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ecommerce: como fidelizar e vender no início do ano?

Tudo o que é consumo online tem crescido no Brasil e no mundo nos últimos tempos, ainda que falando de maneira ampla. Desde o interesse por cassinos online como o https://yoyocasino.com/br/ até ferramentas inovadoras, como compras de supermercado pela internet, tudo pode ser feito usando apenas os dedos e uma tela conectada.
Seguindo essa lógica, o comércio sabe da potência que é a internet, especialmente chegando na época das festas de fim de ano. Não é exagero dizer, aliás, que o Natal e Ano Novo são as datas festivas que servem para compensar qualquer eventual ano ruim para qualquer varejista. Porém, é muito importante também iniciar o ano e focar nas boas práticas do ecommerce para continuar vendendo como nunca. Isso se aplica em qualquer setor mas principalmente online, visto que virtualmente qualquer coisa pode ser dada de presente.
Com as pessoas passando mais tempo conectadas do que nunca, não impressiona também que o ecommerce tenha se tornado uma fonte de renda de vital importância para empresários de todos os ramos, a ponto de lojas físicas se manterem fechadas justamente porque o fluxo vindo das vendas online é mais que suficiente para garantir os lucros esperados para a época.
Consumo remoto é tendência
Uma pesquisa feita pela EbitNielsen aponta que o setor comerciário pode esperar um crescimento de até 30% para 2021 considerando os hábitos dos consumidores nos últimos meses. Para se ter noção, 95% dos entrevistados que fizeram compras pela internet nos últimos meses disseram que pretendem repetir a dose no ano que vem.
O volume de vendas esperado é de R$ 3,38 bilhões só entre os dias 10 e 24 de dezembro, que representam o grande boom de compras de Natal e movimentam lojas de todos os segmentos. Algumas das que mais ganham são as megadistribuidoras de ecommerce, as lojas online que vendem de tudo e são rainhas entre os consumidores, com destaque para Amazon, Submarino, Mercado Livre e afins.
Considerando ainda que o número – 31% – é muito parecido com o que foi obtido pela pesquisa da Neotrust/Compre&Confie na Black Friday, que apontou que 2020 viu um crescimento substancial de também 31% nas vendas, a solidez da informação ganha ainda mais corpo.
Porém não é só o dia do Papai Noel que aquece as vendas no ecommerce. As empresas estão cada vez mais habilidosas em chamas a atenção de seus consumidores para todo tipo de data. Aniversário das lojas, Dia dos Pais, das Mães, da Criança, Black Friday, Blue Monday e por aí vai.
A questão é: como sustentar esse crescimento dentro do escopo individual de cada loja – inclusive as pequenas, que não contam com as estruturas nacionais ou globais das que foram citadas? Através da fidelização do cliente.
Fidelização é a palavra-chave
Qualquer um que tenha noção de comércios e negócios sabe que, mais importante até do que conquistar novos mercados, é saber manter os que já foram trazidos para a cadeia de consumo.
Obter novos clientes, naturalmente, deve ser um foco importante, mas clientes antigos que perdem interesse na loja, por qualquer motivo que for, representam um potencial desastre, porque as chances de voltarem não são garantidas, e existe até mesmo o risco de a imagem do negócio ficar manchada.
Mas como obter a tão almejada fidelização dentro da lógica do e-commerce? Não existe um, mas vários caminhos, e todos eles passam pelo mesmo critério básico: manter o cliente interessado e tornar a marca um sinônimo da sua área de atuação – por mais ampla que ela seja.
Um passo importante são as redes sociais. Investir no diálogo direto com o público consumidor é uma forma de estar sempre em voga, e isso não significa, note bem, viver de memes; significa estar atento a tendências, reclamações, dúvidas e afins em todos os canais possíveis.
Naturalmente que a estrutura por trás de tudo isso deve ser sólida: controle de estoque, investimento em logística, acompanhamento pós-venda, um atendimento ao cliente por meios tradicionais sempre disponível e assim por diante. Não existe exagero em acertos, mas certamente existe potencial de implosão vindo da mínima rachadura.
Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/
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Julio Okubo apresenta campanha de Dia das Mães inspirada na ancestralidade e na força da Amazônia

A joalheria brasileira Julio Okubo, que comemora neste ano 100 anos de história desde a chegada da primeira pérola no Brasil, lança sua nova campanha de Dia das Mães, intitulada ‘Reflexos’, tendo o Rio Negro, maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, como cenário. A coleção celebra a origem e a ancestralidade, destacando a conexão entre as gerações. A proposta é homenagear a força materna por meio das joias que unem tradição e contemporaneidade, inspiradas na sabedoria que atravessa o tempo.
Um dos destaques da campanha é a presença das modelos indígenas, Yra Tikuna e Kim Puremuna (mãe e filha) que traduzem a conexão com a terra, o respeito pelas origens e o olhar cuidadoso com o meio ambiente. Uma homenagem àquelas que vieram antes, as mães que guiam e as gerações que ainda estão por vir.
“Acreditamos que a joia tem o poder de conectar gerações, de eternizar afetos e contar histórias. Nessa campanha, unimos esse simbolismo à nossa missão de valorizar o saber ancestral, a natureza brasileira e a beleza atemporal. É uma homenagem à força das mães, à herança que elas nos deixam e aquilo que desejamos refletir para o futuro”, afirma Maurício Okubo, CEO da Julio Okubo.
A nova coleção apresenta mais de 40 joias, algumas delas confeccionadas em maçaranduba — madeira de manejo sustentável proveniente de uma comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, na Amazônia. O material é extraído seguindo rigorosos padrões locais, com técnicas que respeitam o tempo e as particularidades da floresta. O ouro amarelo e branco, também aparecem nos modelos, além das pérolas e das gemas preciosas, como safiras, esmeraldas e diamantes.
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Renner reúne Gloria Pires, Anttónia e Ana Morais em campanha de Dia das Mães

A Renner apresenta a sua campanha de Dia das Mães, protagonizada pela atriz Gloria Pires e suas filhas Anttónia e Ana Morais. Com uma narrativa intimista, a ação celebra a maternidade sem ensaios e sem roteiros, distante daquilo que é visto habitualmente na televisão. A mensagem principal é de que a autenticidade e a personalidade de cada mãe é justamente o que as tornam especiais. Assim, a marca também se posiciona como destino de compras para os presentes de Dia das Mães.
“Queremos falar da maternidade em sua forma mais verdadeira, destacando o amor e a beleza das ditas ‘imperfeições’. Convidamos esta mulher incrível que é a Gloria Pires, que já esteve na sala de estar de todos os brasileiros, para mostrar um lado dela que as pessoas não conhecem tanto. Sua relação de cumplicidade com as filhas é única, assim como a de cada mãe com seus filhos, e representa o que a Renner busca transmitir nesta data”, diz a diretora de marketing do ecossistema da Lojas Renner, Renata Altenfelder.
A Renner reforça o conceito Ouse ser Você, que representa o novo momento da marca e foi apresentado em março, no lançamento da coleção de Outono Inverno. Com isso, incentiva as mães a assumirem suas vulnerabilidades e viverem suas diferentes versões com liberdade, estilo e coragem para serem quem são.
A campanha conta com uma estratégia em diferentes canais. O filme de TV, que começa a ser exibido dia 29, tem momentos emotivos entre mãe e filhas, com Ana e Anttónia abrindo o coração e mostrando como é mãe fora das telinhas. Nas redes sociais, as três falam sobre a relação entre elas e contam como enxergam a maternidade sem regras e sem roteiro.
Para gerar uma conversa ainda mais genuína com o público, a marca convocou um time de influenciadores parceiros, entre eles a atriz Taís Araujo, que recentemente foi anunciada como nova embaixadora da Renner.
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