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Sompo Seguros dissemina diretrizes estratégicas utilizando gamificação e promove engajamento entre seus colaboradores

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A conquista do espaço é o tema do jogo Conquistadores 2022 – O Jogo, que utiliza uma narrativa especialmente desenvolvida para gerar interação e disseminar os objetivos estratégicos e metas da companhia entre todos os colaboradores

Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – investiu em gamificação para disseminar os objetivos estratégicos estabelecidos para a companhia, de forma lúdica, entre seus colaboradores. “Para gerar entendimento e ajudar para que todos na companhia assimilassem a mensagem da melhor maneira possível, esses objetivos foram apresentados por meio de um Mapa Estratégico, que foi estruturado com o mote de uma jornada pelo espaço. Como o investimento em inovação e eficiência permeia boa parte de nossas iniciativas, buscamos utilizar um modelo diferenciado para que todos os colaboradores da companhia tivessem pleno conhecimento e estivessem engajados em nosso propósito”, destaca Sven Robert Will, Diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

Para isso, a companhia contou com uma plataforma de gamificação desenvolvida pela Ludos Pro. Com o apoio dessa ferramenta, a seguradora pôde dar sequência ao storytelling da jornada no espaço que, aliada a técnicas de comunicação e aprendizagem, norteou à criação do Conquistadores 2022 – O Jogo. “Optamos por utilizar a gamificação como um canal de comunicação consolidador das informações pulverizadas na empresa, enfatizando a conexão entre diferentes temas com a estratégia da companhia. Por meio do jogo, as pessoas são estimuladas a conectar e relacionar causas e efeitos de seu trabalho aos objetivos estratégicos corporativos”, considera José Ricardo Paulino, Superintendente de Planejamento Estratégico, Projetos e Processos da Sompo Seguros.

Conquistadores 2022 – O Jogo

Conquistadores 2022 – O Jogo foi lançado em abril deste ano e é direcionado a todos os colaboradores da Sompo Seguros e de sua subsidiária, Sompo Saúde. Desde seu lançamento, já apresenta mais de 60% de adesão entre os colaboradores. Desses, mais de 95% consideram a relevância do conteúdo muito boa ou ótima.

A estrutura do jogo foi baseada na organização do mapa estratégico da companhia, que é estruturado sob os conceitos de Balanced Scorecard (BCS). As bases para gamificação foram criadas utilizando técnicas de design thinking, como o desafio de pano de fundo, que é se tornar Conquistador Sompo. Para isso, o usuário deve passar pelos desafios necessários para incrementar sua nave espacial, o que vai garantir condições para cumprir novas missões estratégicas a cada trilha lançada.

Dessa forma, a experiência de jogo faz com que o jogador seja desafiado a completar tarefas que envolvam questões relacionadas às diretrizes estratégicas e políticas específicas já comunicadas por meio da Intranet ou pelos gestores de área. Além disso, o jogador também é incentivado a participar de desafios off-line, como treinamentos e participação em eventos da companhia, com o intuito de ganhar pontos para se destacar no ranking geral e receber moedas extras, que podem ser trocadas por produtos na loja dentro do jogo.

Além dos comentários positivos apontados em levantamentos internos, o resultado na assertividade da comunicação e processo de aprendizagem também foram apontados em levantamentos feitos por empresas de consultoria que publicam rankings de mercado com parâmetros sobre a qualidade do ambiente de trabalho e clima organizacional.

Inovação

Vale considerar que o investimento em soluções inovadoras que permeiam processos e produtos já está inserido na cultura organizacional da companhia, que já conta com uma área com equipe estruturada especificamente voltada a essa finalidade.

A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para nos apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

Em julho deste ano, a Sompo Seguros alcançou posição de destaque entre as seguradoras no levantamento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil.

Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

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‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais

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‘Frango da Sadia’ comemora 50 anos com exposição e ações especiais

O aniversário conta com um filme criado pela Africa, além de mostra no Memorial Attílio Fontana, challenge no TikTok, álbum virtual e mais!

O Lek Trek, mais conhecido como “Frango da Sadia” completa 50 anos de existência em 2021, e, para comemorar o aniversário, a marca vai realizar uma série de ações especiais nas redes sociais e televisão, além de apresentar uma exposição do mascote e ainda oferecer cupons de desconto.

Elaborada pela Africa, a campanha conta com um filme que mostra a evolução do design do personagem e como eles se conectaram aos principais lançamentos de Sadia ao longo dos últimos 50 anos. Confira:

A inauguração das ações acontece com a estreia da exposição temática do Lek Trek no Memorial Attílio Fontana, em Concórdia (SC), cidade de fundação da marca. Aberta até novembro, a mostra traz a evolução do traço do personagem, sua trajetória e todas as curiosidades em torno de uma das mascotes mais queridas do Brasil.

Além de posts em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, a campanha também conta com um challenge do Lek Trek no TikTok, que tem como trilha sonora um remix da música tema da marca.

Outra ação interativa será álbum de figurinhas virtual exclusivo do personagem, valendo cupons de desconto no e-commerce da BRF, o Mercato em Casa.  A dinâmica conduzirá o usuário a clicar nas áreas vazias de cada figurinha, para ter acesso a uma pergunta. Caso escolha a figurinha correta, que responde à questão, o espaço será preenchido com o “cromo” correspondente. Ao completar o álbum, o desconto no Mercato em Casa será liberado.

História do LekTrek, o ‘Frango da Sadia’

O simpático mascote foi criada por Francesc Petit em 1971 e primeiramente batizada como “Frango Veloz”. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado Sadia. Seu design foi inspirado nos pilotos de automobilismo, por isso vestia óculos e um capacete de corrida, representando que Sadia é uma marca sempre atenta aos avanços tecnológicos para trazer ganho de tempo na rotina.

Iniciou-se aí uma nova era, com Lek Trek apresentando produtos que materializam o propósito da Sadia de estar ao lado das famílias brasileiras, trazendo novidades cheias de sabor e praticidade que construíram muitos dos hábitos alimentares que conhecemos hoje.

O carisma da mascote refletiria ao longo dos anos a personalidade da marca, tornando-se um dos pilares de reconhecimento e proximidade com os consumidores. Lek Trek causava tamanha comoção entre os brasileiros que, em 1985, o país inteiro se engajou no concurso cultural que enfim definiria o seu nome – um dos primeiros a serem realizados na história do marketing nacional.

Serviço – Exposição 50 anos Lek Trek

Terças a sábados, das 14h às 19h
Endereço: Memorial Attílio Fontana – Rua Romano Ancelmo Fontana, 675
Centro – Concórdia/SC
Entrada gratuita

Ficha técnica

Título: Inovação
Agência: Africa
Anunciante: BRF
Produto: Sadia

CCO: Sergio Gordilho
Diretor Executivo de Criação: Rynaldo Gondim
Criação: Rynaldo Gondim, Pedro Guerra e Eduardo Vares
Diretor Executivo de Criação Digital: Rodrigo Marangoni
Diretor de de Criação Digital: Wilson Ferrari
Criação: Bruno Cavalcante e Murilo Israel
Gerente de Conteúdo: Dayana Teixeira
Conteúdo: Marina Soares
VP de Operações e Atendimento: Carolina Boccia
Atendimento: Maira Bandeira, Débora Bettoni, Ingrid Lobo, Thais Guarlotti e Paloma Oliveira
Mídia: Agnieszka Halina Porada, Luciana Prado, Camila Artacio, Giovanna Passo, Andreína Clemente, Gislayne Neto, Alinne Lopes, Eduardo Brandão e Paulo Henrique
Planejamento: Aldo Pini, Fernanda Valéria e Mariana Vajas
Produção Agência : Rodrigo Ferrari e Patricia Melito

Produtora Imagem: Vetor Filmes
Direção: Nando Cohen e Mateus de Paula Santos
Direção de fotografia: William Etchebehere
Diretor Executivo: Alberto Lopes
Produção Executiva: Fernando Carvalho e Francisco Puech
Direção de animação 3D: Marcos Samia
Direção de animação 2D: Thiago Martins
Atendimento: Natalia Wandel e Marcia Guimarães
Montagem: Kaue Kabrera
Coordenação de finalização: Clara Morelli e Tatiana Caparelli
Finalização: Equipe Vetor Zero

Produtora de Som: Raw Audio
Direção Musical: Hilton Raw
Atendimento: Carol Peternelli
Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira
Finalização: Enrico Maccio e Philip Braunstein
Coordenação de produção: Roberio Barbosa
Locução: Maristane Dresh

Aprovação/Cliente: Marcelo Suarez, Gisela Toledo, Mariana Freitas, Isabella Arão, Rafael Gonçalez, Sharon Harrison e Brunna Sá

 

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Rock in Rio 2022: Coldplay retorna ao Palco Mundo neste ano

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Rock in Rio 2022: Coldplay retorna ao Palco Mundo neste ano

Após uma apresentação memorável na edição de 2011, banda britânica encerra a noite do dia 10 de setembro

Onze anos depois de sua primeira apresentação no Rock in Rio, o Coldplay volta ao festival para encerrar a noite do dia 10 de setembro no Palco Mundo. Em 2022, a banda retorna ao festival com o álbum “Everyday Life” que alcançou o primeiro lugar no UK Singles Chart e o sétimo lugar na Billboard 200 dos Estados Unidos.

Com uma apresentação repleta de hits que animaram o público, a passagem do Coldplay no Rock in Rio, em 2011, foi aclamada pela mídia e rendeu muitos elogios pela crítica. A começar pela performance da música “Mais que Nada”, de Jorge Ben Jor, que surpreendeu e emocionou o público presente, seguido do coro entoado pelos fãs do grupo britânico com a apresentação da tão aguardada “Viva la Vida”.

O álbum novo da banda, “Music Of The Spheres”, será lançado amanhã, dia 15 de outubro. O primeiro single do disco foi “Higher Power”, também teve Coloratura e o hit “My Universe”, em parceria com a banda de K-pop BTS, que já estreou com números impressionantes. A canção entrou no top 10 Global, Estados Unidos e ainda em outros mercados do Spotify. Com quase 7 milhões de streams, “My Universe” conquistou a terceira posição no Spotify Global. A faixa também atingiu o primeiro lugar no iTunes em 95 países no seu lançamento e foi elogiada pela Billboard como a “colaboração da galáxia”.

 

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