Digital
Startup leva tecnologia para o transporte corporativo
4Fleet disponibiliza plataforma que proporciona gestão comercial de frotas e motoristas em tempo real
As respectivas experiências nos segmentos de varejo automotivo e business intelligence uniram os executivos Leandro Zillig, Luis Venâncio e Richard Feliciano em torno de uma missão nada modesta – democratizar o acesso à tecnologia entre PMEs que gerenciam ou utilizam transporte corporativo. O trio acaba de criar a 4Fleet, uma plataforma completa de gestão comercial de frotas que atua como um grande CRM, ao permitir o monitoramento em tempo real e a interação entre operadoras, empresas, motoristas e passageiros.
A concepção da ferramenta atende especialmente a interesses de indústrias, organizadoras de eventos, empresas de fretamento, vans e ônibus escolares, hospitais e órgãos públicos, trazendo novos paradigmas nas relações entre operadores de frotas e clientes. “O advento de aplicativos como o Uber e a 99 ampliou ainda mais a demanda por sistemas capazes de precisar a localização do veículo e o tempo de chegada ao destino de interesse. E, no setor de transporte, detectamos uma carência de tecnologias embarcadas que processem automaticamente essas informações”, observa Zillig.
A adesão requer somente um cadastro no portal www.4fleet.com.br, pelo qual o usuário informa os dados dos veículos e da rede de motoristas que gerencia. A partir dessa inscrição, a 4Fleet possibilita registrar a data e hora do transporte, o trajeto percorrido, o deslocamento, a lista dos passageiros e a localização exata do embarque de cada um deles. O acompanhamento também pode ser feito por meio do aplicativo homônimo, disponível em aparelhos Android e iOS.
A ferramenta garante total previsibilidade à operação e torna mais ágil a tomada de decisões, com o apoio de recursos como mensagens SMS para o motorista. “Instituições escolares podem aprimorar o controle sobre o fluxo de seus alunos, enquanto hospitais aperfeiçoam a organização do fluxo de trabalho e das trocas de turnos. Indústrias que reservam veículos para seus funcionários chegarem até a fábrica têm condições de saber, de antemão, quem não embarcou e planejar reposições de mão de obra mais rapidamente”, exemplifica. Outra vantagem é a redução de custos e sinistros.
Plataforma aberta
A 4Fleet foi desenvolvida sobre a estrutura de uma API – Interface de Programação de Aplicações aberta, o que viabiliza a integração com qualquer sistema de TI administrado pelas empresas clientes, independentemente das linguagens e códigos. Com isso, elas têm acesso ainda mais facilitado a relatórios de CRM completos, que aferem o desempenho da frota e dos condutores de maneira assertiva. Todos os dados são criptografados em um ambiente próprio, o que confere total segurança ao processo.
“Ao cruzarmos indicadores referentes ao tempo de deslocamento, à velocidade média e ao consumo de combustível, é possível concluir se o comportamento do motorista ao volante está adequado, se há algum desvio de finalidade do veículo ou se alguma avaria compromete a performance do automóvel”, reforça o executivo. O tempo de ociosidade do carro também pode fornecer subsídios concretos para avaliar se o tamanho da frota é compatível com sua utilização.
Todas essas respostas proporcionam ainda uma gestão mais efetiva dos recursos humanos das empresas. “Elas podem elaborar uma campanha de incentivo que ofereça prêmios aos motoristas mais pontuais e responsáveis. Na hipótese de a frota ser destinada ao departamento comercial, pode-se comparar os resultados de vendas com o deslocamento dos carros”, complementa.
Pacotes de serviços
Até empresários ou pessoas físicas que dispõem apenas de um carro executivo para seus compromissos profissionais têm acesso gratuito à solução. A partir de duas unidades, o plano básico passa a custar R$ 49 mensais, o equivalente a R$ 1,64 por dia e com a possibilidade de o passageiro ter acesso à localização do veículo. Os outros dois planos são o Profissional, com frotas superiores a dez automóveis; e o Corporativo, com uso ilimitado.
Investimentos e projeções
O lançamento da 4Fleet exigiu um aporte inicial de R$ 540 mil e a expectativa é investir mais R$ 1,5 milhão até o fim de 2019. O retorno está projetado em 24 meses. Ainda na fase de soft opening, a plataforma já atraiu a atenção de 70 empresas e 800 veículos constam no sistema. A previsão é terminar o ano com mais de 4,2 mil empresas na carteira de clientes.
O modelo de negócios via API faz com que o trio de empreendedores já almeje um upgrade na plataforma. “Temos uma estrutura de automação e TI que abre caminhos para fazer da 4Fleet um grande marketplace, integrando a cadeia produtiva que gravita em torno do transporte corporativo com foco na geração de oportunidades conjuntas e novos negócios”, conclui Zillig.
Digital
Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group anunciam parceria estratégica para marketing de influência em games e eSports
Os mundos do esporte eletrônico e dos esportes tradicionais finalmente se conectam com o anúncio de parceria estratégica entre o Resenha Digital Clube, maior network de perfis de conteúdo ligados ao esporte no Brasil, e a Player1 Gaming Group, spin-off de games da Globo que é referência em consultoria e desenvolvimento de projetos no mercado de games e eSports. A Player1 traz sua expertise, capital intelectual e rede de contatos para fortalecer essa colaboração, enquanto o Resenha Digital Clube se encarrega da comercialização, gestão e execução das ações de mídia digital, aproveitando sua vasta experiência em campanhas de marketing de influência.
Com esse acordo, os dois grupos unem forças para criar novos projetos de conteúdo interativo, como podcasts, programas especiais, coberturas de eventos e séries com o propósito de atrair a audiência que gosta de esportes e também de games, e vice-versa. A primeira iniciativa concreta dessa parceria será o lançamento de uma plataforma de conteúdo digital focada no crossover entre o esporte tradicional e o eletrônico, criando espaço de debate e informação para estas comunidades.
Para o diretor comercial do Resenha Digital Clube, Nilson Moysés, esta parceria representa avanço significativo para ambas as empresas. “Estamos muito empolgados com essa colaboração. A Player1 tem uma expertise única no mercado de games e eSports, e, juntos, vamos criar novas oportunidades e experiências inovadoras tanto para o público esportivo quanto para os gamers”, afirma.
O acordo está estruturado em dois modelos principais de operação. No primeiro, de curadoria de projetos, Resenha Digital Clube e Player1 Gaming Group combinarão suas expertises, inteligência de mercado e amplas redes de contatos para desenvolver soluções personalizadas, adaptadas às demandas específicas de marcas e campanhas. No segundo modelo, de sociedade em projetos, as duas partes trabalharão de forma colaborativa, definindo conjuntamente as prioridades estratégicas a serem lançadas no mercado, com responsabilidade e participação compartilhadas em todas as etapas do processo.
O CEO da Player1 Gaming Group, Leandro Valentim, reforça o potencial da parceria. “Parte da nossa missão é conectar o mundo dos games ao mainstream de maneira autêntica e inovadora. E as conexões com esporte vêm crescendo fortemente, especialmente depois do anúncio do Comitê Olímpico Internacional da realização, a partir de 2025, das Olimpíadas dos Esports. O Resenha Digital Clube é um parceiro ideal para expandirmos nossa atuação no mercado de mídia digital, unindo a paixão pelos esportes com as infinitas possibilidades dos games.”
Com esta colaboração, as páginas sociais da Player1, como Instagram, TikTok e YouTube, passam a integrar a network do Resenha Digital, sendo comercializadas pelo seu time comercial. Da mesma forma, o Resenha será incluído entre os parceiros da Player1 no site oficial da empresa e nos seus materiais de comunicação.
Digital
GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas
O ecossistema GOAT Digital anuncia o lançamento de uma nova empresa dedicada a oferecer soluções de marketing digital mais acessíveis para micro e pequenas empresas. A nova operação – denominada Rookie Digital – chega ao mercado com a expectativa de alcançar 300 clientes ativos e um faturamento de R$ 6 milhões em seu primeiro ano de operação, com planos mensais de R$ 3 mil.
A Rookie já nasce com metodologias e processos consolidados pela GOAT Digital, além de contar com o suporte contínuo da equipe do ecossistema, que se posiciona como referência em marketing digital para organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
A nova empresa surgiu da percepção de que muitas pequenas empresas no país ficavam fora do escopo da GOAT Digital devido aos custos envolvidos. “Nosso propósito é entregar serviços eficazes de maneira acessível à realidade de todos empresários e empreendedores brasileiros. A Rookie nasce da vontade de adaptar o know-how que construímos no nosso ecossistema para escopos financeiramente viáveis para essa parcela de empreendedores, cooperando com o crescimento das micro e pequenas empresas de todo o país”, explica Renato Hideki, CEO do ecossistema.
O mercado de micro e pequenas empresas é vasto e promissor. Segundo dados do Sebrae, essas empresas são responsáveis por aproximadamente 55% dos empregos com carteira assinada no Brasil e contribuem com quase 30% do PIB do país.
“Seguimos inovando e expandindo nossas operações, com a certeza de que a Rookie será uma peça-chave para consolidar nossa liderança no mercado de marketing digital. Com essa nova operação, estamos preparados para atender empresas de todos os segmentos e em todo o território nacional, trazendo uma nova perspectiva para o marketing digital acessível”, conta Hideki.
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