a participação em ações promocionais. Lidera esse ranking o público com mais de 65 anos – 86% dizem fazer compras no varejo físico e 57% informam já terem participado de pelo menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano.

Promo e o público jovem

E para quem pensa que varejo físico é coisa do passado e promoção não tem aderência do público jovem, o estudo aponta que mais da metade (54%) dos respondentes entre 18 e 24 anos vão às compras presenciais com frequência e, destes, 24% já participaram de, ao menos, uma promoção ao longo dos primeiros cinco meses do ano. Ao serem questionados sobre que tipo de canal de comunicação mais chama a atenção quando o assunto é ação promocional, 41% dos jovens indicam as redes sociais como o mais relevante.

“Com o uso crescente das novas tecnologias e a adoção de ferramentas digitais, como as redes sociais desempenhando o papel de canal de participação e comunicação, e os aplicativos fintech como meio de resgate de prêmios em ações promocionais, o processo tornou-se ainda mais fluido para o jovem. Hoje, promoção gera conversa com todas as idades”, comenta Francini Cardinale, diretora de planejamento da MKT House.

A indicação aparece como uma estratégia a ser considerada para esse público. Ao menos 40% dos jovens se mostraram dispostos a participar de ações com mecânicas do tipo “convide um amigo”, sobretudo quando se trata de prêmios e experiências emocionais e que possam ser vivenciadas coletivamente.

Formatos e prêmios favoritos

Instantaneidade é a palavra de ordem para os consumidores quando se fala em tipos de premiação – 60% dos respondentes informaram que têm preferência por participar de uma promo com muitos prêmios instantâneos em dinheiro; 59% preferem uma promoção de sorteio com um grande prêmio no final; e 31% gostam de uma promoção que devolva o valor de compra (cashback). “Prêmios instantâneos em dinheiro possuem grande apelo em todas as faixas etárias e é a opção preferida entre jovens, o que também reflete um perfil comportamental de imediatismo”, completa Claudia Rocha.

O sonho da casa própria, um desejo muito forte entre os brasileiros e que ganhou novos significados com a pandemia, aparece como premiação preferida entre todas as gerações. Quando expostos aos cards promocionais fictícios, com premiação de naturezas diferentes e igual valor, todos escolheram a ação que oferecia o prêmio casa como primeira opção, o que mostra que o consumidor tem a percepção de que a casa possui um valor maior. Em um recorte por gênero, dinheiro aparece como segunda opção de prêmio para mulheres e carro para homens.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

AMPRO comemora momento positivo para o mercado de live marketing

Publicado

em

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (23/04) o Projeto de Lei 1026 de 2024 que reformula os incentivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

“A AMPRO sempre esteve e estará atuante com o tema, principalmente desde a publicação da medida provisória 1202/2023, onde o setor foi surpreendido com as mudanças estruturais da lei. Seguimos com esta pauta, que preserva os negócios dos associados, ao lado de demais entidades, fundamentais para a conquista deste resultado”, afirma Heloísa Santana, presidente executiva da entidade.

O texto aprovado, define teto de R$ 15 bilhões para o Perse, de abril de 2024 a dezembro de 2026, reduzindo de 44 para 30 os tipos de serviços beneficiados atualmente (CNAEs). A proposta agora vai ao Senado.

Ao contrário do texto original, o aprovado permite que empresas tributadas pelo lucro real ou pelo lucro arbitrado, possam contar com todos os benefícios do Perse em 2024. Mas, em 2025 e em 2026, eles ficarão restritos à redução de PIS e Cofins.

Acompanhe as iniciativas da AMPRO sobre PERSE: https://ampro.com.br/perse/

Continue lendo

Universo Live

AMPRO apresenta nova diretoria para o biênio 2024/2025

Publicado

em

 AMPRO, Associação de Marketing Promocional, anuncia sua nova diretoria nacional para o biênio 2024/2025. Pelos próximos dois anos estarão à frente da associação: Heloísa Santana, como presidente executiva; ao lado de Alexa Carvalho, vice-presidente regional; Felipe Malta,  vice-presidente nacional;  Ricardo Beato, vice-presidente administrativo, financeiro e jurídico e Celio Ashcar Jr., que permanece como presidente do Conselho Deliberativo.

Heloísa Santana afirmou que a escolha dos nomes para esse ano foi estratégica. “Pensamos em criar um grupo que se complementasse em conhecimentos, por isso, os novos representantes vêm de áreas distintas”, disse ela.

Certificada com o selo Women on Board, que tem por objetivo reconhecer, valorizar e promover ambientes corporativos em que as mulheres fazem parte do conselho de administração, a AMPRO reforça seu posicionamento de representatividade e inclusão, com destaque  às mulheres em posições de liderança. Atualmente, a estrutura organizacional da AMPRO – Conselho, Diretoria Nacional, Diretoria Setorial e Colaboradores, o quadro é composto 52% por mulheres e 48% por homens. Salientando que a diversidade é um ativo estratégico e fundamental para as empresas que desejam assumir um papel de liderança em eficiência, criatividade e práticas em ESG.

Já para Celio Ashcar Jr., presidente do Conselho Deliberativo da AMPRO, a gestão continuará trabalhando pela união do mercado. “A nova gestão continuará sendo protagonista da construção de um mercado mais justo e sustentável através do diálogo e principalmente do esforço e união de todos.”

A entidade aproveitou ainda para comunicar mudanças em seus comitês, que agora se tornaram diretorias setoriais, divididos entre frentes de conhecimento e mercadológico; ESG, relações institucionais; relações humanas; marketing de incentivo e trade marketing.

Continue lendo