Conecte-se com a LIVE MARKETING

Empresa

Sompo Seguros dissemina diretrizes estratégicas utilizando gamificação e promove engajamento entre seus colaboradores

Publicado

em

A conquista do espaço é o tema do jogo Conquistadores 2022 – O Jogo, que utiliza uma narrativa especialmente desenvolvida para gerar interação e disseminar os objetivos estratégicos e metas da companhia entre todos os colaboradores

Sompo Seguros, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – investiu em gamificação para disseminar os objetivos estratégicos estabelecidos para a companhia, de forma lúdica, entre seus colaboradores. “Para gerar entendimento e ajudar para que todos na companhia assimilassem a mensagem da melhor maneira possível, esses objetivos foram apresentados por meio de um Mapa Estratégico, que foi estruturado com o mote de uma jornada pelo espaço. Como o investimento em inovação e eficiência permeia boa parte de nossas iniciativas, buscamos utilizar um modelo diferenciado para que todos os colaboradores da companhia tivessem pleno conhecimento e estivessem engajados em nosso propósito”, destaca Sven Robert Will, Diretor Executivo Financeiro da Sompo Seguros.

Para isso, a companhia contou com uma plataforma de gamificação desenvolvida pela Ludos Pro. Com o apoio dessa ferramenta, a seguradora pôde dar sequência ao storytelling da jornada no espaço que, aliada a técnicas de comunicação e aprendizagem, norteou à criação do Conquistadores 2022 – O Jogo. “Optamos por utilizar a gamificação como um canal de comunicação consolidador das informações pulverizadas na empresa, enfatizando a conexão entre diferentes temas com a estratégia da companhia. Por meio do jogo, as pessoas são estimuladas a conectar e relacionar causas e efeitos de seu trabalho aos objetivos estratégicos corporativos”, considera José Ricardo Paulino, Superintendente de Planejamento Estratégico, Projetos e Processos da Sompo Seguros.

Conquistadores 2022 – O Jogo

Conquistadores 2022 – O Jogo foi lançado em abril deste ano e é direcionado a todos os colaboradores da Sompo Seguros e de sua subsidiária, Sompo Saúde. Desde seu lançamento, já apresenta mais de 60% de adesão entre os colaboradores. Desses, mais de 95% consideram a relevância do conteúdo muito boa ou ótima.

A estrutura do jogo foi baseada na organização do mapa estratégico da companhia, que é estruturado sob os conceitos de Balanced Scorecard (BCS). As bases para gamificação foram criadas utilizando técnicas de design thinking, como o desafio de pano de fundo, que é se tornar Conquistador Sompo. Para isso, o usuário deve passar pelos desafios necessários para incrementar sua nave espacial, o que vai garantir condições para cumprir novas missões estratégicas a cada trilha lançada.

Dessa forma, a experiência de jogo faz com que o jogador seja desafiado a completar tarefas que envolvam questões relacionadas às diretrizes estratégicas e políticas específicas já comunicadas por meio da Intranet ou pelos gestores de área. Além disso, o jogador também é incentivado a participar de desafios off-line, como treinamentos e participação em eventos da companhia, com o intuito de ganhar pontos para se destacar no ranking geral e receber moedas extras, que podem ser trocadas por produtos na loja dentro do jogo.

Além dos comentários positivos apontados em levantamentos internos, o resultado na assertividade da comunicação e processo de aprendizagem também foram apontados em levantamentos feitos por empresas de consultoria que publicam rankings de mercado com parâmetros sobre a qualidade do ambiente de trabalho e clima organizacional.

Inovação

Vale considerar que o investimento em soluções inovadoras que permeiam processos e produtos já está inserido na cultura organizacional da companhia, que já conta com uma área com equipe estruturada especificamente voltada a essa finalidade.

A área de Inovação da Sompo foi criada em 2017, quando foi desenvolvido um canal para que ideias de colaboradores pudessem ser convertidas em projetos que tivessem como objetivo criar oportunidades de negócios ou melhorar a experiência do cliente junto à seguradora. A priorização dessas ideias é definida por meio de uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial. Essa ferramenta também é utilizada para nos apoiar no recrutamento dos agentes de inovação, que são os responsáveis por difundir a cultura e desenvolver projetos, logo depois de passarem por um treinamento específico para essa finalidade.

Em julho deste ano, a Sompo Seguros alcançou posição de destaque entre as seguradoras no levantamento realizado pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC, para a quinta edição do anuário Valor Inovação Brasil.

Internacionalmente, a Sompo conta com o SOMPO Digital Lab, que são laboratórios digitais distribuídos pelos principais polos de inovação do mundo, tais como Silicon Valey (EUA), Tell Aviv (Israel), Tokio (Japão), além das áreas de Inovação das demais subsidiárias da Sompo Holdings pelo mundo.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Deixe uma resposta

Empresa

NBA House 2024 entra para o calendário de eventos estratégicos de São Paulo

Publicado

em

A NBA House 2024, experiência imersiva de basquete da NBA, foi incluída no calendário de eventos estratégicos da cidade de São Paulo.

“A inclusão do evento no calendário é um reconhecimento da importância do esporte para a cidade. Queremos gerar cada vez mais um legado positivo para São Paulo com atrações diversificadas e reconhecidas internacionalmente como a NBA House”, afirmou Gustavo Pires, presidente da SPTuris e coordenador da Comissão Intersecretarial do Calendário de Eventos Estratégicos da cidade.

“Retornar a São Paulo com nossa maior NBA House até agora em junho mostra o quanto a cidade abraça o basquete, a cultura e os eventos de entretenimento. Estamos entusiasmados com o fato de a NBA House ser reconhecida pela cidade como um evento oficial e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos fãs e às famílias nessa experiência imersiva de basquete, onde eles poderão celebrar seu amor pelo jogo”,  disse o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.

A National Basketball Association (NBA) realizará sua maior NBA House no Brasil no Parque Estadual Villa-Lobos, em São Paulo, de quinta-feira, 6 de junho a domingo, 23 de junho, em conjunto com as Finais da NBA de 2024. A atração contará com diversas atividades onde fãs de todas as idades poderão se reunir para comemorar as finais, incluindo festas de exibição em todas as noites de jogos das finais, apresentações ao vivo, competições de basquete e jogos com a chance de ganhar prêmios oficiais da NBA, encontros com celebridades e convidados especiais e uma nova área ao ar livre com meia quadra, praça de alimentação e telas de LED exibindo os jogos das finais dos EUA.

Continue lendo

Empresa

Consultoria de inovação 16 01 adquire participação na D20 Culture, marcando expansão estratégica

Publicado

em

A consultoria de inovação Hub 16 01, fundada pelos publicitários Eduardo Paraske e Leonardo Brazão, está em processo de expansão e acaba de anunciar o investimento em participação na D20 Culture, uma produtora e desenvolvedora de propriedades intelectuais centradas na cultura geek, especialmente RPG (Role Playing Games) e jogos de tabuleiro. O objetivo é criar projetos inovadores que se integrem organicamente à cultura pop e ao entretenimento, para ampliar as fronteiras desse universo e trazer novas experiências e narrativas.

Além disso, a parceria promete explorar maneiras diferentes de engajamento com o público, aproveitando as tendências emergentes no mundo geek e na cultura pop, combinando o conhecimento especializado em inovação e criatividades da 16 01 com a referência e paixão da D20 Culture pela cultura nerd. O movimento também abre novas oportunidades para a expansão dos negócios do Hub 16 01 no campo do RPG, que já é trabalhado atualmente em projetos como o “O Portal”, o primeiro reality show RPG do Brasil.

Este formato inovador de reality show reúne um elenco diversificado, que inclui artistas, atletas, cantores e humoristas, todos eles mergulhando pela primeira vez no universo do RPG de mesa. A primeira temporada encontra-se atualmente em fase de produção. E a afinidade pela prática do Role-Playing Game (RPG) foi o elo que uniu a consultoria de inovação Hub 1601 à D20 Culture. ‘’Ao unirmos nossas forças, não apenas expandimos nossa capacidade de atuação neste universo, mas também redefinimos os limites do que é possível neste ramo ao oferecer nosso know-how em inovação. É o encontro de duas forças criativas, nós como negócios e inovação e a D20 como criadora de conteúdo’’ explica Edu Paraske, sócio da consultoria de inovação Hub 16 01.

Para Léo Brazão, a vertical é extraordinariamente poderosa e está experimentando um crescimento significativo no país. Os jogos de mesa e RPG estão ganhando destaque, especialmente com a chegada de novas franquias ao Brasil, como o RPG da Avatar. “Trata-se de uma febre em ascensão, com uma comunidade altamente engajada. Nossa parceria tem a intenção de não só possibilitar a democratização do mundo geek, mas também trazer consigo conteúdo e diversão de extrema relevância”, explica.

Fundada por Peterson Rodrigues, a D20 Culture surgiu com a missão de não apenas criar conteúdos de qualidade, mas também de inovar e explorar novas formas de entretenimento. Com Ricardo Wendel como sócio, a empresa reúne uma equipe diversificada, capaz de explorar os desafios e oportunidades do mercado. “A entrada recente de Fábio Porchat como sócio representou um marco importante em nossa caminhada, ao trazer consigo sua expertise no mundo do entretenimento. Agora é a vez de Léo Brazão e Edu Paraske se juntarem a nós com o repertório de marcas, criatividade e inovação”, diz o cofundador e CEO da D20 Culture, Peterson Rodrigues.

Continue lendo