Conecte-se com a LIVE MARKETING

Universo Live

74% dos brasileiros só se sentirão seguros para retomar suas rotinas após a vacinação

Publicado

em

Muito se falou durante o ano passado sobre os impactos que a pandemia nos traria e o quanto ela iria influenciar nossos hábitos futuros. Com a tão esperada vacinação já em andamento em muitos lugares do mundo, e a esperança de retorno à normalidade mais próxima, como as empresas e marcas podem aproveitar essa oportunidade e ajudar as pessoas a alcançar a mudança que dizem que desejam?

Os consumidores estão fazendo sua parte. 79% se declaram muito cuidadosos com as medidas de higiene e proteção contra o novo coronavírus, 75% afirmam que se afastam quando outras pessoas se aproximam, e a busca por informações é outra característica do momento: 59% das pessoas checam diariamente os números de mortos e infectados. Isso já podia ser notado em março, quando foram registradas 13 das maiores audiências diárias de TV dos últimos cinco anos.

A preocupação com a saúde é realmente grande. Em 2020, o setor de vitaminas, multivitamínicos e cálcio cresceu 6,2 pontos percentuais, conquistando mais 3,4 milhões de lares em todo o país. Só as multivitaminas, sozinhas, foram responsáveis por 2,4 milhões de novos lares.

Com todo o cuidado individual, a intolerância com o desrespeito às regras e aos decretos é considerável. 73% garantem sentir raiva e 65% pensam que deveria haver multas para essas pessoas.

Os consumidores precisam de evidências fortes e físicas de comportamento de prevenção para se sentirem seguros novamente. Os 4 principais aspectos mencionados neste sentido são: em primeiro lugar a vacinação com 74%, seguida pela obrigatoriedade do uso de máscaras e o distanciamento social, ambos com 48%. Já a esterilização frequente dos lugares visitados foi citada por 39% dos respondentes.

A mudança de hábitos e comportamentos já é realidade. Além dos hábitos relacionados à saúde, onde 32% dos brasileiros aumentaram os cuidados com a higiene, outros comportamentos relacionados ao dia a dia também foram impactados, como o aumento de compras online e o tempo em que ficam em casa para 28%. Outros 26% têm trabalhado mais de casa no regime de home office, por exemplo.

Gráfico1

Comparado com o período pré pandemia, quais desses hábitos você tem feito mais?

A picture containing application Description automatically generated

73% dos entrevistados acreditam que os hábitos irão mudar depois da pandemia, sendo as maiores mudanças relacionadas a uma existência muito mais digital e passando mais tempo em nossas casas.

Gráfico2

Em geral, como você acha que os hábitos das pessoas mudarão? % Aumentar ou diminuir

Graphical user interface Description automatically generated with medium confidence

Entre tantas mudanças, um grande número de pessoas encontrou alguns benefícios nos novos comportamentos, que resultaram de uma mudança forçada nas circunstâncias. Embora a natureza humana não mude, novas percepções sobre a família, a comunidade e o meio ambiente, juntamente com alguns novos comportamentos, foram estabelecidas. 46% passaram a valorizar mais os entes queridos, 31% a aproveitar mais a vida, 25% a se preparar mais para desafios futuros e 23% já buscam um melhor balanço entre vida pessoal e profissional.

O que as marcas e empresas podem fazer?

Como sempre, bens e serviços devem manter as pessoas seguras. A garantia visual agora é necessária – evidência de que eles estão seguros. Mas as pessoas tiveram experiências muito diferentes e emergirão com necessidades diferentes que as marcas precisarão entender e atender.

Isso terá impacto nas categorias e nos espaços de demanda, nos momentos que importam, no valor e na relevância que atribuem às marcas e nos canais pelos quais as acessam. As marcas precisam entender essa mudança para permanecerem relevantes e se moverem com sucesso para novas condições.

Algumas categorias tiveram um desempenho muito bom durante a pandemia da COVID-19 e algumas marcas melhoraram sua relevância e reputação. Muitas outras precisam se recuperar rapidamente, identificando as oportunidades de escala centrais enquanto se preparam para o futuro. Talvez será necessário revisitar seus fundamentos (necessidades, público, oferta, propósito, posicionamento) ou mesmo sua execução (experiência, comunicações, canais, inovação etc.).

Resumindo, é importante entender a mudança ocorrida, examinar o status da sua marca neste contexto e identificar as oportunidades que irão reacender a demanda.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Universo Live

APRO+SOM protocola PL que estabelece limite de 15 dias para pagamento às produtoras do setor criativo

Publicado

em

Inicialmente nomeada como “Pague em 30”, a proposta formulada pela APRO+SOM evolui e ganha novo escopo com o protocolo do Projeto de Lei nº 1776/2025, agora denominado “Pague em 15”. O texto estabelece o prazo máximo de 15 dias corridos para o pagamento de contratos de até R$ 200 mil firmados com empresas do setor criativo, podendo, em caráter excepcional e mediante negociação, ser estendido para até 30 dias. A medida foi oficialmente protocolada na Câmara dos Deputados com relatoria da deputada Érika Kokay, que acolheu a iniciativa após uma série de reuniões técnicas e institucionais. 

“O projeto é fruto de um processo de articulação parlamentar iniciado em 2024, conduzido pela APRO+SOM com o objetivo de enfrentar os impactos negativos dos longos prazos de pagamento, que comprometem a sustentabilidade econômica do setor de áudio’’, explica Bia Ambrogi, presidente da associação. Após a aprovação da deputada Kokay, o texto passou por análise da Consultoria Legislativa da Câmara e incorporou contribuições relevantes — entre elas, da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que propôs a inclusão expressa de contratos com órgãos e entidades da administração pública, a fim de evitar atrasos recorrentes em pagamentos de projetos culturais encomendados por prefeituras, que chegam a ultrapassar um ano.

Outro ponto de destaque foi a redução do prazo originalmente proposto de 30 para 15 dias corridos nos contratos de menor porte. A alteração foi sugerida pela própria relatora, com o objetivo de garantir maior agilidade nos repasses e minimizar os riscos operacionais e financeiros enfrentados pelos microempreendedores individuais, microempresas ou empresas de pequeno porte da indústria criativa.

A proposta surge em resposta a um contexto de desequilíbrio nas relações comerciais do mercado criativo. Desde 2012, com o fortalecimento das áreas de procurement nas empresas contratantes, produtoras de som e conteúdo vêm enfrentando condições cada vez mais restritivas, com prazos que frequentemente ultrapassam 90 ou até 120 dias. Esse cenário não apenas compromete o funcionamento das empresas como também inviabiliza o fluxo criativo, estimula a concentração de mercado e fragiliza a diversidade e a inovação. 

A APRO+SOM reforça que esse problema não é novo, mas se agravou quando as empresas passaram a priorizar apenas a redução de custos e resultados rápidos, deixando de lado a qualidade do trabalho e a saúde da produção criativa. Como agravante, os prazos de pagamento aumentaram cerca de 20% nos últimos cinco anos, pressionando as produtoras a concentrarem esforços em gestão financeira, em vez de criação. Muitas acabam recorrendo a financiamentos para arcar com a produção das obras publicitárias, num ciclo insustentável.

“É essencial que a produção criativa deixe de ser tratada como um custo acessório e passe a ser reconhecida como um investimento estratégico para as marcas; um elemento vital na construção de valor, reputação e conexão com a audiência. O PL 1776/2025 representa, portanto, um avanço concreto na defesa de práticas comerciais mais justas e transparentes, além de contribuir para a valorização do trabalho criativo como parte central da economia da cultura e da comunicação”, conclui Bia Ambrogi.

Continue lendo

Universo Live

Ampro e CULTSP abrem inscrições para curso gratuito de formação em eventos e live marketing

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Design de Experiências e Eventos de Marca”, promovido pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional – em parceria com o CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura. A iniciativa integra o esforço da entidade em fomentar a profissionalização do setor, contribuindo para a inclusão e a geração de oportunidades por meio da educação.

Com carga horária total de 16 horas, o curso não exige experiência prévia e é destinado a pessoas maiores de 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio, com limite de 30 vagas, já o início das aulas está previsto para  26 de maio com término em 9 de junho.

As aulas serão conduzidas por Valdeck Junior, diretor do Comitê de Relações Institucionais da AMPRO e CEO da agência Sallero. Jornalista e pós-graduado em Gestão e Marketing Global pela EACH-USP, que atua há mais de 30 anos no mercado de comunicação e já liderou projetos para marcas como Coca-Cola, Heineken, L’Oréal e Banco do Brasil. “A qualificação é uma das chaves para o crescimento do nosso setor. Por isso, essa parceria com o CULTSP PRO é tão relevante: ela democratiza o acesso ao conhecimento e forma uma nova geração de profissionais preparados para atuar em eventos com visão estratégica e foco em experiência de marca”, destaca Valdeck Junior.

A grade de aulas contará com abordagem prática e teórica sobre planejamento, criação, produção e aspectos financeiros de eventos de marca, utilizando cases reais reconhecidos no AMPRO Awards – uma das mais prestigiadas premiações de Live Marketing do país – realizada anualmente e que já consagrou mais de 400 agências.

A iniciativa integra a trilha formativa – parceria inédita para capacitação e inserção de profissionais no mercado de eventos – assinada em janeiro deste ano, como Termo de Cooperação voltado à oferta de cursos gratuitos e à inserção de mão de obra qualificada no mercado, entre o CULTSP PRO e importantes entidades do setor – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo –  gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

As aulas serão oferecidas em formato híbrido, com encontros presenciais no Edifício Oswald de Andrade e sessões online ao vivo e as inscrições podem ser feitas por meio deste link ou diretamente no site do CULTSP PRO.

Continue lendo