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Sompo Seguros dissemina diretrizes estratégicas utilizando gamificação e promove engajamento entre seus colaboradores
A conquista do espaço é o tema do jogo Conquistadores 2022 – O Jogo, que utiliza uma narrativa especialmente desenvolvida para gerar interação e disseminar os objetivos estratégicos e metas da companhia entre todos os colaboradores
A Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – investiu em gamificação para disseminar os objetivos estratégicos estabelecidos para a companhia, de forma lúdica, entre seus colaboradores. “Para gerar entendimento e ajudar para que todos na companhia assimilassem a mensagem da melhor maneira possível, esses objetivos foram apresentados por meio de um Mapa Estratégico, que foi estruturado com o mote de uma jornada pelo espaço. Como o investimento em inovação e eficiência permeia boa parte de nossas iniciativas, buscamos utilizar um modelo diferenciado para que todos os colaboradores da companhia tivessem pleno conhecimento e estivessem engajados em nosso propósito”, destaca Sven Robert Will, Diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.
Para isso, a companhia contou com uma plataforma de gamificação desenvolvida pela Ludos Pro. Com o apoio dessa ferramenta, a seguradora pôde dar sequência ao storytelling da jornada no espaço que, aliada a técnicas de comunicação e aprendizagem, norteou à criação do Conquistadores 2022 – O Jogo. “Optamos por utilizar a gamificação como um canal de comunicação consolidador das informações pulverizadas na empresa, enfatizando a conexão entre diferentes temas com a estratégia da companhia. Por meio do jogo, as pessoas são estimuladas a conectar e relacionar causas e efeitos de seu trabalho aos objetivos estratégicos corporativos”, considera José Ricardo Paulino, Superintendente de Planejamento Estratégico, Projetos e Processos da Sompo Seguros.
Conquistadores 2022 – O Jogo
Conquistadores 2022 – O Jogo foi lançado em abril deste ano e é direcionado a todos os colaboradores da Sompo Seguros e de sua subsidiária, Sompo Saúde. Desde seu lançamento, já apresenta mais de 60% de adesão entre os colaboradores. Desses, mais de 95% consideram a relevância do conteúdo muito boa ou ótima.
A estrutura do jogo foi baseada na organização do mapa estratégico da companhia, que é estruturado sob os conceitos de Balanced Scorecard (BCS). As bases para gamificação foram criadas utilizando técnicas de design thinking, como o desafio de pano de fundo, que é se tornar Conquistador Sompo. Para isso, o usuário deve passar pelos desafios necessários para incrementar sua nave espacial, o que vai garantir condições para cumprir novas missões estratégicas a cada trilha lançada.
Dessa forma, a experiência de jogo faz com que o jogador seja desafiado a completar tarefas que envolvam questões relacionadas às diretrizes estratégicas e políticas específicas já comunicadas por meio da Intranet ou pelos gestores de área. Além disso, o jogador também é incentivado a participar de desafios off-line, como treinamentos e participação em eventos da companhia, com o intuito de ganhar pontos para se destacar no ranking geral e receber moedas extras, que podem ser trocadas por produtos na loja dentro do jogo.
Além dos comentários positivos apontados em levantamentos internos, o resultado na assertividade da comunicação e processo de aprendizagem também foram apontados em levantamentos feitos por empresas de consultoria que publicam rankings de mercado com parâmetros sobre a qualidade do ambiente de trabalho e clima organizacional.
Inovação
Vale considerar que o investimento em soluções inovadoras que permeiam processos e produtos já está inserido na cultura organizacional da companhia, que já conta com uma área com equipe estruturada especificamente voltada a essa finalidade.
A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para nos apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.
Em julho deste ano, a Sompo Seguros alcançou posição de destaque entre as seguradoras no levantamento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil.
Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.
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Coca-Cola cria série exclusiva para o Rock in Rio
Ícones do pop nacional, Luísa Sonza e Jão estão prontos para brilhar no Palco Mundo do Rock in Rio, na edição de 40 anos do festival. Para entrar no clima do evento, a Coca-Cola, em parceria com o Rock in Rio e o A-Lab, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, anuncia uma série documental que explora os bastidores dos artistas: “Luísa Sonza POV: O Mundo é o Meu Lugar” e “Jão POV: Jornada ao Mundo”. Cada série acompanhará os cantores em seus ensaios, preparativos, ansiedades e desafios para os shows, além de explorar suas trajetórias artísticas.
Ambas as produções terão conteúdos e cortes exclusivos para os perfis da Coca-Cola e para as redes sociais dos artistas. Com cenas inéditas dos bastidores, ensaios, camarins, passagem de som e a performance no palco, os fãs poderão acompanhar de perto a criatividade e a dedicação das equipes e dos artistas que tornam esses shows possíveis. Durante os episódios, a Coca-Cola proporcionará aos fãs experiências imersivas e exclusivas para aproximar ainda mais a interação entre fãs e artistas.
“A Coca-Cola sempre esteve ao lado dos grandes momentos da música, e com essa série documental, queremos trazer a magia do Rock in Rio diretamente para o coração dos fãs. Mostrar os bastidores das performances de Luísa Sonza e Jão é uma forma de conectar ainda mais os fãs com seus ídolos, criando uma conexão que vai além dos palcos,” destaca Ted Ketterer, head de marketing da Coca-Cola Brasil.
Esse projeto faz parte da plataforma global de música da Coca-Cola, o Coke Studio, que tem como objetivo aproximar os fãs da música de seus artistas favoritos por meio de experiências imersivas e inovadoras. Este ano, a Coca-Cola está expandindo essa conexão com o lançamento da série documental, permitindo que os fãs vivenciem de perto as emoções e os desafios enfrentados por Luísa Sonza e Jão enquanto se preparam para os seus shows no Rock in Rio, através da trend POV, em alta nas redes sociais, capturando diferentes perspectivas da jornada dos artistas. O Coke Studio continua a ser uma ponte entre a marca e a cultura musical, reforçando o compromisso da Coca-Cola em estar presente nos momentos marcantes de seus consumidores.
A criação e a estratégia das séries são assinadas pelo A-Lab, também responsável pela roteirização, direção criativa e produção executiva, junto à produtora TILT REC. “Estamos felizes por colaborar com o Rock in Rio e a Coca-Cola na transformação da parceria entre elas em conversas nas redes. São duas ‘love brands’ globais se juntando para entregar um conteúdo de altíssima qualidade para o público. A parceria com a Coca-Cola e o trabalho com o Jão e a Luísa nos permitirão criar um conteúdo imersivo essencial para celebrar a carreira dos artistas. Acreditamos que os episódios também fortalecerão o vínculo entre eles e seus fãs, e oferecerão uma experiência inesquecível. Será mais do que um registro. Queremos presentear o público com um material diferenciado e inédito”, afirma Ronaldo Fonseca, CEO do A-Lab.
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Nissin celebra apoio ao Rock in Rio Brasil 2024 com campanha inédita
A Nissin Foods do Brasil renovou, pelo quarto ano seguido, seu apoio ao maior festival de música e entretenimento do mundo. Durante os sete dias da edição que vai celebrar os 40 anos de história do Rock in Rio Brasil, o público poderá vivenciar uma experiência saborosa com a marca por meio da venda de produtos das linhas Cup Noodles® e Nissin Yakissoba U.F.O.
Para o Rock in Rio Brasil 2024, a NISSIN vai instalar três pontos de venda estratégicos no Parque Olímpico, permitindo que todos possam desfrutar de refeições práticas e saborosas sem perder nenhum momento dos shows de seus artistas ou bandas favoritas. A principal loja de Cup Noodles® (R$ 10) e Nissin Yakissoba U.F.O. (R$ 12) estará localizada no Global Village, um novo espaço a ser inaugurado no evento. Além disso, a marca terá um quiosque na icônica Rota 85 e outro bem próximo da entrada da Cidade do Rock.
Para aqueles que não quiserem perder tempo ou o local privilegiado para assistir aos shows dos grandes nomes da música nacional e internacional, a Nissin adotará outra estratégia: uma equipe de vendedores itinerantes circulará pelos espaços dos palcos, garantindo que o público possa se alimentar com a praticidade, sabor e qualidade.
“Adoramos participar de ações que nos conectem ainda mais com nossos consumidores e, por isso, não poderíamos ficar de fora dessa 40ª e histórica edição. E para reforçar a nossa presença no Rock in Rio Brasil 2024, desenvolvemos, junto com a Dentsu Creative, uma campanha bem rock and roll, sem deixar de lado nossa essência”, comenta Ana Fossati, gerente de marketing da Nissin Foods do Brasil.
Pensando não apenas no público presente, mas também nos fãs que acompanharão de casa, a Nissin preparou uma campanha inspirada no universo do rock. Para isso, a marca se uniu aos membros da Massacration, a banda ficcional de heavy metal criada pelos humoristas e músicos brasileiros Bruno Sutter, Fausto Fanti, Marco Antônio Alves, Adriano Pereira e Felipe Torres.
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