Agências
Wines of Chile anuncia comunicação integrada para 2019
A Wines of Chile, entidade que representa as vinícolas chilenas, anuncia que fará um trabalho de comunicação integrada no mercado brasileiro a partir de 2019. Foram selecionadas as agências especializadas Winext e Art Presse/140 Online.
A decisão foi anunciada no final de 2018, em reunião da diretoria da Wines of Chile, em Santiago. O objetivo das agências, que estão reunidas em uma mesma sede em São Paulo, será aumentar a percepção dos vinhos chilenos no Brasil, associada à qualidade, diversidade, inovação e sustentabilidade junto a um público de enófilos, millennials e novos consumidores da bebida.
As ações de comunicação serão orientadas para toda a cadeia produtiva do setor, envolvendo importadores, distribuidores, e-commerce, revendedores nos canais on e off trade, além de influenciadores, wine educators e sommeliers.
O mercado brasileiro é considerado um dos três mais importantes para a Wines of Chile. Hoje o Brasil já é o 5º maior consumidor de vinhos do Chile, logo depois de China, EUA, Japão e Reino Unido. Entre estes cinco mercados, é o segundo que mais cresceu em 2017, 8,2%, atrás apenas da China. O Chile lidera o mercado de vinhos importados no Brasil, à frente de Portugal, Argentina, Itália e França, com 45% de market share e previsão de 140 milhões de dólares em receitas totais em 2018.
Angelica Valenzuela, diretora de marketing da Wines of Chile, diz que “o objetivo a partir deste ano é integrar os esforços de marketing, performance, RP, digital e eventos sob uma única coordenação. Queremos elevar a percepção dos vinhos chilenos, identificando-os como produtos premium e associados à imagem do Chile, diversidade, sustentabilidade e inovação”.
A Wines of Chile foi criada com o nome de Associação de Vinhos do Chile, em abril de 2007, com o propósito de unificar os esforços da indústria chilena de vitivinicultura. A entidade reúne 74 produtores, que abrangem as diversas regiões vinícolas e é presidida por Mario Pablo Silva.
A associação chilena trabalha com quatro grandes objetivos: (1) promover o vinho chileno em nível nacional e internacional; (2) incentivar o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias para toda a cadeia produtiva; (3) capacitar os trabalhadores da indústria por meio de treinamentos, bolsas de estudo e certificações; (4) e ser um ponto de encontro dos associados, apoiando-os nas diferentes etapas do negócio e respeitando as suas individualidades.
A Winext (www.wine-xt.com) é uma empresa de consultoria de marca e inteligência do mercado de vinhos conduzida por Rodrigo Lanari. É o primeiro brasileiro a conquistar o Wine MBA pela Bordeaux École de Management (BEM), na França. Colabora em diferentes instituições de ensino na área de negócios de vinho, como a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), Senac, FGV-SP e representa a consultoria inglesa Wine Intelligence no Brasil. É membro de degustação da revista Prazeres da Mesa. Atuou como executivo em empresas como Wine.com.br, Expand e Inovini (Aurora) já tendo colaborado no desenvolvimento de marcas líderes no mercado brasileiro. A Art Presse (www.artpresse.com.br) é uma tradicional agência de Relações Públicas brasileira que lançou e consolidou a marca da Wine.com.br e a 140 Online (www.140online.com.br) é uma agência de social media, com foco no digital.
Agências
Casa 96 amplia atuação no mercado de ativações
Com dez anos de história, a Casa 96 – agência fundada por Denise Medolla e Caio Carvalho – entra em uma nova fase, ampliando sua atuação no mercado de ativações e apresentando sua nova identidade visual. Reconhecida por sua expertise em promoções e trade marketing, a agência aposta no rebranding e na criação de uma divisão focada exclusivamente em ativações para oferecer experiências ainda mais memoráveis para marcas e consumidores. O movimento é liderado por Carlos Costa, atual diretor de atendimento, profissional com 20 anos de experiência no mercado de Live Marketing, que agora assume como diretor de negócios para fortalecer essa área na Casa 96.
A Casa 96 sempre foi uma agência centrada no consumidor, com uma visão estratégica que alinha criatividade e eficiência. Esse compromisso com a inovação e com um atendimento próximo e personalizado conquistou marcas como Ajinomoto, JBL, Unilever, Mondelez, Bauducco, Colgate, Arcor, Ypê e Nestlé ao longo da última década. Agora, com a nova divisão de ativações e uma identidade renovada, a Casa 96 reforça sua proposta de valor, proporcionando momentos que ficam na memória e fortalecem as conexões entre marcas e consumidores.
“Com a ampliação para ativações, vamos além do óbvio para criar momentos que realmente engajem e emocionem o público. A ideia não é só trabalhar sob demanda, mas desenvolver projetos de oportunidade para nossos clientes, sempre com a assinatura Casa 96. Nosso foco é desenvolver experiências únicas, com estratégias bem fundamentadas e executadas com excelência. A Casa 96 é o lugar onde a criatividade encontra propósito e, para mim, é uma honra liderar essa nova fase,” destaca Carlos Costa.
Agências
Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”
Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.
Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.
Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial. Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.
O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.
Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.
Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.
“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.
“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.
O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.
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