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Webedia Brand Publishing agora é Fluent

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Criada pela Geometry Brasil, a nova marca reflete o trabalho da divisão focada na produção de conteúdo para marcas com base em criatividade e em inteligência de dados

A combinação entre criatividade e inteligência de dados é a aposta do grupo Webedia para o relançamento de sua divisão de brand publishing, que passa a assinar Fluent. “Sentimos a necessidade de ter uma marca mais moderna, que representasse melhor quem somos e o que fazemos”, explica Luther Peczan, vice-presidente do grupo no Brasil. A nova marca e identidade visual foram desenvolvidas pela Geometry, agência de branding e active design parte do grupo WPP. Sob seu comando, 250 profissionais atendem um portfólio com 28 clientes, entre os quais Uber, L’Oréal, Ubisoft, Aché, P&G, Leroy Merlin e J&J, com mais de 300 produções mensais de vídeo, a cargo da produtora Massiv, que será incorporada à nova marca do grupo Webedia.

Os trabalhos desenvolvidos nos cinco anos de atuação da Webedia Brand Publishing no Brasil ajudaram marcas a criar conteúdos que engajam seus consumidores nas plataformas digitais, sempre tendo a inteligência de dados como diretriz principal. Um dos primeiros grandes cases em termos de brand publishing é o site Beleza Extraordinária da L´Oréal que há cinco anos produzimos conteúdo sobre cabelo e tem mais de 3 milhões de visitas mensais. Outro case de sucesso, é o canal da Ubisoft no YouTube, um dos poucos canais de marca a superar um milhão de inscritos.

O crescimento exponencial de 2018, inspirou o rebrand e o reforço na estrutura para suportar o crescimento futuro, explica Luther Peczan. “As marcas que querem se conectar ainda mais com seu público no mundo digital são o nosso foco. Também queremos fazer parcerias com agências, consultorias e plataformas, como YouTube, Facebook etc.”, afirma.

Antes de assumir a operação de brand publishing, Luther foi responsável pelo conteúdo e audiência dos sites próprios da Webedia, como Tudo Gostoso, AdoroCinema e Hypeness. Na sua gestão, as plataformas do grupo, tiveram crescimento exponencial TOP 10 no Comscore, como AdoroCinema, o maior site de cinema da América Latina. “Essa expertise foi replicada na divisão de brand publishing para mais de 30 marcas nos últimos cinco anos. Hoje, podemos afirmar com toda segurança que somos experts em conteúdo para marcas”, garante o executivo.

Vale destacar o pioneirismo da Webedia no desenvolvimento do conceito de brand publishing no mercado brasileiro. A principal vantagem dessa estratégia é construir sua própria audiência, utilizando plataformas proprietárias. Com isso, a marca consegue ter maior assertividade no conteúdo produzido e atingir apenas o público interessado naquele assunto. “Com a criação de conteúdo para quaisquer plataformas e público, construímos relações autênticas entre marcas e pessoas por meio da produção de conteúdo relevante”, explica Peczan.

O trabalho de branding para traduzir os conceitos da nova marca, captar a essência e criar a identidade visual levou seis meses. A criação da Geometry resultou em uma logomarca digital que alterna cores e o formato. “A Fluent se adapta para falar a língua do público-alvo de cada marca. Por isso, tem uma linguagem visual sempre em mutação, feita do conteúdo que ela produz”, explica Thais Pinheiro, diretora de marketing da Fluent. “Foi gratificante encontrar um cliente com a coragem de seguir em frente com uma identidade visual que quebra muitos conceitos tradicionais de aplicação de marca”, complementa Ricardo Lemes Lopes, Diretor de Criação da Geometry Brasil.

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Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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