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Campanha inédita com influenciadores de educação incentiva a cultura maker

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 A unidade de Tecnologias Educacionais da Positivo, em parceria com LEGO® Education convidaram 50 professores e influenciadores digitais apaixonados por educação e robótica para participarem do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil, um programa global de experimentação do novo produto que visa estimular o ensino de STEAM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática) com alunos do Ensino Fundamental.

A campanha iniciada em junho contou com professores e influenciadores de todas as regiões do país, que receberam conjuntos SPIKE™ Prime em casa para testarem a solução educacional e todas as aplicações. A ação teve duração de 8 semanas e envolveu a realização de tarefas e desafios com o uso do kit que foram compartilhados nas redes sociais dos participantes. O segundo grupo já está recebendo o material e deve começar as mostrar os projetos em breve.

“Nosso objetivo é preparar os profissionais da educação e torná-los influenciadores do aprendizado da metodologia STEAM”, diz Alex Paiva, gerente de produtos da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia. “Ao mesmo tempo, queremos incentivar o inventor que habita em cada um de nós por meio dos influenciadores digitais, que podem gerar curiosidade nas suas audiências por meio da troca de experiências e conhecimentos em seus vídeos e postagens”.

Segundo o executivo, o Brasil precisa investir cada vez mais no desenvolvimento do pensamento científico, uma deficiência importante do país quando se analisa rankings globais de Educação. Alex Paiva explica que as competências mais relevantes podem ser trabalhadas a partir da ciência, entre elas a habilidade de resolver problemas, inclusive os cotidianos, tomada de decisão e criatividade.


O SPIKE Prime é composto por 523 peças de diferentes cores e tamanhos, que permitem a construção de robôs e dispositivos dinâmicos de forma rápida e prática. “O kit é muito amigável e intuitivo para o uso do aluno e do professor. Um dos objetivos dele é estimular a confiança dos estudantes no processo de aprendizagem das disciplinas que envolvem ciência, robótica e tecnologia, que nesse momento estende a sala de aula para a sala de casa e segue proporcionando momentos curiosos de criatividade enquanto os conceitos são assimilados naturalmente,” explica Paiva.

O professor Vandinei Nascimento, do SESI – Serviço Social da Indústria de Altamira, no Pará, foi um dos selecionados para o programa e conta que a experiência contribuiu muito para o desenvolvimento de novas formas de ensinar. “No decorrer das atividades descobrimos novas oportunidades e funções do SPIKE™ Prime, que permite ensinar programação de uma forma diferente. Assim é possível transformar as disciplinas mais complexas em conteúdos simples e de fácil compressão, além de deixar as aulas muito mais dinâmicas e atrativas para os alunos”.

A campanha foi estruturada no Brasil com um conceito muito estratégico e lógico do que a empresa entende por influência digital efetiva. Foram selecionadas pessoas com real impacto sobre grupos importantes para adoção da nova solução, portanto, os critérios considerados para o título de influencer foram relacionados ao envolvimento das pessoas no movimento MAKER, STEAM, estímulo ao pensamento científico e, naturalmente, a paixão por criar e por construir projetos robóticos, ingrediente fundamental nessa fórmula.

“Nossa conceituação de influenciador digital reforça a tendência das marcas em identificar micro e nano influenciadores que tenham efetiva influência. Pessoas que fomentam ideais, debates e são incentivadores do processo de aprendizagem nos mais diversos ambientes”, comenta Bianca Vieira, gerente de Marketing e Vendas da unidade de tecnologias educacionais da Positivo Tecnologia.

O jovem Eduardo Brízida, do canal Universo da Robótica no YouTube e estudante de Engenharia de Controle e Automação do CEFET-RJ, é uma das figuras mais conhecidas do assunto e foi um dos nomes integrar a campanha. Dono de uma didática muito interessante para abordar projetos com robôs, Eduardo já conhecia o kit desde o lançamento global em 2019, “imediatamente, eu fiquei muito impressionado e curioso para testá-lo. Naquela época mal se passava na minha cabeça a possibilidade de eu ter o SPIKE Prime e muito menos de participar de um projeto dessa magnitude”, comenta o youtuber.

De acordo com Eduardo, a iniciativa proporcionou um conhecimento mais aprofundado e o domínio necessário para desenvolvimento dos projetos de forma mais fluida e segura.

“O sentimento é uma mistura de orgulho e felicidade. Buscarei de alguma forma continuar trazendo conteúdo desse kit porque o seu potencial é incrível e a diversão é garantida”, conta Eduardo, que criou um perfil no TikTok para seguir com vídeos de projetos de uma outra perspectiva.

Adriana Bini, professora e coordenador de Ensino Fundamental e Médio da rede pública de Campinas, é uma das influenciadoras que recebeu o material e pode desenvolver projetos cada vez mais elaborados ao longo de oito semanas. “Foram dois meses intensos de construções e programações. Oportunidade maravilhosa poder participar desse programa envolvendo dedicação, superação, partilha e aprendizado com feras do país inteiro, o que fez dessa experiência um período único”, comemora Adriana, que confirma que o material é completo para programação intuitiva, tem modelos de planos de aula que oportunizam o desenvolvimento de habilidades eficazes na solução de problemas e pensamento lógico compõe o software utilizado, além de informações online para suporte de professores e alunos. “Apaixonante, desafiador e autêntico! Impossível não se apaixonar pelo LEGO® Education SPIKE Prime! Que venham outras oportunidades!”, diz Adriana.

A vice-diretora de Tecnologia Educacional na Rede de Ensino Caminho do Saber (Caxias do Sul – RS), Alessandra Colvara, relata que participar do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil foi muito importante, agregou novos conhecimentos, experiências e até amizades. “A rede de SPIKE™ Prime Influencers – Brasil está apenas começando”, alerta positivamente Alessandra.

Durante a campanha, os participantes também ganharam capacitação sobre o kit e sobre a metodologia LEGO® Education, por meio de videoconferência. Além disso, aqueles que atingiram percentual cumprido nas etapas recebem um certificado. Os trabalhos desenvolvidos pelos participantes do SPIKE™ Prime Influencers – Brasil podem ser acompanhados pelo site https://spibr.criatividade.digital/ ou nas as redes sociais da Tecnologia Educacional, no Instagram Facebook.

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Betsul transforma Davi Brito em ‘tigrinho’ e humori

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“É Betsul de ‘guê’?” A pergunta que ecoa entre os personagens do novo comercial da Betsul – empresa regulamentada no segmento de apostas online – sintetiza o espírito do novo projeto lançado: provocar risadas, enquanto convida o público a refletir sobre a importância de apostar com responsabilidade. Com assinatura criativa da agência de publicidade WeContent, o vídeo é estrelado pelo ex-BBB Davi Brito, caracterizado como “Tigrinho”, e conta ainda com a participação dos humoristas e embaixadores, Renan da Resenha, Zé Fabiano e Daniel Perrone, que interpretam personagens baseados nos mais populares jogos de cassino online. A produção, voltada para a divulgação nas redes sociais da instituição, especialmente no YouTube, também terá exibição televisiva, com inserções programadas na RedeTV!.

“Temos investido cada vez mais em conteúdos que conectam nosso público à importância de apostar com responsabilidade. Sabemos que o entretenimento faz parte do universo das apostas, mas é nosso dever lembrar que ele deve estar sempre acompanhado de muita consciência. Nessa campanha, usamos o humor para atrair a atenção, deixando claro que apostar pode ser divertido, desde que com controle, equilíbrio e informação”, destaca Mateus Rosa, gerente de marketing da companhia.

Roteirizado pelos estrategistas de conteúdo da WeContent, Magno Nunes e Leonardo Geber, Davi Brito dá vida ao “Tigrinho”, personagem inspirado no jogo Fortune Tiger. Ao seu lado, Renan da Resenha interpreta o “Véio do Raio” , referência ao universo de Gates of Olympus. Já Zé Fabiano assume o papel do “Astronauta”, do jogo Spaceman, enquanto Daniel Perrone interpreta o “Touro”, do game Fortune Ox.

Juntos, os personagens se encontram em um ambiente mágico e fictício, onde enfrentam uma situação inusitada: ajudar o “Tigrinho”, desanimado, a reencontrar a alegria em um lugar onde diversão e responsabilidade caminham lado a lado. Com uma combinação de humor, fantasia e carisma, os embaixadores dão o tom da campanha ao reforçar, de forma leve e cômica, que o universo das apostas não é como um “reality show” – e que apostar não é caminho rápido para enriquecer, mas sim uma escolha que deve ser feita com consciência.

“Partimos da ideia de criar um universo lúdico inspirado no imaginário dos jogos, mas sempre ancorado na responsabilidade que o tema exige. Transformar os embaixadores da marca em personagens foi uma forma divertida de engajar o público com leveza, ao mesmo tempo em que reforçamos uma mensagem importante sobre apostas conscientes”, afirma Marcus Coura, COO da WeContent.

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Estudo indica que 65% da fidelização no varejo se deve a preços competitivos e sortimento com qualidade

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Ao fazer compras, 65% dos consumidores brasileiros consideram promoções, preços competitivos (34%) e sortimento (variedade de produtos) (31%) fatores decisivos para escolha e fidelização no mercado varejista, é o que revela relatório RPI (Retail Preference Index) 2025, da dunnhumby, líder mundial em ciência de dados do cliente e inteligência artificial.

Em sua 4ª edição no Brasil, o estudo RPI 2025 (Retailer Preference Index), mostra com base na percepção dos consumidores como e quais varejistas brasileiros estão mais bem posicionados para o crescimento futuro. A empresa consultou mais de 6 mil compradores de supermercados no país, e cada pessoa avaliou três varejistas que frequentava a partir de 32 atributos diferentes, divididos em cinco pilares: preço, promoções e recompensas; sortimento; digital; operações e experiência.

No total, a pesquisa englobou 44 varejistas, os maiores do segmento alimentar, nos formatos autosserviço (super, hiper, vizinhança), atacarejo e varejistas 100% digitais. A partir das opiniões dos consumidores, foi obtido um ranking entre os cinco pilares de percepção, apontando os fatores que mais encantam os brasileiros quando vão às compras no varejo.

Assim, as bases da atuação dos varejistas que mais geram valor a longo prazo por conta do impacto que causam nos clientes, segundo os entrevistados, são:

  1. Preço, promoções e recompensas: 34%
  2. Sortimento: 31%
  3. Digital: 16%
  4. Operações: 10%
  5. Experiência: 9%

Dentre os destaques nesse ranking, o do sortimento, o consumidor também ressalta a importância de além do produto certo disponível na loja, qualidade dos produtos, inovação, a relevância da marca e também a possibilidade de escolhas mais saudáveis.

O estudo RPI também cruzou a importância dada pelos consumidores a cada pilar com o desempenho dos varejistas no mercado, considerando métricas como share of wallet – quanto o consumidor gasta de seu orçamento em compras no estabelecimento -, CAGR (taxa de crescimento anual composta da empresa) e o vínculo emocional conquistado pelo varejista com o seu cliente. Este componente afetivo foi medido por determinantes como o quanto o comprador recomendaria a loja para amigos ou familiares e o quanto confia na loja para fazer o que é certo para ele.

“Os dados do estudo RPI 2025 apontam que o consumidor brasileiro é bastante criterioso a preço e sortimento, o que reforça a necessidade de uma proposta de valor agregado clara e bem executada pelos varejistas. Ao mesmo tempo, há espaço para diferenciação em experiência e nos canais digitais, especialmente para varejistas que já construíram uma boa base nesses pilares”, afirma Renan Pessim, General Manager da dunnhumby no Brasil e no Chile.

 

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