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Wines of Chile anuncia comunicação integrada para 2019

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A Wines of Chile, entidade que representa as vinícolas chilenas, anuncia que fará um trabalho de comunicação integrada no mercado brasileiro a partir de 2019. Foram selecionadas as agências especializadas Winext e Art Presse/140 Online.

A decisão foi anunciada no final de 2018, em reunião da diretoria da Wines of Chile, em Santiago. O objetivo das agências, que estão reunidas em uma mesma sede em São Paulo, será aumentar a percepção dos vinhos chilenos no Brasil, associada à qualidade, diversidade, inovação e sustentabilidade junto a um público de enófilos, millennials e novos consumidores da bebida.

As ações de comunicação serão orientadas para toda a cadeia produtiva do setor, envolvendo importadores, distribuidores, e-commerce, revendedores nos canais on e off trade, além de influenciadores, wine educators e sommeliers.

O mercado brasileiro é considerado um dos três mais importantes para a Wines of Chile. Hoje o Brasil já é o 5º maior consumidor de vinhos do Chile, logo depois de China, EUA, Japão e Reino Unido. Entre estes cinco mercados, é o segundo que mais cresceu em 2017, 8,2%, atrás apenas da China. O Chile lidera o mercado de vinhos importados no Brasil, à frente de Portugal, Argentina, Itália e França, com 45% de market share e previsão de 140 milhões de dólares em receitas totais em 2018.

Angelica Valenzuela, diretora de marketing da Wines of Chile, diz que “o objetivo a partir deste ano é integrar os esforços de marketing, performance, RP, digital e eventos sob uma única coordenação. Queremos elevar a percepção dos vinhos chilenos, identificando-os como produtos premium e associados à imagem do Chile, diversidade, sustentabilidade e inovação”.

A Wines of Chile foi criada com o nome de Associação de Vinhos do Chile, em abril de 2007, com o propósito de unificar os esforços da indústria chilena de vitivinicultura. A entidade reúne 74 produtores, que abrangem as diversas regiões vinícolas e é presidida por Mario Pablo Silva.

A associação chilena trabalha com quatro grandes objetivos: (1) promover o vinho chileno em nível nacional e internacional; (2) incentivar o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para toda a cadeia produtiva; (3) capacitar os trabalhadores da indústria por meio de treinamentos, bolsas de estudo e certificações; (4) e ser um ponto de encontro dos associados, apoiando-os nas diferentes etapas do negócio e respeitando as suas individualidades.

A Winext (www.wine-xt.com) é uma empresa de consultoria de marca e inteligência do mercado de vinhos conduzida por Rodrigo Lanari. É o primeiro brasileiro a conquistar o Wine MBA pela Bordeaux École de Management (BEM), na França. Colabora em diferentes instituições de ensino na área de negócios de vinho, como a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Senac, FGV-SP e representa a consultoria inglesa Wine Intelligence no Brasil. É membro de degustação da revista Prazeres da Mesa. Atuou como executivo em empresas como Wine.com.br, Expand e Inovini (Aurora) já tendo colaborado no desenvolvimento de marcas líderes no mercado brasileiro. A Art Presse (www.artpresse.com.br) é uma tradicional agência de Relações Públicas brasileira que lançou e consolidou a marca da Wine.com.br e a 140 Online (www.140online.com.br) é uma agência de social media, com foco no digital.

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Agências

Lampada.ag lança “Senses Travel”

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Com mais de duas décadas de experiência na realização de eventos de grande porte, promoções e parcerias estratégicas, a agência Lampada.ag expande o seu portfólio e anuncia o lançamento do núcleo “Senses Travel”: uma nova divisão com foco em experiências de viagens nacionais e internacionais customizadas para marcas. Este novo formato promete transformar a maneira como as marcas se conectam com seus públicos, oferecendo viagens transformadoras através dos sentidos que não só atendem aos gostos pessoais dos viajantes, mas também promovem aprendizados, novas visões e uma conexão profunda com os propósitos das marcas envolvidas. O objetivo é agregar valor à viagem através de uma curadoria inteligente construindo um storytelling que promove transformação nas pessoas alinhadas com as demandas dos clientes.

“Senses Travel não é apenas uma viagem, é uma jornada de transformação, curadoria e conexão. Nosso objetivo é ir além da viagem de turismo tradicional, criando experiências que refletem os valores e visões tanto das marcas quanto dos viajantes”, afirma Lutti Colautto, CEO da Lampada.ag.

Diferente de incentivos comuns ou agências de viagem, o “Senses Travel” oferece um serviço de seleção detalhada, focando em locais com culturas, conhecimentos e momentos, tudo isso longe dos habituais pontos turísticos. A promessa é de uma experiência verdadeiramente transformadora, fundamentada na essência e não apenas no discurso.

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Agências

Clima quente, cabeça fria é o conceito que marca estratégia de campanha de incentivo da Batux para Sprite

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Sprite é um refrigerante que surfa muito bem no território jovem. Esse match vem naturalmente para uma geração que está sempre se “mexendo”, com mais desgaste físico e mental e precisando de um cuidado especial com a hidratação. Nesse cenário, Sprite se coloca como opção para que esses consumidores se refresquem e hidratem. Com esse contexto, a marca criou o conceito “Clima Quente, Cabeça Fria” na nova campanha de incentivo a sua força de vendas. A estratégia e operacionalização dos fluxos e premiação são de responsabilidade da Batux, agência escolhida pela The Coca-Cola Company para idealização e condução das campanhas de incentivo de suas marcas.

A agência, também especializada em ações promocionais e inovação no live marketing, encontrou alguns desafios específicos nesse projeto. O principal deles foi criar a estratégia de campanha dentro do guarda-chuva de incentivo (mecânica + prêmios) de forma a tangibilizar o conceito macro da campanha. Nesse sentido, a Batux criou pílulas de comunicação que reforçam o conceito de Sprite e ganham relevância com a força de vendas, estimada em cerca de 21 mil profissionais.

“Procuramos entrar na onda do conceito macro da marca para estabelecer uma continuidade entre o que está no PDV e o que iremos reforçar na Plataforma Timaço (que envolve todas as marcas Coca-Cola). Dessa forma, chegou-se ao KV trabalhado em todas as frentes de venda”, conta Chris Bradley, CEO da Batux.

Segundo ela, as mecânicas desenvolvidas para a campanha de incentivo tiveram foco em cobertura e visibilidade, reforçando a presença Sprite durante o verão. A força de vendas trabalhada foi de diretores e gerentes (para esses, a Batux é responsável apenas pela comunicação e não da operação) a promotores e supervisores, para os quais a Batux trabalhou todo o fluxo da ação. “Exploramos os conceitos de criatividade e cobertura nos PDVs ativados com o desafio de criar pontos extras de Sprite, elevando a relevância do portfólio de produtos da marca.”

“Como a ação de venda é concentrada no público jovem, procuramos conversar com essa audiência e, para isso, foram escolhidas prioritariamente peças digitais, com envio via WhatsApp, tais como giftsstickers e card para o aplicativo de comunicação. Toda a comunicação trouxe linguagem associada ao verão, potencializando a positivação e conquista dos PDVs”, conclui Chris.

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