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Terceira temporada da Portland lapida mentes criativas para o mercado através da diversidade de novos talentos

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“Porto” de ideias do coletivo atende empresas e marcas que buscam um refresh no time e em projetos

Prestes a completar seu segundo ano de atuação, a Portland nasceu com o propósito de incluir a diversidade humana no mercado de comunicação e marketing, como um porto de novos talentos e ideias.

A gestão do coletivo criativo é comandada pelos sócios Bruno Höera, publicitário vindo de agências como DM9DDB, Bullet, Artplan, Live e Banco de Eventos, e Alexandra Lassance, psicóloga, desenvolveu sua carreira em Gestão de Carreiras, Pessoas e Performance no mercado financeiro, Banco Santander e CredSystem Adm. de Cartões, que misturaram as suas experiências em mercados distintos para transformar a Portland na Terra do Porto, um local de partida para que novos talentos da comunicação sejam desenvolvidos e capacitados para irem cada vez mais longe.

Desde a sua 1ª Temporada, o coletivo seleciona seu time por meio de um processo que desconstrói os tradicionais filtros de pré-seleção, como: faculdades, localidades, idades ou gêneros. E para isso, conta com o apoio de uma banca avaliadora formada por profissionais do mercado que também acreditam que a pluralidade brasileira deva estar refletida não só nas campanhas publicitárias, como também nas equipes das empresas e agências de comunicação.

“Este mapeamento não abre portas só para os estudantes de universidades pouco óbvias, como também inclui aqueles que estudam nas tops de linha, porque nossa idéia é estourar as bolhas e não criar outras que no futuro precisarão ser estouradas também”divide Bruno.

No processo seletivo da 3ª Temporada, esta seleção “às cegas” foi produzida de forma literal em uma experiência sensitiva para todos os envolvidos. Sem saber o que aconteceria, cada candidato apresentou um projeto com propósito a uma banca que estava vendada nos primeiros instantes da conexão. A ideia foi a de potencializar a fala de cada futuro talento, prendendo a atenção da banca e evitando pré-julgamentos irrelevantes. Assista aqui o vídeo: https://youtu.be/TpbFBq7asv8  

Os perfis selecionados são conectados a projetos que tenham sinergia com suas áreas de interesses. A ideia é que esses projetos sejam matéria no desenvolvimento de cada jovem, colocando em prática a estratégia de que é preciso capacitar antes de incluir.

Durante o programa, os Portlanders montam seu PortFólio e são encaminhados a entrevistas nas agências e empresas onde se identificam.

Nas temporadas passadas, o coletivo teve 100% de aproveitamento, tendo, agora, agentes transformadores da diversidade humana em agências como: Ogilvy, Wieden Kennedy, Publicis, Flag, Mutato e Future Brand.

No total, a Portland conta com mais de 1500 inscritos nos seus processos seletivos, 60 profissionais que foram envolvidos no desenvolvimento do seu time e 50 projetos realizados para seus clientes e parceiros.

Para este novo momento, a agência está formando um pull de empresas parceiras que também gostariam de investir no desenvolvimento e capacitação de novos talentos, para juntos, construírem um mercado cada vez mais diverso e, consequentemente, mais criativo.

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Agências

Agência Ecco conquista contas da Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia

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Agência Ecco, agência de publicidade com foco em estratégia de vendas, acaba de anunciar a conquista de quatro grandes contas em seu portfólio: Accenture, Exactaworks, SOS Mata Atlântica e Bibancos Odontologia. As marcas passam a contar com gestão estratégica e assertiva de mídias sociais, planejamento de comunicação e conteúdos.

Com relevantes contas no segmento de tecnologia, a Agência Ecco adiciona duas novas companhias do setor em seu portfólio: a Accenture, maior multinacional de consultoria de gestão do mundo, tecnologia da informação e outsourcing, e a Exactaworks, empresa que escala times ágeis para a construção de soluções tecnológicas, cuja proposta de negócio é entregar maneiras mais eficientes de se trabalhar.

Para a Accenture, o foco de atuação da agência será no desenvolvimento de toda a comunicação e diagramação da revista digital “Unboxing”, além dos posts de divulgação no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Todos os conteúdos serão produzidos em português e inglês. Já no caso da Exactaworks, a Ecco irá desenvolver toda a plataforma da marca, planejamento de comunicação e endomarketing, nova identidade visual e gestão das mídias sociais.

Outros setores

Além dos players do setor de tecnologia, a agência assume a conta da SOS Mata Atlântica, organização não-governamental cuja missão é defender e conservar a Mata Atlântica do Brasil, para liderar o trabalho de planejamento, criação e publicações de conteúdos no Instagram, Twitter e LinkedIn, bem como a interação com o público e criação de artes para as redes sociais.

Já para a Bibancos Odontologia, uma das maiores clínicas de odontologia de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de serem os fundadores da Turma do Bem, a maior organização de dentistas voluntários do mundo, o objetivo da Ecco é fazer toda a gestão do Instagram da marca, a partir do planejamento de comunicação, visto que as redes sociais são canais fundamentais de contato com a clínica.

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Agências

DreamONE aumenta em mais de 85% o número de clientes no 1º semestre

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A DreamONE, agência de marketing integrado com foco no entendimento e geração de resultados, vem consolidando seu espaço no mercado nos últimos anos. Focada em proporcionar aos seus clientes uma experiência integrada de  comunicação, a empresa ampliou o número de clientes de oito para 15, representando um crescimento de 87,5% em apenas seis meses. Até o final de 2022, o escritório sediado em São Paulo prevê alcançar 20 marcas em seu portfólio e um aumento em seu faturamento em 57%.

Fundada pelos sócios Mauricio Silvestre, Giselle Freire, Ricardo Tarza e Vanessa Mairovski, a agência neste período passou a atuar com contas ligadas à área da saúde e educação, após a chegada, respectivamente, da Rede Santa Catarina e Editora Melhoramentos. Além disso, houve expansão nos setores de tecnologia e construção civil com a conquista da Certsys, Husqvarna Construção e AL Indústria. “Tivemos ainda a chegada de BASF e Superbac, o que  mostra o quanto a DreamONE tem trabalhado para diversificar as verticais da agência. No segundo semestre, pretendemos dar continuidade na atração de projetos ligados a inúmeros segmentos, além de manter o nosso relacionamento com empresas ligadas ao mundo tech e da construção civil”, explica Maurício Silvestre, sócio e diretor de novos negócios da DreamONE.

Para Giselle Freire, sócia e diretora de contas da DreamONE, a chegada destes  clientes demonstra o quanto as empresas estão preocupadas em se comunicar de forma assertiva seus clientes e consumidores. “Com a volta das atividades sociais neste semestre, nosso time tem atuado de forma incessante para auxiliar na fomentação de uma nova cultura nos players B2B com seu público-alvo. Esse movimento tem início na reeducação de mercado e posteriormente em ações de marketing institucional, social media e performance de mídia, que fazem parte do plano de comunicação integrada. Hoje, elas são responsáveis por elevar o engajamento dos nossos clientes em 40% nas plataformas digitais”, argumenta.

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