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Waze leva mais consumidores às farmácias do grupo DPSP

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Ir à farmácia é tão importante quanto ir ao supermercado, e os Wazers sabem disso. Cuidar de você mesmo e sempre estar preparado para emergências é essencial, e por isso 40% dos Wazers costumam ir a farmácias pelo menos uma vez por semana.

Hoje em dia, a drogaria não é só o lugar onde as pessoas compram remédios (apesar de 71,7% dos Wazers irem lá exatamente para isso), mas as pessoas costumam ir a esses estabelecimentos atrás de produtos para o corpo (23,7%) e para o cabelo (23,2%), maquiagem (13,4%) e produtos para bebês (13,1%). Fazer compras em farmácias é parte da rotina dos Wazers brasileiros.

Muitos deles costumam ir às compras na volta pra casa, depois do trabalho: por volta das 17h e 18h em dias de semana. Nos fins de semana, o horário de pico é entre as 10h e 11h. A época do ano também influencia a rotina dos consumidores: os Wazers costumam ir mais à farmácia no inverno, entre maio e agosto, de acordo com dados de 2016.

Quando o assunto é saúde e bem-estar, os Wazers não costumam economizar: 28% deles gastam mais de R$150 em suas visitas à farmácia, enquanto 13,5% gastam mais de R$270. Pelo menos 64% compram produtos para eles mesmos e para as pessoas da casa.

“O Waze ajuda as marcas a se conectar com os clientes de uma forma mais efetiva e natural, e não apenas auxilia o motorista a encontrar os melhores caminhos, mas também uma plataforma para ajudá-los em suas necessidades diárias”, diz Fernando Belfort, Country Lead de Waze Local.

Seguindo esse caminho, o Grupo DPSP criou uma campanha para promover suas marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo no Waze. De 1 a 23 de abril, a campanha gerou 15 mil navegações a 747 locais da Drogaria São Paulo, com 3 milhões de impressões e 18.600 cliques. No mesmo período, a campanha também mostrou números impressionantes para as Drogarias Pacheco: 3.300 navegações para 585 lojas, com 2,7 milhões de impressões e 7.600 cliques.

“As pessoas buscam cada vez mais por comodidade e conveniência. A capilaridade do Waze ajuda o consumidor a identificar as lojas mais próximas para suas demandas cotidianas e até em momentos de urgência”, diz Thaís Lima, gerente executiva de marketing do Grupo DPSP.

A F.biz é a agência da DPSP e preparou uma estratégia, considerando os ativos do app para essa ativação. “Buscamos unir a prestação de serviço do Waze, com a presença das mais de 1.300 lojas do grupo DPSP. Com isso, deixamos ainda mais em evidência que possui uma Drogaria sempre perto de você, algumas dessas abertas 24h. Foi assim que criamos a estratégia para as lojas 24h, que além da entrega ao longo do dia, destacamos também as lojas que ficam abertas após as 23h. Tudo isso resultou em um aumento de navegações, inclusive nas lojas com menos fluxo”, explica Eric Zanelli, gerente de mídia da F.biz.

Desde o início, a campanha do Grupo DPSP no Waze gerou mais de 62 milhões de impressões, sendo 2 milhões geradas pelos serviços 24h. Durante o verão, a companhia fez um pin especial para a ativação Posto Bem-Estar Drogarias Pacheco, um espaço na Praia de Copacabana com atividades esportivas e experiências relacionadas à marca. A campanha ajudou cerca de 17 mil Wazers a visitarem o espaço.

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Novo sistema de Inteligência Artificial reconhece imagens no PDV e gera economia

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Novas tecnologias vêm ganhando espaço nos pontos de venda, gerando agilidade, economia e conforto para os varejistas. E o uso de Inteligência Artificial é um forte aliado para avaliar o posicionamento e sortimento dos produtos nos PDVs usando redes neurais para reconhecimento de imagens.

A Digi, uma das mais relevantes empresas de marketing de incentivo e relacionamento do país, desenvolveu um sistema que utiliza a tecnologia de redes neurais para efetuar a leitura de milhares de imagens do PDV e gerar indicadores de acordo com os objetivos definidos pelas empresas de alimentos e bebidas, ou de outros setores, que podem estar relacionados a estoque, share, planograma, sortimento e preço. O resultado é devolvido em tempo real para as equipes de venda.

São leituras digitais que analisam variáveis como a exposição dos produtos, ruptura, invasão nas gôndolas, monitoramento da concorrência, sortimento e mix, entre outras, que além da agilidade e eficiência, praticamente zeram as fraudes. A nova tecnologia já está sendo testada por grandes empresas do setor de alimentos e bebidas no Brasil.

Esse produto Digi está sendo apresentado na APAS Show 2022, a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina, que nesta 36ª edição, entre os dias 16 e 19 de maio, conta com o novo conceito “Além de Alimentos”.  Com isso, a feira passa a oferecer tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas, até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

“Leituras de milhares de fotografias enviadas pelas equipes de merchandising até hoje são interpretadas por recursos humanos, ou seja, pessoas, que passam o dia analisando e classificando o material recebido. Um trabalho gigantesco e demorado, principalmente, para uma grande companhia que possui muitos produtos com distribuição nacional e diversos canais. Fica caro, passível de erro e gera pouco engajamento nas campanhas de incentivo para os times de venda, pois o retorno da avaliação demora”, analisa Marina Morato, diretora de Business Strategy da Digi.

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Hagens anuncia chegada do CPQD e Uniodonto

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A Hagens, casa de gente criativa e focada no desenvolvimento de projetos de transformação digital, inovação e marketing baseados em tecnologia e ciência de dados, anunciou a chegada de dois novos clientes ao portfólio. A agência está em plena expansão e agora passa a contar com as contas do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), uma das maiores instituições do setor da América Latina, e da Uniodonto, maior rede de atendimento em planos odontológicos do mundo.

Para o CPQD, a Hagens irá atender todas as frentes de comunicação, tanto no B2B e B2C, atuando no site e redes sociais, com foco na performance, trabalhando a imagem da empresa com produção de conteúdo técnico.

Já para a Uniodonto, a Hagens irá fazer uma comunicação integrada, on e off-line, tanto no B2B (para empresas e planos empresariais), como no B2C, para reforçar a tradição da marca. Além disso, também trabalhará com a Dental, loja física de produtos da cooperativa para dentistas, focando no digital.

“Assumir contas de duas marcas de tanta credibilidade é uma responsabilidade que traz consigo um grande desafio. Nossa missão será manter a postura de entregar um trabalho de excelência, pois nossos pilares em tecnologia e em comunicação se completam, oferecendo uma imersão única no mercado. Assim, podemos trabalhar todas as nossas expertises em um nível mais desafiador e relevante, pois CPQD e Uniodonto elevam ainda mais nosso posicionamento neste mercado”, celebra Clauber Scarparo, sócio e cofundador da Hagens.

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