Agências
Agência especializada em artes visuais fatura R$ 2,7 milhões em ano de retração no mercado

A pandemia acelerou o amadurecimento do mercado de arte brasileiro no que diz respeito a transição digital e ao universo de NFTs (non fungible token ou, traduzindo, tokens não-fungíveis). Um exemplo de empresa que vem se adaptando a este novo cenário é a Dionisio.Ag, agência full service especializada em arte que nasceu para unir empresas a artistas. Em 2021, ela apresentou crescimento de aproximadamente de 70%, fechando o exercício com faturamento superior a R$ 2,7 milhões.
No mês de agosto, a agência, que tem Caio Castro, Caito Maia (da Chilli Beans) e Carol Paiffer (da Atom S/A) no seu quadro de sócios, expandiu sua atuação no mercado artístico brasileiro e criou a Dionisio Store, um e-commerce voltado para colecionadores e amantes das artes. A primeira peça comercializada foi um print em fine art produzido pelo artista Pardal. Já a segunda obra, foi uma arte extremamente intimista criada por Clara Leff e disponibilizada em fine art e metacrilato. A Dionisio Store está preparando o próximo lançamento ainda para o começo deste ano e trará uma criação exclusiva que será assinada pelo artista Elvis Mourão.
Para Victor Barros, a arte foi fundamental no processo de comunicação das marcas nos períodos mais críticos da pandemia, principalmente no universo digital. “A arte foi uma ferramenta extremamente importante para a comunicação como um todo durante a pandemia. Houve um aumento na demanda por projetos artísticos mesclados com marketing por parte dos clientes que já estão aqui na casa e também de novos clientes que estão vendo, cada vez mais, a arte como ferramenta para gerar diferenciação e exclusividade para o consumidor e o público em geral.”, afirma o responsável pelos novos negócios da agência.
Em 2021, destacam-se alguns projetos. Entre eles, podemos citar a produção do zeppelin que voou nos céus do Rio de Janeiro feito em parceria com a Wieden+Kennedy para a Riot Games, com o objetivo de divulgar a série “Arcane” relacionada ao jogo League of Legends, a ação com a artista Crica Monteiro feita com a EnergyBBDO para a SEDA, marca da Unilever, que fez parte de uma ativação no reality show ‘A Fazenda’, da Record TV, além de duas empenas (fachadas de prédios) em formato de mídia OOH (out of home) pintadas para a Amazon, sendo uma para a Prime Video e outra para a Amazon Music, .
“As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis. Se tudo correr bem, as coisas voltarão ao ‘normal’ e os eventos e ativações também terão um retorno meteórico, o que é uma oportunidade excelente para trabalharmos experiências, entretenimento e eventos com nossos clientes”, afirma Jean Paschalis, responsável pelo atendimento da agência.
Para 2022, uma das grandes novidades do grupo é a inauguração oficial da Dionisio House, um espaço localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que será uma espécie de extensão ao Beco do Batman. A casa contará com uma área para exposições, eventos, experiências e um rooftop exclusivo, que apresentará uma grande surpresa ao público.
A receita da empresa advém de projetos voltados a street art, que representam cerca de 30% do faturamento bruto, além de outras frentes, como prestação de serviços para agências de publicidade, ilustrações, render, produções de vídeos, intervenções, eventos, exposições, intervenções, motion, 3D, fotografia, esculturas, live painting, pinturas em telas, projeções mapeadas e outras ações relacionadas ao universo da arte.
“Este ano foi desafiador devido às incertezas causadas pela pandemia, o que só torna o resultado obtido ainda mais satisfatório. Para o ano que vem, pretendemos ampliar nossas linhas de negócio através da expansão do nosso e-commerce, com a Dionisio House, um sonho que se tornará realidade, entrando forte no setor de NFTs e com projetos especiais que vão reforçar ainda mais nossa atuação no mercado da arte corporativa”, afirma Rafael Araujo, responsável pela parte de produção dos projetos.
Agências
Lean Agency acelera expansão e conquista seis novos clientes

A Lean Agency segue em ritmo acelerado de crescimento e consolida ainda mais sua atuação em 2025. A agência acaba de anunciar a chegada de seis novos clientes ao seu portfólio: Mamawe, suplemento alimentar sem cafeína indicado para gestantes; Baby Roger, referência em fraldas descartáveis e lenços umedecidos; Amizie, marca que alia cuidado e diversão para pets; a tradicional Rede de Postos Pichilau, presente há mais de cinco décadas no Nordeste; Big Baterias, especializada em soluções automotivas, ciclomotivas, náuticas, estacionárias, tracionárias e de alta performance; e o América Futebol Clube Pernambuco, um dos mais tradicionais clubes do estado. A diversidade de segmentos reforça a capacidade da Lean em oferecer soluções criativas e eficientes para marcas de diferentes perfis e necessidades.
Com uma estratégia ousada e bem estruturada de prospecção, a Lean tem se destacado por sua abordagem analítica, centrada em dados, combinada a uma entrega criativa e relevante. A agência aposta em uma comunicação que gera impacto real e mensurável. O momento atual é reflexo de um planejamento cuidadoso, da valorização do capital humano e da busca constante por inovação, pilares que sustentam a cultura da empresa.
Para Rodrigo Ramos, VP de Negócios e Operações da Lean Agency, essa nova fase representa a consolidação de um posicionamento que vem sendo trabalhado com consistência: “Essas conquistas mostram que estamos no caminho certo. Investimos fortemente em inteligência estratégica e em equipes multidisciplinares para criar campanhas com propósito, resultado e performance. Nosso crescimento é consequência direta de um modelo ágil, colaborativo e com foco real nos objetivos de negócio de nossos clientes.”
A Lean Agency reafirma, assim, seu compromisso com a excelência criativa e a entrega de valor, expandindo sua presença no cenário regional e reforçando seu protagonismo em um mercado cada vez mais competitivo. Com uma carteira de clientes sólida e em plena expansão, a agência demonstra que a combinação entre dados, estratégia e criatividade é o caminho para construir marcas fortes e relevantes.
Agências
Natura aposta em ativações itinerantes para lançamento da fragrância Natura Homem Evolut.io

Antecipando as comemorações do Dia dos Pais, a Natura lança a fragrância Natura Homem Evolut.io com um circuito de ativações presenciais em cinco capitais do país. A ação, que leva ao público experiências gratuitas como barbearia, games interativos, brindes e experimentação de produtos, foi idealizada e operacionalizada pela Tração Live Marketing, que assina toda a estratégia de live experience da campanha.
Fortaleza foi a primeira cidade a receber o espaço exclusivo da marca, montado no Shopping RioMar, nos últimos dias 4 a 6 de julho. Logo depois, a ativação segue para Salvador (11 a 13/7, Shopping Barra), Brasília (24 a 27/7, no festival Capital Moto Week), Curitiba (31/7 a 3/8, Shopping Palladium) e, por fim, São Paulo (7 a 10/8, Shopping Cidade São Paulo), encerrando a jornada itinerante no Dia dos Pais.
Mais de 100 profissionais estão envolvidos em todas as etapas do projeto, que foi pensado para traduzir o conceito central da fragrância: evolução. Além da experimentação do novo perfume, os visitantes podem conhecer outras linhas masculinas da Natura como sugestão de presente para o Dia dos Pais, em um ambiente cenográfico que reforça os atributos da marca e cria pontos de conexão emocional com o consumidor.
“Nossa missão foi transformar o conceito da marca em uma experiência palpável para o público. Cada cidade foi tratada de forma especial, com ativações que convidam os visitantes a se reconectarem com sua própria trajetória. Criamos uma jornada que une tecnologia, cuidado e interação, alinhada à sofisticação e sensibilidade da marca”, afirma Elisa Veissid, gerente de atendimento da Tração Live Marketing.
A presença da Natura no Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina, é um dos destaques do projeto, conectando a essência da nova fragrância ao universo da liberdade e da potência masculina, sob uma ótica contemporânea.