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Nilson Filatieri – Como gerar reputação para sua marca?

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Entre as prioridades de uma empresa, sem dúvidas, está a reputação da marca, para que a organização se mantenha competitiva no mercado e aumente o valor do seu negócio aos consumidores. Ao obter uma boa reputação, a companhia conseguirá diversos benefícios, como maior valor de marca e facilidade para conquistar novos clientes. Esse é um desafio cada vez mais comum para as organizações e por isso é preciso separar os principais pontos para se conseguir gerar uma boa credibilidade.

E qual o primeiro passo para conseguir isso? Saber quem é o seu público e como você quer que sua marca seja vista por ele. É fundamental definir esse posicionamento e direcionar suas ações para construir essa imagem entre seus consumidores. Uma vez que se tenha definido o público e como falar com ele, ou seja, qual a forma de contato e a comunicação esperada, fica mais fácil construir uma boa reputação, atendendo às necessidades desse público e focando esforços para sua satisfação.

Para que se consiga oferecer um atendimento, as empresas necessitam de bons planos de comunicação que saibam construir uma imagem e usar seus canais de contato com os clientes de forma inteligente. O mais adequado é fazer uso dos meios nos quais seu público está presente, como redes sociais ou lojas online. Mais que do que isso, é preciso planejar qual ocasião ideal para efetuar contatos, seja para oferecer produtos, novidades ou conteúdo.

Uma excelente dica é projetar todas as ações de comunicação da empresa com antecedência, produzindo conteúdo e revisando tudo antes de liberar qualquer peça para divulgação. Analise se o conteúdo faz sentido para o seu público e se passa a mensagem correta. Além disso, garanta que não haja nenhum erro que possa comprometer a imagem da empresa, como erros de português, oferta de preços incorretos. Isso, quando incorreto, pode causar irritação no consumidor.

Para se definir quais são as melhores ações e abordagens, é preciso usar a base de dados de seus clientes. Utilize canais de feedback e colete informações importantes sobre como sua marca é vista pelo público consumidor. Forneça um ambiente aberto a críticas, realize pesquisas de satisfação com seus consumidores online e até mesmo realize o treinamento de seus colaboradores para sempre ouvirem críticas feitas ao serviço, produto ou até mesmo características do ambiente de loja. Utilize todas as informações que conseguir para melhorar os diversos aspectos da empresa, e por consequência, sua reputação.

Um erro comum que venho notando e que influencia na respeitabilidade das marcas é o de não garantirem a boa comunicação interna da empresa. Isso acaba fazendo com que as ações de diferentes áreas não estejam alinhadas. Um exemplo claro é a Black Friday. Se uma equipe de marketing planeja uma ação que dará desconto de 50% nos produtos, mas isso não foi alinhado com a equipe de logística, que por motivos de capacidade, não consegue realizar as entregas nos prazos prometidos, teremos problemas na reputação da empresa. O consumidor acaba pensando que se trata de uma empresa que não cumpre aquilo que promete.

Alinhar as ações com sua equipe, definir um plano estratégico e entender o seu público são fatores primordiais para construir uma marca credível e garantir os benefícios que isso pode trazer para a sua empresa. Mas lembre-se: não é somente construir a reputação da sua marca, sua operação deve cumprir e sustentar esse posicionamento. É uma questão de coerência.

Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, solução para empreendedores digitais

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Governança digital é o pilar invisível por trás de uma boa campanha de marketing

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*Adalberto Generoso

Não é de hoje que as empresas passaram a realizar mudanças bruscas em suas campanhas de marketing. Atualmente, companhias de praticamente todos os segmentos estão apostando em metodologias impulsionadas por novas tecnologias e formatos para colocar essas ações em prática, visando um crescimento acelerado no mercado.

É dentro dessa realidade que a governança digital emerge como um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Mas, para entender essa importância, precisamos recapitular um pouco a principal finalidade das campanhas de marketing: atrair a atenção do público-alvo diante da abundância de canais e conteúdos. Trata-se de um grande desafio, que pede por alguns protocolos.

O maior deles é a necessidade de reunir materiais digitais em uma só plataforma de maneira organizada e estruturada, permitindo que o acesso aos arquivos seja controlado e mapeado, de modo que a empresa domine o uso de imagens, vídeos, apresentações, documentos, dentre outros elementos.

Assim, o time de marketing poderá ter uma visão ampla do seu campo de ação, executando com uma maior precisão projetos que tragam valor ao negócio. Ou, em outras palavras, campanhas impactantes que conversam com o cliente e geram a conversão.

Como uma plataforma DAM contribui para a governança digital
De todos os modelos e soluções presentes no mercado que podem ajudar uma marca a alcançar a governança digital, o DAM (Digital Asset Management) se destaca. A partir do momento que uma plataforma como essa se torna o acervo histórico da empresa, todos os seus materiais de comunicação são armazenados e distribuídos de modo seguro e assertivo.

Primeiramente, esse benefício se deve à sua capacidade de estabelecer padrões de segurança rigorosos. Todas as atividades que estão sendo realizadas dentro dos sistemas das companhias são controladas integralmente, o que não apenas garante um tratamento adequado dos arquivos, como também impulsiona a eficiência operacional e o levantamento de insights estratégicos.

Por exemplo, se olharmos para profissionais de marketing que possuem um salário médio de R$ 5 mil e uma carga horária de trabalho de 160 horas/mês, com uma plataforma de gestão de ativos digitais, a empresa pode economizar cerca de 80% do tempo e R$ 7 milhões nos processos de produção de campanhas. Consequentemente, os projetos tendem a trazer um Retorno Sobre Investimento (ROI) maior, podendo chegar a até 200%.

Inclusive, um relatório do Mordor Intelligence demonstra que as organizações estão atentas a esses atributos. A estimativa é que o mercado de DAM atinja cerca de US$ 5,2 bilhões este ano e dobre até 2029, trazendo uma taxa de crescimento anual de mais de 15,2%.

Vantagens de incorporar a IA ao DAM
Ao debatermos o setor de marketing na atualidade, também não podemos deixar de pensar na Inteligência Artificial (IA), principalmente no que se diz respeito às IAs Generativas. Essa tecnologia vai auxiliar cada vez mais as equipes de marketing a olharem para além do óbvio e, de fato, atribuírem à marca uma personalidade forte em suas campanhas.

Basicamente, em um futuro próximo, a tecnologia será capaz de criar conteúdos de base qualificados, permitindo que os profissionais tenham tempo para pensar “fora da caixa” e executem planos de ação complexos. Por outro lado, isso só será possível se esse recurso obter acesso a uma base histórica estruturada e categorizada da empresa.

Estamos falando de campanhas antigas, publicações, imagens de produtos ou qualquer outro material de comunicação que possa ser útil para o processo criativo de novos projetos. É nesse sentido que a incorporação dessa tecnologia ao DAM entra como um divisor de águas.

A plataforma já qualifica todos os ativos digitais da empresa, possibilitando que, eventualmente, uma IA Generativa seja utilizada de forma alinhada aos seus objetivos. Logo, cria-se um ciclo de produção organizado e consciente, sem um uso limitado desse recurso tecnológico.

Essa é a prova definitiva de que a governança digital não é só um conceito abstrato, mas sim um alicerce por trás das campanhas de marketing bem-sucedidas. Implementar as respectivas tecnologias corretamente – inclusive com a ajuda de parceiros especializados – deve ser uma das prioridades das marcas que pretendem construir crescer de maneira sustentável na realidade atual.

*Adalberto Generoso – Cofundador e CEO da Yapoli, referência em gestão de ativos digitais do Brasil.

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Muito além do brinde: o live marketing cria conexões

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*Maíra Holtz

Elaborar um canal de comunicação entre consumidores e marcas não é fácil. O desafio pela atenção do cliente é grande e, muitas vezes, o relacionamento com o público não é assertivo devido a utilização de estratégias erradas.

Assim, os brindes promocionais não devem ser vistos apenas como um agrado para os clientes, pois representam uma forma de fidelizar o consumidor e reforçar a imagem da marca. Com o mundo digitalizado, uma experiência sensorial – que faça o consumidor vivenciar algo diferente – gera resultados assertivos.

Em uma de suas ativações, a Gomes da Costa criou uma praia na Av. Paulista para ativar a campanha “Pesque pelo Nome”. Muito além da distribuição dos brindes (com a lata de nome escolhido, sacola personalizada da marca e uma marmiteira), os visitantes puderam se divertir na pescaria e até descansar em um ambiente de praia no meio da maior cidade do país.

Os dados são aliados 

A entrega de um brinde deve ser estrategicamente pensada para se comunicar com o público alvo da marca. E a análise de dados, como comportamento de compra, demografia e histórico online – oferecidos por muitas plataformas – assim como o briefing da empresa, ajudam a desenvolver ações assertivas.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas.

O monitoramento de métricas e dados relevantes garantem insights poderosos sobre a oferta e procura de serviços e produtos, possibilitando ao time de planejamento uma visão mais clara do mercado e dos consumidores.

Marketing de comunidade

Outra via que pode ser utilizada em ações de entregas de brindes é o marketing de comunidade, levando a marca a empregar a força de sua comunidade de fãs influentes para expandir a sua comunicação e promover o seu produto ou serviço de forma mais abrangente.

De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, 44% dos consumidores escolhem marcas que buscam compreendê-lo. Ou seja, as pessoas buscam não só pelo produto, mas também pela entrega, de acordo com seu posicionamento em determinados assuntos, preferências, práticas e valores.

No live marketing, muitas estratégias são complementares. Por isso, o planejamento traçado é fundamental para fortalecer o laço entre consumidor e marca. Seja com um brinde promocional bem pensado e elaborado, uma ativação ou um evento, o objetivo é que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer, ao vivo, aquilo o que a marca tem a oferecer, seja em relação aos seus produtos e serviços ou seja no que ela acredita.

*Maíra Holtz – Sócia-diretora e fundadora da Estalo, agência de marketing 360º

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