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Sompo Seguros dissemina diretrizes estratégicas utilizando gamificação e promove engajamento entre seus colaboradores

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A conquista do espaço é o tema do jogo Conquistadores 2022 – O Jogo, que utiliza uma narrativa especialmente desenvolvida para gerar interação e disseminar os objetivos estratégicos e metas da companhia entre todos os colaboradores

Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – investiu em gamificação para disseminar os objetivos estratégicos estabelecidos para a companhia, de forma lúdica, entre seus colaboradores. “Para gerar entendimento e ajudar para que todos na companhia assimilassem a mensagem da melhor maneira possível, esses objetivos foram apresentados por meio de um Mapa Estratégico, que foi estruturado com o mote de uma jornada pelo espaço. Como o investimento em inovação e eficiência permeia boa parte de nossas iniciativas, buscamos utilizar um modelo diferenciado para que todos os colaboradores da companhia tivessem pleno conhecimento e estivessem engajados em nosso propósito”, destaca Sven Robert Will, Diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

Para isso, a companhia contou com uma plataforma de gamificação desenvolvida pela Ludos Pro. Com o apoio dessa ferramenta, a seguradora pôde dar sequência ao storytelling da jornada no espaço que, aliada a técnicas de comunicação e aprendizagem, norteou à criação do Conquistadores 2022 – O Jogo. “Optamos por utilizar a gamificação como um canal de comunicação consolidador das informações pulverizadas na empresa, enfatizando a conexão entre diferentes temas com a estratégia da companhia. Por meio do jogo, as pessoas são estimuladas a conectar e relacionar causas e efeitos de seu trabalho aos objetivos estratégicos corporativos”, considera José Ricardo Paulino, Superintendente de Planejamento Estratégico, Projetos e Processos da Sompo Seguros.

Conquistadores 2022 – O Jogo

Conquistadores 2022 – O Jogo foi lançado em abril deste ano e é direcionado a todos os colaboradores da Sompo Seguros e de sua subsidiária, Sompo Saúde. Desde seu lançamento, já apresenta mais de 60% de adesão entre os colaboradores. Desses, mais de 95% consideram a relevância do conteúdo muito boa ou ótima.

A estrutura do jogo foi baseada na organização do mapa estratégico da companhia, que é estruturado sob os conceitos de Balanced Scorecard (BCS). As bases para gamificação foram criadas utilizando técnicas de design thinking, como o desafio de pano de fundo, que é se tornar Conquistador Sompo. Para isso, o usuário deve passar pelos desafios necessários para incrementar sua nave espacial, o que vai garantir condições para cumprir novas missões estratégicas a cada trilha lançada.

Dessa forma, a experiência de jogo faz com que o jogador seja desafiado a completar tarefas que envolvam questões relacionadas às diretrizes estratégicas e políticas específicas já comunicadas por meio da Intranet ou pelos gestores de área. Além disso, o jogador também é incentivado a participar de desafios off-line, como treinamentos e participação em eventos da companhia, com o intuito de ganhar pontos para se destacar no ranking geral e receber moedas extras, que podem ser trocadas por produtos na loja dentro do jogo.

Além dos comentários positivos apontados em levantamentos internos, o resultado na assertividade da comunicação e processo de aprendizagem também foram apontados em levantamentos feitos por empresas de consultoria que publicam rankings de mercado com parâmetros sobre a qualidade do ambiente de trabalho e clima organizacional.

Inovação

Vale considerar que o investimento em soluções inovadoras que permeiam processos e produtos já está inserido na cultura organizacional da companhia, que já conta com uma área com equipe estruturada especificamente voltada a essa finalidade.

A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para nos apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

Em julho deste ano, a Sompo Seguros alcançou posição de destaque entre as seguradoras no levantamento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil.

Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

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Tour da taça da Copa do Mundo da Fifa promovido pela Coca-Cola inicia viagem global em Dubai

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O Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa promovido pela Coca-Cola começou  com um evento cuja primeira parada é em Dubai, onde os campeões de edições passadas da Fifa World Cup, Iker Casillas e Kaká, se reuniram para levar o troféu original para uma viagem ao redor do mundo antes do torneio que será realizado no final deste ano.

“Enquanto os fãs de futebol em todo o mundo se preparam para apoiar seus times, a Coca-Cola está entusiasmada em oferecer aos fãs a oportunidade de experimentar o troféu antes do torneio”, disse Brad Ross, vice-presidente de Marketing e Parcerias Globais de Esportes e Entretenimento da The Coca-Cola Company. “A verdadeira magia da Copa do Mundo da Fifa existe com os fãs acreditando em seus times e demonstrando sua paixão pelo jogo”.

A partir de hoje, a Coca-Cola convida os fãs para uma oportunidade única na vida de ver o símbolo mais reconhecido no futebol e experimentar a verdadeira magia do maior e mais esperado evento esportivo único do mundo — a Copa do Mundo da Fifa.

O Tour da Taça da Copa do Mundo promovido pela Coca-Cola vai passar por 51 países e territórios, aproximando a Coca-Cola e a entidade do objetivo de visitar cada uma das 211 federações membros da Fifa até 2030. Pela primeira vez, o tour visitará todos os 32 países que se qualificaram para o Copa do Mundo, inspirando torcedores de todo o mundo por meio de de experiências exclusivas.

De meados de outubro até a primeira semana de novembro, o Tour visitará a América Latina. Cinco países estão confirmados para receber o a taça oficial desde então e têm um ingresso direto para a próxima Copa do Mundo: Brasil, Argentina, Uruguai, Equador e México.

Além disso, dois países, Peru e Costa Rica, disputarão um jogo adicional de repescagem, de 13 a 14 de junho, para preencher as vagas restantes e completar, assim, as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022. Em caso de vitória, o Tour também visitará esses mercados.

A jornada tem a missão de apoiar o desenvolvimento dos esforços de sustentabilidade em cada local visitado pelo tour. Pela primeira vez, as ativações dos consumidores serão lideradas digitalmente pela Coca-Cola, reduzindo o desperdício em cada parada do tour e minimizando o consumo de água, energia, materiais e outros recursos.

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Airfluencers demonstra expectativa positiva para o marketing de influência em 2022

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Martech de marketing de influência e detentora de tecnologias proprietárias, a Airfluencers registrou importantes números de crescimento no primeiro trimestre do ano indo de acordo com a perspectiva positiva do setor para 2022. A empresa brasileira, liderada pelo CEO Rodrigo Soriano, alcançou avanço de 64% no faturamento no Q1, quando comparado ao mesmo período de 2021. A expectativa é que o ritmo se mantenha, fechando o ano com expansão de 60%. Isso se reflete também no quadro de funcionários, que, praticamente, triplicou com um salto de 270% em relação ao período de 2021.

Esse resultado se alinha às expectativas animadoras do mercado, que viu sua evolução atingir patamares elevados também devido ao coronavírus nos últimos anos. Para se ter uma ideia, analistas do ramo estimavam para a área de marketing de influência um valor de mercado de U$ 6,5 bilhões em 2019. Em 2021, este valor alcançou a marca de US$ 13,8 bilhões e, para 2022, a projeção é de acréscimo de 19%, podendo chegar a US$ 16,6 bilhões, segundo relatório The State of Influencer Marketing 2022: Benchmark Report, publicado pela Influencer Marketing Hub.

“O mercado precisou se adaptar às novas necessidades do público que, durante a pandemia, esteve mais conectado do que nunca, elevando também o número de campanhas e engajamento de influenciadores nas redes sociais. Empresas e influenciadores precisaram mudar a forma como lidar com os consumidores e agora, com a retomada da economia, há uma busca ainda maior por plataformas e ferramentas que possam fortalecer pesquisas, insights e campanhas de forma mais assertiva”, comenta Rodrigo Soriano, CEO e fundador da Airfluencers.

Nos últimos anos a empresa se tornou referência no segmento por oferecer plataformas aliadas a tecnologias e inteligência artificial e que têm sido utilizadas em larga escala por grandes clientes como Magalu, XP, Galderma, Coty, Globo, Vivo, entre outros. “Nós nos consideramos uma boutique do marketing de influência por buscarmos estar sempre na vanguarda. Unimos a estratégia com tecnologias proprietárias, muita criatividade, equipe qualificada e mídia, nos tornando pioneiros e completos no mercado”, complementa a Head de Operações da empresa, Marina Calado.

Segundo o relatório da Influencer Marketing Hub, cerca de 75% dos profissionais que trabalham em empresas/marcas pretendem investir uma fatia de seu orçamento em marketing de influenciadores em 2022. A Airfluencers enxerga essa retomada da economia e de setores chaves da economia com bons olhos e oferece diferentes soluções estratégicas para um mercado que planeja aplicar ainda mais no segmento.

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