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Telhanorte muda posicionamento e materializa o conceito de solução completa no homecenter

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Com a proposta de acompanhar o cliente em todo o processo da jornada da obra, a rede varejista muda da logomarca à fachada, acompanhando novos valores e cultura

Ser o homecenter inteligente e digital que entrega a solução completa para o consumidor que precisa de ajuda para pensar e executar a obra. E, como consequência, desfrutar do prazer de sonhar, construir e curtir a casa. Esse é o novo posicionamento da Telhanorte, rede de varejo da construção presente em três estados brasileiros e pertencente à Saint-Gobain Distribuição Brasil, que passa por um momento de transformação.

Mais do que uma campanha, a empresa está verdadeiramente de cara nova. Da fachada à logomarca. Da introdução de novos serviços à diversificação de formatos de loja. O que sustenta todas essas novidades é a transformação por qual a empresa vem passando nos últimos dois anos. Sob a gestão do CEO Juliano Ohta, valores como diversidade, desenvolvimento de cultura e inovação estão cada vez mais presentes. “A nova Telhanorte é muito mais do que um simples mote de comunicação. Na verdade se trata de uma mudança na forma de enxergar o negócio”, resume Ohta.

Nova logomarca. Fundada em 1976 e desde 2000 sob comando do Grupo Saint-Gobain, a Telhanorte construiu atributos de bom negócio, tradição e um histórico de proximidade com os clientes. O desafio, de acordo com o Diretor Executivo de Marketing e E-commerce, André Svartman, foi o de equilibrar legado e inovação. “Com o “t” em forma de ícone e a variação de cores fortes, por exemplo, a logomarca traduz os atributos que a Telhanorte passa a carregar, como ser uma marca digital, parceira e prática”, descreve. A nova comunicação visual começou a ser implementada em todos os canais a partir de agosto. Todas as 43 lojas terão suas fachadas renovadas.

Renovação de sede. Localizada na região da Água Branca, em São Paulo, dentro da unidade Tietê 24 horas, a sede passou por uma importante reestruturação. Ambiente mais integrado e colaborativo, sem a presença, por exemplo, de salas para diretores, aproximando as equipes para que as trocas sejam otimizadas e ágeis na busca por melhor performance. As salas de reunião também ganham novo formato, todas envidraçadas e modernas. Foram criadas também salas de descanso para os funcionários, com a proposta de entretenimento e conforto para repor as energias.

Hub de Serviços. Com objetivo de participar de toda a jornada da obra dos clientes, a Telhanorte amplia seu leque de serviços com soluções completas. Entre as novidades, destaque para o espaço voltado para aluguel de ferramentas, totens localizados no interior das lojas para a contração de serviços, além de aplicativo com promoções exclusivas.

A introdução destes serviços é o que sustenta ser uma rede que combina serviços e produtos para ajudar o cliente. Usamos a tecnologia a serviço do relacionamento humano, pois entendemos que neste tipo de negócio o atendimento consultivo nunca será substituído”, destaca Svartman.

Público-alvo. A mudança de hábito de consumo e do comportamento do consumidor impactou o mercado do varejo da construção. “Trata-se um consumidor que podemos chamar de engajado, pois ele tem um alto envolvimento com a categoria de construção e reforma, mas necessita de ajuda de profissionais. É um consumidor que paga a mais por um produto em troca de um atendimento realmente diferenciado. Mais do que isso, é alguém que cuida muito bem da casa e trata a reforma como a realização de um sonho”, afirma Svartman.

“Bora Fazer”. Acompanhando todas as mudanças, a Telhanorte também lança filme publicitário para diversos canais. Os filmes são compostos sempre por três partes que têm o humor como centro da narrativa. Primeiro os personagens mostram uma necessidade de obra residencial e explicam o que precisará ser feito para executar o conserto. Na sequência, a Telhanorte faz o convite “Bora Fazer” e, por fim, a peça traz um desfecho bem-humorado. Assinada pela Ogilvy Brasil, a campanha é integrada e vai ao a partir dessa quinta-feira (29/08), no digital. Já no domingo, 01/09, um filme para TV aberta será exibido no intervalo do Fantástico, da Rede Globo de Televisão.

“A expressão ‘bora’ é utilizada em todo o Brasil, algo muito popular que remete à ação, transformação, fazer acontecer. É isso que desejamos, ser um verdadeiro parceiro inteligente e completo do cliente em toda a sua jornada da obra, com o desafio de tornar esse período, que normalmente concentra algumas ‘dores’, em um momento de prazer e realização de sonhos”, explica André Svartman, diretor de marketing e e-commerce da Saint-Gobain Distribuição Brasil.

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Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha

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Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

 

Matéria publicada no portal de notícias AdNews. Se quiser mais informações sobre o mundo da publicidade e do marketing acesse: https://adnews.com.br/

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Colgate cria plataforma de entretenimento

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Para facilitar a conexão do estilo de vida dos seus consumidores e oferecer mais opções de atividades em casa, a Colgate lança a plataforma de entretenimento Colgate Ultra Soft Club. Com uma abordagem descontraída, foi criada pela marca de escova de dente Colgate Ultra Soft, com o intuito de reunir em um só lugar conteúdos relevantes de CURTIÇÃO, BEM-ESTAR E CULINÁRIA. Para fortalecer ainda mais a plataforma convidou grandes audiências das redes sociais como Lore Improta e Arielle Macedo, Raul Lemos, Pequena Lo, entre outros, com conteúdo exclusivo para o hub.

Qualquer pessoa pode acompanhar as novidades da Colgate Ultra Soft Club, realizando um simples cadastro. O conteúdo tem curadoria para a seleção dos assuntos abordados por especialistas de diversas áreas, além da colaboração de influenciadores de grande destaque nas mídias sociais e micro influenciadores, que têm mais um espaço para mostrarem seus trabalhos a um público diferente.

No canal de CURTIÇÃO podem ser encontrados temas diversos, sempre incentivando que as pessoas possam se divertir em casa, já que estamos em fase de isolamento social. As dicas são as mais variadas: desde cultura POP, filmes, games e música. No canal BEM-ESTAR, tudo para cuidar da saúde do corpo e da mente. Em CULINÁRIA, chefs que vão desmistificar a cozinha para quem não sabe cozinhar ou compartilhar dicas especiais para quem já domina o assunto, com receitas rápidas e deliciosas.

A plataforma Colgate Ultra Soft Club é totalmente gratuita e tem atualizações diárias, previamente agendadas.

 

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