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V3A é a primeira agência de live marketing a fazer evento na Antártica

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Empresa é responsável pela inauguração da base brasileira Estação Comandante Ferraz

O ano mal começou e a V3A já está fazendo história. Será a primeira agência de live marketing do mundo a fincar sua bandeira no continente gelado, para a inauguração da nova base brasileira na Antártica, a Estação Comandante Ferraz. O Diretor Alexandre Moreira e o Diretor Executivo Marcos Jochimek enfrentaram a turbulenta travessia da passagem de Drake, considerado o mar mais perigoso do mundo, e estão encarando temperaturas e sensação térmica muito baixas para garantir o atendimento e uma experiência inesquecível para os 100 convidados que participarão do evento, que será realizado no dia 14 de janeiro. “Não há dúvidas de que estamos falando do maior desafio da história da empresa”, garante Jochimek.

Não é difícil imaginar que a logística e as condições climáticas foram os principais obstáculos a serem vencidos, além de terem inserido o evento em uma matriz de risco bem complexa. Por isso, o planejamento foi fundamental para que tudo desse certo, tendo começado em julho de 2019. Contribuiu também a vasta experiência da V3A em eventos oficiais, muitos deles (mais de 20) com a presença de presidentes da República, o que impõe à agência alguns protocolos e know how bem específicos. Os eventos dos submarinos Riachuelo e Humaitá foram operações bem sucedidas que serviram de parâmetro para a aventura gelada.

Não é difícil imaginar que a logística e as condições climáticas foram os principais obstáculos a serem vencidos, além de terem inserido o evento em uma matriz de risco bem complexa. Por isso, o planejamento foi fundamental para que tudo desse certo, tendo começado em julho de 2019. Contribuiu também a vasta experiência da V3A em eventos oficiais, muitos deles (mais de 20) com a presença de presidentes da República, o que impõe à agência alguns protocolos e know how bem específicos. Os eventos de lançamento dos submarinos Riachuelo e Humaitá, realizados nos anos de 2018 e 2019, para a Marinha do Brasil e ICN (Itaguai Construções Navais), foram operações bem sucedidas que serviram de parâmetro para a aventura gelada.
“Apresentamos a proposta no meio do ano passado. A Marinha foi bem receptiva, mas o desafio era gigante. Fizemos visita técnica em outubro e no mês seguinte já começamos a enviar o material, que foi nos navios Ary Rongel e Maximiano, da Marinha do Brasil, e nos Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira. Ainda capacitamos os oficiais que trabalham na base para montagem do evento, já que não teríamos como levar nossa equipe”, explica o explica o Diretor, Alexandre Moreira.
Em meados de dezembro a V3A estava de volta à Antártica para dar início à montagem do evento, que será realizado tanto na área externa quanto dentro da nova estação, que fica entre o mar e as montanhas geladas da Ilha Rei George. A geografia local e a ciência foram fontes de inspiração para a criação do cenário: o público ficará dentro de dois domos vazados cujas estruturas têm forma de moléculas de gelo – um outro, menor, estará no palco. As coberturas serão feitas por lonas transparentes. O verde, amarelo e o branco dão o tom da presença do país. Tudo feito em estruturas modulares, com o objetivo de simplificar o transporte, a montagem e a desmontagem, além de realizar o menor impacto ambiental possível.
Os painéis de LED possuem especificações para enfrentar baixas temperaturas e não comprometer o evento. O sistema de som também foi montado seguindo os mesmos parâmetros. Por sinal, para evitar problemas de última hora, também foram montadas estruturas dentro da estação recém construída pela empresa chinesa Ceiec. A nova base substituirá o Módulo Antártico Emergencial (MAE) e possui 17 laboratórios, além de ter capacidade para hospedar 64 pessoas. A estação ainda gera 30% de sua energia através de placas solares e uma mini usina eólica.

Não é difícil imaginar que a logística e as condições climáticas foram os principais obstáculos a serem vencidos, além de terem inserido o evento em uma matriz de risco bem complexa. Por isso, o planejamento foi fundamental para que tudo desse certo, tendo começado em julho de 2019. Contribuiu também a vasta experiência da V3A em eventos oficiais, muitos deles (mais de 20) com a presença de presidentes da República, o que impõe à agência alguns protocolos e know how bem específicos. Os eventos dos submarinos Riachuelo e Humaitá foram operações bem sucedidas que serviram de parâmetro para a aventura gelada.

“Apresentamos a proposta no meio do ano passado. A Marinha foi bem receptiva, mas o desafio era gigante. Fizemos visita técnica em outubro e no mês seguinte já começamos a enviar o material, que foi nos navios Ary Rongel e Maximiano, da Marinha do Brasil, e nos Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira. Ainda capacitamos os oficiais que trabalham na base para montagem do evento, já que não teríamos como levar nossa equipe”, explica o sócio-diretor executivo, Marcos Jochimek.

Em meados de dezembro a V3A estava de volta à Antártica para dar início à montagem do evento, que será realizado tanto na área externa quanto dentro da nova estação, que fica entre o mar e as montanhas geladas da Ilha Rei George. A geografia local e a ciência foram fontes de inspiração para a criação do cenário: o público ficará dentro de dois domos vazados cujas estruturas têm forma de moléculas de gelo – um outro, menor, estará no palco. As coberturas serão feitas por lonas transparentes. O verde, amarelo e o branco dão o tom da presença do país. Tudo feito em estruturas modulares, com o objetivo de simplificar o transporte, a montagem e a desmontagem, além de realizar o menor impacto ambiental possível.

Os painéis de LED possuem especificações para enfrentar baixas temperaturas e não comprometer o evento. O sistema de som também foi montado seguindo os mesmos parâmetros. Por sinal, para evitar problemas de última hora, também foram montadas estruturas dentro da estação recém construída pela empresa chinesa Ceiec. A nova base, que substitui a estrutura parcialmente destruída por um incêndio, em 2012, possui 17 laboratórios, contra os 5 anteriores, e tem capacidade de hospedar 64 pessoas. O local ainda gera 30% de sua energia através de placas solares e uma mini usina eólica.

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Pacto de Promoção da Equidade Racial e BFerraz promovem “Calendário da Equidade”

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Já pensou sonhar por mais de um século com uma oportunidade de crescimento profissional? Essa é a realidade para as pessoas pretas no Brasil. Em estimativa realizada pelo IDBR, com base nos dados do IBGE-Caged em 2023, levará 167 anos para alcançar a equidade racial no mercado de trabalho, ou seja, só em 2190. Mas, não queremos esperar tanto. Por isso, a BFerraz em parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial criaram o “Calendário da Equidade”, que marca o tempo necessário para que pessoas negras alcancem igualdade no mercado de trabalho.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil (2021), 34,5% dos pretos e 38,4% dos pardos viviam na pobreza, quase o dobro da taxa entre brancos (18,6%). Na extrema pobreza, os índices foram de 9% para pretos e 11,4% para pardos, enquanto apenas 5% dos brancos estavam nessa condição. No mercado de trabalho, as desigualdades persistem: conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (2023), a população branca apresentou uma taxa de desemprego de 5,9%, enquanto para os pretos (8,9%) e pardos (8,5%) os índices superaram a média nacional. Os resultados evidenciam que pouco mudou ao longo dos anos, com a população negra mantendo-se com as mesmas porcentagens desde o início da pesquisa.

Com esses dados alarmantes, queremos além de advertir sobre esse problema, sermos um agente de mudança no mundo empresarial.  Com a metodologia do Pacto de Promoção da Equidade Racial que une empresas aliadas para fomentar uma cultura organizacional antirracista e alcançar equiparidade social, podemos diminuir essa previsão junto com nomes importantes na luta, como a embaixadora Isabel Fillardis.

O Pacto, lançado em 2021, é uma iniciativa que combate as desigualdades raciais no Brasil, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades para a população negra. Composto por empresas e organizações, tem sido um catalisador de práticas inclusivas no setor público e privado, colocando a questão racial no centro do debate econômico.

Entre suas ações está o Protocolo ESG Racial, que orienta empresas a promoverem equidade em suas operações e comunidades, além do Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que mede a representatividade racial no mercado corporativo. O pacto também lidera projetos como o Pacto das Pretas, para impulsionar mulheres negras em posições de liderança, e o Programa Pacto Transforma, que fortalece a qualificação profissional dessa população.

Essa parceria é um chamado à sociedade para reconhecer que ainda há muitas barreiras a serem superadas no desmantelamento desta hierarquia social estrutural, que mantém a população negra em posições menos privilegiadas, mesmo quando qualificada e apta. Foram necessários cerca de 300 anos para o fim da escravidão, mas os direitos e oportunidades para mais da metade da população brasileira não podem aguardar tanto mais. É urgente agir para reduzir essa projeção e construir um futuro mais justo, inclusivo e igualitário para todos.

“Como agência criativa, entendemos o poder da comunicação para transformar realidades. O ‘Calendário da Equidade’ não é apenas uma contagem de tempo, mas um chamado à ação. Nossa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial é um compromisso em acelerar mudanças que reduzam os 167 anos projetados para a equidade racial no mercado de trabalho. Juntos, acreditamos que podemos reescrever essa história mais rápido” pontua, Enricco Benetti, Co-CEO e CCO da BFerraz.

“Ao nos deparar com esse triste dado sentimos a necessidade de espalhar essa informação de forma simples e potente. E nada melhor do que um calendário, item que olhamos diariamente, para convidar a todos a uma reflexão, entendendo que o compromisso de transformar o mercado de trabalho em um espaço mais equânime deve ser assumido por todas as cores”, explicam Will Marinho e Vitor Silva, dupla criativa da BFerraz responsáveis pelo projeto.

O pontapé inicial da ação será com a projeção do Calendário da Equidade completo pelo projeto @projetemos no dia da Consciência Negra (20). O calendário também será enviado para celebridades, influenciadores e veículos de comunicação, além de empresas, e estará disponível online para todos aqueles que quiserem baixá-lo. Em parceria com o Pacto, uma cartilha de ações será elaborada para ajudar a redução desse tempo.

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Avantgarde e Volvo entregam experiência imersiva e tecnologia na Fenatran

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A Fenatran 2024 foi palco para a Volvo e a agência Avantgarde apresentarem um espaço inovador, com experiência imersiva e tecnológica única para os visitantes. A Volvo aproveitou a ocasião para exibir uma série especial de seus caminhões FH, em celebração aos 30 anos do modelo no Brasil. O estande, de 3.200 m², surpreendeu os visitantes, recebeu mais de 10 mil pessoas e se destacou como uma das principais atrações da feira em São Paulo.

O espaço ofereceu um ambiente que transportava os visitantes para dentro da cabine dos caminhões Volvo, criando uma experiência interativa e sensorial. A principal atração foi uma sala de imersão com um painel de LED curvo de 6 metros e sistema de som 5.1, onde a inteligência artificial (IA) aplicada aos caminhões Volvo foi demonstrada de forma inovadora. Essa imersão fez com que os visitantes conhecessem a inteligência artificial embarcada nos caminhões Volvo que entrega maior economia de combustível, segurança e performance, de maneira clara e acessível ao público. No total, 1500 pessoas participaram na ativação e mais de 200 sessões foram exibidas.

Outra ativação em parceria com a Avantgarde traduziu uma tecnologia exclusiva e pioneira da Volvo Brasil. Em um totem interativo, os visitantes puderam testar a calculadora CIV (Condução Inteligente Volvo), uma tecnologia inovadora que utiliza variáveis para calcular a economia de combustível proporcionada pelos caminhões Volvo em diferentes condições de uso. Essa interação permitiu ao público criar cenários variados, entendendo melhor e de modo mais fácil como a tecnologia da Volvo impacta na eficiência e sustentabilidade dos veículos.

Além da sala de imersão e do totem interativo, o espaço proporcionou quatro Intervenções artísticas por dia durante apresentações comerciais da Volvo, com uma banda de Rock ao vivo interagindo com os conteúdos no telão.

A entrega do estande Volvo para a edição deste ano da Fenatran foi um desafio logístico. Com prazo de apenas 45 dias para planejamento e execução, sendo 10 de montagem, a Avantgarde reuniu uma equipe de mais de 300 pessoas e 50 produtores para garantir que o espaço estivesse pronto em conjunto com o time de Marketing da Volvo. “Aceitamos o desafio de executar um projeto tão grande em tão pouco tempo, incluindo a criação das ativações, toda a execução e coordenação da montagem.

Foram 11 caminhões em exposição, o que demandou uma logística complexa. A experiência proporcionada aos visitantes na Fenatran não apenas destacou as tecnologias da Volvo, mas também o potencial das soluções da Avantgarde”, afirma Elaine Rufato, CEO da Avantgarde.

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