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Smiles lança a primeira ferramenta de interação no Facebook para programas de fidelidade

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Com a nova plataforma que funciona por meio do Messenger, serviço de mensagem instantânea, a Smiles se torna a empresa pioneira na utilização de machine learning no segmento

Smiles anuncia o lançamento do primeiro assistente virtual para programas de fidelidade do Brasil, em sua conta oficial no Facebook. O chatbot, acessado por meio do Messenger, auxiliará os mais de 12 milhões de clientes a consultar e se cadastrar nas promoções vigentes, além de encontrar mais informações sobre o programa nesta primeira fase do projeto. Quem ainda não é cliente poderá se cadastrar diretamente pela ferramenta. Novas funcionalidades como: emissão de passagens, aluguel de carros, assinatura do Clube Smiles e resgate de produtos e serviços no Shopping Smiles serão implantadas até o final deste ano.

Iniciativa pioneira e exclusiva entre os programas de fidelidade, o novo canal de interação da Smiles torna a navegação mais rápida e permite que o cliente consiga resolver questões cotidianas em poucos cliques e com mais rapidez, permitindo uma conversa semelhante a linguagem natural humana, além de formas diferentes de questionamentos. A cada nova interação são agregados mais dados, o que oferece mais autonomia no atendimento aos clientes.

Caso o cliente necessite de esclarecimentos sobre outros serviços, a solução cognitiva também indica os canais de atendimento. Se o usuário não for cadastrado, a ferramenta oferece um passo a passo para que ele se cadastre no programa e participe das promoções vigentes.

“A Smiles é conhecida no mercado por ser pioneira na implantação de produtos e serviços que facilitam a viagem do cliente. Com isso, mais uma vez saímos na frente com o lançamento do chatbot. Na primeira etapa, o cliente poderá se cadastrar na Smiles, nas promoções e consultar as principais formas de acúmulo e resgate de milhas do programa”, informa Túlio Oliveira, diretor de tecnologia e operações da Smiles. “Essa iniciativa foi impulsionada pelo avanço das redes sociais como forma de comunicação entre a empresa e o cliente”.

“Nas próximas etapas serão incluídos outros serviços, como a emissão de passagens, aluguel de carros, resgate de produtos e serviços no Shopping Smiles, ou seja, a nova ferramenta ajudará o cliente em 100% do portfólio da Smiles”, completa o executivo.

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Digital

Peppery conquista Locaweb

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A Locaweb, pioneira em soluções B2B para transformação digital no Brasil, escolheu a Peppery como sua nova agência de social media. A decisão foi tomada após processo de concorrência conduzido em formato 100% digital, com reuniões e apresentações realizadas remotamente.

“Para nós, desde sempre, tudo é digital. Por isso, foi até natural conduzir esta concorrência de um jeito não presencial. A Peppery de fato mostrou o melhor escopo de trabalho e acreditamos em uma parceria duradoura”, detalha Vinicius Koch, gestor de comunicação & branding da Locaweb.

“Estamos felizes demais por começar essa história mesmo em tempos tão complicados. Desde o início sentimos uma sinergia muito grande com o time da Locaweb e tenho certeza de que vamos fazer grandes trabalhos, indo muito além do always on tradicional para ser realmente relevantes”, completa Luis Maia, CEO da Peppery.

Um bom exemplo é o primeiro projeto realizado pela nova parceria: “A Chefa tá On”. Lançada como teaser no Dia Internacional da Mulher, a plataforma irá ajudar empreendedoras selecionadas com uma consultoria completa para elevar os seus negócios. O acompanhamento acontecerá nas redes sociais da Locaweb e será coordenado pela Peppery.

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Marketing é para todos

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É inegável que nos últimos anos houve uma invasão das redes sociais tanto em nossa vida pessoal quanto no trabalho e a especialista em Marketing e comportamento de consumi, Fátima Bana, explica que há muito mais por trás dos tão falados algoritmos das redes sociais.

Não basta apenas aparecer nas plataformas de buscas para garantir o cliente ou a venda. “Afinal, de que adianta investir rios de dinheiro em captação e geração de leads, se a operação ainda tem problemas e não entrega (o serviço ou produto) com o mínimo esperado? Já pensaram nisso?”, explica Fátima Bana.

Ao falar sobre isso, a especialista se refere a todo o funil de Growth, reforçando que não adianta focar apenas em acompanhar os números online e esquecer que outros pontos são super importantes. O comportamento do cliente vai muito além do que observamos nos dashs. O marketing digital acaba entregando números interessantes, reduz o CAC, só que com isso ele acaba comprando sempre os mesmos clientes pela performance, sendo com a estratégia esse poderia estar vindo sem custo algum, já que comprou o produto. “Eis o segredo de ir além dos números e atuar na linha de frente, em agir como seu cliente age e criar uma experiência focada com a que ele quer ter” – resume.

Conhecer os clientes é o primordial, mas humanizar as relações (mesmo que a distância) é o que garante a recorrência. “É claro que não podemos deixar os algoritmos de lado, eles são ferramentas indispensáveis. É Eles oferecem um parâmetro para todas as ações, são responsáveis por definir as métricas de avaliação e de performance, mas quem foco apenas neles, tá perdendo espaço” – afirma.

Estamos vivendo uma geração de demanda do office que não está sendo valorizada. Acreditamos que todos os consumidores são iguais, que possuem um comportamento parecido, mas não é bem assim, não vivemos em bolhas! As marcas precisam entender que cada cliente é único, e começar a aliar uma estratégia de aquisição e fidelização do consumidor com uma estratégia de comunicação.

“Engana-se quem acha que só porque está em um ambiente virtual, não há necessidade de oferecer uma experiência diferente em uma, ou em todas as etapas de compra. Conhecer o passo a passo dessa jornada pode ser crucial para fechar o caixa de maneira positiva e, principalmente, para reter, fidelizar, ser admirado e recomendado pelo seu público”, finaliza Fatima Bana.

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