Digital
Zeeng desenvolve plataforma de inteligência de dados para as áreas de marketing e comunicação
A Zeeng, startup criada em Porto Alegre, desenvolveu uma plataforma de Big Data Analytics para que os gestores de marketing possam analisar o comportamento da marca e seus concorrentes com base em evidências de dados e, assim, tomarem decisões mais assertivas.
Consolidada em uma só plataforma, a solução desenvolvida pela Zeeng utiliza algoritmos relacionados com inteligência artificial para capturar informações e analisar o comportamento das marcas no ambiente digital em diferentes vertentes: web analytics, monitoramento de notícias e comportamento das marcas em seus canais sociais oficiais. As informações podem ser acessadas em tempo real e são organizadas em dashboards, com interface simples e intuitiva.
Eduardo Prange, CEO da Zeeng, explica que a plataforma é diferente porque não faz simplesmente a captura de dados sobre as marcas. “Os dados são matéria prima para nós tratarmos e transformá-los em informações acionáveis pelos nossos clientes. Nossa solução gera as informações e mostra como está o posicionamento das marca na web, na imprensa e nas redes sociais, permitindo avaliar se os comportamentos nos diferentes canais estão de acordo com as estratégias traçadas pelo marketing, além de poder avaliar o posicionamento dos concorrentes”, comenta.
Com base no canal da marca é possível acompanhar cada ação e entender a movimentação do mercado, avaliar o que gera maior interação com o público como tipo de peça, dia e horário de publicação, comentários, etc. A mineração dos dados mostra evidências do que está funcionando melhor ou não na comunicação da empresa, em tempo real.
Segundo Prange, existe uma grande oportunidade para as empresas usarem a inteligência de dados como um diferencial competitivo no mercado. “Criamos a Zeeng com a ideia de transcender o olhar e desenvolver uma solução completa, para que as tomadas de decisões sejam baseadas em evidências. Através dos indicadores é possível medir impacto de cada ação e agir rapidamente para corrigir a rota e evitar qualquer impacto negativo para a marca, obter dados para gerenciar uma crise e até combater fake news”, explica.
A solução é comercializada na modalidade SaaS (Software como Serviço). O cliente escolhe um dos planos (Standard, Premium ou Enterprise), de acordo com o número de marcas a serem analisadas, e realiza o pagamento mensal.
Atualmente a Zeeng conta com cerca de 30 clientes, que somam mais de 300 usuários e mais de 1600 marcas catalogadas. Até o final do ano a expectativa da empresa é ter 100 clientes e mais de 4 mil marcas cadastradas.
A Zeeng (www.zeeng.com.br) é uma das startups que receberam investimento da Aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups do Brasil e que conta com o apoio de investidores que proporcionam para as empresas aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.